O jornal perfeito... | Relvado

O jornal perfeito...

 

DevilEagle pergunta ainda: "acham que será possível, e até que ponto viável, haver um jornal com menos periodicidade, ou uma revista mensal, apenas dedicada ao futebol juvenil a nível nacional, ou apenas ao nível de cada distrito? Sei que no distrito de Lisboa existe o Desporto Jovem, um semanário totalmente dedicado às camadas jovens, mas não sei se tem expressão em termos de tiragem."

I Liga:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

OJOGO...o jornal perfeito

Fala do FCP, do Benfica e do Sporting na mesma proporção...

Fala sobre as restantes equipas da Superliga e II.

Trata de futebol juvenil...

Trata das modalidades amadores

Não é um jornal Especulativo, como Records e afins...

Quando uma equipa portuguesa obtem bons resultados vêm na Primeira Pagina, não fazem como Records e Abolas...

Tem uma capa para a edição norte e uma capa para a edição sul...mas o conteudo é o mesmo...

Tem 3 arbitros a discutir os lances dos jogos...

...e muito mais haveria para dizer...

OJOGO , o meu diario imprescindivel...

Acho que estão bem...

Acho que uns jornais desportivos estão bem...

Apenas acho que deveriam sofrer umas alterações nas crónicas, principalmente no jornal "A BOLA" que pôs uma "coisa" com o cerbero ligado aos intestinos a escrever crónicas.

A crónicas deviam ser "filtradas", de forma a centrar-se unica e exclusivamente nos assuntos do clube do qual escrevem, seguindo a lógica d'A Bola que têm 2 jornalistas e uma "coisa" a escrever sobre cada um dos "grandes".

Abraços

Sul Desportivo.

Só trata de futebol amador e de futebol juvenil.
Todas as semanas dão destaque a uma equipa, e fazem umas entrevistas nessa equipa.
E olhem que conheço pessoal que quando sairam no jornal, compraram 50 exemplares.
Para dar ao amigos.

Democratização da Informação

Não creio que hoje em dia se pense em imparcialidade a nível editorial, isto porque o Homem tem necessariamente um espírito crítico e interventivo (o que não quer dizer que seja sempre correcto), portanto penso que a proximidade à informação isenta se poderá apenas fazer dando liberdade aos jornalistas, permitindo-lhes trabalhar sem qualquer tipo de censura. Depois, a chamada selecção natural fará o resto, separando o trigo do joio. Obviamente que qualquer jornalista sabe que é diferente escrever para o órgão oficial do Benfica e para o O Jogo, por exemplo.
Em Portugal coloca-se ainda a questão de três clubes ocuparem 90% do espaço e tempo dedicado ao desporto nos media, mas aí dou razão aos que falam da necessidade de lucro rápido em qualquer empresa. Todavia, creio que esta questão, com a democratização das novas tecnologias da comunicação, tornou-se menos grave. Eu, por exemplo, sou adepto do Sc Beira-Mar (só) e, sentindo haver uma lacuna referente ao meu clube, criei um blog que até já tem alguns leitores regulares (www.beiramar.pt.to), contribuindo assim para tapar o buraco criado por essa disparidade nos media (e não só na imprensa).

Perfeito perfeito

Penso que seja dificil,por muito bom que se fassa,nunca será do agrado de todos.Mas como eu idealizo um jornal perfeito:Primeiro do que tudo,que seja isento de clubismo.Que trate todos os clubes da mesma forma.Que não se dedique totalmente ao futebol,pois o desporto também contempla outras modalidades.E o quanto é importante para o desemvolvimento das outras modalidades o jornalismo (nisso tenho que dar os parabens ao jornal "O Jogo",pelo acompanhamento que faz às ditas modalidades).Penso que se há segunda-feira fizessem uma edição mais alargada (mais páginas),poderia perfeitamente contemplar o futebol desde o escalão mais alto(superliga)até ao mais baixo(iniciados),não esquecendo o feminino e o amador,contemplava o futebol internacional,e as restantes modalidades tanto a nivel nacional como internacional.Outro dos grandes erros que cometem,é apresentarem no mesmo dia a mesma entrevista com a mesma pessoa.Ora,se os 3 jornais se encontram nas instalações de um clube,se o jornal X vai entrevistar o agente X,o jornal Y tenta entrevistar o agente Y,e o Z entrevista o Z.Vai acontecer que no dia que as entrevistas sejam publicadas,o adepto(s) do(s) clube(s)em questão,ao se apanharem com 3 entrevistas diferentes, eventualmente comprariam os 3 jornais.Outra das coisas a mudar era praticamente todos os colonistas,se eles dessem uma vista de olhos aqui pelo relvado.com,poderiam levar com a certeza que não ficavam a perder,antes pelo contrário,relvinhas como o Atlético,Fanta,End,Nelson,Nunosribeiro,Plo,Samy,Paulo Verde,Carriço entre outros,que juntamente com mais meia dúzia que se aproveitam nos 3 diários,era sinónimo de crónicas de boa qualidade.

jornais

*um jornal nao deve criar polemicas

*um jornal nao deve mentir (por exemplo: no inicio de epoca, diziam que o mccarthy estava a fazer jogos extraordinarios e que era o melhor em campo; ou sou sego ou nao sei...)

*um jornal nao deve favorecer a clubite

*um jornal nao deve falar melhor de um clube ou de outro

*um jornal nao deve falar da arbitragem; tem de seguir sempre o que diz a liga de arbitros sobre os assuntos.

*um jornal nao pode dizer se o arbitro teve razao, ou nao, em tomar uma decisao.

*um jornal nao pode ter opinoes

*um jornal portugues tem de se interressar em todos os clubes, todos os jogadores e todos os arbitros portugueses do mundo

*um jornal desportivo tem de falar sobre todos os desportos e sobre todos os clubes, assossiacoes ou selecoes que se destaquem

*um jornal desportivo tem de falar de desporto sem falar de assuntos que pode criar polemicas quando nao ha motivo para isso

*um jornal tem de publicar todos os pontos de vista, todas as declaracoes das pessoas que estao envolvidas num assunto. se so se fala do ponto de vista do reporter, é uma falta grave. se houver so as declaracoes de umas pessoas e nao de outras, é uma falta grave.

*o jornal desportivo existe para falar de desporto, para comentar as competicoes; e nao para criticar ou destacar pessoas quando nao se deve

*um jornal desportivo tem de criticar TODO O ANTIDESPORTIVISMO.

Não concordo.

Não concordo nada com isto. Um jornal é, antes de tudo, uma entidade com espírito crítico e inteligência, e se não se portar cmo tal, mais vale a pena não existir.

Jornal perfeito ...

simplesmente acho utópico e não rentável.

Como já disse aqui anteriormente aqui, os jornais são públicos e têm que vender o que as pessoas compram, e não aquilo que deveria ser. A divulgação das outras modalidade, e mesmo das camadas jovens, terá sempre por passar por publicações especializadas, e essas as pessoas que realmente gostam vão comprar, como por exemplo a revista "7 Metros" de andebol. Estas revistas é que poderiam fornecer conteúdos sobre a formação, bem como alongarem-se na sua especialidade.

Relativamente à periodicidade, simplesmente acho que Portugal, com futebol apenas ao fim de semana, e principalmente na pausa de verão, NÃO TEM MERCADO para 3 jornais desportivos diários. Por isso é que os jornalistas arranjam as novelas para as contratações, os espirros dos jogadores, porque se não tiverem nada de novo para anunciar, o jornal não vende, e se não vende, não pode pagar aos funcionários.