Jogadores demasiado jovens | Relvado

Jogadores demasiado jovens

 

O maior diz: "o Barcelona
contratou o jovem argentino Erik Lamela de, pasme-se, 12 anos! O
Boa-Morte nunca jogou nos séniores do Sporting; o Tinaia e o Severino foram
desviados do Porto ainda juniores; o Arsenal «roubou» ao Barça o Cesc com 16
anos... Os jogadores estão a ser transacionados cada vez mais cedo. Isto não
acabará com a formação nos clubes? Deve a FIFA impôr uma lei sobre esta
situação? Assim não vale a pena formar. O jogador não chega a atingir a
plenitude dos seus recursos e a sua valorização reverte a favor dos
tubarões..."

I Liga:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Quem vi eu por terras londrinas...

...o jovem Petit, vulgo Yossuf, que na companhia de Ednilson fugiu do Bessa para o Roma.
Actualmente esta a jogar - muito pouco nem convocado e - no Reading, que esta nos lugares cimeiros da Coca-Cola Championship ( a nossa Diisao de Honra ). Na semana passada ia em primeiro antes de receber o Burnley.
Na semana passada vi in loco o estadio do Reading, recentemente construido, e que me impressionou veradeiramente. Reading conhecida pelo seu festival de musica.
Voltando ao assunto em discussao este jovem que fugiu para a Roma estava eu pacatamente a comprar umas cucas para a viagem de regresso a casa depois de um dia a calcorrer as ruas e metro de Londres toca-me nas costas para me cumprimentar...Como o mundo e pequeno. Nessa noite ja tinha estado a falar com um tuga ligado ao mundo da bola que estava em Windsor. O guineense cheioo de dentes de ouro nos dentes deu cabo de uma bela carreira e mais ainda quando assinou pelo Braga e pelo Benfica e depois nao pode jogar em nenhuma destas equipas tendo ido parar sem sucesso algum ao Salgueiros.
Ja agora o Reading tem na mesma divisao historicos como o Ipswich, QPR, West Ham, Sunderland, Leicester, Milwaal, Leeds, Coventry, Wolves ou Nottm Forest.

Cristiano Ronaldo

Foi para o Sporting com uns 11 anos. Isto implicou uma mais valia qualquer para o clube onde ele estava...

Claro que uma coisa é vir das ilhas para o continente (mesma lingua, etc), e outra diferente é mudar de Inglaterra ou da Argentina para Espanha com uma idade dessas...

Desde que os pais dos jogadores assinem

O contrato nada há a fazer. É chover no molhado estar a tentar arranjar outra solução para o caso.

É a lei do mais forte

O que se passa é que os clubes ricos, são cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres.

Em Portugal por exemplo, a única maneira de fazer lucro é rentabilizar os seus jogadores (formação) para depois exportar a peso de ouro

Ao contrário, os grandes clubes (Real Madrid, Manchester), podem dar-se ao luxo de comprar os diamantes que os clubes mais pobre lapidam

E os títulos vão para quem?

trabalho infantil

Acho muito estranho que se possa transaccionar os direitos sobre um futuro contrato de trabalho de um menor.

Um mercado a funcionar correctamente é uma coisa que aprecio ver, mas entendo que deve haver limites, e neste caso, supreende-me que não se considere que os limites existentes no que toca a trabalho infantil estão a ser ultrapassados.

NL

Concordo , mas ...

... e os artistas de circo ?
É complicado ! O desporto é uma arte , é uma profissão ? O que é ?
Poderá ser considerado trabalho ou os clubes poderão alegar simplesmente que se trata de "formação remunerada" ? Se fosse fácil , já tinha sido feita uma legislação ...

Nem mais

Legislam sobre tudo e mais alguma coisa, mas o caso do futebol é um aparte (para os empresários principalmente), onde jovens e adolescentes em idade de escola são tratados muitas vezes como mercadoria até poderem render aquilo que "prometiam". Veja-se o caso das crianças fazerem filmes, séries e telenovelas: Portugal, por si, criou uma legislação própria no código do trabalho onde são velados os interesses das crianças.

Só para corrigir...

É Zeferino e não Severino.

Sobre o assunto, o clube formador tem sempre direito a uma compensação... e convém não esquecer que o clube que vai "buscar" os jogadores também corre o seu risco pois investe alto em jogadores sobre os quais não há certezas... e na maior parte das vezes estes negócios saem mesmo furados.

Por alguma razão os clubes começam desde muito cedo a fazer contratos profissionais com os atletas que consideram mais promissores, para evitar que saiam do clube por "tuta-e-meia".

Aliás, nestas coisas pode até dar-se o caso de irem buscar um jogador, e esse não dar nada e o jogador a quem esse estava a travar a evolução ao tapar o lugar, vir a ser um valor seguro no futuro... isto não é uma ciência exacta... há sempre riscos e todos têm de estar dispostos a corrê-los.