Liga dá azo a clima de suspeição na Superliga | Relvado

Liga dá azo a clima de suspeição na Superliga

 

QUEM É AFINAL O SISTEMA?!
paulo dias acrescenta: "quando começou a
suspeição passou o futebol da Federação para a Liga! Depois a situação piorou e
achou-se que a solução era o sorteio dos árbitros! Depois a situação manteve-se
e quem defendeu o sorteio passou a criticá-lo a agora voltamos às nomeações!
Será que isto se entende? Já agora! O Dr. Dias da Cunha sempre disse que a culpa
é do SISTEMA! Quem é afinal esse tão conhecido sistema? Toda a gente fala nele e
ninguém diz quem é!"

I Liga:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Se bem me lembro...

O presidente do FCP, Pinto da Costa, já foi multado e suspenso por ter dito que também havia uns "cozinhados", mas nunca se referiu a resultados.

A Liga penaliza as pessoas por aquilo que dizem, com igualdade de critérios, ou por ir ou não com a cara das pessoas?

Um abraço

Frase chave...

"Toda a gente fala nele e ninguém diz quem é!"

Está tudo dito sobre o sistema!!!

Uns são mais que outros...

Enquanto que ainda há pouco tempo Pimenta Machado foi multado e suspenso, há outros processos idênticos que são arquivados...
Não sei porquê mas acontece sempre isto aos outros...

O Famoso Sistema

Fala-se em "sistema"... e ninguém entende o que é isso (principalmente se for o presidente do Sporting a referir-se a essa expressão).

Meus amigos... o "sistema" é um conjunto de regras, normas e procedimentos existentes num dado momento em detrimento de outras possíveis, é a "lógica" que rege o futebol português. Não é um rosto, não é um nome, não é um clube... é um "status quo" que muitos contestam e outros tantos não querem mudar!

Porquê?

Porque há sempre quem consiga tirar benefícios... embora noutra "onda" até acabe por ser prejudicado. Se calhar o Felgueiras, ao ser eliminado na secretaria, até é disso exemplo!

O "sistema" é a força que os árbitros fazem para mudar uma regra que permite serem julgados... e porquê?

O "sistema" é a força que impede que Artur Jorge seja candidato a Presidente da Federação Portuguesa de Futebol... e porquê?

O "sistema" é a forma como os árbitros progridem na carreira, onde muitas vezes se assiste ao árbitro X ser despromovido, quando até é muito melhor que o árbitro Y, que foi promovido... e porquê?

O "sistema" é a forma como os árbitros são classificados, com a aplicação de "fórmulas" com itens subjectivos e com peso de justeza duvidosa... e porquê?

O "sistema" é a forma como o "Zé Taxista" é escolhido para ser um observador dos árbitros, em detrimento do "Manel dos Parafusos"... e porquê?

O "sistema" é a força que permite que o jogador X seja castigado e o jogador Y, que cometeu a mesma infracção do outro, seja ilibado... e porquê?

O "sistema" é a eterna oscilação entre o "sorteio" e a "nomeação" dos árbitros... e porquê?

O "sistema" não existe para prejudicar o Sporting... nem o Benfica... nem o Porto... ou qualquer outro clube, de forma sistemática e organizada! Como alguém escrevia neste Relvado, o "sistema" é a eterna protecção aos "três grandes", de forma alternada (digo eu).

Não tenham dúvidas que há sempre alguém que dele (do sistema) tire dividendos...
Não tenham dúvidas que há quem vote contra, quando outros apresentam propostas para se clarificar e objectivar as tais "regras e procedimentos", ou seja, quando alguém quer mudar o "sistema"! Não tenham dúvidas que há sempre algo escondido e/ou menos claro... ou uma forma de dar a volta ao "texto da lei"! E o "sitema" é essa "zona de sombra"!

É isto "O" sistema!

Saudações leoninas

Re:O Famoso Sistema

Concordo Nelson, fala-se em "sistema"... e ninguém entende o que é isso, principalmente porque ninguém se dá ao trabalho de explicar o que é o Sistema, independentemente da côr clubista.

Se me permites vou comentar as tuas ideias...

1- O "sistema" é a força que os árbitros fazem para mudar uma regra que permite serem julgados... e porquê?

- Os árbitros não fazem força para não “serem julgados”, Nelson. Os árbitros estão é cansados de alguns abusos e de não se sentirem protegidos (muitas vezes fisicamente) em alguns campos e Estádios deste Portugal e lutam para que a arbitragem seja entregue aos árbitros, ou seja, não dependa nem de clubes, nem de alguém nomeado por clubes, com regulamentos defenidos por (alguns) Clubes...

2- O "sistema" é a força que impede que Artur Jorge seja candidato a Presidente da Federação Portuguesa de Futebol... e porquê?

- Também não entendo. Mas é o mesmo “Sistema” que para justificar o não cumprimento de uma promessa eleitoral (o próximo treinador da Seleção será Português) promete a vitória do Campeonato da Europa, justificando desta forma a contratação de Scolarí.

3- O "sistema" é a forma como os árbitros progridem na carreira, onde muitas vezes se assiste ao árbitro X ser despromovido, quando até é muito melhor que o árbitro Y, que foi promovido... e porquê?

-Porque existem “padrinhos” e porque os clubes são irresponsáveis, quer quando não pedem os relatórios dos árbitros, quer quando vão para a frente dos microfones gritar por justiça e falar do “Sistema”. Se todos os clubes, quando se sentissem lesados, pedissem o relatório de árbitro e observador e contestássem (caso não estivessem de acordo) a nota dada ao árbitro pelo observador, talvez alguns árbitros já tivessem descido no lugar de outros que mostraram maior capacidade e competência.

4- O "sistema" é a forma como os árbitros são classificados, com a aplicação de "fórmulas" com itens subjectivos e com peso de justeza duvidosa... e porquê?

-Não existem formulas, apenas parametros que são bem objectívos. Pena que pouco se fale nisso, pois era um favor que se fazia ao Futebol.

5- O "sistema" é a forma como o "Zé Taxista" é escolhido para ser um observador dos árbitros, em detrimento do "Manel dos Parafusos"... e porquê?

-A forma como são escolhidos deriva de provas, que te posso dizer que não são fáceis, escritas e oraís, realizadas por pessoas que o examinando normalmente não conhece. Claro que ter sido o árbitro X ou o assistente Y por vezes pode ser uma vantagem, mas o contrário também se passa. Não te esqueças que o “Manél dos Parafusos” vai de certeza querer saber onde errou e onde o “Zé Táxista” acertou e vai exigir respostas. No passado casos houve que terminaram em tribunal.

6- O "sistema" é a força que permite que o jogador X seja castigado e o jogador Y, que cometeu a mesma infracção do outro, seja ilibado... e porquê?

-Gostava de saber... nunca entendí.

7- O "sistema" é a eterna oscilação entre o "sorteio" e a "nomeação" dos árbitros... e porquê?

-O Sorteio foi testado, na pior fase, devido á exposição que é ter estado debaixo dos focos das novas TV’s privadas, sendo que uma delas em muito contribuiu para destruir a imagem do Futebol. Esta época foi decidido (pelos clubes, Nelson, nunca te esqueças!!!) regressar ás nomeações... vamos comparar no final do ano, com a época passada.

8- O "sistema" não existe para prejudicar o Sporting... nem o Benfica... nem o Porto... ou qualquer outro clube, de forma sistemática e organizada! Como alguém escrevia neste Relvado, o "sistema" é a eterna protecção aos "três grandes", de forma alternada (digo eu).

-Pergunto-me, partindo do teu principio como conseguiu o Boavísta ser Campeão. As camisolas têm ainda muito peso dentro de campo, para alguns árbitros, felizmente cada vez menos. O problema vem sempre de fora do Campo...

9- Não tenham dúvidas que há sempre alguém que dele (do sistema) tire dividendos...
Não tenham dúvidas que há quem vote contra, quando outros apresentam propostas para se clarificar e objectivar as tais "regras e procedimentos", ou seja, quando alguém quer mudar o "sistema"! Não tenham dúvidas que há sempre algo escondido e/ou menos claro... ou uma forma de dar a volta ao "texto da lei"! E o "sistema" é essa "zona de sombra"!

-Não tenho dúvidas... TODOS os que falam do Sistema retiram dividendos do uso desse famoso desconhecido. O que me dá pena é que dentro do Futebol ninguém parece ter vontade para mudar o rumo das coisas e o anterior Governo não pode, ou não quiz e acabou por pactuar...

Pergunto-me: até quando?

Re:O Famoso Sistema

Mesmo não tendo lido todo o teu comentário (aquele link nunca funcionou... lol), posso dizer-te que acabas de ajudar a que se perceba melhor muito do que se passa no nosso futebol.

Deste algumas informações muito úteis, nomeadamente quanto aos observadores.

Muitas outras coisas eu já sabia e já tenho falado disso aqui. Por exemplo, no facto do Sporting ter pedido o relatório de vários árbitros de outros tantos jogos, a época passada, com a respectiva correcção da nota atribuída.

Deixa-me só dizer-te que no aspecto da avaliação dos árbitros, fiquei com a sensação, o ano passado, que um dos parâmetros era muito discutível... e até esteve na base de umas discussões à volta disso. Creio que foi por causa disso (e não só, admito) que já alguns árbitros contestaram a sua classificação.
Só é pena que não me consigo lembar com exactidão qual era o tal parâmetro: :(

De resto... estou muito de acordo contigo, pois até acabaste por partilhar várias das minhas ideias! :)

Quanto ao campeonato que o Boavista ganhou... ó pá, se calhar foi a excepção que confirma a regra! LOL

Cumps

Como diz o pobom

uns são filhos, outros enteados ...

A Liga numa coisa é coerente...

nos "tiros no pé".

Não falha um!!

Só contra o FCP

...Toda a gente sabe que processos, castigos, multas, sumarissimos só contra o FCPORTO, pois pensam que assim nos tornam mais fracos...mas não tem hipoteses...

Re:Só contra o FCP

curioso como este "relvinha" conotou o FCP com o sistema. pelos comentarios que li, fala-se de muita coisa... mas é sintomatico como muitos adeptos deste clube logo identificam o FCP com o sistema.
um dos casos de corrupção que entretanto foi silenciado é o caso calheiros. viagens ao brasil, etc..
todos sabem e voces portistas tambem o sabem, por isso associou logo o sistema ao FCP.
são este tipo de métodos que permitem ao Porto receber milhoes de euros da liga dos campeoes e conseguir sobreviver com um passivo que aumenta de ano para ano.

Re:Só contra o FCP

O Sá Pinto também já foi alvo dum processo sumaríssimo, esta época!
E - deixa-me dizer - muito bem!!! Nada a apontar... nem o Sporting andou a perder tempo a arranjar desculpas (podia dizer que a culpa foi do Miguelito por o ter agarrado e arranhado... LOL).

Como não quero recuar às épocas passadas... termino por aqui! :)

Cumps

Re:Só contra o FCP

Pois, mas se fossemos agora por comparações... tendo em conta que não havia bola em disputa, por exemplo, o castigo foi bem mais leve que outros.

Não admira que não tenham protestado... ainda agravava!!

Re:Só contra o FCP

Não sei se isso serve de atenuante ou agravante, mas tudo bem!

Sei que ia ser marcado um livre ou um canto e havia movimentações dos jogadores. O jogo não estava interrompido, não havia ninguém a ser assistido ou substituído... enfim... para mim tratava-se de uma "situação de jogo"!

Não é que sirva de desculpa, mas se o Miguelito o estava a agarrar de certeza que não era para lhe pedir para trocarem as camisolas. A bola ainda não "ia no ar", mas havia "território em disputa".

Faço-me entender?

Se há situações em que "agarrar a camisola do adversário" é falta... ou penalti... ou cartão amarelo... não se poderá considerar (fazendo de advogado do Diabo... lol) que o Sá Pinto apenas "respondeu" a uma provocação... ou... sei lá o quê? :)

Bem, não interessa! Só quis dizer que o Fernando não tem razão em escrever "só contra o Porto"! :)

Mas sei que o que escreveste tem razão de ser: são dados muitos "tiros nos pés"! E é a isso que me refiro no meu comentário principal a esta "thread"!

Cumps

Re:Só contra o FCP

Em relação ao caso do Sá Pinto, o pior que posso dizer, é que, quando vi as reacções dele antes da marcação do livre, adivinhei que o Sá lhe ia acertar (até o disse ao meu irmão) ainda antes de este o ter feito... Daí não me ter admirado quando apareceu um jogador do Rio Ave estendido no chão e o Sá Pinto sozinho na área.

Terá sido premeditado?? Se o Miguelito o estava agarrar era na cintura (a abrir os braços para não o deixar passar), não ao nível do pescoço... só se fosse ao nível do pesoço é que entenderia que o quisesse afastar com o cotovelo/braço ao nível da cara.

Digo eu...

Por isso é que penso que era um caso em que não haveria defesa possível. Houve agressão e ponto final. E se foi julgado por agressão não o foi pela mesma "bitola" que outros... por isso podia ter sido pior.

O caso do Sá

Só adiantaria discutir o caso contigo se tivesse oportunidade de rever as imagens... o que não me é possível!

Já vi cotoveladas acontecerem na tentativa dos jogadores se libertarem de um qualquer "agarranço", seja ao nível do pescoço, seja ao nível dos braços... sem intenção!

Foi agressão? Pois foi! Devia ter sido castigado com mais jogos? Se calhar sim! Mas... mas... não é isso que se tem visto em milhentas outras situações!
E o problema está em apenas se dar 2 jogos a quem merecia 4 ou 5. Depois, noutras situações não tão graves (nem falo desta situação do Sá Pinto), claro que eles só podem dar 1, para poderem distinguir dos outros casos mais graves em que deram 2.

E podíamos falar de outras situações, que nem chegam ao CD, porque são sancionadas (mal!) no jogo. Por exemplo, as duas últimas entradas em que vi o Maniche ser "amarelado" poderiam configurar o conceito de agressão... e ele continua "feliz e contente" a jogar (e bem, que uma coisa não implica a outra), quando devia ter visto o vermelho. Pelo menos numa das situações (com o Paços), já vi jogadores serem expulsos por bem menos!

Mas - claro - é só a minha opinião! :)

Cumps

Re:O caso do Sá

exactamente a sua "opinião" a minha é totalmente diferente e se alguém tem carradas de razão com os processos sumarissimos é o Porto.Isso não quer dizer que aceite certos improperios no futebol, mas devia ser igual para toda a "gente".

Re:O caso do Sá

Reli o que escrevi... e verifiquei que havia várias ideias expressas, pelo que fiquei na dúvida em que é que consideras que a tua opinião é "totalmente diferente" da minha. Podias ser mais explícito? E relembrar que casos é que foram alvo dos tais processos sumaríssimos, no Porto?

Lembro-me da agressão (ou resposta) do McCarthy... e mais?

Seja como for, numa coisa estamos todos de acordo: nunca se percebe muito bem que "peso e medida" é que se vai aplicar. Há sempre muita confusão... e se, por acaso, leste o meu comentário "O Famoso Sistema", eu menciono essa falta de clareza e transparência.

Mas deixa-me perguntar: o Porto contestou sempre as penas aplicadas nos tais processos sumaríssimos, certo? E essas penas foram sempre reduzidas, certo? Por acaso alguma pena foi pura e simplesmente anulada?

Que eu me lembre (e até pelo que já pude ler hoje)... não! Ou seja: houve sempre fundamento para os castigos, apesar de as penas terem sido reduzidas. Mas eu relembro que isso é um procedimento absolutamente normal na aplicação da justiça. Por algum motivo há tribunais de recurso e tribunais superiores... e não raras vezes as penas são reduzidas e ajustadas, face à argumentação da defesa.

Concluindo: o Porto tem tido vários casos julgados e sente-se injustiçado porque outras situações similares passaram impunes (falou-se muito da situação do Tiago, por exemplo). Mas daí a poder-se concluir que é uma perseguição ao FCP... vai uma grande distância! Aliás, acho que todos os portistas comungam dessa ideia... quando, por exemplo, se ouviu Luís Filipe Vieira dizer que havia uma aliança FCP/SCP (juntamente com os árbitros, presumo) para derrubar o Benfica.

Em que ficamos? O LFV tem razão? É o Porto que tem? É o Sporting, quando se queixa? E à luz dessa teoria, como interpretar os "benefícios" e "prejuízos" que já esta época tanto Porto como Sporting e o próprio Benfica tiveram?

Isto é muito complicado! :)

Para terminar: se o McCarthy e o Sá Pinto, por exemplo, tivessem ficado quietinhos com os cotovelos, não tinham levado com processos sumaríssimos em cima! :)

Cumps

Re:Só contra o FCP

Já leste o hilariante blog do Fernando? Talvez encontres lá a justificação para a afirmação que fez. É que o Fernando é um grande apreciador de humor nonsense.

Re:Só contra o FCP

Já! :)

Os comentários que lá encontras assinados "NP" são meus! :)
Dei-me a esse "trabalho" algumas vezes... até perceber que o blog da Mónica, por exemplo, é bem mais interessante e instrutivo! :)

Abraço

PS. Tenho é de escrever mais no meu próprio blog... lol

Re:Só contra o FCP

Se não for pedir muito, "linka-me" aí o da Mónica. É que tenho saudades dos seus escritos. O teu já conheço, se bem que ainda nos primórdios, mas prometo regressar lá dentro em breve.

Aí está ele!

O meu está numa forma ainda muito incipiente. Não lhe tenho dedicado muito tempo, coitado... :)

O da Mónica... não sei se vais encontrar ou não escritos dela... mas encontras lá, de certeza, muito silêncio, muito da sua alma e do seu olhar. :)

Abraço

Re:Aí está ele!

Belo blog, ou melhor dizendo... um blog bonito.

Adorei as fotos. Só tenho mesmo pena que ela não junte escritos da sua autoria às diversas citações que povoam o espaço. Excesso de humildade?

Seja como for, já está nos Favorites.

E tu vê lá se realmente proporcionas que se deixe lá comentários. É que aquela de andares a emborcar cascas de maçã estava mesmo a pedi-la.

Re:Só contra o FCP

Olha que os protestos até costumam dar redução de castigos. A ver pelas reduções de castigo que os jogadores do FCP têm tido, presumo que o Sporting até pudesse dar-se bem num hipotético protesto.

Já li o Roubos de igreja!

Pronto já li o roubos da igreja...é doentio...parece o Mein Kampft do Adolf Hitler a falar dos judeus ( Sporting e Benfica) contra o poderio da raça alemã (FCP) ...

Fiquei-me pelo 1/3 do blorhhg...até arrepia de tanta clubite.

Re:Só contra o FCP

Quando se tem a razão, e o julgamento foi mal feito por informações ou conclusões erradas, é natural que tal aconteça.

No caso do Sá Pinto, não me parece que houvesse algo que o beneficiasse, bem pelo contrário.