A história de Pedro e do Lobo | Relvado

A história de Pedro e do Lobo

Os dirigentes\treinadores são os primeiros a criticar a equipa de arbitragem, mas nunca vi um treina
 

Muitos de nós, devemos ter ouvido a história de um rapazinho chamado Pedro que costumava mentir muito acerca de um lobo, para espalhar o pânico. Pois houve um dia que o Lobo era real e comeu o Pedro... Esta história aplica-se hoje em dia na nossa Liga, em que o Pedro são os jogadores, e o Lobo, são as faltas sofridas.

A verdade é que os dirigentes\treinadores são os primeiros a criticar a equipa de arbitragem, mas nunca vi um treinador criticar um jogador por se atirar "para a piscina", ou provocar um adversário, ou jogar com as mãos, ou cotovelos, ou fingir que foi agredido, ou reclamar com um juiz de jogo. E a verdade é que este sim, é o grande problema da arbitragem. Não é a corrupção, os interesses, nem o dinheiro. Nem tão pouco o Vítor Pereira, a APAF ou a Liga. Estes são o que eu chamo, os pequenos problemas...

Vi um penalti por marcar no jogo Feirense-Porto. Vi um penalti que o árbitro, bem, não marcou no Benfica-Académica (referente à simulação do jogador da Académica). Vi duas mãos nos dois respetivos jogos, em que ambas deviam ser penalti, e nenhuma das duas foi assinalada. Em jogos de outras jornadas passadas vi lances bem ajuizados, e lances mal ajuizados, todos eles com um fator comum. Em todos os jogos há jogadores a simular situações que não correspondem à realidade. A tentar ludibriar o árbitro.

E vi também o jogo Manchester-Chelsea, em que não houve simulações, não vi nenhuma entrada que colocasse em risco a integridade física de nenhum jogador, e nem dei pelo árbitro... Logo... Não tem a ver com o árbitro, tem a ver com os jogadores. Jogadores esses que chegam cá, à nossa Liga, e mudam para uma mentalidade diferente, mentalidade essa que lhes é incutida nos clubes. Com a falta de reprovação da parte dos dirigentes\treinadores, e possivelmente, até em vez disto, um incentivo a este tipo de mentalidade. Não vi o Peter Cech a agarrar a bola, quando houve um corte dum jogador da sua equipa. Para quê? Podia jogar com os pés. Para quê estar a deixar uma decisão difícil para o árbitro. Entre estas, falo de outras situações idênticas em que o jogador pode facilitar imenso o trabalho de um árbitro.

A verdade é que os árbitros, estão lá para apitar, é o trabalho deles, mas a nossa mentalidade não podia mudar para "vamos tentar facilitar o trabalho do próximo" em vez de "vou fazer trinta por uma linha para lixar o trabalho do próximo". É que depois, o jogador (Pedro) sofre mesmo falta (encontra o Lobo), o árbitro pensa que é mais uma das 1000 simulações que existem todos os anos e não marca (ninguém acredita), e no fim do jogo, sofre duras críticas. "Coitadinho do Pedro".

Filipe Correia

I Liga:

Comentários [29]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

conclusão

mais um comentario q é mais do mesmo um entre mil.... q não faz historia não diz nada de novo...limita-se a trasmitir a simples mensagem:
queimar o FCP e os jogadores do Porto
Promover o Benfica

tudo mas tudo gira a volta disso, é este o paradigma vigente queimar o Porto Promover o Benfica e semi-promover os outros clubes desde q estes clubes queiram queimar o Porto... o Mundo na comunicação social não gira á volta do Benfica mas sim a volta de queimar o Porto e o seu Presidente...
Que comentario tão oportuno.... q pecado Maior simular agressões e que conveniente faze-lo digamos apos este jogo... simular agressões algo q os "bichinhos" sul americanos de vermelho nunca fazem nem nunca fizeram.... é q se formos rigorosos o Fucile nem simulou...
o q é normal nisto tudo é marcar-se 3 penaltis em 8 minutos.... record do guiness mais normal é dizer q bolas q batem na cabeça e no peito são mãos escandalosas.. mais normal ainda é ver um treinador esmorrar um Jogador e dizer q afinal não foi um murro mas sim digamos uma simulação do adversario isto tudo é q normal....
a culpa disto tudo claro q é do Porto e do Pinto da costa quem mandou ao Pinto da costa e ao Porto vencer 19 campeonatos em 27 anos 2 champions,2 uefas,2 intercontintais,1 supertaça europeia quem mandou ao Porto ser competente num pais norte africano de incompetentes e de gente intelectualmente sub-desenvolvida!

Caro Alex,

A historia do Pedro e do Lobo nao se refere a ninguém em particular, mas a todos os jogadores do campeonato português, pelas inumeras simulaçoes, sem apontar dedos, nem a jogadores, nem a equipas. Se lesse o artigo com atenção percebia isso. Muito menos sobre o Fucile, uma vez que este artigo, (como já referi) foi escrito e submetido faz amanhã uma semana. Ou seja, Pedros há muitos, uns mentem, outros não, por uns acabam por pagar os outros que o Árbitro já nao sabe no que acredita, e o olho humano nao é perfeito.

Cumprimentos.

Concordo discordando

Concerteza apoio a critica á existência de simulações e teatro no futebol, ai, estamos de pleno acordo, critico abertamente Fucille, e também gostava de ter a cultura inglesa, de futebol jogado como homens de barba rija, mas com o máximo de fair play.No entanto, não entendi, a metáfora do Pedro e do Lobo, se estava a referir-se,a Fucille, acho q errou redondamente, 1º porque não me parece q seja uma matriz do jogo do uruguaio passar a vida a fazer simulações, teve um jogo infeliz, onde devia ter-se preocupado mais em fazer o seu trabalho ( e não deixar gaitan livre nas suas costas no lance do 2-2) mas dai, a fazer de Fucille, um João Pinto piscineiro,do paulo futre ou da dupla argentina do benfica ( saviola e aimar) esse sim, habitués em saltos para a piscina e ai, não me toques q eu caio.Se entendi a intenção da utilização da metáfora da história do Pedro e o do lobo, e se refere a haver alguns lances de fucille teatralizados e quando houve um sério e real, o árbitro não marcou...concordaria, ainda que o lembraria que esse lance até me parece ter sido o 1º de fucille, por isso, não se aplicaria a comparação ao pedro, que não encontra o lobo á 1ª.Uma coisa, é sermos sérios e eu como Portista reconheço o feio das teatralidades do Fucille, outra coisa é ver alguma Mídia e os Benfas a tentarem branquear 1º um jogo em que foram dominados durante 70m, com a rábula dos teatros do uruguaio, mas esquecem-se muito rápido da dualidade de critérios, sendo os benfiquistas os 1ºs a correrem a criticar a suposta agressão ( mais de intenção q real) de james rodriguez, mas defendem-se cobardemente no lance da "suposta agressão" de cardozo...eu até admito q o arbitro não tenha expulso o paraguaio ( esse sim, podia aplicar-se a história do pedro e o do lobo, pq já tem no seu curriculum muitas cotoveladas e agressões durante os jogos)... haja decência nos critérios

Caro Alex,

A historia do Pedro e do Lobo nao se refere a ninguém em particular, mas a todos os jogadores do campeonato português, pelas inumeras simulaçoes, sem apontar dedos, nem a jogadores, nem a equipas. Se lesse o artigo com atenção percebia isso. Muito menos sobre o Fucile, uma vez que este artigo, (como já referi) foi escrito e submetido faz amanhã uma semana. Ou seja, Pedros há muitos, uns mentem, outros não, por uns acabam por pagar os outros que o Árbitro já nao sabe no que acredita, e o olho humano nao é perfeito.

Cumprimentos.

Parabens

Caro Filipe Correia, parabens porque foi um artigo acertado e premonitório, está na agenda do dia...aplicar-se-ia bem a este fim semana...

abaixo ...

é inadmisivel as simulaçoes feita pelos jogadores num jogo de futebol um gaju k paga um bilhete pra ver 90 minutos de futebol ao fim vé se uns miseros 40 ,tudo bem que haja umas picardias entres jogadores até apimenta o jogo mas levar uma joalhada nu cu e depois queixar se da cabeça. eu sou do fcp e ja mete nojo o fucile arranja sempre maneira de prejudicar o fcp com as picardias com outros jogadores.era por o fucile aquecer o banco durante algum tempo pra ver se acalma os nervos.

È isso aí

Nem o jornal oficial corrubora o que Fucile diz á boca cheia. Será que ele não sabe que estavam muitas camaras de TV no estádio e que todo o mundo estava a ver?

Sei que vale o que vale... mas tribunal do jornal Ojogo:

42'

Cardozo e Fucile envolvem-se e viram cartão amarelo. Correcta a decisão do árbitro?

JORGE COROADO
42' NEGATIVO

Cardozo não cometeu qualquer infracção, Fucile simulou ter sido atingido. A salomónica decisão foi conveniente, mas deveria ser só para o portista.

PEDRO HENRIQUES
42' POSITIVO

Cardozo e Fucile são advertidos correctamente por comportamento antidesportivo, pela forma como disputaram e reagiram na disputa de bola.

PAULO PARATY
42' POSITIVO

Sim. Cardozo é advertido pela imprudência da sua entrada, que não foi punida tecnicamente, e Fucile vê amarelo por simular ter sido agredido.

Mantenho a minha opinião e mesmo sabendo que muita gente não dá valor a este painel não deixe de ser relevante os três árbitros manterem a mesma bitola e dizerem que não houve agressão

Já que copiaste na íntegra o meu comentário...

inclusivamente com a minha análise própria podias fazer referência a esse facto!!

Este artigo foi escrito no fim de semana passado.

Parecia que adivinhava que este jogo, iam ser casos destes... Mais uma vez, os que mais tentam iludir o árbitro, são os que mais reclamam...

Ou mentes bem..., ou um gajo do "Record" plagiou-te???

Relativo a Jorge Fucile :

"...O lateral portista teve ontem nota artística elevada no clássico. As simulações de supostos toques sofridos acabaram por ultrapassar a própria realidade.Tem lugar na peça "Pedro e o Lobo"..."

Saia mais uma TRETALOLADA, só artistas da teledisco e da k7 piratas...???!!!

Pela forma da sua escrita e

Pela forma da sua escrita e demais comentários, dá para entender que você só anda aqui para discordar com tudo e com todos, ou então deve estar a precisar de ajuda psicológica, o que fica provado no seu perfil, que ao que julgo saber só publicou 4 artigos e 2.422 comentários. Será que não tem palavras ou coragem para se por à prova, ou tem a fubia de só saber criticar os outros.

Isso já não sei...

Este artigo, foi submetido, na madrugada após o Benfica-Académica, Feirense-Porto, Machester-Chelsea. Se submeteres o teu próprio artigo, irás verificar que demora uns dias a ficar disponível. Pelo menos comigo foi assim, não sei se terá sido de ser o primeiro artigo, ou é norma... Normalmente tenho criatividade para pensar e escrever da minha cabeça, não preciso de plagiar, nunca o fiz, não era agora que o ia fazer para me armar em inteligente. Alias, se leres com atenção o artigo eu refiro "Vi os jogos tal e tal" que refiro acima, estava fresco, dai referir-me a esses jogos. Mas tens livre arbítrio para julgares da forma que melhor entenderes. Cumprimentos

O fucile esqueceu-se

O fucile esqueceu-se literalmente de jogar futebol. O benfica agradece, ate porque os golos vem dali.
Hulk é outro merdas, deu metade dos pontos que o porto tem fruto de uma teatralizacao digna de filmes amadores.
Aquilo devem ser ordem do tecnico só pode...

Simuladores existem em todos os clubes...

... acho que sobram poucas dúvidas sobre isso. Mas isso é sobretudo porque eles conseguem sair impunes jogo após jogo de tal situação. Se se começasse a aplicar uns castigos pós-jogo para os simuladores rapidamente essas situações iriam acabar. E penso que não se perdia nada se se começasse com o Fucile que ontem tudo fez para expulsar um colega de profissão. Fosse de que maneira fosse! Aquilo foi repugnante e sei que por ser um caso sem precedentes ira provocar muita polémica, mas por algum lado tem de se começar, e tendo em conta a forma tão óbvia como o teatro foi encenado penso que um castigo a posteriori seria adequado! De realçar a boa arbitragem que ontem sucedeu e de elogiar o Maxi não ter entrado em encenações quando o Hulk se encostou e quando seria muito fácil de fazer.

Concordo

Concordo. No entanto, sempre aconteceu jogadores atirarem-se para o chão com o intuito de ludibriar os árbitros. Há simulações e simulações. Há umas não perceptíveis e outras... escandalosas. Há que banir todas. É um problema de mentalidade e de falta de atitude de jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes.

Cumprimentos,

Bom artigo.

concordo em absoluto

não suporto ver jogadores atirarem-se para o chão principalmente quando muitas vezes têm possibilidade de prosseguir com a jogada. No entanto os árbitros também só marcam faltas se o jogador cair. Muitas vezes pequenas faltas retiram o jogador da jogada mesmo sem ele ir ao chão. É nisso que os árbitros têm que estar mais atentos. Muitas vezes pergunto-me se os árbitros já jogaram à bola, muitas vezes parece que não pois marcam coisas ridículas. Lembro-me de um penalty muito discutido do yebda sobre o lisandro que o árbitro marcou e que foi claramente sacado pelo avançado e antes não tinha marcado outro penalty sobre o lucho apenas porque este não se atirou para o chão... O critério tem que ser uniforme e com tantos e tão maus árbitros isso parece complicado de conseguir. Mas concorda que os jogadores em portugal fazem figurinhas ridículas muitas vezes. Mas repito, se não forem ao chão os árbitros não sabem distinguir um encosto duma falta.

Saudações e parabéns pelo artigo.

Depende das situações e dos árbitros...

... se reparares no primeiro golo do Porto ontem não foi necessário o Álvaro atirar-se ao chão para o Jorge Sousa marcar a falta que abriu o marcador.

Ai é?

Mostra lá a falta novamente. É que vejo muitos encarnados a dizer isso. Um cagou o comentário, e a tropa foi atrás. É possível. Mostra o vídeo então, que eu digo se foi ou não.

?

Qual falta? A do primeiro golo?

Não estou a perceber... eu não estou a contestar a falta, disse que não foi preciso o Álvaro atirar~se para o chão para ser assinalada e bem.

Tentei lembrar-me

O Maxi Pereira agarrou o Álvaro pelo pescoço, certo? Esse lance é falta, e não é preciso cair. Estava o Aimar em campo. Basta um fiteiro.

Mas o que é que te está a morder??

Eu estou a contrariar algumas dessas coisas? Era falta, não era preciso o Álvaro cair. Só respondi ao JReis que alegava que era preciso um jogador cair para ser assinalado falta, dei este exemplo para mostrar que não era bem assim. Que queres mais?

P.S.: Em matérias de fitas acho que o Fucile suplantou qualquer jogador do Benfica para muitos e bons anos!

Não está calmo...

Parece-me...

Hum..

Fucile encenou, mas suplantar jogador encarnado? LoL, tenho que rir. Sabes que Aimar ainda faz parte do teu clube, não sabes? Ainda não foi para a Argentina. Talvez em Janeiro. Já Saviola anda amuado, nem é opção, mas faz parte do clube.

Sim...

O Saviola e o Aimar simulam constantemente. Agressões então é em todos os clássicos. Assim de repente até apostava que não te consegues lembrar de nenhuma. Já do Fucile, é o habitual nestes jogos e não só.

Hoje estás mesmo bom para desconversar...

Mas não vou continuar a conversa que não leva a lado nenhum. Começaste a atacar aquilo que eu tinha dito sem razão nenhuma pois os nossos pontos de vista até convergiam no que à falta do Maxi diz respeito. Quando ao amuo do Saviola... aquela assistência foi primorosa. ;)

Cumps

atenção

não transformem uma discussão normal, num duelo de clubes.

Eu assumo

Que Fucile esteve mal, mas a maioria dos adeptos não sabem assumir que Aimar e Saviola (alguns exemplos) são uns santos. Até recordo num jogo contra o Paços de Ferreira em que o Saviola atira-se duas vezes para o chão dentro da área. Acho que foi no ano que foram campeões. Aimar é a expressão máxima em Portugal. Para os adeptos encarnados não. Há que saber apontar os erros da equipa, dos jogadores, mas para os encarnados é fodido. Enfim..

LOL

Nao discutam e vao ao meu blog!!!

http://novemetrosequinze.blogspot.com/

Abraços!

Boa noite meu caro "relva",

Boa noite meu caro "relva", começo por lhe comunicar que já me registei no seu blog "9m15", mesmo sem saber a sua cor clubista, todavia o que me fez inclinar por esta iniciativa foi o teor das suas palavras e dos seus comemtários, na ótica do direito ao contraditório, coisa que cada vez menos se vê por estas bandas. Gostaria também de o convidar a visitar o meu blog "O Inconveniente" com o meu user de ctadeu igual ao que tenho no Relvado, onde também costumo publicar uns bitaites sobre futebol e outros artigos da sociedade em geral onde todos estamos inseridos.
Cumprs.