Invariavelmente pobres... | Relvado

Invariavelmente pobres...

 

Jose Alberto Lopes diz:
"somos tristemente um país que quer mostrar valor ignorando a realidade.
Ganhamos a organização do Euro 2004 e construímos 10 malditos estádios, piorando a já grave situação económica e social. Temos que nos
convencer de que não podemos começar uma construção pelo telhado. Antes dos
estádios, devíamos ter equipado o país com gimnodesportivos de qualidade para
fomentar devidamente a prática desportiva, nascendo naturalmente
os campeões que procuramos. Assim, somos invariavelmente pobres... Porque não
se investe nos escalões de formação de todas as modalidades
desportivas, em vez de canalizarmos todos os fundos e investimentos só para o
futebol?"

I Liga:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Os estádios não foram o mal maior !

Penso que o problema mais grave dos estádios foram a quantidade e a sua localização. Seria possível realizar-se um campeonato Europeu com menos dois estádios, infelizmente gastaram-se mais uns milhões em algo que se sabia que daria prejuízo devido á sua pobre rentabilização. Esse foi o maior mal e não a realização do Euro ao qual eu acredito que Portugal tirou e ainda está a tirar dividendos desse evento.

Preocupa-me muito mais o esbanjar de dinheiro por exº como já aquí alguém mencionou, o novo aeroporto da OTA, segundo os especialista a localização é pobre, a execução da obra extremamente difícil o que fará aumentar exponêncialmente o valor, e como todos os orçamentos do estado têm derrapagens astronómicas... resumindo, é grave e infelizmente, é "só" mais um !

Re:Os estádios não foram o mal maior !

E tens a certeza de que se Portugal tivesse proposto 8 e não dez estádios teria ganho a realização do Euro 2004? É evidente que não e os jornalistas do costume vêm sempre falar do que não sabem!

Euro 2004

Ponto 1: o Euro 2004 pagou-se a si próprio. As receitas financiaram a totalidade dos Estádios. As despesas adjacentes (de melhoração de vias de comunicação e zonas circundantes dos estádios) contribuem para todos os cidadãos, por isso seria injusto estar a coloca-las entre as despesas do Euro 2004.

Ponto 2: concordo plenamente que se motivem os jovens para fazer desporto. A prática de desporto por si só afasta os jovens de outros maus caminhos, motivando-os para algo.
As infra-estruturas existentes para o futebol juvenil são boas. Tudo o que é cidade/vila/aldeia deste país tem um clube com escalões de formação.
Quanto às restantes modalidades...eu não tenho o mínimo interesse nelas, admito. E penso que a maioria dos jovens também não. Daí que a utilidade de se criarem infra-estruturas seja diminuta.

Agora o que eu não consigo perceber é o que é que o Ponto 1 e o Ponto 2 tem em comum.
Não podes por o Euro 2004 e a criação de infra-estruturas para modalidades amadoras no mesmo saco.
O Euro 2004 é muito mais que futebol. É um evento de enorme projecção internacional que, quer queiras quer não, contribuiu para colocar Portugal no mapa. Durante um mês o nome de Portugal foi referido diariamente na imprensa de todo o mundo, e isso é algo que é praticamente impossível fazer (a não ser por razões negativas, como desastres naturais, etc).

Por isso, visto os benefícios que trouxe para Portugal, e pelo facto de ter dado lucro, o Euro 2004 foi excelente.

Quanto à formação nas modalidades amadoras...duvido que seja viável. A mentalidade do país está claramente virada para o futebol e a criação de gimnodesportivos para as demais modalidades não seria, por si só, motivo para os jovens aderirem.
A falta de adesão resultaria num prejuízo que se acumularia ano após ano em tudo o que era gimnodesportivo por esse país...e rapidamente alguém iria propor um artigo neste forum a perguntar o porquê de se criarem tantas infra-estruturas para estarem às moscas...

A extemporaneidade editorial do Relvado

Parece que o Governo Português começa a abrir os olhos para a realidade desportiva nacional e decidiu canalizar verbas, provenientes do Euromilhões, para a promoção da prática desportiva, o fomento do desporto escolar, o movimento associativo e os apoios à alta competição e ao projecto olímpico.

Ontem mesmo apareceu uma notícia referente a isso nos jornais e até mesmo aqui no relvado.com - Mais dinheiro para o desporto, mas não para o futebol!

Prontos.. Mais um que vai ouvir...

Entao somos pobres?
Entao nao investimos em formação
Entao os estadios sao malditos?
Entao isto..
Entáo aqil..

Eu nao sou daqueles que diz que esta tudo bem.Nao sou ignorante. Nao ignoro que há muita coisa mal.

Mas tu já reparas te nas coisas injustas que disseste?
Entao nao se investe em formação?
Mas nós Portugal somos a Seleção Europeia mais temida mesmo á frente da França..O Ultimo apuramento dos Sub 21 foi marcado pela excelencia e nao houve uma única equipa europeia que nos ganhasse... connosco perdem e perdem outra x se jogarem connosco e somos a melhor equipa de sub 21 desta europa que teima em considerar a escola Francesa como a melhor..
Quando Portugal é capeao em sub 16, sub 17, sub 20, sub 21,
Fata nos algo a nivel de seleção AA mas a ultima final do Capmp. Europa mostrou ao mundo o fruto de todo o trabalho a nivel de formação que tem sido feito nas ultimas duas decadas.Pois a formação nunca é um investimento que colhe frutos a curto prazo e o esforço que tem sido feito em formação no nosso pais tem sido comparativelmente com outros paises o melhor e o maior.
Agora, aparece me aqui este comentario a dizer que nao há formação.
Que formação há em Espanha?
Que formação há na Alemanha?
Que jovens valores ves tu por ai?
Quem foi eleito o melhor jovem futebolista do mundo?
Quem tem jogadores nas melhores equipas no mundo?
Somos nós...
Nós...Nós...Nós...Nós...e mais nós..

Parem de nos auto criticar quando nao tem razao.
Parem de se autominimizar.
A nivel de formaçáo nao aprendemos nada com ninguem..
Que mentalidade de gente pequena...de pessoas frustadas, que só sabem criticar, de dizer que os outros sao os melhores, As vezes sinto que podiamos ganhar 5 vezes a liga dos campeos, 3 campeonatos do mundo que esta gente acabava sempre por dizer que somos piores que os outros...

É CURIOSO QUE APENAS NÓS PENSAMOS ASSIM.
falo com colegas meus franceses e eles nao ligam nada ao campeonato frances e apenas acompanham o nosso e o ingles e o italinao.
Chegam mesmo a dizer que o nosso pode nao ter as estrelas dos outros mas o nosso é o mais emocianante.
Como tal tenho orgulho no meus pais , no meu clube e nao me identifico esta tua opinião.
Espero que te faça mudar de ideias porque acho que neste aspecto nao tens razao.

Força Portugal. Amo a minha Terra.

Re:Prontos.. Mais um que vai ouvir...

Apoiado!! é so desgraçados parecem que so vêm TVI!!
eu nao trocava o nosso pais por nada...

zzzzz

mas o mais triste é que este cromo nunca cá escreveu nada e agora vem para aqui com este artigo..

Mas Prontos...

Viu se a adesão que teve este artigo...

Viva a nossa Terra..
Abaixo a TVI

Estádios são o mal?

Eu fico mais chateado com o facto de se andarem a desviar voos do Porto para Lisboa para justificar a construção de um novo aeroporto.

Isso sim é um mal para o país...

E depois investigue-se quem é que detém propriedades na OTA...

Fico mais preocupado com o facto de durante 30 anos o Estado Português ter injectado milhões de contos nas barragens de Cahora Bassa, e agora que aquilo tem lucro ( já dava mas arranjavam maneira de não dar ) Moçambique conseguiu que aquilo passasse definitivamente para as suas mãos, por uns míseros 1800 milhões de euros... e mais uma vez cabe perguntar porque é que o Estado Português aceita DAR aquilo assim sem mais nem menos...

Quanto aos gimno-desportivos de qualidade...
Se todas as escolas abrirem os seus pavilhões ao público porque afinal aquilo é de todos, essa questão não se põe...

Voltando aos estádios, relembro que o Centro Cultural de Belém custou mais que a comparticipação do Estado em todos eles... E enquanto estádios levam milhares de pessoas, o CCB leva o que se sabe... E diga-se que aquilo não é para todos...

O Euro2004 deu uma excelente imagem a Portugal, trouxe milhares de turistas ao País e permite também a futura utilização desses recintos noutros eventos, que podem ir desde o fenómeno desportivo ao cultural, com a realização de concertos.

O futebol é o ópio do povo...
Não adianta dizer que se deve canalizar mais verbas para outros desportos, dado que esses não têm a dimensão deste.

Basta confrontar o número de clubes de futebol com o número de clubes de outras modalidades...

Cumprimentos,
MrTaz

Investir

Acham que vale mesmo a pena discutir este assunto? Como diz o articulista : -"Somos tritemente um país..." e "..somos ínvariavelmente pobres...". O que há mais para dizer?

Realmente

há neste país muitas coisas que estão mal e esse exemplo á apenas um entre muitos.