Liga dá azo a clima de suspeição na Superliga |
|
22 de Janeiro de 2004, às 15:33 |
QUEM É AFINAL O SISTEMA?!
paulo dias acrescenta: "quando começou a
suspeição passou o futebol da Federação para a Liga! Depois a situação piorou e
achou-se que a solução era o sorteio dos árbitros! Depois a situação manteve-se
e quem defendeu o sorteio passou a criticá-lo a agora voltamos às nomeações!
Será que isto se entende? Já agora! O Dr. Dias da Cunha sempre disse que a culpa
é do SISTEMA! Quem é afinal esse tão conhecido sistema? Toda a gente fala nele e
ninguém diz quem é!"
25 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
I Liga:
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
Se bem me lembro...
Enviado por LoboNaEscuridao a 22 de Janeiro de 2004, às 23:04.A Liga penaliza as pessoas por aquilo que dizem, com igualdade de critérios, ou por ir ou não com a cara das pessoas?
Um abraço
Frase chave...
Enviado por Kikas a 22 de Janeiro de 2004, às 19:37.Está tudo dito sobre o sistema!!!
Uns são mais que outros...
Enviado por Flash a 22 de Janeiro de 2004, às 18:12.Não sei porquê mas acontece sempre isto aos outros...
O Famoso Sistema
Enviado por Nelson Pires a 22 de Janeiro de 2004, às 16:49.Meus amigos... o "sistema" é um conjunto de regras, normas e procedimentos existentes num dado momento em detrimento de outras possíveis, é a "lógica" que rege o futebol português. Não é um rosto, não é um nome, não é um clube... é um "status quo" que muitos contestam e outros tantos não querem mudar!
Porquê?
Porque há sempre quem consiga tirar benefícios... embora noutra "onda" até acabe por ser prejudicado. Se calhar o Felgueiras, ao ser eliminado na secretaria, até é disso exemplo!
O "sistema" é a força que os árbitros fazem para mudar uma regra que permite serem julgados... e porquê?
O "sistema" é a força que impede que Artur Jorge seja candidato a Presidente da Federação Portuguesa de Futebol... e porquê?
O "sistema" é a forma como os árbitros progridem na carreira, onde muitas vezes se assiste ao árbitro X ser despromovido, quando até é muito melhor que o árbitro Y, que foi promovido... e porquê?
O "sistema" é a forma como os árbitros são classificados, com a aplicação de "fórmulas" com itens subjectivos e com peso de justeza duvidosa... e porquê?
O "sistema" é a forma como o "Zé Taxista" é escolhido para ser um observador dos árbitros, em detrimento do "Manel dos Parafusos"... e porquê?
O "sistema" é a força que permite que o jogador X seja castigado e o jogador Y, que cometeu a mesma infracção do outro, seja ilibado... e porquê?
O "sistema" é a eterna oscilação entre o "sorteio" e a "nomeação" dos árbitros... e porquê?
O "sistema" não existe para prejudicar o Sporting... nem o Benfica... nem o Porto... ou qualquer outro clube, de forma sistemática e organizada! Como alguém escrevia neste Relvado, o "sistema" é a eterna protecção aos "três grandes", de forma alternada (digo eu).
Não tenham dúvidas que há sempre alguém que dele (do sistema) tire dividendos...
Não tenham dúvidas que há quem vote contra, quando outros apresentam propostas para se clarificar e objectivar as tais "regras e procedimentos", ou seja, quando alguém quer mudar o "sistema"! Não tenham dúvidas que há sempre algo escondido e/ou menos claro... ou uma forma de dar a volta ao "texto da lei"! E o "sitema" é essa "zona de sombra"!
É isto "O" sistema!
Saudações leoninas
Re:O Famoso Sistema
Enviado por Kikas a 22 de Janeiro de 2004, às 20:09.Se me permites vou comentar as tuas ideias...
1- O "sistema" é a força que os árbitros fazem para mudar uma regra que permite serem julgados... e porquê?
- Os árbitros não fazem força para não “serem julgados”, Nelson. Os árbitros estão é cansados de alguns abusos e de não se sentirem protegidos (muitas vezes fisicamente) em alguns campos e Estádios deste Portugal e lutam para que a arbitragem seja entregue aos árbitros, ou seja, não dependa nem de clubes, nem de alguém nomeado por clubes, com regulamentos defenidos por (alguns) Clubes...
2- O "sistema" é a força que impede que Artur Jorge seja candidato a Presidente da Federação Portuguesa de Futebol... e porquê?
- Também não entendo. Mas é o mesmo “Sistema” que para justificar o não cumprimento de uma promessa eleitoral (o próximo treinador da Seleção será Português) promete a vitória do Campeonato da Europa, justificando desta forma a contratação de Scolarí.
3- O "sistema" é a forma como os árbitros progridem na carreira, onde muitas vezes se assiste ao árbitro X ser despromovido, quando até é muito melhor que o árbitro Y, que foi promovido... e porquê?
-Porque existem “padrinhos” e porque os clubes são irresponsáveis, quer quando não pedem os relatórios dos árbitros, quer quando vão para a frente dos microfones gritar por justiça e falar do “Sistema”. Se todos os clubes, quando se sentissem lesados, pedissem o relatório de árbitro e observador e contestássem (caso não estivessem de acordo) a nota dada ao árbitro pelo observador, talvez alguns árbitros já tivessem descido no lugar de outros que mostraram maior capacidade e competência.
4- O "sistema" é a forma como os árbitros são classificados, com a aplicação de "fórmulas" com itens subjectivos e com peso de justeza duvidosa... e porquê?
-Não existem formulas, apenas parametros que são bem objectívos. Pena que pouco se fale nisso, pois era um favor que se fazia ao Futebol.
5- O "sistema" é a forma como o "Zé Taxista" é escolhido para ser um observador dos árbitros, em detrimento do "Manel dos Parafusos"... e porquê?
-A forma como são escolhidos deriva de provas, que te posso dizer que não são fáceis, escritas e oraís, realizadas por pessoas que o examinando normalmente não conhece. Claro que ter sido o árbitro X ou o assistente Y por vezes pode ser uma vantagem, mas o contrário também se passa. Não te esqueças que o “Manél dos Parafusos” vai de certeza querer saber onde errou e onde o “Zé Táxista” acertou e vai exigir respostas. No passado casos houve que terminaram em tribunal.
6- O "sistema" é a força que permite que o jogador X seja castigado e o jogador Y, que cometeu a mesma infracção do outro, seja ilibado... e porquê?
-Gostava de saber... nunca entendí.
7- O "sistema" é a eterna oscilação entre o "sorteio" e a "nomeação" dos árbitros... e porquê?
-O Sorteio foi testado, na pior fase, devido á exposição que é ter estado debaixo dos focos das novas TV’s privadas, sendo que uma delas em muito contribuiu para destruir a imagem do Futebol. Esta época foi decidido (pelos clubes, Nelson, nunca te esqueças!!!) regressar ás nomeações... vamos comparar no final do ano, com a época passada.
8- O "sistema" não existe para prejudicar o Sporting... nem o Benfica... nem o Porto... ou qualquer outro clube, de forma sistemática e organizada! Como alguém escrevia neste Relvado, o "sistema" é a eterna protecção aos "três grandes", de forma alternada (digo eu).
-Pergunto-me, partindo do teu principio como conseguiu o Boavísta ser Campeão. As camisolas têm ainda muito peso dentro de campo, para alguns árbitros, felizmente cada vez menos. O problema vem sempre de fora do Campo...
9- Não tenham dúvidas que há sempre alguém que dele (do sistema) tire dividendos...
Não tenham dúvidas que há quem vote contra, quando outros apresentam propostas para se clarificar e objectivar as tais "regras e procedimentos", ou seja, quando alguém quer mudar o "sistema"! Não tenham dúvidas que há sempre algo escondido e/ou menos claro... ou uma forma de dar a volta ao "texto da lei"! E o "sistema" é essa "zona de sombra"!
-Não tenho dúvidas... TODOS os que falam do Sistema retiram dividendos do uso desse famoso desconhecido. O que me dá pena é que dentro do Futebol ninguém parece ter vontade para mudar o rumo das coisas e o anterior Governo não pode, ou não quiz e acabou por pactuar...
Pergunto-me: até quando?
Re:O Famoso Sistema
Enviado por Nelson Pires a 22 de Janeiro de 2004, às 20:40.Deste algumas informações muito úteis, nomeadamente quanto aos observadores.
Muitas outras coisas eu já sabia e já tenho falado disso aqui. Por exemplo, no facto do Sporting ter pedido o relatório de vários árbitros de outros tantos jogos, a época passada, com a respectiva correcção da nota atribuída.
Deixa-me só dizer-te que no aspecto da avaliação dos árbitros, fiquei com a sensação, o ano passado, que um dos parâmetros era muito discutível... e até esteve na base de umas discussões à volta disso. Creio que foi por causa disso (e não só, admito) que já alguns árbitros contestaram a sua classificação.
Só é pena que não me consigo lembar com exactidão qual era o tal parâmetro: :(
De resto... estou muito de acordo contigo, pois até acabaste por partilhar várias das minhas ideias! :)
Quanto ao campeonato que o Boavista ganhou... ó pá, se calhar foi a excepção que confirma a regra! LOL
Cumps
Como diz o pobom
Enviado por RD a 22 de Janeiro de 2004, às 15:57.A Liga numa coisa é coerente...
Enviado por nunosribeiro a 22 de Janeiro de 2004, às 15:47.Não falha um!!
Só contra o FCP
Enviado por Fernando MOnteiro a 22 de Janeiro de 2004, às 15:45.Re:Só contra o FCP
Enviado por nunovski a 28 de Janeiro de 2004, às 04:26.um dos casos de corrupção que entretanto foi silenciado é o caso calheiros. viagens ao brasil, etc..
todos sabem e voces portistas tambem o sabem, por isso associou logo o sistema ao FCP.
são este tipo de métodos que permitem ao Porto receber milhoes de euros da liga dos campeoes e conseguir sobreviver com um passivo que aumenta de ano para ano.
Re:Só contra o FCP
Enviado por Nelson Pires a 22 de Janeiro de 2004, às 16:28.E - deixa-me dizer - muito bem!!! Nada a apontar... nem o Sporting andou a perder tempo a arranjar desculpas (podia dizer que a culpa foi do Miguelito por o ter agarrado e arranhado... LOL).
Como não quero recuar às épocas passadas... termino por aqui! :)
Cumps
Re:Só contra o FCP
Enviado por nunosribeiro a 22 de Janeiro de 2004, às 16:43.Não admira que não tenham protestado... ainda agravava!!
Re:Só contra o FCP
Enviado por Nelson Pires a 22 de Janeiro de 2004, às 17:01.Sei que ia ser marcado um livre ou um canto e havia movimentações dos jogadores. O jogo não estava interrompido, não havia ninguém a ser assistido ou substituído... enfim... para mim tratava-se de uma "situação de jogo"!
Não é que sirva de desculpa, mas se o Miguelito o estava a agarrar de certeza que não era para lhe pedir para trocarem as camisolas. A bola ainda não "ia no ar", mas havia "território em disputa".
Faço-me entender?
Se há situações em que "agarrar a camisola do adversário" é falta... ou penalti... ou cartão amarelo... não se poderá considerar (fazendo de advogado do Diabo... lol) que o Sá Pinto apenas "respondeu" a uma provocação... ou... sei lá o quê? :)
Bem, não interessa! Só quis dizer que o Fernando não tem razão em escrever "só contra o Porto"! :)
Mas sei que o que escreveste tem razão de ser: são dados muitos "tiros nos pés"! E é a isso que me refiro no meu comentário principal a esta "thread"!
Cumps
Re:Só contra o FCP
Enviado por nunosribeiro a 22 de Janeiro de 2004, às 17:14.Terá sido premeditado?? Se o Miguelito o estava agarrar era na cintura (a abrir os braços para não o deixar passar), não ao nível do pescoço... só se fosse ao nível do pesoço é que entenderia que o quisesse afastar com o cotovelo/braço ao nível da cara.
Digo eu...
Por isso é que penso que era um caso em que não haveria defesa possível. Houve agressão e ponto final. E se foi julgado por agressão não o foi pela mesma "bitola" que outros... por isso podia ter sido pior.
O caso do Sá
Enviado por Nelson Pires a 22 de Janeiro de 2004, às 17:31.Já vi cotoveladas acontecerem na tentativa dos jogadores se libertarem de um qualquer "agarranço", seja ao nível do pescoço, seja ao nível dos braços... sem intenção!
Foi agressão? Pois foi! Devia ter sido castigado com mais jogos? Se calhar sim! Mas... mas... não é isso que se tem visto em milhentas outras situações!
E o problema está em apenas se dar 2 jogos a quem merecia 4 ou 5. Depois, noutras situações não tão graves (nem falo desta situação do Sá Pinto), claro que eles só podem dar 1, para poderem distinguir dos outros casos mais graves em que deram 2.
E podíamos falar de outras situações, que nem chegam ao CD, porque são sancionadas (mal!) no jogo. Por exemplo, as duas últimas entradas em que vi o Maniche ser "amarelado" poderiam configurar o conceito de agressão... e ele continua "feliz e contente" a jogar (e bem, que uma coisa não implica a outra), quando devia ter visto o vermelho. Pelo menos numa das situações (com o Paços), já vi jogadores serem expulsos por bem menos!
Mas - claro - é só a minha opinião! :)
Cumps
Re:O caso do Sá
Enviado por comprisoft a 22 de Janeiro de 2004, às 18:39.Re:O caso do Sá
Enviado por Nelson Pires a 22 de Janeiro de 2004, às 19:41.Lembro-me da agressão (ou resposta) do McCarthy... e mais?
Seja como for, numa coisa estamos todos de acordo: nunca se percebe muito bem que "peso e medida" é que se vai aplicar. Há sempre muita confusão... e se, por acaso, leste o meu comentário "O Famoso Sistema", eu menciono essa falta de clareza e transparência.
Mas deixa-me perguntar: o Porto contestou sempre as penas aplicadas nos tais processos sumaríssimos, certo? E essas penas foram sempre reduzidas, certo? Por acaso alguma pena foi pura e simplesmente anulada?
Que eu me lembre (e até pelo que já pude ler hoje)... não! Ou seja: houve sempre fundamento para os castigos, apesar de as penas terem sido reduzidas. Mas eu relembro que isso é um procedimento absolutamente normal na aplicação da justiça. Por algum motivo há tribunais de recurso e tribunais superiores... e não raras vezes as penas são reduzidas e ajustadas, face à argumentação da defesa.
Concluindo: o Porto tem tido vários casos julgados e sente-se injustiçado porque outras situações similares passaram impunes (falou-se muito da situação do Tiago, por exemplo). Mas daí a poder-se concluir que é uma perseguição ao FCP... vai uma grande distância! Aliás, acho que todos os portistas comungam dessa ideia... quando, por exemplo, se ouviu Luís Filipe Vieira dizer que havia uma aliança FCP/SCP (juntamente com os árbitros, presumo) para derrubar o Benfica.
Em que ficamos? O LFV tem razão? É o Porto que tem? É o Sporting, quando se queixa? E à luz dessa teoria, como interpretar os "benefícios" e "prejuízos" que já esta época tanto Porto como Sporting e o próprio Benfica tiveram?
Isto é muito complicado! :)
Para terminar: se o McCarthy e o Sá Pinto, por exemplo, tivessem ficado quietinhos com os cotovelos, não tinham levado com processos sumaríssimos em cima! :)
Cumps
Re:Só contra o FCP
Enviado por Ao_Leo a 22 de Janeiro de 2004, às 17:07.Re:Só contra o FCP
Enviado por Nelson Pires a 22 de Janeiro de 2004, às 17:18.Os comentários que lá encontras assinados "NP" são meus! :)
Dei-me a esse "trabalho" algumas vezes... até perceber que o blog da Mónica, por exemplo, é bem mais interessante e instrutivo! :)
Abraço
PS. Tenho é de escrever mais no meu próprio blog... lol
Re:Só contra o FCP
Enviado por Ao_Leo a 22 de Janeiro de 2004, às 18:31.Aí está ele!
Enviado por Nelson Pires a 22 de Janeiro de 2004, às 19:00.O da Mónica... não sei se vais encontrar ou não escritos dela... mas encontras lá, de certeza, muito silêncio, muito da sua alma e do seu olhar. :)
Abraço
Re:Aí está ele!
Enviado por Ao_Leo a 23 de Janeiro de 2004, às 10:11.Adorei as fotos. Só tenho mesmo pena que ela não junte escritos da sua autoria às diversas citações que povoam o espaço. Excesso de humildade?
Seja como for, já está nos Favorites.
E tu vê lá se realmente proporcionas que se deixe lá comentários. É que aquela de andares a emborcar cascas de maçã estava mesmo a pedi-la.
Re:Só contra o FCP
Enviado por Ao_Leo a 22 de Janeiro de 2004, às 16:51.Já li o Roubos de igreja!
Enviado por Barao Das Couves a 22 de Janeiro de 2004, às 20:52.Fiquei-me pelo 1/3 do blorhhg...até arrepia de tanta clubite.
Re:Só contra o FCP
Enviado por nunosribeiro a 22 de Janeiro de 2004, às 17:02.No caso do Sá Pinto, não me parece que houvesse algo que o beneficiasse, bem pelo contrário.