História dos clubes | Relvado

História dos clubes

 

tirodrigues diz: "nunca percebi
porque é que do antigamente só os jogadores do Benfica são lembrados! Como
sportinguista faz-me confusão que haja sportinguistas que sabem quase toda a
equipa do SLB que foi campeã europeia e não saibam os nomes dos «Cinco
Violinos». Com os «Cinco Violinos» ganhámos 7 campeonatos em 8 anos e quase
nenhum desses jogadores é falado como dos melhores de sempre em Portugal. Nunca
ouvimos, a não ser Filipe Soares Franco (e logo gozado por isso), falar em
Peyroteo como um dos melhores de sempre quando é dos poucos no mundo e de todos
os tempos a ter mais golos que jogos. A que se deve esta diferença? Aos adeptos?
Aos títulos? À cobertura mediática?"

I Liga:

Comentários [90]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

pq o sporting

nunca foi o clube fascista apoiado pelo regime salazarista ao contrário dos lamps que eram apoiados e suportados pela pide e afins e a lógica passa pela denominação benfiquista da época,a equpa "encarnada",cor que não existe,porque vermelhos eram os comunas.

é a vergonha ,saudações leoninas

Com história...

há muitos clubes em Portugal!Uns por isto,outros por aquilo! Normalmente porque grandes jogadores passaram por esses clubes.Não falando nos antigos 4 grandes,Clubes como o Atlético,O Elvas,Marítimo,Olhanense,Sp. da Covilhã,Académica,V.de Setubal,Oliveirense e até alguns clubes que nunca passaram pela 1ª divisão,tiveram ou fizeram grandes jogadores.Havia uma revista,a Stadium, que era e é,um bom exemplo do que deveria ser uma boa revista desportiva.
Aínda se pode consultar em algumas Bibliotecas.Tive a sorte de ter lido muitos exemplares pertencentes a uns primos que trabalharam na tipografia onde a revista era impressa.

Não é o efeito AXE, é mais

O efeito comunicação social.
E a pleiade, desses enormes jornalistas que nada tem de facciosos!

Compreendo perfeitamente a indignação.

E eu pergunto...

Porque é que falas de "heróis" do Benfica, se o que queres fazer é falar de "heróis" do Sporting... larguem-nos da mão, deixem-nos em paz, não nos podem ver, mas qualquer assunto entre sportinguistas e portistas tem que meter o Benfica no meio...
Conselho: se não os podem vencer, juntem-se a eles(benfiquistas)...

Re:E eu pergunto...

o autor do artigo é lampiao disfarçado

Se calhar por causa disto:

"nunca percebi porque é que do antigamente só os jogadores do Benfica são lembrados".

O problema aqui é unicamente "...só os jogadores do Benfica..." Se só esses são lembrados como queres que se falem noutros?
Queres melhor resposta???

Saudações leoninas

além disso

os cinco violino existiram há mais tempo e outra coisa - do benfica de 60 existe muito registo televisivo ao contrario dos violinos . isso parecendo que nao tb tem influencia...

tb nunca vi o matateu ou o pepe do belenenses, p ex

desculpa lá mas

albano, travassos, vasques, peyroteo e jesus correia.

e eu sou benfiquista e só tenho 28 anos.

Eu acho

que se deve ao:
-Sr Veiga
-Sr Vieira
-E ao facto de preferirem lugares na liga do que contratar jogadores......

Ah não? desta vez não era esta resposta?????? é que resumidamente as respostas ultimamente por aqui são sempre estas.....

Em relação aos jogadores que falas, sem dúvida que deverão ter sido grandes jogadores, agora acontece é que os outros são lembrados pelos titulo europeus do Benfica e também pelo fantástico Mundial de 66. Não é por ter uma boa cobertura que jogadores como Eusébio e Coluna, por exemplo, são referenciados por antigas glórias do futebol mundial. A projecção foi completamente diferente.

Aliás hoje em dia acontece o mesmo, tirando o Jardel, o Jorge Costa e o Baía daqui por uns anos pouco se lembraram dos jogadores que fizeram o Penta pelo FCP, mas toda a gente se irá lembrar do R. Carvalho, Maniche, Paulo Ferreira, .... que foram campeões europeus.

No Benfica tens o caso do Paneir, por exemplo, que foi um fantástico jogador mas jogou numa época que nãos e conseguia tanta projecção nem a nível de clubes, nem a nível de selecção.

Saudações Benfiquistas
NePPer

Re:Eu acho

Ola Paneira tb vens por estae site mandar uns palpites?
Onde andas agora, ainda es treinador?
Eras mesmo bom pa mas estes gajos so se lembram do Zebio...

Na década de 40 o futebol era profissional?

R.: Não! Daí a importãncia do Benfica, pois foi só na década de 60 que o futebol foi-se profissionalizando, e com este facto, a nossa selecção nacional começou a ter resultados mais satisfatórios.
Não quero com isto desprestigiar os "5 violinos". Quero contudo apresentar uma possível explicação para estes últimas não serem frequentemente referênciados.

Saudações Futebolísticas!

Nao sei...

Como boa portista que sou...nem me atrevo a dar resposta!

Re:Nao sei...

Não precisas de responder!Apenas podes dar a tua opinião!O F.C.P. foi e é um clube que sempre teve grandes jogadores e sempre teve representantes em todas as Selecções Nacionais! Por não ter tido os 5 violinos,não deslustra o teu Clube.
Saudações.

Melhor Equipa

Deu-me na cabeça agora, por isso vou tentar fazer aqui a melhor equipa de sempre do meu FC Porto. Difícil...aliás...impossível...mas vamos lá ver:
  (não vou incluir jogadores actualmente no plantel, logo Vitor Baía, por exemplo, não será obviamente incluído):
GR-Mlynarzyck
DD-João Pinto
DE-Branco
DC-R.Carvalho
DC-Aloísio
MDF-André
MOF-Deco
MOF-Madjer
EE-Drulovic
ED-Derlei
PL-Jardel

PS: Só tenho 19 anos, por isso baseei me em jogadores que vi jogar no meu tempo ou no que fui constatando em reportagens, testemunhos, imagens televisivas, de outros jogadores mais antigos. Por exemplo não vi jogar Madjer, Mlynarzyck e Branco, e só me lembro do João Pinto na sua fase descendente, e mal me lembro do André também, mas pelo que ouvi e ouço falar, e pelo que vejo em imagens que periodicamente passam na tv ou em videos antigos, tentei dar a melhor opinião possóvel. No lugar de Extremo Esquerdo por exemplo, oderia ter colocado Futre que foi campeão Europeu e pelos vistos era fantástico, mas decidi por o Drula, porque é mais do meu tempo e apesar de não ter sido campeão europeu, foi PentaCampeão, esteve muitos anos no FCP e sempre em alto nível, e foi dos jogadores que mais me ficaram no coração e também de todos os portistas.

  Quanto à discussão do artigo, perdoem-me mas não tenho opinião.

pensei...

que ja estivesse habituado. neste país há apenas um clube (quer perca quer ganhe...ganhe o que?). o glorioso, vitorioso grande benfica carago, carago nao carago.
quem vier a seguir morre, ainda vamos ser campeoes este ano, matematicamente ainda é possivel...
haha
screwie

Infelizmente é assim...

Apesar de não ser adepto do SCP acredite que percebo perfeitamente o seu sentimento...
Sinto exactamente o mesmo e não é de hoje...!
Na minha opinião os "media" são os grandes responsaveis por tudo isto...! Cada jogador do SLB (tenha valor ou não) é recordado como "craque". Cada jogo do mesmo clube parece uma final da Champions... Cada erro cometido é pura e simplesmente justificado com atitudes dos adversários. É incrivel a falta de isenção dos "media" em relação ao SLB! Como podem por exemplo acusar este ou aquele jogador de ser duro quando existe PETIT??? Como podem falar deste ou daquele erro da arbitragem quando TODAS as semanas existem "casos" nos seus jogos??? Como podem ser grandes se são tão pequenos?
Na minha opinião, o Clube do Estado, tem que ser favorecido sempre! Eu aproveito para perguntar a todos... Quantos clubes treinam no Estádio Nacional??? Estes sim...são os verdadeiros funcionários públicos!
PS... Que me desculpem os funcionários públicos por semelhante comparação.
Cumps

Re:Infelizmente é assim...

No mínimo és dautónico! Diria isso sim de todas as equipas que jogam contra o Benfica. Pois só oiço os jornalistas a queixarem-se que os jogadores do Benfica não têm nível nenhum...

Apenas a alguns factores...

À cobertura mediática (que fez um escândalo com o que Soares Franco disse - ia caíndo o céu) e...à cobertura mediática...Num país em que dizem que são mais que as mães (6 milhões dizem eles) não interessa falar muito dos outros e algo que não seja como eles querem, lá cai o céu outra vez.

E para dizer a verdade, eu sei os nomes dos Cinco "Grandes" Violinos e não sei nenhum do Benfica sem ser o "Rei" Eusébio. Para mim, os únicos Imperadores são os 5 violinos e mais nada interessa.

Saudações leoninas

Re:Apenas a alguns factores...

Costa Pereira, Germano,
José Augusto, José Águas, Coluna, Cavém, Torres, Simões... nunca ouviste falar?

Re:Apenas a alguns factores...

Posso já ter ouvido mas nunca fixei os nomes deles...mas afinal o que interessa ao país é unicamente o Eusébio (com todo o respeito e admiração que tenho por ele)...

O problema aqui é que só se fala do Benfica porque é o que interessa e o que vende, quando há muitos outros jogadores que foram estrelas e são puramente esquecidos, e quando alguém os lembra, toda a gente fica raivosa como se fosse um atentado contra o SLB e o "Rei" Eusébio...

Saudações leoninas

Histórias

«Anos 40 – Os cinco violinos
Sob o signo de um grande goleador chamado Peryoteo
 
Em período dominado internacionalmente pela assimilação do WM inglês e pelo final da II Grande Guerra, o futebol em Portugal foi evoluindo. Devagarinho, é verdade, mas evoluindo. Tal como já era previsível no final dos anos 30 assiste-se ao virar definitivo de uma página: era a vez de o Sporting assumir o estatuto de potência máxima indiscutível, com base em notável naipe de jogadores, enquadrados por treinadores estudiosos e atentos às inovações — Josef Szabo e Cândido de Oliveira, garantes de sete das dez épocas em causa.

MOTE PARA A MUDANÇA — Há claramente um mote para a mudança, um avançado-centro que ainda hoje é dos maiores goleadores de todos os tempos: Fernando Peyroteo, responsável por 345 golos nas partidas que disputou para o Campeonato da Liga (34), Campeonato Nacional (297) e ao serviço da Selecção Nacional (14). Em 1940/41 marcou 29 golos, metade do total da equipa e em 1945/46 fez 37, mais um que o resto de todos os companheiros juntos. Em 1946/47 não fez por menos: apontou 43 golos no Campeonato, máximo só batido por Yazalde em 1973/74 (46 golos), com a diferença de o argentino ter feito mais 10 jogos.

CHEGAM TRAVAÇOS E VASQUES — Em 1946 o Sporting deu outro passo em frente. Chegaram ao clube José Travaços e Manuel Vasques. Juntaram-se a Jesus Correia, Peyroteo e Albano e formaram o fenómeno mais marcante da década, os inesquecíveis cinco violinos. Alimentados por um senhor jogador chamado Carlos Canário (ofuscado na altura por Mariano Amaro), suportados por João Azevedo, liderados em campo pelo capitão Álvaro Cardoso, dirigidos por mestre Cândido de Oliveira, os violinos são a grande referência do período de ouro leonino.

SELECÇÃO ENTRE AVANÇOS E RECUOS — A Selecção Nacional evoluiu lentamente. Em 1947 derrubou algumas barreiras, que perspectivavam o início de novo ciclo: a 26 de Janeiro primeira vitória sobre a Espanha (4-1), a 4 de Maio primeira vitória fora de casa, na Irlanda (2-0). Três semanas depois voltou tudo à estaca zero: Portugal sofria a derrota mais expressiva de sempre, perdendo com a Inglaterra, no Jamor, por 0-10. Em plena fase de crescimento de Travaços e Vasques, Peyroteo abandonou o futebol (1949). O Sporting tinha armazenado capital suficiente para não se preocupar. O futebol português, esse, podia começar a deitar contas à vida: tudo lhe podia acontecer nos 10 anos seguintes.»


Transcrevi a "peça" de cima com dois objectivos: primeiro para enfatizar a qualidade da equipa Sportinguista - os "cinco violinos" devem ter sido, realmente, muito bons. Embora nunca os tenha visto jogar, nem em registo "média", dominar uma uma década de futebol não é para qualquer um.

Segundo, e para responder ao artigo, constata-se que a nivel internacional não se impuseram definitivamente. Embora algumas barreiras históricas tenham sido ultrapassadas nesta fase, foram igualmente batidos alguns recordes negativos que deixaram ferida.
Parece-me que o azar desta gesta de talentos foi ter nascido numa época onde o amadorismo e a falta de organização retirava espaço para outros vôos. Viveram e jogaram quase em duas realidades: por um lado mostrando talento e dominando em Portugal, por outro estigmatizados pela falta de competividade e de organização de um país ainda à procura de identidade.

A juntar a isto não podemos esquecer que a falta de registos filmados levou a que a memória popular depressa os esquecesse (ou os substitui-se por outros que viam na sua casa através da TV).

Penso que estas foram as principais razões para que esta grande geração de talentos não ter trespassado os anos por dentro das nossas memórias, como, por ventura, mereciam.

5 Violinos

Isso tem a ver com o mediatismo criado a volta do benfica. Parece que so o Benfica é que tem passado, esquecendo jogadores como os 5 violinos:

-Peyroteo que terminou a carreira com uma média de 1,68 golos por jogo, foi 6 épocas o melhor marcador do campeonato.

-José Travassos, que foi o primeiro jogador português a integrar uma selecção europeia, daí ser conhecido como o "Zé da Europa".

-J.Correia, um homem de 2 amores, durante muitos anos praticou hóquei e futebol.

-Albano

-Vasques

Depois tivemos também Carvalho, Fernando Mendes, Vitor Damas, Jordão, Hilário, Osvaldo Silva, etc.

Infelizmente é dada pouca importância também ao passado de outras equipas como o Setúbal, a Académica ou o Belenenses.

a estoria do torreense

PORTO 0-1 Torreense taça de Portugal! hehehehehehehehehehehehehehehehehehehe
e é uma equipa ke luta para nao dexer da 2 divisao serie c!!!!

Re:a estoria do Gondomar

SLB 0 Gondomar 1... quem tem telhados de vidro n atire a 1ªpedra...

deve se

a nao terem jogado no benfica!

é normal ! quem vende! é de quem se fala

qualquer sportinguista que se preze , sabe bem da historia do seu clube !!
mas a verdade é que o sporting não vende papel !!

e se não vende! é normal que outros não saibam por ex que o sporting :
é o dententor !
Maior goleada para o Campeonato Nacional :
Sporting 14 - 0 Leça FC, em 1941/42

Maior goleada na Taça de Portugal :
Sporting 21 - 0 CS Mindelense, 1/8 de Final, 1970/71

Maior goleada na Supertaça :
Sporting 6 - 1 SC Braga, 2ª mão, 1981/82

Recorde de golos marcados num só Campeonato :
123 golos, em 1946/47

Recorde de golos marcados num só Campeonato pelo mesmo jogador :
46 golos em 30 jogos, por Yazalde, em 1973/74

Recorde de golos marcados num só jogo do Campeonato pelo mesmo jogador :
9 golos contra o Leça FC, por Peyroteo, em 1941/42

Maior goleada para as Competições Europeias :
16 - 1, contra o Apoel Nicosia em 1963/64

Jogo Inaugural da Taça dos Campeões Europeus (embora por convite) :
Sporting 3 - 3 Partizan de Belgrado no Estádio Nacional, Jamor, 4 de Setembro de 1955

Primeiro golo na Taça dos Campeões Europeus :
Martins aos 14 minutos, contra Partizan de Belgrado a 4 de Setembro de 1955 (Martins bisou nesse jogo)

Clube português com mais presenças em Competições Europeias de futebol
Ao todo 46 desde 1955, apenas superado por duas equipas espanholas.

entre tudo isso, o sporting ainda na década de 1940 e 1950, ganhou 18 títulos de Campeão Nacional de Futebol e 4 Taças de Portugal, na mesma modalidade.

para alem do sporting ser actualmente, o segundo clube do Mundo com mais títulos conquistados em todas as modalidades só sendo superado pelo FC Barcelona !!

como facilmente podem ver ! só ganhamos uma taça internacional !! mas temos historia e não é pouca !!

Jogadores famosos

No tempo dos violinos,que foi o maior quinteto avançado,reunido num clube,Tinha o Belenenses o melhor quinteto defensivo da época.Nunca vi o Belenenses jogar contra o Sporting nessa época,mas parece que eram "duelos" a sério.No entanto,é verdade que,ninguém hoje se lembra do Feliciano ou do Serafim!Nem sequer do Vicente que era um exelente médio!Do melhor que tenho visto!Era aínda novito quando jogou pela Selecção no Campeonato do
Mundo em Inglaterra. Infelizmente teve um grave acidente e teve que abandonar o futebol!

Re:Jogadores famosos

Eram as "torres de Belém"?

para mim...

eu nem sequer sou do tempo dos "5violinos" so me disseram k foi a melhor equipa de smp...so pergunto komo nao ganharm nem uma taca dos campeoes europeus(visto k komecou em 1955)?

Normal

Quem è que era e é o maior clube português em termos de conquistas e titulos???

È o sporting?....nahh...o BENFICA!