O jornalismo tendencioso | Relvado

O jornalismo tendencioso

 

valter costa diz: "desde que
começaram os problemas financeiros do meu clube, o Vitória de Setúbal, os
jornalistas não dão descanso. O meu maior desagrado vai para um certo site
Maisfutebol que anda constantemente a dizer mal do Vitória. No seu último artigo de
opinião toca de mandar mais uma vez o clube abaixo! O que pensam deste tipo
de jornalismo?"

I Liga:

Comentários [28]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Maisfutebol

Sem querer defender o maisfutebol: o que eles dizem é mal dos dirigentes que o Vitória de Setúbal tem (o que concordo plenamente, aquele Chumbita...), em relação ao Norton de Matos e ao plantel só tenho visto elogios.

É verdade..

De facto o autor deste artigo exagerou nos termos...

No entanto e por se tratar de um artigo de opinião não se deve rotular esta situação como o produto de uma linha editorial "Anti-Vitória de Setúbal".

Acho até que o site em causa é a grande referência do jornalismo desportivo na Internet.

Até pode ser...


...mas no "Sobe & Desce" desse site, o artigo aparece em "Sobe". Para além disso, todos os relvas concordam e dão os parabéns ao Setúbal pela sua classificação.

Caro Valter...

Quando os clubes estão em baixo e com dividas aparece toda a gente a espezinhar. Aconteceu com o Académico de Viseu onde esse mesmo site menosprezou o clube, e deu protagonismo a um certo Sr. Evangelista que até chegou a defender a extinção do clube!

Faz lembrar alguém que se está a afogar, e vem alguém emopurrar mais para baixo de água!

Infelizmente, avcho que a situação do Setubal, é complicada, porque o dinheiro começa a desaparecer e os mercenários também.

Espero que me engane!

OK, concordo...

Mas tenho que admitir que esta até que tem piada:

"Como o treinador confessou no final, não lhe pagam (literalmente?) para dar espectáculo, mas sim para manter a equipa na Liga."

Re:OK, concordo...

exacto.

Porquê, não é verdade ?

Porquê, não é verdade que o Setúbal joga muito à defesa e ninguém consegue aguentar ver os seus jogos ?

Em que parte do artigo que referes há alguma mentira ou imprecisão ?

E realtivamente aos problemas financeiros a gente de Setúbal devia estar preocupada em que a Câmara de Setúbal investisse no apoio à criação de postos de trabalho e não, como vem fazendo desde há muitos anos no apoio ao Vitória de Setúbal.

Parece incrível, mas a região de Setúbal ocupa posições cimeiras em 2 rankings: no ranking do desemprego e no da Liga de Futebol ...

Re:Porquê, não é verdade ?

O distrito sempre foi o nº1 no desemprego, infelizmente.
E a câmara faz como todas as do país, dá terrenos aos clubes.

Quando não se tem assunto

recriasse algo passado, é assim e sempre será.
Quanto ao Vitória de Setubal, ainda mais brilho lhe confere a sua posição sabendo-se destas e outras noticias, que inclusivé foram expressas pelo Treinador Sadino.
Como disse, só lhe confere ao Setúbal muito mais nobreza e vaor, que nestas condições dificeis, esteja nos lugares cimeiros, como um contrapeso.
Parabens Setúbal.

Eu penso...

...que obter óptimos resultados de trabalhadores aos quais não se paga a tempo e horas, existindo no entanto projectos para construir estádio/centro de estágio é exploração. No mínimo são prioridades trocadas. A sorte é que o Vitória tem óptimos profissionais que gostam muito do seu trabalho e preferem esta situação a ficar parados.

Quanto ao artigo do Luís Sobral, não há absolutamente NADA de anormal nele. Nem sequer críticas excessivas. O Vitória está onde está na classificação e assim dá nas vistas e faz com que falem dele. O resto é a constatação da realidade. Se calhar o problema é precisamente esse: a realidade.

Companheiro de armas....luta diferente

Lancei um artigo semelhante acerca do Nacional da Madeira ainda esta semana. Não faria sentido, por isso, estar agora aqui a dizer que não concordava contigo. A verdade é que o teu clube não foi apelidado de "aberração", nem foram ditas mentiras acerca dele.

No entanto, concordo plenamente que o Setúbal tem visto a sua carreira ser de certa forma desprezada, assim como tem sido a do Braga e do Nacional. Mas dizem os entendidos que é tudo por uma questão de audiência. E já agora, sem querer tirar mérito ao Vitória, mas muito pelo contrário, queria dizer que jogadores que não recebem ordenado não significa que deixem de saber jogar futebol, ou que vão para o campo com fome. O Setúbal está onde está porque tem um bom plantel e um grande treinador.

Até acho que o Setúbal é uma equipa que na generalidade é "protegida" pela comunicação social, assim como é o Vitória, o Beleneneses ou a Académica. Raramente vês jornalismo tendencioso contra essas colectividades. Outros não têm tanta sorte...

sim

é verdade sim sr, basta apenas comparar com o braga que anda sempre aí nas bocas do mundo e toda a gente a gabar e a elogiar,nao se tem dado ao vitoria metade do destaque que é/foi dado ao braga.o mesmo se aplica ao Nacional, nao mereceu metade da atençao do que a que dao ao braga...e com isto nao tou a tirar merito nem a criticar o braga, mas ha claramente diferenças de tratamento entre estes 2 clubes que a partida se podem considerar do mesmo nível do futebol portugues....

Não existe jornalismo tendencioso...

...e a prova é que cada vez que o Porto jogava primeiro que o Benfica (tirando o jornal 'O Jogo') a imprensa dava destaque, no dia seguinte, ao estado dos jogadores encarnados, ou a questões de gestão do SLB, em vez do resultado do jogo do Porto, do dia anterior.

Só mesmo neste país.

P.S. Não sou adepto de nenhum destes clubes.

Jornalismo

O Jornalismo em Portugal é de rir!
Julgo que a maioria das pessoas que exercem esta profissão,nunca cursaram qualquer curso de Comunicação Social.Isto pode ser admissível para aqueles que escrevem em jornais de província,mas nunca para os que trabalham em grandes "veículos" de Comunicação Social.Eu sei que,uma das coisas que se ensinam (ía dizer aprendem)em qualquer curso desta área é a isenção e a verdade dos factos! Pelos vistos ensina-se mas não se aprende.É claro que há os artigos de opinião,que não têm nada a ver com notícias ou factos passados.Infelizmente o panorama é triste.Até nos relatos desportivos se consegue perceber de que clube são os comentadores.Há dias li um comentário num jornal ou na televisão,já não me lembro bem,que dizia "A jornalista benfiquista de "A Bola"...
  Isto diz tudo,não?

Jornalismo (?) tendencioso é isto:

Uma luta que merecia mais

Os jogadores do F.C. Porto que estiveram esta noite no Estádio Tehelné Pole foram uns heróis, uns verdadeiros campeões, uns autênticos profissionais dedicados a uma causa. Os Dragões deixaram em Bratislava uma imagem de estirpe elevada e provaram que até na entrega podiam ser superiores ao Artmedia. Infelizmente não foram felizes. À imagem de toda a campanha na UEFA Champions League.

As condições que o F.C. Porto encontrou na capital da Eslováquia foram terríveis. Para além de uma temperatura muito baixa, a equipa de Co Adriaanse teve de lidar com um vento muito forte e instável, que alterou a trajectória da bola em várias situações, e, essencialmente, com um relvado impróprio para consumo, um terreno de jogo que não merece receber partidas da mais importante competição de clubes na Europa.

O F.C. Porto, apesar destas restrições evidentes, não mudou as suas principais facetas. Os Dragões tentaram jogar o seu futebol elaborado, mesmo que as armadilhas do lamaçal não o aconselhassem, procuraram criar perigo com a qualidade e a mobilidade das unidades mais ofensivas e provaram que também conseguem exibir-se em cenários quase dantescos.

Num terreno cujas marcações foram feitas com serrim e no qual o castanho da lama se destacava do verde da relva, foi o F.C. Porto a criar a primeira oportunidade de golo, após um cruzamento de Quaresma que Pepe não foi capaz de dirigir para a baliza. Nos instantes seguintes foi Diego a surgir em posição de remate, numa tentativa bem anulada por Cobej. Pouco depois, após uma confusão motivada por um canto de César Peixoto, a bola viajou pertíssimo da fatalidade, sem que nenhum jogador azul e branco a dirigi-se para o destino mais desejado.

A réplica do Artmedia era muito exigente e reforçava as dificuldades que o F.C. Porto tinha de encarar, mas a partida destacava a maior qualidade do Dragão, um fogo que parecia capaz de derreter o gelo eslovaco e animar as almas lusas que sofriam no recinto e na Invicta.

Na segunda metade, Co Adriaanse lançou Hugo Almeida e reforçou a linha de ataque com um quarto avançado. O F.C. Porto tinha de ganhar para atingir os seus objectivos, por isso não se coibia de arriscar. Com o avançar dos minutos, César Peixoto transformou-se em extremo, o balanceamento ofensivo foi ainda mais claro e o jogo partiu-se. O Artmedia apostou de vez no contra-ataque, o F.C. Porto manteve a crença. Mas não conseguiu marcar o golo que valeria a continuidade nas competições europeias. Os seus atletas mereciam esse prémio.

Re:Jornalismo (?) tendencioso é isto:

Gostas muito desse site.

Mas como peça jornalistica está excelente. Uma visão... digamos diferente... do jogo de ontem...
Até parece que o Porto (e o nabo do Adriaanse) nem mereciam perdem nem nada.
Mais cego é quem não quer ver... Enquanto continuarem a dizer que estiveram bem mas que tiveram azar, não mudam nada e continuam a penar. E os outros agradecem.

Abram os olhos... Antes que percam mais alguma coisa. Na ano passado ainda ganharam uma supertaça portuguesa e uma taça intercontinental. Este ano só mesmo campeonato e taça de Portugal...

Re:Jornalismo (?) tendencioso é isto:

Olha, foi muito dificil fazer o copy paste do site?

Muito cómico

Artigos destes só mesmo no site oficial do clube do Cavalo Marinho.

Li e reli...

Li e voltei a ler e não encontrei mentira nenhuma no artigo do Lampião LUIS SOBRAL apesar de muitas vezes esse patego escrever o que lhe apetece penso que desta vez até foi bastante pouco contundente com a classe dirigente que mora em Setubal. Em contraponto faz os maiores elogios à atitude da equipa!

O Site maisfutebol é dos melhores que temos na net, dá todos os jogos em Directo (tipo relato mas escrito) via web raramente se perde as ligações...ainda no Porto-Sporting estava em Espanha tentei ir pelo sapo.pt e aquilo cada vez que fazia refresh ficava freeze passei para o maisfutebol e a coisa nunca mais BRECOU!

à que dar valor a quem o merece e o site não tem nada a ver com a linha editorial de quem lá escreve.

Parabens MaisFutebol!

Não vi nada demais!

O plantel e treinador do Setubal tem sido elogiados pelos redactores desse site, os dirigentes é que tem sido criticados! Ainda foi ontem, se não me engano, que vi uma entrevista do MaisFutebol a um defesa central do Setubal e em que era dado uma imagem muito positiva daquele grupo de trabalho!
Todavia, não deixo de criticar aqui esse site que de vez um quando editam crónicas absolutamente tendenciosas e facciosas, denotando uma irritante falta de imparcialidade desportiva, qualidade que tem de estar inerente a um bom jornalista, especialmente desportivo!

Vit Set

Atendendo a que o jornalismo desportivo em portugal,é so para os clubes que tem mais adeptos, e atendendo ao numero de adeptos que o setubal teve no final da taça de portugal, entendo perfeitamente que se fale no clube... nao entendo como é que um clube com tantos adeptos está numa situação destas, mas a culpa é dos socios, e mais de ninguem... os dirigentes em setubal nao foram eleitos? e eleitos por quem?

fazedores de opinião

Sem duvida nenhuma que estamos a assistir ao maior branqueamento de imagem desde o 25 de abril de 1974.

- É só reparar-mos na cobertura jornalistica que o vale a azevedo teve quando foi apanhado num escandalo de corrupção !

com o maior caso de corrupção qui cá da europa (171 pessoas envolvidas) com pinto da costa á cabeça ...E NÃO EXISTE NENHUM JORNALISTA QUE FAÇA UMA PERGUNTA SOBRE O CASO APITO DOIRADO AO HOMEM!

Mas continuam semana apos semana a meter-lhe o micro á frente da boca para dizer o que bem entender ...até acusar outros do mesmo!

a alta autoridade para o comunicação social bem estava com medo do oliveirinha comprar 300 milhões de euros em interesses no mundo dos media !

das duas uma ou têm medo da mafia do norte ...ou existe muito capital investido!

Re:fazedores de opinião

esquizofrenia aguda como sempre

3 conclusões

1º - No site mais futebol não há jornalismo. Não há qualquer tipo de imparcialidade e qualquer um que lá escreve deve estar autorizado a relatar todas as babuseiras que o fervor clubistico permite dizer (isto é admissível no relvado.com, temos vários exemplos, mas num site como o mais futebol não deveria ser).

2º - Em Portugal tem-se a mania de castigar e criticar o futebol jogado para o resultado, à excepção de quando se trata de Mourinho , que como Deus que é (para a imprensa portuguesa em geral) pode colocar centrais e médios de cobertura À vontade que em vez de jogar o tão mal falado futebol feio, joga um futebol de contenção fantástico e uma organização fabulosa.

3º - De facto o jornalismo cada vez é mais tendencioso, com uma necessidade premente de inventar ídolos (exemplos de Paulo Bento e Nelson) e a mesma necessidade de encontrar boes expiatórios (exemplo de Rui Nereu que tinha sido ídolo umas semanas antes e de Ricardo que se há de tornar ídolo em pouco tempo).

Re:3 conclusões

Nem mais. Aprovo o que escreves-te na totalidade.

tenho pena em diser isso, mas eles tem rasão

em portugal só á um vitória, e nã é o de setúbal.

Re:tenho pena em diser isso, mas eles tem rasão

Tens a certeza?

Re:tenho pena em diser isso, mas eles tem rasão

pa proxima epoca é k s kalhar so ha um vitoria na 1ª liga, e é o de setubal ;)