Líder FC Porto segura invencibilidade em Alvalade | Relvado

Líder FC Porto segura invencibilidade em Alvalade

 

O líder FC Porto esteve a perder e jogou em inferioridade numérica mais de 20 minutos, mas conseguiu empatar com o Sporting (1-1), em Alvalade, e segurar a invencibilidade na Liga portuguesa de futebol.

Um golo irregular do chileno Jaime Valdés, aos 38 minutos, adiantou os “leões”, mas, aos 57, o colombiano Radamel Falcao, sérvido pelo brasileiro Hulk, restabeleceu a igualdade, que se prolongou até final.

O empate acaba por ser bem mais positivo para o FC Porto, que jogou em inferioridade numérica desde os 68 minutos, quando o central brasileiro Maicon viu o vermelho direto, após derrubar Liedson, o último homem dos “leões”, de volta ao quatro posto, a distantes 13 pontos dos “dragões”.

A formação portista, que também não teve André Villas-Boas no banco até final (expulso aos 74 minutos, por protestos), cedeu apenas o segundo empate, depois de igual resultado no reduto do Vitória de Guimarães.

Apesar da igualdade, o FC Porto reforçou provisoriamente a liderança, contando mais 11 pontos do que o Benfica, que joga domingo em Aveiro, face ao Beira-Mar, e o Vitória de Guimarães, hoje derrotado por 2-0 pelo Marítimo.

No Funchal, o brasileiro Kléber, aos 12 minutos, na transformação de uma polémica grande penalidade, e o senegalês Babá, aos 33, apontaram os tentos dos insulares, que festejaram da melhor maneira o jogo 1000 na Liga.

No outro encontro hoje disputado, o Paços de Ferreira recebeu e bateu o Olhanense por 1-0, graças a um golo de André Leão, aos 22 minutos.

A ronda começou sexta feira, dia em que um golo madrugador de Diogo Valente, aos três minutos, permitiu à Académica vencer por 1-0 no reduto do Vitória de Setúbal e somar o segundo triunfo fora, após os 2-1 na Luz, com o Benfica.

A jornada 12 prossegue e acaba domingo, com quatro jogos, entre eles o que poderá permitir ao campeão Benfica isolar-se no segundo lugar, a ainda “imensos” oito pontos do FC Porto.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Foto: Lusa

FC Porto:

Comentários [89]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

4 pontos perdidos em 36.. Mt bem FCP

Segurar a invencibilidade, só é útil para motivar os atletas, de resto prefiro perder um jogo e ganhar outro, do que empatar os 2 jogos!!
Quanto a sábado, o resultado foi justo. O FCP teve um jogo fraco mas que também dou mérito ao SCP. O Sporting conseguiu bloquear muito bem o meio-campo e apesar de lhe faltar poder nos últimos 15 m do campo, foi a equipa que dominou a 1ª parte. Mas dominar não chega, e são necesário oportunidades.. Oportunidades que o SCP quase não criou. O chutar à baliza é fundamental mas convém ser com qualidade!! Muitos remates, pouco podem dizer..
Na 2ª parte, o FCP melhorou e começou a tomar conta do jogo, mas com a expulsão o jogo acabou para o FCP. O empate não era mau para o FCP e a expulsão, virou a os pressupostos do jogo. Nota para as entradas durinhas que houveram de ambos os lados mas a de Manivhe foi lamentável. E lamentável foi o suposto portista Jorge Sousa ter visto e nem um amarelo deu!!!

Na equipa do FCP, Varela e Fernando vindos de lesões estiveram muito abaixo do normal.. E principalmente na 1º parte isso pesou muita na exibição da equipa. Também o escostar demasiado Belluschi á direita, não ajudou nada.. E a atitude, o SCP entrou com a garra toda e o FCP de salto alto.. tem que haver mais agressividade.. Nada de vitórias antecipadas..

Este ano, Moutinho já foi vítima de uma série de entradas durrissimas e muitas delas que deveriam ser punidas com cartão vermelho. Até agora, nem uma foi punida devidamente. Lamentável.. A violência não é punida e só quando o jogador se lesionar gravemente é que os arbitros ganham juizo.. Eu sei que muitos adeptos do SCP ficam felizes, mas as leis existem para se aplicar !!!

Quanto ao resto, a arbitragem está mais que falada..

Ao fim de 12 jornadas o FCP perdeu 4 pontos. Pedir mais era impossível.. Resta continuar a ganhar e a manter a forma.. o que não é fácil.. Ainda faltam 18 jornadas.. que correspondem a 54pontos. por isso, tudo ainda pode acontecer.

Apenas algumas considerações...

Agora já mais a frio...

- Jogo jogado, Sporting a assumir o seu controlo, conseguindo, paulatinamente e com grande dose de paciência mas também de sacrifício, cair em cima do FC Porto, controlar o meio-campo e esquecer a primeira grande chance de Falcao, saindo na frente do marcador. FC Porto a puxar dos galões, a corrigir para a segunda parte, a chegar com naturalidade ao empate e a obrigar-se a si próprio a contentar-se com tal, preferindo não arriscar um mínimo (e compreensivelmente) em desvantagem numérica.

- Arbitargem claramente favorável ao meu clube, por uma razão muito simples: os lances mais mediáticos até nem são de decisão fácil ou unânime, mas o certo é que foram todos decididos a nosso favor. No primeiro golo, só uma realização muito atenta pode mostrar que havia fora-de-jogo... mas havia! Na expulsão de Maicon, exactamente o contrário: no momento, fiquei com a clara sensação de não haver nada; depois de algumas repetições, vê-se claramente a perna esquerda de Maicon a bater nos pés de Liedson (e como é a perna que Maicon tem apoiada no chão, induz, e muito, em erro) - devido à má fama do Levezinho e à sua maneira peculiar de arrancar, parecendo que vai cair a todo o momento, fica a sensação errada. Pelo meio, uma expulsão perdoada a Maniche (foda-se, que este gajo só enterra!!).

- A recepção ao Montinho acabou por ser muito soft, "à la Sporting" e "à la pamonha do JEB". Safou-se o pau que levou dos jogadores, em campo (Art, disso não te podes queixar), porque nas bancadas parece que houve censura, mais uma vez, e na tribuna VIP era ver o nosso lambe-botas sempre a olhar para o amigo do lado por um canto do olho e com medo de ser chamado à atenção por qualquer coisa que se passasse lá em baixo... Eu vi mal ou havia um filho da puta de um cartaz na bancada a dizer "Obrigado, Moutinho"?? E correr a arrancar esse dito ridículo e insultuoso para a nação sportinguista, não?? Gostei das maçãs, foi pena não serem podres (já agora...) e não terem sido lançadas bem à tola do dito-cujo... Mais uma coisa: alguém reparou nos jogadores do Sporting (quem foi mesmo o desgraçado??) a atirar a bola para fora para o Montinho ser assistido?? É que o Villas-Boas, pelos vistos, não...

Meu caro amigo...

...um saudoso abraço.
Dar-te-ia os parabéns...mas acho que tinham tudo para ter ganho este jogo. A ver vamos se é um ponto ganho ou dois perdidos. Para mim são dois perdidos.
E nem o Moutinho conseguiram arrumar. O Maniche até deu o mote...mas esse tem escola. :)
E viste o Vuk a fazer pontaria à fronha do anão??! Foi bonito... :)

bem o que dizer desse comentário

e do que vem a seguir, sinceramente estava dividido se escrevia mais aqui ou não durante uns tempos já que toda a gente parece querer falar de tudo menos de futebol obrigado por me teres feito pender para o lado que não meto mais os pés durante aqui uns tempo, os teus comentários são simplesmente nojentos...

Vens dizer aos users que não têm espinha dorsal como se tu fosses o paladino dos valores e da verdade e depois sais-te com esses 2 comentários?!

Não tenho mais pachorra para aturar "gentinha" deste tipo

Abraço

Isso é para mim?!

...

De parabéns estás tu, e

De parabéns estás tu, e porque o campeonato não se faz só de clássicos - grande resposta em Aveiro, deves estar mais animado!!

Em relação ao Sporting-Porto, e porque já admiti que fomos beneficiados pelo árbitro, e porque não gosto de favores, especialemente quando não estamos em condições de tirar grande partido deles, apraz-me constatar a atitude dos jogadores do Sporting em campo, incorporando por uma vez a defesa da instituição que representam e atirando-se contra o elemento traidor em campo... talvez o que retirei de positivo da noite de Sábado, sinceramente...
Quando os jogadores do Sporting pararam um contra-ataque perigoso e atiraram a bola para fora para o Traidor ser assistido, apeteceu-me abandonar o café, muito francamente... O Villas-Boas, pelos vistos, é que devia estar a olhar para o chão, neste instante...

Abraço!

Estou...

...satisfeito. Mas não tanto pela vitória em Aveiro...mas sim pela prestação do Cardozo.
Nesta fase, gosto é de ver os benfiquistas esquizófrenicos a engolir uns sapos.

Mas o teu Sporting deu uma resposta cabal no sábado. O Pedro Mendes, quando está bem, faz toda a diferença naquele meio campo. Se a idade é um posto, aquele homem é general.
E achas que o Sporting foi beneficiado?!
Eu, sinceramente, enquanto for vivo e tiver a memória em funcionamento, acho que todo e qualquer benefício a todo e qualquer adversário do FCP...nunca será suficiente para compensar o que lançaram no futebol português. Mas isso sou eu...

Tive pena que o Moutinho tivesse saído de lá a andar pelo seu pé. Não desejo mal ao miúdo, como é óbvio...mas há coisas que são mais importantes que o futebol ou que o profissionalismo dentro de campo.
Cuspir no prato que nos alimentou e que, para o bem e para o mal, tanto nos deu...revela um ser que não merece qualquer consideração da minha parte.
Como tal...e aparte de estar num clube que é dirigido por pessoas ao seu nível, fiquei um bocadinho abalado. :)

E o Villas Boas, pá...quero acreditar que ele é melhor do que o rol imenso de animais que treinaram aquele clube...mas já vi que não. Mais do mesmo...enfim...

Abraço.

Sabes que prezo muitoa

Sabes que prezo muitoa coerência...
E, como tal, faço questão de marcar presença no Relvado numa manhã em que o trabalho em cima da secretária já está a pesar... ;)

Houve dois grandes lances duvidosos, e o certo é que o árbitro, estranhamente ou talvez não, ajuizou a nosso favor. Um deles (o golo), mal; o outro (a expulsão), bem, na minha opinião. Um outro lance passou em claro (entrada para vermelho de Maniche sobre Montinho), embora este, em meu entender, tenha tido a atenuante do alvo bem levada em conta... ;)

Sobre o indivíduo que anteontem envergou a camisola 8 do adversário, sinceramente, nada mais me obsta tecer... apenas a constatação da tristeza em que caiu o meu próprio clube, a censurar tarjas mais ofensivas e a deixar entrar atentados destes:
http://www.maisfutebol.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/133...

Sobre o Sporting, posso dizer-te que não esperava tanto, mas que tinha as minhas aspirações muito por baixo, também... Pelos vistos, tanto não sabemos jogar em inferioridade numérica, como também não sabemos jogar em superioridade, e, já agora... também não o fazemos em igualdade numérica... portanto...
Mais uma vez digo, e porque nunca é por demais repetir: estes 2 pontos de Sábado são migalhas à beira dos restantes 15 pontos já perdidos em outros 12 jogos...

Não podemos avaliar...

...a prestação do Sporting pelo jogo de sábado. Subscrevo o que disses. A irregularidade é penosa...e aí a 2ª Circular deve de estar embruxada.

Quanto à arbitragem, sendo sincero...vocês são regra geral tão enrabados...que até merecem ser ajudados. E quando o são contra o FCP, até sabe a pato. :)
Mas o lance do Maicon, pode ser duvidoso...mas para mim é vermelho. Num campeonato civilizado, sê-lo-ia. E o lance do golo do Sporting...epá, sou uma máquina é que veria aquele lance de fora de jogo. Contudo, acho que o gajo também lhe toca com a mão na bola... :)

E caga lá nesse cartaz. Não se vê logo que é de uma chavalita imberbe?! Nem sequer sabe o que fez o Moutinho... :)
Agora essa da censura das claques é que é, no mínimo, embaraçoso e enigmático. Não se percebe mesmo o porquê dessa atitude...

Lol, gajas...

Lol, gajas...

São dois pontos

ganhos pelo Benfica ;)

Epá...

...não são nada. :) No grande plano das coisas, correu bem para o nosso lado.
Mas 8 pontos são oito pontos de diferença.
E numa Liga como a portuguesa, é praticamente decisivo.

Mas o Jesus ontem a noite agradeceu ao forcado, como é óbvio...:)

Por acaso

Não o acho grande treinador... o forcado é fraquinho na minha opinião. :)

Mas manda...

...abaixo imperiais como gente forte. :)

E não é claramente uma solução de futuro para o Sporting...

Futuro?? Lol

Nem solução de presente... Aquilo é tudo menos solução para o que quer que seja... :p

Olha que o gajo...

...até nem esteve mal no sábado. Contudo, continua sem soluções para além de 12 ou 13 jogadores. Milagres também não se fazem, cold...

Pelos vistos segundo o GVF

o "home" é solução para o excesso de imperiais em cima do balcão. ;)

Para isso, eu cobraria menos

Para isso, eu cobraria menos ao meu clube... ;)

Se manda abaixo imperiais

é dos nossos eheheh.

Mas de facto não é solução com futuro. O teu cardoso lá voltou a jogar hein?! abraço

Quando andava por...

...Vila Franca de Xira, era todos os dias a malhá-las no Central. Era forcado e jogador da bola...que se traduz num bêbado de primeira. Mas era um gajo bem disposto na altura... :)

E o Cardozo não só voltou a jogar, como fez questão de dizer o porquê de ser importante.
Gosto...talvez assim se calem aqueles benfiquistas que só estão bem é no fundo do Tejo...

Foi o Liedson

que atirou a bola para fora, em vez de dar continuidade a uma vantagem numérica. Deve ter pensado que faziam o mesmo por ele, não sei.

O Moutinho foi assistido 150 vezes. Claro que, agora, todas com plena razão e depois de ataques de caça. Dantes é que era sempre choraminguices. Estas relações causais absolutas e imutáveis são fascinantes.

Mas tu ainda te

Mas tu ainda te surpreendes??
A mesma mudança súbita do temperamento do Maniche, por exemplo, ou do Derlei...

O pior é que depois temos que levar com lições de moral de yuppizinhos armados ao pingarelho...

Tu que és um gajo de estádio (ao contrário de mim): que merda de cartaz era aquele que apareceu na TV, em plena bancada central ("Obrigada, Moutinho")?? Isto, sim, era de censurar à entrada...

Não faço ideia

que, graças a Deus, não vi tal barbaridade. Mas, da bancada central, já espero tudo, sinceramente. É de lá que partem sempre as aberrações dos aplausos a adversários (Rui Costa, Messi, Ruben Micael...). Para além dos aplausos eternos para jogadores cuja única qualidade é a rapidez (Douala, Djaló e afins) e assobios para os tecnicistas que gostam de partir para cima do adversário, sem medo (como o Nani, por exemplo).

Não sei qual é o problema dessa gente.

Está aqui...

A BOSTA DO DAVID BORGES NA SIC..

...EXTRAORDINÁRIO COMO É QUE UM JORNALISTA DA SIC, DAVID BORGES, QUE TODAS AS SEMANAS MANDA PALPITES SOBRE ARBITRAGEM, AFIRMA QUE O LANCE DO GOLO DO SPORTING É LEGAL, QUANDO NA IMAGEM
PERCEBE-SE NITIDAMENTE QUE O VALDES ESTA EM FORA DE JOGO QUANDO RUI PATRICIO CHUTA A BOLA, COMO É POSSÍVEL, AFIRMAR TAL COISA , QUANDO O LANCE ESTA A PASSAR LENTAMENTE DIANTE DOS NOSSOS OLHOS?

Deturpação da realidade ! Lamentável !

Não tenho qualquer problema em admitir que o FCP esteve longe da sua forma "normal" e que o Sporting foi superior na 1ª parte e após a expulsão de Maicon. Mas apesar disso, devemos ter a clarividência necessária e chamar os bois pelos nomes!
O árbitro acabou por ter clara influência no resultado e isso é mais do que inegável. É um facto ! Só gentinha com palas nos olhos não é capaz de ver que não estamos a falar de lances que só à milionésima repetição sera possível escurtinar qualquer coisa ! Não ! Estamos a falar de lances que não deixam dúvidas.
O Sporting marcou um golo em fora-de-jogo e o Maicon foi muito mal expulso e mesmo havendo falta, nem amarelo seria....
Não sei como é que está essa "cena" dos sumaríssimos, é que a falta que nem sequer chegou a ser marcada de Maniche a Moutinho, era merecedora de vermelho directo! Mais uma vez, influênciou o rumo dos acontecimentos.

O Sporting dominou na primeira parte, onde poderia ter marcado uma ou duas vezes, mas não nos podemos esquecer que a oportunidade de Falcão ANTES do domínio Sportinguista, poderia ser um duro golpe e ditar a sorte do encontro.
Na segunda parte, até à expulsão do Maicon, a superioridade Portista foi demais evidente onde apenas um golo parecia escasso face ao caudal ofensivo. O Sporting estava completamente vergado e só a expulsão de Maicon fez com que o FCP quebrasse o ritmo mesmo assim, o SPorting nunca conseguiu aproveitar a superioridade numérica.

Lamento a falta de desportivismo de alguns que aqui comentam! Não espero que tenham a mesma opinião que a minha, mas a falta de respeito e os insultos não deveriam ter lugar num fórum de discussão como este.

Bom fim-de-semana.

Samy

o lance do golo do Sporting é um erro grosseiro ao ponto de se clamar por roubo? Por amor de Deus... se a SportTv não tem mostrado o lance desde o pontapé do Patrício (como fazem tantas outras vezes, com tantos outros lances), ninguém sabia, nem piava sequer com a hipótese, que estava adiantado. Os jogadores do Porto reclamaram mão, nada mais. Que, para que conste, não existe.

A expulsão do Maicon... enfim, não é falta? Não é o último defesa? Não percebo onde é que se pode considerar um erro claro. Seria sempre uma questão de interpretação. A vossa, pelos vistos, seria sempre a de que nem falta há (o Liedson nunca sofre faltas, é uma lei da vida). Dizes, até, que nem amarelo seria, quando até no ataque (quando o avançado perde a bola e puxa/empurra/rasteira o adversário) aquilo é amarelo clássico.

Quanta lenha deu o Sapunaru? E, antes do primeiro amarelo (ao Sporting, claro), quantos lances duros foram resolvidos com "calma!" para jogadores azuis? Aliás, após a expulsão, o árbitro alinhou, activamente, na estratégia para não haver mais futebol. Não percebo essa mania de analisar arbitragens apenas com base nos lances de golo/penalty/foras de jogo. É muito fácil inclinar um campo sem errar uma vez que seja nesse tipo de lances.

Cumprimentos.

P.S: vi o jogo no estádio. O que vi na televisão foi, apenas, a repetição do golo do Valdés.

quanto a mim

No lance do golo é como milhares de outros que há num campeonato... é um erro mas não é grosseiro e duvido que , sem repetições ou no estádio alguém o tivesse percebido. Eu a ver no conforto da casa só percebi (e como não estava a ouvir o relato ) quando ao intervalo recebi uma mensagem.

A falta do Maicon sobre o Liedson , sendo ou não falta , penso que o vermelho não se ajusta pois ele não ia com a bola controlada e isolado para a baliza.... Aqui penso que o árbitro falhou.

Quanto ao jogo, foi uma parte para cada um, apesar do falhanço do Falcao na primeira parte o inicio foi claramente vosso...

Na segunda parte o FCP melhorou, e voces baixaram muito (não percebi porque não carregaram , principalmente contra 10)... Acaba por ser justo o resultado

Eu, por acaso, tenho uma

Eu, por acaso, tenho uma percepção contrária... ;)

Ou seja, no lance do golo do Valdés, relamente também não me apercebi de nenhuma irregularidade, mas pelas repetições vê-se que havia fora-de-jogo, logo, tinha que ser anulado, de imediato ou a seguir, não importa (para isso é que defendo as novas tecnologias). Já no da expulsão do Maicon, foi ao contrário: pareceu-me teatro do Levezinho (que desta vez até a mim me enganou... Lol), mas depois vê-se o Maicon, esperto, a mandar um toque com a perna que tinha apoiada no chão (e não com a outra, que seria mais visível) - sendo falta, concordo com a expulsão (é inadmissível anti-jogo num lance isolado, a meu ver). Há ainda uma expulsão perdoada a Maniche, mas como a traulitada foi no Montinho, acho que deveria ter atenuante, o que acabou por suceder... ;)

O Sporting portou-se bem melhor do que eu estava à espera, mas não dá para mais, infelizmente...

Abraço!

no maicon

eu só acho que não era vermelho porque o Liedson não ia isolado para a baliza com a bola controlada, havia defesas ao lado (rolando penso eu) .... Lol a do Maniche, o gajo tem que ser muito burro para arr5iscar nova expulsão depois do jogo do Guimarães....

O Sporting não dá para mais??? olha que dá... precisa é de sangue novo, no banco e no campo ... e já agora na sad.

Tb defendo as novas tecnologias quanto a foras de jogo e afins, mas só aqui . polémica e más decisões haverá sempre