Hermínio: tem-se falado muito e estudado pouco
Depois de Gilberto Madaíl, é Paulo Paraty quem torce o sobrolho à ideia de profissionalização dos árbitros. Em declarações à Rádio Antena 1 Paulo Paraty, ele próprio um homem do apito, considera que aquela proposta é perniciosa para os juízes por não haver «um mercado aberto» na actividade «numa perspectiva europeia» e por suscitar por isso dificuldades para «as pessoas evoluírem» na carreira. E perante as dúvidas face a uma das ideias fortes da sua direcção, Hermínio Loureiro, novo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), constata que «tem-se falado muito e estudado pouco» o assunto.
Proposta para discutir e trabalhar
Hermínio Loureiro, ouvido também pela Antena 1, começa por alertar que a proposta de profissionalização dos árbitros «não é para ter início hoje mesmo ou amanhã», mas antes para que «se possa discutir e trabalhar». O presidente da LPFP salienta que é preciso «que se pesem os prós e contras para podermos tomar a melhor decisão», constata, apelando a «que se estude com profundidade e com rigor se este é ou não o melhor caminho» para a arbitragem.
O dirigente constata ainda na mesma Rádio que é «cada vez mais difícil o recrutamento de árbitros», considerando que com a profissionalização poderá estar a «abrir-se uma janela de oportunidade para os mais jovens» que se sentem actualmente cada vez menos atraídos pela carreira.
Paraty prevê muitas dificuldades para os árbitros
Pela parte de Paraty a proposta não é particularmente bem vista com o árbitro a lamentar que «não há um mercado aberto nesta actividade numa perspectiva europeia e de as pessoas evoluírem», realçando que a profissionalização acarretaria «dificuldades muito grandes para os árbitros». De resto Paraty sublinha que «o que vai fazendo com que este negócio seja visto como um jogo, um desporto, ainda é o papel do árbitro»; «tudo o resto vive numa perspectiva de maximização do lucro», diz o juíz.
Mas se porventura a profissionalização for avante, Paraty defende que é preciso que sejam «acautelados determinados princípios que unam esta indústria ao desporto».
Nojento
Enviado por fank a 11 de Outubro de 2006, às 18:25.Palhaço Herminio
Enviado por Nacional da Madeira a 11 de Outubro de 2006, às 11:51.tem-se falado muito e estudado pouco
Enviado por kenji a 10 de Outubro de 2006, às 16:07.Ora vamos lá ver
Enviado por dragaoport a 10 de Outubro de 2006, às 15:48.Concordo...
Enviado por glorificus a 10 de Outubro de 2006, às 15:51.E nos outros países...
Enviado por Metro a 10 de Outubro de 2006, às 15:36.portugal 2 angola 0
Enviado por _elpibe_20 a 10 de Outubro de 2006, às 15:08.Eu diria mais
Enviado por islamita_fascista a 10 de Outubro de 2006, às 14:32.E tinha logo de ser o Paraty a vir falar...
Enviado por ChevalierDuPas a 10 de Outubro de 2006, às 14:20.O título da notícia..
Enviado por _elpibe_20 a 10 de Outubro de 2006, às 14:08.