Inoperância ou falta de vergonha? | Relvado

Inoperância ou falta de vergonha?

 

noko diz: "árbitros, dirigentes, autarcas e
outros implicados no processo "Apito Dourado" continuam no activo. O pleno
exercício das funções não augura que algo tenha mudado na conduta que o
Ministério Público diz ter sido criminosa. Os suspeitos de corrupção ou tráfico
de influências formalmente acusados deviam ser afastados preventivamente. O que
acham desta situação? A própria justiça devia reivindicar o afastamento ou devem
ser as próprias entidades visadas a tomar a atitude de afastar as pessoas dos
cargos onde supostamente prevaricaram? Quanto aos árbitros, para além da questão
ética, terão condições psicológicas, mesmo que sejam inocentes, para apitarem um
jogo?"

I Liga:

Comentários [56]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Fátima Felgueiras

No que diz respeito a esta autarca, que depois da polémica "Saco azul" FUGIU para o Brasil, e ainda por cima dizendo-se inocente (lol), e volta a Portugal sem ter medo de ser presa (infelizmente a nossa lei permite, desde que se concorra ás autarquias (mas isto não é o cúmulo da palhaçada?)),
já não digo nada!!!

Aconselho uma leitura atenta ao "GOLPE DE ESTÁDIO" escrito pelo jornalista Marinho Peres, e datado de 1996 e publicado em 1996.

De certeza que haverá por aqui pessoal que tenha o link para o artigo.

Errata


Acho que foi publicado em 1998

paraty ameaça

"É altura de esperar calmamente os aviões bombardearem para depois fazer levantar os meus "

estranhamente esta noticia é avançada pela abola on-line e depois retirada...muito estranho!

Re:paraty ameaça

Deviam todos ir pro iraque

Re:paraty ameaça

LOL

Andou a ver o Pearl Harbor ontem à noite..

Também é uma valente porcaria.. o filme :P

FC Porto pode descer de divisão



Luis Vieira

O FC Porto arrisca descer à Liga de Honra caso seja condenado em tribunal por prática de corrupção da equipa de arbitragem.

Segundo noticiou ontem o jornal ‘Expresso’, Ana Cláudia Nogueira, juíza de instrução do processo ‘Apito Dourado’, escreveu em despacho que pessoas próximas de Pinto da Costa (Reinaldo Teles e o empresário António Araújo) pagaram favores sexuais ao árbitro Jacinto Paixão e aos assistentes José Chilrito e Manuel Quadrado para beneficiarem o FC Porto no jogo com o Estrela da Amadora, relativo à 19.ª jornada da época passada. Os ‘dragões’ lideravam já a classificação com 11 pontos de avanço quando receberam o Estrela, a 24 de Janeiro de 2004, tendo vencido por 2-0, com dois golos irregulares, uma vez que os seus autores estavam em posição de fora-de-jogo. As conclusões da juíza baseiam-se em escutas telefónicas de conversas entre Pinto da Costa e o empresário António Araújo, bem como em depoimentos dos elementos envolvidos.

O regulamento Disciplinar da Liga é claro e em casos como este a pena é a descida de divisão. No artigo 51.º, relativo a corrupção da equipa de arbitragem, pode ler-se que o clube infractor é punido com “baixa de divisão” e “multa de 50000 a 200000 euros”. Ou seja, caso o FC Porto seja de facto condenado por corrupção aconteceria o impensável e o actual campeão nacional e europeu teria de disputar a Liga de Honra.

No entanto, existe o risco de que, mesmo havendo uma condenação em tribunal pela prática de corrupção, esta não tenha consequências a nível desportivo. Esta é pelo menos a tese defendida por José Manuel Meirim, especialista em Direito Desportivo. Para este jurista, o facto de a Comissão Disciplinar (CD) da Liga não ter ainda instaurado qualquer inquérito aos agentes envolvidos no ‘Apito Dourado’ pode levar a que os eventuais ilícitos cometidos já tenham prescrito quando for conhecida a sentença.

“Esperava-se que já tivesse havido abertura de processos disciplinares por parte da Liga e da FPF para indagar da existencia de ilícitos, mas nao houve e corre-se o risco de, no final do processo criminal e tendo em conta a demora da Justiça, a infracção disciplinar se encontrar prescrita”, afirma Meirim.

De acordo com o n.º 2 do artigo 16.º do Regulamento Disciplinar da Liga, nas infracções disciplinares muito graves há “um prazo de prescrição de cinco anos sobre a data em que a falta tenha sido cometida”. Por outro lado, o n.º 6 do art.º 6.º diz que a CD só é obrigada a “instaurar procedimento disciplinar” caso haja uma “decisão judicial condenatória transitada em julgado pela pratica de infracção que revista também natureza disciplinar”. Ou seja, só depois de a sentença ser definitiva e sem direito a recurso (no limite, estamos a falar de uma sentença do Supremo) a CD é obrigada a abrir processo. E nessa altura poderá ser tarde e os crimes terem prescrito, até porque se prevê uma longa batalha jurídica.

Já fonte próxima da CD da Liga garantiu ao CM que nesta fase não é possível instaurar inquérito disciplinar. “Qualquer procedimento disciplinar seria prematuro e não teria fundamento legal porque a prova assenta em escutas cujo teor a CD desconhece”, defende a nossa fonte.

Refira-se contudo que o número 5 do artigo 6.º do regulamento permite que a CD instaure processo disciplinar mesmo que haja “aplicação de penas criminais ou sanções administrativas”.

DESPACHO DA JU]IZA TRAMA PINTO DA COSTA

O despacho que a juíza do ‘Apito Dourado’, Ana Cláudia Nogueira, deu após os interrogatórios ao árbitro Jacinto Paixão e respectivos auxiliares, ao qual o ‘Expresso’ teve acesso, diz que Pinto da Costa é pessoalmente responsável por ofertas a àrbitros, incluindo prostitutas. Segundo o semanário, Jacinto Paixão confessou que foi ‘presenteado’ com serviços de prostituição após o FC Porto-E. Amadora (2-0), do ano passado. Contratadas pelo empresário António Araújo, também ele arguido, as prostitutas terão sido apresentadas aos árbitros, no dia do jogo, após um jantar pago pelo dirigente portista Reinaldo Teles. Em tribunal, os árbitros negaram saber que as prostitutas – receberam 150 euros cada – tenham sido pagas por pessoas ligadas ao FC Porto, mas a juíza parece não ter tido dúvidas em considerar Pinto da Costa o responsável.

"PODERES PÚBLICOS NÃO SE METEM COM O FUTEBOL"

José Manuel Meirim, especialista em Direito Desportivo, critica posição da Liga.

Correio da Manhã – Defende que a Comissão Disciplinar da Liga abra processos aos arguidos do ‘Apito Dourado?

João Manuel Meirim – Sim. Este caso tem duas vertentes, uma ao nível do direito penal e outra ao nível disciplinar, no âmbito da Liga. A primeira está a evoluir, mas a segunda não. Esperava-se que houvesse abertura de processos disciplinares.

– Porquê?

– Porque se corre o risco de no final do processo criminal a infracção disciplinar se encontrar prescrita, sendo que o prazo é de cinco anos. O Regulamento Disciplinar da Liga só obriga a instaurar inquérito quando houver sentença transitada em julgado, sem hipótese de recurso, mas tendo em conta a demora da Justiça poderá ser tarde.

– Defende uma intervenção do Estado?

– Sim. A Liga tem um poder disciplinar qualificado pela lei como de natureza pública e, portanto, o Governo, nomeadamente o responsável pelo Desporto, já devia ter perguntado à Liga por que motivo não o exerce. Abrir o processo já contaria para efeitos de prescrição e se não o fizerem estão a violar o estatuto de utilidade pública desportiva.

– Na sua opinião, por que motivo o Estado não age?

– Há uma omissão dos poderes públicos para não se meter os com poderes do futebol.

REGULAMENTO DISCIPLINAR DA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL

Artigo 6.º

(Autonomia do regime disciplinar desportivo)

2. As pessoas singulares serão punidas pelas faltas cometidas durante o tempo em que desempenhem as respectivas funções ou exerçam os respectivos cargos, ainda que as deixem de desempenhar ou passem a exercer outros.

4. A Comissão Disciplinar, oficiosamente ou a instâncias de qualquer interessado, deverá comunicar ao Ministério Público e demais entidades competentes as infracções que possam revestir natureza criminal ou contra-ordenacional, sem prejuízo da tramitação do processo disciplinar desportivo que, por esse facto, não deverá ser suspenso.

5. A aplicação de penas criminais ou sanções administrativas não constitui impedimento, atento o seu distinto fundamento, à investigação e punição das infracções disciplinares de natureza desportiva.

6. O conhecimento pela LFPF de decisão judicial condenatória, transitada em julgado, pela prática de infracção que revista também natureza disciplinar, obriga à instauração de procedimento disciplinar, excepto se o mesmo já estiver prescrito.

Artigo 16.º

(Prescrição do procedimento disciplinar)

1. O direito de exigir responsabilidade disciplinar prescreve ao fim de três anos, um ano ou um mês, consoante as faltas sejam, respectivamente, muito graves, graves ou leves, sobre a data em que a falta tenha sido cometida, salvo o disposto nos números seguintes.

2. Se o facto qualificado de infracção disciplinar for também considerado infracção penal, o prazo de prescrição será de cinco anos.

3. A prescrição interromper-se-á no momento em que é instaurado o procedimento disciplinar, voltando a correr o prazo se aquele permanecer parado mais de dois meses, por causa não imputável ao arguido.

4. O prazo da prescrição começa a contar-se desde o dia em que o facto ocorreu.

5. Trinta dias após a realização de um jogo, considera-se o seu resultado tacitamente homologado, pelo que, quer os protestos sobre qualificação de jogadores quer as denúncias de infracções disciplinares admitidos e feitos depois daquele prazo não terão quaisquer consequências relativamente a esse jogo e na tabela classificativa, ficando os infractores unicamente sujeitos às penas disciplinares previstas e aplicáveis para os ilícitos que vierem a ser provados.

Artigo 51.º

(Corrupção da equipa de arbitragem)

1. O Clube que, através da oferta de presentes, empréstimos, promessas de recompensa ou de, em geral, qualquer outra vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer elemento da equipa de arbitragem ou terceiros, directa ou indirectamente, solicitar e obtiver, daqueles agentes uma actuação parcial por forma a que o jogo decorra em condições anormais ou com consequências no seu resultado ou que seja falseado o boletim do encontro, será punido com as seguintes penas:

a) Baixa de divisão;

b) Multa de 50.000 euros (cinquenta mil euros) a 200.000 euros (duzentos mil euros)

Artigo 151º – A

(Corrupção da equipa de arbitragem)

Os árbitros e árbitros assistentes que solicitem ou aceitem, para si ou para terceiros, directa ou indirectamente, quaisquer presentes, empréstimos, vantagens ou, em geral, quaisquer ofertas susceptíveis, pela natureza ou valor, de pôr em causa a credibilidade das funções que exercem são punidos com a pena de suspensão de dois a dez anos.

Este noko

diz que adora o desporto, mas nunca o vi a comentar desporto so politica. Nao es um fan es um ferrenho anti porto. Um psicologo diria muito sobre ti, será que ha repressoes homossexuais?

Será!!

"Um psicologo diria muito sobre ti, será que ha repressoes homossexuais?"

Diz-nos tu!!Será que sabes algo que mais ninguem sabe...

Re:Será!!

Sei estudo psicologia lol

enoja

e enjoa

Off-Topic: Um pouco de humor

O blog Apre apresenta em 1ª mão a solução para o Totonegócio acabar de vez com as dividas dos clubes: o novo TOTOBOLA terá um sucesso tão estrondoso, que em comparação, os prémios do Euromilhões vão parecer trocos de algibeira!

APOSTA 1: Quando será o próximo frango do Ricardo?
1- É já a seguir no próximo jogo da Selecção.
X- É já a seguir no próximo jogo do Sporting.
2- Ele não dá frangos, só é mal batido às vezes. Respeitem-no!

APOSTA 2: Nesta jornada o Processo Sumaríssimo vai para:
1 -O Sporting antes dum derby, despenalizando-o 32 jornadas depois.
X -Simão, mas por uma insignificância que não implique castigo.
2 -Qualquer jogador Portista que alivie uma comiçhão no baixo ventre.

APOSTA 3: Qual será a nova faixa dos NN Boys nesta jornada?
1 -Só pagamos o Mantorras quando o Alverca descer aos distritais.
X -Viva a APAF e o Cunha Leal.
2 -Com àrbitros destes ninguém pára o glorioso, tirando o Setúbal, o Gil...

APOSTA 4: Em que Estádio jogará o glorioso na próxima deslocação?
1 -No estádio do adversário.
X -Num estádio à escolha dos dirigentes encarnados.
2 -No concelho com mais benfiquistas do País, tirando o conselho de arbitragem.

APOSTA 5: Qual será o clube vitima de estupro nesta jornada?
1 -O Belenenses por já estar habituado à Cruz que tem no emblema.
X - O que receber o Slb na proxima jornada, castigando a sua estrela.
2 - Os àrbitros erram sem querer. Respeitem a APAF!

APOSTA 6: Nesta semana, qual será a noticia bombástica da TV4?
1 -O Passivo do glorioso desaparece com 2.181.208 cheques carecas despenalizados de 149€; Vieira e Veiga são internados com tendinites.
X -Adepto Transmontano vem de burro assistir aos 5 golos de Mantorras em jogo treino contra a equipa B.
2- Vieira e Veiga garantem à PJ que venceram o titulo de forma honesta.

APOSTA 7: Quais os àrbitros nomeados para jogos dos 3 grandes?
1 -Os dum grupo com Bruno Paixão, Hélio Santos e Pedro Proênça.
X -Os dum grupo com os 13 àrbitros, que são adeptos benfiquistas.
2 -Os dum grupo com os 13 àrbitros, (dos 26), que são sócios benfiquistas.

APOSTA 8: Como será esta época a campanha europeia dos 3 grandes?
1 -O Sporting é favorito na T.UEFA, desde que o Ricardo jogue no banco.
X -O Fc Porto deixa de ser Campeão Mundial, mas vende o C.Peixoto por €20 milhões ao Dinamo de Moscovo.
2 -Já era prestigiante para o glorioso, ser goleado por menos de 7-0.

APOSTA 9: Quando será o 1º cartão vermelho para um adversário do Slb?
1 -À sua primeira falta.
X -Quando ficar com a camisa desfraldada.
2 -Por 'simular' dor, após sentir na pele os pitons do Ricardo Rocha.

APOSTA 10: O primeiro golo do glorioso será obtido através:
1 -De um livre obtido por uma simulação.
X -De um fora-de-jogo claro.
2 -De um penalty completamente ridiculo.

APOSTA 11: Quando será mostrado um amarelo a um jogador do Slb?
1 -Quando Petit fizer a 34ª agressão homicida.
X -Quando Simão simular a 29ª falta.
2 -Nunca, que absurdo.

APOSTA 12: Quando será anulado um golo ao adversário do glorioso?
1 -Quando aquele der o empate ao adversário.
X -Quando aquele der a vantagem ao adversário.
2 -Em qualquer circunstância, era o que faltava marcarem golos ao Slb.

APOSTA 13: A expulsão 'por palavras' do adversário do glorioso será?
1 -Assim que um jogador adversário espirre.
X -Logo que um jogador adversário olhe para ao àrbitro.
2 -Não há necessidade, recorre-se ao Super 14.

SUPER 14: Golo da vitória do glorioso alcançada:
1 -Por Tomasson a passe do Riquelme.
X -Após tabela entre o fiscal de linha e o àrbitro.
2 -Através de um vôo rasante do milhafre ilegal espanhol.

in blog do Apre

Re:Off-Topic: Um pouco de humor

"Adepto Transmontano vem de burro assistir aos 5 golos de Mantorras em jogo treino contra a equipa B."

Esta está espetacular xD

Re:Off-Topic: Um pouco de humor

Está lindo...

Até vou imprimir.

Não fiques Chateado noko, isto é Brincar sem ofender.

Mas a brincar dizem-se verdades :)

um boicote oportuno ao meu artigo

fazendo uma acusação dissimulada ao benfica feita por um anti-benfiquista primario ressabiado ...moderado por portistas ressabiados que se calam que nem ratos muito ao jeito do seu presidente quando não têm moral ou capacidade argumentativa para enfrentar os factos!

gabo a vossa determinação em defesa de uma situação constragedora e vergonhosa que afecta o vosso clube mesmo que para isso tenham que perder a dignidade e os principios morais normais num adepto do desporto...

voçes não são adeptos de um clube são cumplices de um logro desportivo onde os unicos beneficios são financeiros e esses nem o cheiram...

antes ainda pensava que por fanatismo clubistico muitos não se apercebiam do que se passava agora tenho a cereza que sabem gostam não se importam e querem mais ..porque não conheçem outra forma de ter sucesso!

La vens tu

Ó noko se fosse um artigo de piadas ao FCP nao irias sentir-te divertido? Até eu que sou portista, sentiria...quanto a essa historia de vergonha e bla bla bla. Oh pá, eu sinceramente nem estou interessado no desfecho do Apito Dourado. Se forem dirigentes do Porto presos que paguem, o clube continuará na senda do sucesso na mesma. E se vais já dizer que os ultimos 20 anos, o Porto foi ganhando à custa dos arbitros, digo-te que de futebol deves entender pouco, porque até uma toupeira com cataratas embriagada de ódio ao FCP, conseguia ver que o Porto foi em geral, a melhor equipa. Pode até ter havido favorecimentos, mas tambem os houve ao longo da historia aos outros grandes, sistematicamente beneficiados.

E lembra-te que corrupção sempre existiu, mas felizmente só agora a justiça começa a funcionar a este nivel. Será que o teu clube nunca teve nada com arbitragem, tendo a galeria repleta de titulos sem mácula? Certamente que nao, mas foi sem duvida a melhor equipa dos anos 60 e 70 em Portugal. Por amor de Deus...para de beber vinagre, e volta a ser aquele noko de ha uns meses, em que conseguias arrancar risadas, apesar de sempre provocador.

Re:um boicote oportuno ao meu artigo

..e diz o noko, com os olhos húmidos, depois de mais um galo de barcelos em casa..." no tempo do SALAZAR é que era...snif snif!"

60 anos seu PORCO, 60 anos de estado novo a ROUBAR, VILIPENDIAR, GAMAR, ESTORQUIR, BRANQUEAR, OMITIR, ALDRABAR.

incha papagaio

Re:um boicote oportuno ao meu artigo

61, perdoa a correcção, afinal de contas o aano passado foi como se houvesse Estado Novo...

Mas o escudo no braço esquerdo ninguém lho tira, por muita azia que tenhas...

Re:um boicote oportuno ao meu artigo

é certo que fomos campeões...foram campeões, mas tá na cara que não merecemos...mereceram

a verdade é que me sinto extremamente envergonhado e embaraçado quando comecei a ler a história de Portugal e cheguei a um capitulo chamado "ESTADO NOVO" e a um sujeito chamado SALAZAR

peço desculpa a todos os clubes em nome do benfica e em nome de todos os benfiquistas.

Re:um boicote oportuno ao meu artigo

Patético!

Re:um boicote oportuno ao meu artigo

Porque é que ele é patético? O fascismo a si não o envergonha? A mim envergonha-me assim como o Benfica desse tempo e o Benfica actual.
Em ambos os casos fazem ou fizeram batota ao jogo e como gosto de jogar limpo desisti do clube enquanto lá continuarem os batoteiros.

...

Este assunto já enjoa, e são sempre os mesmos a falar dele o que agrava a situação, são os tristes que não tem equipa para falar dela, e atribuem ás grandes vitórias das outras equipas este tipo de situações (inveja).

Vergonha

Nem uma coisa nem outra...é ganancia pelos lucros que esses negocios ilegais davam

Inoperancia ota de vergonha?

pergunta ao VEIGA, que é ARGUIDO no caso apito dourado LOL

noticia do dia 3/9/05 do correio da manhã

VEIJA prestes a ir para a cadeia por falsificação de documentos, por fuga ao fisco e por roubalheiras com árbitros.

toda a gente sabe que ele é e sempre foi já desde os tempos do luxemburgo o maior azeiteiro da europa

cadeia com ele!

falta de vergonha perguntas tu?

LOLADA

Re:Inoperancia ota de vergonha?

Sou BENFIQUISTA, e assumo se O VEIGA esta envolvido no APITO DOURADO, que va para a prisao.

PDC, VALENTIM, VEIGA e companhia ja para a prisao.

Nos BENFIQUISTAS so queremos JUSTICA.

para o bem

para o bem do futebol o pinto da costa devia abandonar o futebol mas espero qeu fique o tempo suficiente para ser julgado.

mais um panão no exelbê

já ouviram o rumor que há um jogador do benfica que assediava os jogadores di inter no balneário?? lol

acho que se chama karaglutius ou qualquer coisa assim...

cuidado apoiantes do recreativo! se o calado sabe disto, entra-me pelo balneário a dentro com o sá leão e faz-se outro filme porno

Mas já há alguém oficialmente


acusado de crimes para haver lugar a uma suspensão das suas funções?

Então se não há!

A única coisa a fazer é esperar e aguardar calmamente pelo desenrolar do processo, em vez de estar a meter constantemente o carro à frente dos bois...

Saudações

è engraçado e usando as armas do Noko

muito estranho esta noticia surgir num momento em que se criticam as posturas e ma gestao do Vieira e Veiga! So no ultimo dia é que surgem os tao sonantes jogadores prometidos.... Mas so o Porto é mau e manipulativo, corrupto e enganador. lol. Isto enoja-me

Entrando no tema

«árbitros, dirigentes, autarcas e outros implicados no processo "Apito Dourado" continuam no activo.(...) A própria justiça devia reivindicar o afastamento ou devem ser as próprias entidades visadas a tomar a atitude de afastar as pessoas dos cargos onde supostamente prevaricaram?»

Tal como o Major, também Isaltino de Morais, Fátima Felgueiras e Avelino Ferreira Torres são candidatos a câmaras municipais. É o sistema nacional no seu explendor.

«Quanto aos árbitros, para além da questão ética, terão condições psicológicas, mesmo que sejam inocentes, para apitarem um jogo?"»

Parece que o Carlos Xistra tem. Pelo menos é o que ele diz n'A Bola:

O árbitro Carlos Xistra confirmou, esta sexta-feira, que é um dos arguidos no processo «Apito Dourado». E desde Fevereiro que sabe dessa condição, mas diz-se totalmente tranquilo e empenhado em continuar a desempenhar da melhor forma o seu trabalho dentro dos relvados.

Caros relvas, vão ver uma coisa que nunca viram:

Eu, em meu nome, em nome do benfica e dos benfiquistas, venho pedir desculpa a todos os clubes que alguma vez já defrontámos e também aos seus adeptos por termos tido um percurso bastante sinuoso por estes anos todos fora.

Sinto-me humilhado por saber que fomos sempre coadjuvados por um estado parcialista e enibidor e lamento que tenhamos a nossa cara manchada por favorecimentos descarados e pornográficos por parte de SALAZAR e seus seguidores.

O nosso nome está manchado, foram muitas décadas a sermos levados ao colo, mas eu peço desculpa a todos e peço encarecidamente que me perdoem por ter sido tão cego e peço por favor que me aceitem de novo, pois já desisti de fazer parte da batota e por conseguinte de ser benfiquista.

abraço a todos e desculpem o desabafo. Viva a liberdade!