Globos de Inverno 2010/11 | Relvado

Globos de Inverno 2010/11

 

Ora, para finalizar a sequência de artigos que tenho enviado, ficamos então com a nomeação global dos que mais se destacaram, pela positiva ou pela negativa, nesta primeira metade da época 2010/11.

Mais uma vez, e apesar de a tradição já se ter alterado tanto que quase ninguém contribuiu para o afinar das listas por mim propostas, a estas categorias podem ser adicionadas outras e a estes nomes podem juntar-se outros também.

Mais uma vez realço que as minhas escolhas estão por ordem de preferência, aparecendo os grandes vencedores a negrito. Não é muito comum na história do Relvado aparecerem este tipo de artigos mas pode muito bem iniciar-se aqui um novo hábito.

No final da época, caso se justifique, volta a lançar-se as nomeações mas referentes à totalidade da temporada.

Globos de Inverno 2010/11

MELHOR GR:
Hélton (FC Porto)

Marcelo (Marítimo)
Gottardi (U. Leiria)

MELHOR DEFESA:
Fábio Coentrão (Benfica)

Rolando (FC Porto)
Sílvio (Braga)

MELHOR MÉDIO:
João Moutinho (FC Porto)

Belluschi (FC Porto)
Nuno Coelho (Académica)

MELHOR AVANÇADO:
Hulk (FC Porto)

Falcão (FC Porto)
João Tomás (Rio Ave)

MELHOR JOGADOR:
Hulk (FC Porto)

Falcão (FC Porto)
Fábio Coentrão (Benfica)

MELHOR JOGADOR PORTUGUÊS:
Fábio Coentrão (Benfica)
João Moutinho (FC Porto)
Rolando (FC Porto)

MELHOR JOVEM (SUB-21):
André Santos (Sporting)

Rúben Brígido (U. Leiria)
Nélson Oliveira (Paços Ferreira)

MELHOR TREINADOR:
André Villas-Boas (FC Porto)

Pedro Caixinha (U. Leiria)
Leonardo Jardim (Beira-Mar)

MAIOR "FLOP":
Alberto Zapater (Sporting)

Júlio César (Marítimo)
Dong Fangzhuo (Portimonense)

Aceitam-se sugestões e agora sim: bom resto de campeonato para todos!

I Liga:

Comentários [54]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Globos

MELHOR GR:
Hélton (FC Porto)

MELHOR DEFESA:
Fábio Coentrão (Benfica)

MELHOR MÉDIO:
Carlos Martins (Slb)

MELHOR AVANÇADO:
Hulk (FC Porto)

MELHOR JOGADOR:
Hulk (FC Porto)

MELHOR JOGADOR PORTUGUÊS:
Fábio Coentrão (Benfica)

MELHOR JOVEM (SUB-21):
André Santos (Sporting)

MELHOR TREINADOR:
André Villas-Boas (FC Porto)

MAIOR "FLOP":
Felipe (Braga)

PRÉMIO REGULARIDADE
Rolando (Fc Porto)

MELHOR 11
Helton,
Sapunaru
Fábio Coentrão
Rolando
Carriço
Moutinho
Carlos Martins
Belluschi
Hulk
Falcao
Saviola

Mentira Moutinho

o Moutinho é a maior mentira do campeonato.

Foi o jogador mais caro de sempre do porto(o Lucho custou mais, mas foi pago depois, a restante percentagem), 11 milhões de euros, e o que faz: passa para o lado e para trás, dá dinamismo, e recupera bolas. Se isto satisfaz os portistas é porque estão a ganhar. Se tivessem mal no campeonato, o que já diziam dele.

Tem menos e golos e menos assistências, que Ruben Micael, Belushi, Fernando, Guarin e James e joga o triplo deles todos, e até o Souza, tem os mesmos golos.

Mas continuem com essa mentira, que pouco me interessa.

LOL

Tás tão longe da realidade que nem imaginas. O Xavi marca golos que é um mimo, não há jogo onde não faça o gosto ao pé...! Enfim. Só passa para o lado e para trás, só dá dinamismo e recupera bolas. Mas é só o jogador mais importante daquele 11, tira-lo da equipa e o Barça treme. Continuem a pensar assim do Moutinho que a gente gosta... Quando ele render 20 ou 30M falamos.

Sim deu para ver...

..que nem estas ai,para o Moutinho.

flopes

não considero flops jogadores que custaram barato. O Sporting não pagou nada pelo Zapater, que veio no negócio Veloso, e nunca se esperou que fosse um craque do outro mundo. O Torsi custou 1,7 milhões, e não 4 como erradamente dizem, porque 4 milhões é a totalidade do passe que pertencia a um fundo argentino, o Sporting só pagou 1,7 por uma percentagem ao clube, que ainda tem 30 por cento, e o resto ainda pertence ao tal fundo. Logo, também não o considero flop. O mesmo de Sereno, Kiesjek, Emidio Rafael etc.

Para mim, o maior flop é o Jara. Custou quase 6 milhões, e pouco jogou. Até nem o acho muito mau, mas pelo preço tinha de render muito mais. O James Rodriguez também podia estar aqui, mas nos últimos jogos tem-se safado. Já o Walter, não faço ideia quanto custou, por isso não opino. No Sporting, a maior desilusão, foi o NAC, não que esperasse alguma coisa dele, mas porque mostrou a idiotice do presidente.

para mim, os prémios:

gr-Helton
defesa-João Pereira
médio-Belushi
Avançado-Hulk

melhor português-Varela(até há lesão)
jovem-André Santos, Carriço, Wislon Eduardo
treinador-o Caixinha e o Jardim, porque têm equipas francamente reles, e tão bem, e o AVB

«Estes são os Globos de épocas de mentira, versão XXIII»

Em pleno Périplo Leonino na denominada de «SAGA LAGARTA!!!»
Vamos ainda no início, dos dezoito 18 anos, ainda falta…, tanto caminho(AR)!!!
As «CHAGAS BIMBAS» E não só…??? Continuam e continuarão por muito…
O utilizar tudo o que é manha, para atingir fins, é o “prato” do DIA!!!
E no futuro perdurará…???!!!

Julho/Agosto de 1985 - Na Pré-Época de 1985/86, entre saídas e entradas, concretas e hipotéticas, dos jogadores nos clubes, movimento próprio do defeso, ganharam expressão as possibilidades reais e ilusórias de recrutamento: «Rui Águas, Ponta-de-Lança do Portimonense, filho do Benfiquista José Águas, ingressa no Clube dos Índios/Lampiões, por parte do Sporting de Braga conhecia-se o interesse em Carlos Manuel, Diamantino e José Luís???
Entretanto o guardião Vítor Damas equacionava o regresso ao Clube do Coração o Sporting Clube de Portugal.
E o F.c.p. pretendia negociar com o Desportivo da Corunha a «esperança» Quinito, mas o Boavista também estava interessado. Mais sugestiva era, porém, a possibilidade da transferência de Paulo Futre para o Atlético de Madrid. O próprio Futre ajudou às negociações quando disse: «Atingi o zénite em Portugal, chegou a hora da consagração Mundial.»

O Sindicato dos Jogadores, perante a atitude de as instituições o quererem afastar das estruturas do futebol, ameaçou com greve e Valentim Loureiro o “Basófias/Major das Batatas” respondeu: «Havia de nos dar um abalo ao PÍFARO se os jogadores entrassem em GREVE…»

O Presidente e restante Direcção do F.C.Porto garantiu que Paulo Futre desejava continuar no Clube BIMBO, ignorando a carta em que ele pedia a rescisão do contrato, a Federação Espanhola informou a congénere Portuguesa de que não aceitaria a inscrição de Futre sem estar na posse do certificado Internacional.

Quinito por quem o F.c.p. porfiava/suspirava???, acabou por ingressar no Boavista e Paulo Futre escreveu nova carta ao Clube dos BIMBOS, anulando o anterior pedido de rescisão… Estas coisas passadas em Portugal, não passavam do pão-nosso de cada dia!!!

Carlos Manuel, jogador do Benfica por quem o Sporting de Braga se mostrou interessado, chegou a acordo com o presidente Fernando Martins. Ia já alta a madrugada.
E António Morais, ex-adjunto de Pedroto, assumiu-se, pela primeira vez, como Treinador principal, ao serviço do Vitória de Guimarães.

A época de 1985/86 do Campeonato Nacional de Futebol, teria na primeira jornada um F.C.Porto vs S.L.Benfica. Os Portistas entrariam com o pé-direito, vencendo por (2-0), golos de Juary e Fernando Gomes.
Mas, sempre os mas…, nem tudo foi azul no Estádio das Antas, pouco passava do quarto de hora da primeira parte, num «lance apertado», Eurico foi atingido por Nunes, sofrendo fractura da tíbia e do perónio da perna direita…???!!!

Setembro de 1985 – Chegou às Antas um Argelino de nome Rabah Madjer e só por curiosidade nesse mesmo dia de 5 de Setembro de Londres se anunciou que António Oliveira concluira um Curso de Treinador…

Primeira quarta-feira UEFEIRA das equipas Portuguesas:
F.C.Porto vs Ajax, 2 a 0 com golos de Laureta e Celso.
Sporting vs Feyenoord, 3 a 1 com golos de Manuel Fernandes (2) e Jordão.
Portimonense vs Partizan, 1 a 0 Pita marcou o golo dos de Portimão.
Boavista vs Brugge, 4 a 3 os golos dos Portuenses foram da autoria de José Rafael (2), Tonanha e Coelho. Jean Pierre Papin logo no princípio da partida abrira as hostilidades.

O Clube dos Índios/Lampiões festejou o fecho do Terceiro Anel no Estádio da Luz, «Ó Estádio que se fez com rifas de Periquitos e de Pão-de-Ló».

A Selecção Nacional, em mais uma eliminatória do Grupo 2 do «Mundial do México», foi perder a Praga/Checoslováquia por 1 bola a 0. José Torres o Seleccionador diria: «Tanta técnica que temos… não nos dão é tempo para ela…???!!! Os jogadores ressentiram-se da Jornada Europeia.»
Pela Selecção Lusa alinharam: Bento; João Pinto, Frederico, Venâncio, Inácio; José Luís, Carlos Manuel, André, Sousa; Futre e Gomes.

Outubro de 1985 – Nas provas da UEFA, Sporting e Porto passaram as suas eliminatórias.
Boavista e Portimonense ficaram pelo caminho.
Os Campeões Nacionais (F.c.p.) aguentaram-se bem em Amesterdão, e o empate a (0-0), frente ao Ajax valeu a passagem.
Já os «LEÕES», mesmo perdendo por 2 a 1 com o Feyenoord, carimbaram a passagem à eliminatória seguinte, marcou o golo na Holanda Litos.
Em Brugge, derrota do Boavista por 3 a 1; e em Belgrado, afundaram-se a pique as esperanças das gentes de Portimão perderam por um concludente (4-1).

Voltou o Futebol indígena após tantas emoções Internacionais. Na frente seguia o Sporting com os mesmos pontos do Vitória de Guimarães (11), o Porto era 3º e o Benfica andava pela Sexta posição!!!

Os Portugueses sonhavam com a goleada porque o adversário dava pelo nome de Malta. Os Malteses preveniram: «Vejam lá que pode não ser bem assim». E realmente não foi só ganhámos por 3 a 2, quando o empate já parecia mais que certo.
Por isso, em vez do almejado massacre aos Malteses aconteceu o massacre das nossas ilusões…???!!!
José Torres (O Bom Gigante) o Seleccionador desabafou: « Esperança e dignidade é tudo quanto nos resta.»
O onze da Selecção foi: Bento; João Pinto, Frederico, Venâncio, Álvaro; Jaime Pacheco, Litos, Carlos Manuel, Palhares; Gomes e Jordão.

O desânimo era quase total quando a equipa Portuguesa embarcou para a Alemanha. Só José Torres o Seleccionador se atrevia a sonhar com o triunfo.
Que aconteceu ainda muita gente não sabe bem como. Foi aos oito minutos do segundo tempo, quando Carlos Manuel, de fora da área, executou um remate portentoso, cheio de força e colocação, que bateu o guardião Alemão Schumacher sem apelo nem agravo!!!
PORTUGAL conseguiu, simultaneamente, quebrar em Stuttgard uma lenda de 20 anos e receber o visto para a fase Final do Campeonato do Mundo no «México-86».
É evidente que, apesar do desportivismo de Beckenbauer, nós Portugueses passámos por longos minutos de sufoco, o empate esteve várias vezes à vista.
Em Lisboa, o triunfo da Selecção levou milhares e milhares de adeptosos do Futebol à Avenida da Liberdade e ao Rossio, com os lagos da famosa praça servindo de piscina aos mais encalorados.
Alinhou a nossa Selecção com: «Bento; João Pinto, José António, Venâncio, Frederico, Inácio; Veloso, Carlos Manuel, Jaime Pacheco, Mário Jorge; Gomes. Substituições: Carlos Manuel por Litos e ainda Gomes por Rafael!!!

Novembro de 1985 - «Quem tem um Futebolzinho destes, no Campeonato Índigena não devia ir ao México???» Isto a propósito de um F.C.Porto vs Sporting, que os Portistas venceram por 2 a 1, no Estádio das Antas, na 9ª jornada. Os Portistas tomaram a dianteira da prova com 16 pontos, seguidos dos «LEÕES» com menos um ponto.
Porque terá sido que se indagou que com este Futebol não éramos merecedores de ir ao MUNDIAL???
P.S. Estou-me a RIR; LOLAR; GRIZAR mas não escrevinho mais nada…, sobre o jogo em causa!!!

Em segunda-mão de mais uma eliminatória da UEFA, sobreviveram Sporting e Benfica!!!
Em Génova, a Sampdória marcou um golo ao Benfica, mas na primeira-mão o Clube Índio/Lampião vencera na Luz por 2 a 0 com dois golos do “Vesgo” Diamantino. Em Alvalade contra o Dínamo de Tirana/Albânia, com um golo de Venâncio passou o S.C.P. depois de na primeira-mão ter empatado (0-0) no Estádio Qemal Stapa onde o guardião Vítor Damas fez uma exibição absolutamente impecável!!!
Quanto ao F.C.Porto, não conseguiu afastar o Barcelona, esteve a vencer por 2 a 0 (golos de Juary), consentiu o ponto de honra dos Espanhóis, quando tentava o 3 a 0, já no último quarto de hora da partida marcou mais um por intermédio do Brasileiro Juary que fez um “hattrick”, mas o Barcelona acabou por beneficiar do facto de ter marcado um golo fora. Dado que no Nou Camp ganhara por 2 a 0!!!

Entrava-se no segundo terço do Campeonato Nacional de Futebol. O Benfica vencia o Braga por (1-0). O F.C.Porto foi perder a Portimão por 1 a 0, golo de Cadorin um tal que se disse aliciado pelo empresário Luciano D´Onofrio (para que provocasse um penalty a favor do Clube BIMBO na última jornada da época transacta!!!)
O Sporting foi jogar a Guimarães, numa partida recheada de golos, perdeu por uns invulgares 4 a 3.
Na tabela classificativa o Porto apresentava-se na primeira posição com 18 pontos, segundos Sporting e Benfica com 17 e na peugada aparecia um Vitória de Guimarães com 16 pontos.

A Bilbau, foi jogar o Sporting Clube de Portugal para mais uma eliminatória da Taça UEFA, Raphael Meade, que entrara a substituir Manuel Fernandes e que acabaria nos últimos instantes da partida por ser também substituído por Saucedo, finalizou uma bela jogada de Sousa, obtendo um importante golo no confronto com o Atlético de Bilbau. Jogo que os Espanhóis acabariam por vencer por 2 a 1. Rui Jordão foi expulso, por ter visto o segundo cartão amarelo (o avançado Leonino ser expulso, contra os Bilbaínos que varriam tudo o que mexia…) O resultado abria excelentes perspectivas para os «LEÕES» comandados pelo Técnico Manuel José!!!

Dezembro de 1985 – O Sporting Clube de Portugal abriu o seu futuro na Taça UEFA, com uma exibição de encher o olho, vencendo o Atlético de Bilbau por uns concludentes 3 a 0. Marcaram Manuel Fernandes, Meade e Sousa. O terceiro golo Leonino, obtido após a cobrança de um livre “estudado” de Jaime Pacheco e concretizado por Sousa, levantou o Estádio de Alvalade. O treinador Bilbaíno Javier Clemente resignado: «Fizemos o que pudemos, mas o Sporting é muito superior.»

Taça de Portugal, sensação ou talvez não o Boavista foi eliminado pelo União da Madeira 1 a 0 já no período de prolongamento. A derrota dos do Bessa levou ao pedido de demissão de João Alves, contestado por Valentim Loureiro, que considerou insensata a atitude do Treinador. João Alves acabaria por reconsiderar. Era o «happy end» em xadrez!!!

Tanto se escreveu/disse sobre o «derby» Lisboeta, tanto se empolgou o jogo que o resultado de (0-0) entre «Leões» e «Águias» foi uma enorme frustação. Do empate beneficiou o Clube Bimbo que ao vencer o Vitória de Setúbal por 5 a 0, teve por consequência que Sporting, Porto e Benfica ficassem igualados no topo da qualificação com 22 pontos e na perseguição seguia o Vitória de Guimarães com 20 pontos. Teimosia de Minhotos…

Última jornada do ano de 1985, foi o Porto jogar com o Sporting da Covilhã, e sentiu as náuseas da altitude, perdendo por 2 a 0, deixando-se igualar na tabela classificativa no terceiro posto pelo Vitória Minhoto (Guimarães).

Janeiro de 1986 – Paulinho Cascavel, que na equipa do F.C.Porto, quase passara despercebido, tornou-se o «menino bonito» do povo de Guimarães. E, «rei dos marcadores», comentou amargamente: «Guimarães seria líder se não fossem as arbitragens…»

Março de 1986 – Para a Taça Uefa, Alvalade assistiu a um empate (1-1), entre o Sporting e o Koln (Colónia), Marcaram Raphael Meade e Allofs, este perto dos 90 minutos. Balde de água fria gelada sobre os «LEÕES», cuja exibição foi elogiada por todos.
Em Praga, para a Taça das Taças, o Dukla venceu o Benfica por 1 a 0.

Benfica e Sporting, despedem-se das Taças Europeias. Os «LEÕES» perderam com o Colónia por 2 a 0, e os Índios/Lampiões, no Estádio da Luz, chegaram a estar a vencer por 2 a 0 (golos Carlos Manuel e Maniche), mas na segunda parte, Krajecik marcou o tal golo fora que decidiu o confronto.

Resenha da Época de 1985/86 do Campeonato Nacional de Futebol :
Entrada no novo ano (1986) e sob o signo do Leão. O Sporting foi vencer a Penafiel e Manuel José, treinador Leonino, voltou a exortar o «espírito de conquista» dos seus pupilos.
Na Luz, dispôs o F.C.Porto de uma grande penalidade, mas Fernando Gomes desperdiçou-a. E, assim a zero tudo ficou.
Fernando Martins, dirigente do Benfica, convidou para o almoço de confraternização com Pinto da Costa, os ministros Leonor Beleza, Mira Amaral, Mário Raposo e o secretário de estado Pedro Santana Lopes (tudo boa gentalha/escumalha!!!)
Depois do repasto e depois da peleja, «botaria faladura» Pinto da Costa: «perdemos um ponto, por isso não podemos deixar de nos sentir contrariados…???!!!»
E assim no arranque para a 2ª volta do Nacional de Futebol comandavam Sporting e Benfica com 25 pontos.

À 21ª jornada, ronda marcada por incidentes em Paranhos e Coimbra…
No Salgueiros vs Benfica, o árbitro Miranda Dias decidiu interromper a partida ao intervalo, alegando em sua defesa que «o campo deixara de estar praticável». Teria de abandonar o campo por uma porta lateral, «todo a tremer, a tremer de nervos». É que após a sua polémica decisão, grande parte dos espectadores, dirigiu-se para a zona dos balneários, os mais exaltados tentaram mesmo forçar a porta, foram impedidos, mas não se coibiram de lançar pedras enquanto clamavam pela restituição do dinheiro dos bilhetes…

Mas, muito muito mais rocambolescos os episódios de Coimbra. O árbitro Raul Ribeiro assinalou duas grandes penalidades contra a Académica de Coimbra, a última já em… período de descontos. Júlio Marques, dirigente do Clube dos BIMBOS, chegou às cabinas com a cabeça partida de uma pedrada, o vice-presidente Alexandre de Magalhães, só por uma nesga conseguiu atingir o balneário ileso, tal como os jogadores Portistas. Mas, muito mais tumultuosa foi a saída da equipa de arbitragem do Estádio passadas mais de 3 horas do fim da partida, deixaram o campo embuçados com capotes da Polícia, já à saída da Cidade de Coimbra, agentes policiais colocaram-nos num táxi que os transportou até casa, em Águeda. Jorge Anjinho, Presidente da Académica, inconformado: «Fomos prejudicados, o árbitro ganhou o jogo.»
Ainda mal refeito do susto o árbitro Raul Ribeiro, diria passados uns dias: «Eu juro que sou adepto do Belenenses???, e estaria hoje rico se não fosse andar na arbitragem…???» P.s. - (É que é BURRO o LADRÃO!!!)

No Mês dos ASNOS/BURROS (Março), começou mal para os «LEÕES», foram derrotados no Bessa por 2 a 1. A semana que antecedeu o jogo foi de guerra psicológica perpetrada por João Alves e Vítor Frade preparador físico do Boavista e deu resultado!!! Manuel Fernandes capitão dos Leões, de coração quente, exaltado ainda mais pela derrota, disparou: «Esse preparador físico do Boavista, não passa de um paraquedista do futebol».

A machadada final nas aspirações Leoninas, foi à 24ª jornada, com a vitória do Porto no Estádio de Alvalade, por 1 a 0, com um golo de Celso, como haveria de ser senão de livre, jogou o Clube BIMBO bem compacto no sector recuado, esperando um lance de génio de Futre; um contra-ataque ou um livre directo, como viria a acontecer…

A finalizar o mês dos BURROS e quase a entrar em Abril, enfim a repetição do Salgueiros vs Benfica. Estiveram os Salgueiristas a vencer até ao minuto 77, mas, de súbito, o golo por Rui Águas.

A água foi correndo, sob as pontes, e a 14 de Abril, o «Dia D» do Campeonato. O F.C.Porto venceu em Setúbal, o Benfica baqueou ante o Sporting!
No Estádio da Luz, um Sporting sereno, frio, quase glacial, sem complexos, sem tremideiras e sem… «coração» fez desmoronar o «pseudo-império das águias», construído sobre muitos meses de sonhos e ilusões, indo lá ganhar por 2 a 1, golos de Morato e Manuel Fernandes. Manuel José treinador Leonino diria: «Os Benfiquistas estão, certamente muito tristes, paciência, nós sabemos o que custam certas coisas, sabemos o que sofremos quando aqui perdemos por 5 a 0. Vando o Brasileiro jogador benfiquista lamentou-se: «Nadámos, nadámos e morremos na praia».
Mortimore treinador dos ÍNDIOS/LAMPIÕES destroçado: «Estou inconsolável, o Sporting teve duas oportunidades e fez dois golos e o Benfica perdeu o campeonato».

Ao Clube BIMBO, graças à vitória em Setúbal, com golo de Paulo Futre, bastaria na última jornada, vencer o último clasificado, para que o «Poeta» Jorge, Artur bisasse. Com o título tão perto, o seu adjunto de nome João Mota atacou: «Será a vitória do futebol, o nosso (o dos BIMBOS), contra o futebol do resultadismo (1-0), estaria em princípio a falar do Benfica???»

Para o jogador Frasco, o regresso de Setúbal foi de alegria.De tristeza se fez o dia seguinte. Seu pai, pescador, foi tragado pelas águas do mar, ao largo de Leixões.
Apesar das lágrimas, Frasco apresentou-se terça-feira de manhã para treinar nas Antas. Assim são os verdadeiros Profissionais. Era (ou é) esse o espírito dos PORTISTAS…

Última jornada do Campeonato Nacional de Futebol, já descrentes partiram os Benfiquistas para o Bessa. E perderam de novo por 1 a 0.
Nem sequer os «empurrões» das Antas os galvanizaram. É que, não longe do Estádio do Bessa, mais concretamente nas Antas jogava-se um F.C.Porto vs Sporting da Covilhã já condenado à descida de divisão. Euforia nas bancadas, que chegaram a estar apreensivas (1-2, aos 13 minutos da segunda parte), mas o Clube dos BIMBOS marcaria mais 3 golos. E nova festa se fez no Porto. Artur Jorge lacónico, pouco mais disse que isto: «Dedico esta vitórias aos que acreditaram.»

Bibliografia, Jornais à época!!!

De Jadscl

MELHOR GR: Helton (fc

MELHOR GR:
Helton (fc porto)
PIOR GR:
Kieszek (fc porto)

MELHOR DEFESA:
Fábio Coentrão (sl benfica)
PIOR DEFESA:
Leandro Grimi (Sporting CP)

MELHOR MÉDIO:
André Santos (Sporting CP)
PIOR MÉDIO:
Rúben Micael (fc porto)

MELHOR AVANÇADO:
Falcão (fc porto)
PIOR AVANÇADO:
Djaló (Sporting CP)

MELHOR JOGADOR:
Falcão (fc porto)
PIOR JOGADOR:
Djaló (Sporting CP)

MELHOR JOGADOR PORTUGUÊS:
Fábio Coentrão (sl benfica)
PIOR JOGADOR PORTUGUÊS:
Djaló (Sporting CP)

MELHOR JOVEM (SUB-21):
André Santos (Sporting CP)
PIOR JOVEM SUB-21:
Como não me estou a lembrar de ninguém, vai o Djaló (Sporting CP)

MELHOR TREINADOR:
Pedro Caixinha (UD Leiria)
PIOR TREINADOR:
Paulo Sérgio (Sporting CP)

MAIOR "FLOP":
Franco Jara (sl benfica)
MELHOR CONTRATAÇÃO:
André Santos (Sporting CP)

aqui vai

Melhor GR - Luciana
Melhor defesa - Lucilene
Melhor médio - Juliana
Melhor avançado - Denise
Melhor jogador - Heloísa
Melhor tuga - Alessandra
Melhor jovem - Luana
Melhor treinador - Flavia
Melhor Revelação - Nathalia
Maior Flop - Gisele

Todas as tuas primas..

..trabalham no ramo?

Foda-se... és árbitro?!

Foda-se... és árbitro?!

As minhas escolhas

GR:

Rui Patrício

DEFESA:

João Pereira, Rolando e Coentrão

MELHOR MÉDIO:

Belluschi e Moutinho

MELHOR AVANÇADO:

Hulk e Falcao

MELHOR JOGADOR:

Hulk - nem há dúvidas!

MELHOR JOGADOR PORTUGUÊS:

João Moutinho

JOVEM (SUB-21):

André Santos

MELHOR TREINADOR:

André Villas-Boas - a milhas de distância da "concorrência"

"FLOP":

Torsiglieri

Desculpa Art

Mas eu nego-me a entrar nestes jogos porque eles vão correndo conforme a côr do individuo que escreva.

E para melhor prova, neste momento que eu escrevo existem 3 comentários o que juntando ao que fazes no artigo perfazem 4.
Dos 4, 3 são feitos por adeptos do Porto e 1 do Sporting.

Enquanto o do Sporting entra e muito bem numa de humor cos artistas do seu clube e com um que saiu de lá há muito pouco e que é detestado pela grande maioria de adeptos do Sporting e, não pensem, que foi por ele ter ido para o Porto(outros já o fizeram e não os detestamos) porque não o foi, mas sim pela forma e pela falta de respeito que teve por quem fez de tudo para ele chegar onde chegou.

Os 3 do Porto tem em comum a mesma coisa na votação para Maior Flop. Todos os 3 votaram em jogadores dos clubes rivais mesmo sabendo que estes jogadores(falo essencialmente nos do Sporting) passam sempre por um periodo de adaptação, não olhando para a própria casa onde tem jogadores como o Sereno e o Pawel Kieszek já para não falar do Sousa, que já há muito que passaram por este periodo de adaptação e que tem sido autênticos flops.

Mas como sempre partimos para o cilitismo e critica-se sempre pela negativa os adversários porque os nossos são intocáveis.

Polo, entendo a tua opinião,

Polo, entendo a tua opinião, mas tens de perceber que é impossível passar ao lado do Porto depois de uma 1ª metade do campeonato praticamente perfeita. O ano passado não me lembrei de fazer um artigo destes mas, se me lembrasse, certamente os nomes em destaque seriam os de David Luiz, Fábio Coentrão, Ramires, Di Maria, Saviola ou Cardozo. Este ano, o Porto tem de arrebatar os prémios e, mesmo assim, abro naturalmente a porta a quem tiver opiniões diferentes.

Outra coisa que me parece natural é avaliar as expectativas quando escolhemos os flops. Kieszek foi contratado para 3º GR e não somou um único minuto no campeonato, aliás, só tem jogado nas provas secundárias porque Beto está lesionado. Nunca poderá ser favorito ao flop do ano porque a expectativa e a necessidade eram quase nulas. O mesmo com Sereno, um cepo de meia tigela que não tem vida para jogar no Porto, mas nunca precisámos dele a sério nem contávamos que passasse sequer a 3ª opção no lugar de central. Não pode ser favorito a esse prémio.

Já o Zapater passou por 2 dos melhores campeonatos do Mundo e a expectativa era para que fosse contratado como opção a ter em conta no 11. Tudo bem que o André Santos se elevou (para mim não foi surpresa, mas a verdade é que ninguém esperaria que pegasse já de estaca), mas Zapater não mostrou nadinha sempre que foi chamado. Assim como o Júlio César, do Marítimo, que ainda tem idade para jogar ao mais alto nível, passou por clubes como o Real Madrid e o Benfica, e nem as calçou num clube como o Marítimo. Mesmo o Fangzhuo, do Portimonense, é um flop tremendo. Passou pelo Manchester United e nem se ouve falar dele em Portimão? Creio que qualquer um destes 3 nomes está acima dos que mencionas do Porto, até o Mantzios do Marítimo está (veio do Panathinaikos).

Não tenho nada contra o Sporting, sabes disso, e muito menos tenho problemas em reconhecer o valor dos rivais. Mas tens de perceber que é normal que os portistas arrecadem os prémios e que estes fujam aos sportinguistas, porque a época de uns e outros estão a ser completamente opostas...

Forte abraço ;)

Então vamos lá

O Hildebrand também não veio para ser ttular até porque hoje em dia existem (se existirem) muitos poucos guarda-redes que sejam superiores ao Rui Patricio.
Zapater é certo que jogou em Espanha e na Itália.
Normalmente um jogar dá mais nas vistas quando joga em equipas de 2º plano e depois quando são transferidos para clubes de maior dimensão são uns auênticos flops. Pois este é o caso do Zapater que na Fiorentina não foi aquele jogador que os Viola esperavam e pretendiam que fosse.
Veio para o Sporting para ser uma 2ª ou mesma 3ª opção(Pedro Mendes e Maniche seriam as duas primeiras) para o lugar de trinco e isto sem contarque o André pegasse de estaca como pegou.

Mas ao contrário o vosso Sousa foi contratado para ser o concorrente directo do Fernando(foi o que foi dito na altura da contratação) e nesta altura não passa de uma 3ª opção ao lugar. Se isso não é flop então não sei o que é flop.

Depois lanças um bom número de nomes (que eu concordo)de jogadores que foram e estão a ser autênticos flops. Falas no Julio Cesar que passou por clubes como o Real Madrid e o Benfica, logo jogou em clubes de nil superior aos que o Zapater representou, é internacional e o Espanhol não, logo tem mais experiência que o Zapater, só que ele no Maritimo nem chegou a calçar as chuteiras enquanto o Zapater mal ou bem as tem calçado e tem jogado alguns minutos e diga-se de passagem que os últimos 94 minutos foram até agradaveis.
Mas mesmo sabendo isto tudo dá-se o titulo de flop ao Espanhol e porquê?

Por fim não vou colocar qualquer duvida no que dizes que o Porto foi a melhor equipa nesta primeira metade porque isso é facto indesmentido. Agora posso pôr em dúvida algumas das escolhas que escolhestes e com as quais não concordo obviamente até porque ao ser a melhor equipa não quer dizer que os seus jogadores sejam os melhores, ou agora vais-me dizer que o Braga que na época passada foi sem qualquer dúvida melhor equipa que o Porto, tinha também melhores jogadores que este.

Mas vou-te já apontar o que eu não concordo.

No posto guarda-redes o escolhido devia de ter sido o Rui Patricio e vê lá que por ironia nem o colocas nas 3 escolhas.

No meio campo acho piada a não inclusão do André Santos e depois acho que o Belluschi foi mais influente que o fruta podre apesar deste merecer estar na lista.

No flop como já o disse não concordo nem para estar nos 3 quanto mais ser o nomeado porque houve piores e não foram citados.

Mas eu até compreendo estas escolhas depois de ter visto a injustiça de ontem.

Abraço

Meu caro, estou esclarecido

Meu caro, estou esclarecido com as tuas explicações e até já me arrependi de ter escolhido o Zapater (vê lá!), mas sinceramente pensei que tinha sido contratado para titular na posição 6. Só que esta coisa das nomeações nunca é consensual... Repara que o mais votado como flop no MaisFutebol até foi o Torsiglieri e eu tenho a certeza que, tivesse posto o central na minha lista, muita gente não concordaria. Até porque também diriam que não vinha para titular porque estão lá o Carriço e o Polga. Por isso é que a lista vale o que vale. É a minha, mas obviamente está susceptível a mudanças da vossa parte.

Em relação ao resto, respeito as tuas opções mas penso de maneira diferente em relação a alguns tópicos. Na questão Moutinho/Belluschi, por exemplo, também hesitei entre os dois, mas acabei por escolher o Moutinho pela relevância que ganhou no nosso modelo de jogo. O Belluschi tem estado fantástico, mas tira-lo da equipa e tens lá o Micael. Tiras o Moutinho e não tens ninguém...

Quanto ao Souza... entendo que consideres um flop, até porque o argumento que dás é absolutamente verdadeiro, mas se tivesses visto aquela elegância a jogar no meio-campo talvez não pensasses assim. Souza tem muito futebol, é um jogador muito vertical e vai dar muito que falar no Porto, é o Aloísio do meio-campo. Simplesmente tem ainda imenso a aprender para singrar no futebol europeu. Tem de ser mais rápido a pensar, tem de soltar mais a bola e tem de ocupar melhor os espaços, mas tem futebol de sobra para agarrar um lugar mais tarde.

Mas curti a discussão, este tipo de conversas são muito interessantes para se perceber o que pensam os outros. Confesso que não sabia, por exemplo, que o Patrício estava tão bem cotado entre vocês. É um excelente guarda-redes, sem dúvida (e novíssimo), mas pensei que fosse um mal-amado em Alvalade.

Forte abraço ;)

Polo

Faz a tua lista e coloca lá ,os Serenos e Kieszeks. Não vejo qual é o problema,eu coloquei o Timo,principalmente porque não se trata de nenhum desconhecido. Segundo parece é dos atletas mais bem pagos do plantel,tem carreira e não joga.

No FC Porto,até o momento,Walter não tem correspondido.

E sabes porque ele não joga?

Porque tem à sua frente um senhor.

Mas eu não quero que fales só do Walter, fala tambémdo Sousa que foi contratado para ser o substituto do Fernando e afinal é mas o substituto do Guarin. Mas esses não são flops.

Tens de me dizer Ó Curva

O que entendes por flop, e quais os critérios para tal prémio ser atribuido ao alemão.

É que na minha modesta opinião, seria flop aquele de quem se esperava muito e mostrou pouco compremetendo a sua imagem e prejudicando o clube, ora, eu, e quem diz eu, diz muito sportinguista não estaria sequer á espera do Timo ser titular, flop não pode ser aquele que está no banco ou bancada a olhar para o relvado em dia de jogo sem o pisar.
Sendo justo com o alemão, fez 2 jogos a titular e em um não teve trabalho de assinalar e em outro a equipa perdeu e perdeu bem e ai sim comprometeu num golo. Mas volto à questão de um flop nunca poder ser um gajo que veio para o clube e nem calça para jogar, não pode ser um gajo de quem ninguém esperava muito.
Esta é a minha definição do que não é um flop, tenho de ler qual a tua.

cumps

Tens razão,Timo...

..não tem jogado. Avaliação pode não ser justa,mas repara,ele é conhecido,vêm com curriculum,ganha bem,se não consegue ser titular é porque certamente não trabalha para isso.A sua aposta em vir para Alvalade,falhou redondamente.

Curva

estás-te a esquecer que quem vem para guarda-redes do Sporting, vem para 3º guarda-redes. O Patrício nem pode ter alguém que não o Tiago no banco, senão sente-se ameaçado e desconcentra-se.

"Os contorcionistas" (os vampiros - no original)

O prémio de Melhor Treinador do Mundo, muito justamente atribuído ontem a José Mourinho, chega com alguns anos de atraso.

Ainda assim, como dizia a minha senhoria quando eu lhe pagava a renda, mais vale tarde do que nunca. De resto, sendo absolutamente natural que José Mourinho ganhe finalmente um título que já merecia desde 2004 e que é seu por direito próprio, não deixou de ser engraçado ver mais um acto de contorcionismo do verdadeiro bando de sem-vergonha que passou os dois anos em que ele ganhou tudo o que havia para ganhar no FC Porto a insultá-lo e a desejar que se fosse embora.

Ontem, dobrando a coluna do avesso, apareceram todos com um ar muito grave e sério a tecer-lhe os mais rasgados elogios, sublinhando como enormes qualidades as mesmas características que lhe apontavam como defeitos há seis anos. Como dizia Zeca Afonso, se alguém se engana com o seu ar sisudo e lhes franqueia as portas à chegada, arrisca-se a acordar com marcas no pescoço.

Jorge Maia

Jorge Maia

como morcão que é, acha que Mourinho já merecia ganhar em 2004 um prémio que teve agora a 1ª edição. Faz sentido.

Depois, faz acusações sem nome - um claro sinal de carácter.

Jejeje...

Algo me diz que vais ficar sem resposta...

Tanto falas tu...

...de carneiros, hipócritas e tal...e não resistes a citar o maior deles todos...um merdinhas que beija o chão para o qual o outro se peida há uns bons 10 anos.
Enfim...é a falta de coerência que já é um dos teus grandes apanágios...

E essa de José Mourinho ter recebido agora um título (completamente justo) que merecia desde 2004...enfim...só papa essa quem quer...ou quem é muito parecido com esse senhor dotado de extraordinária espinha dorsal. Ou falta dela, neste caso...

Vamos lá dialogar um pouco..

Responde-me só a uma coisa muito simples.

Se o troféu de melhor treinador do mundo existisse em 2004 quem é que pensas que deveria ganhar o troféu?..

José Mourinho, que nesse ano venceu contra todas as probablidades a champions e fechou com chave de ouro 2 épocas de elevadíssimo nível ou um brasileiro ou um argentino ou outro gajo qq?..

Já agora relembro-te que ele em 2004 "apenas" conquistou o titulo de melhor treinador da UEFA..

Não sei...

...quem é que deveria de ter ganho o troféu.
O que eu censuro é o dito "jornalista" assumir que Mourinho deveria de ter ganho tal prémio.
Recordo-me de um certo seleccionador da Grécia que ganhou um Europeu "contra todas as probabilidades" nesse mesmo ano. E também me recordo de um certo treinador francês que conseguiu eliminar Real Madrid e Chelsea nesse mesmo ano.
Também me recordo de um certo espanhol que fez com que o Valencia fosse campeão de Espanha...e que no ano seguinte fez do Liverpool campeão europeu.

Parabéns ao Mourinho por ter conquistado esse prémio em 2004. Porque carga d´água é que o artista assume que ele deveria de ter ganho um prémio que nem sequer existia antes deste ano de 2010/2011...em 2004?

Mas é difícil de perceber???

Ele falou em 2004, pois foi efectivamente nesse ano que ele se revelou como o melhor treinador do planeta. Ou seja, era justo nessa altura reconhecê-lo como melhor do mundo e só não o foi feito de forma oficial pois realmente o troféu nem existia!

Foi o treinador que depois de fazer um triplete "à lá uefa" consegue com uma equipa de baixos recursos conquistar a Europa e saltar para a ribalta do futebol europeu.

Falas-me no grego e no Deschamps, da mesma forma que hoje se fala do Del Bosque e do Guardiola. Bons treinador e um bom registo nesse ano, mas incomparáveis a Mourinho.

Meu caro...

...não era justo reconhecê-lo como melhor do mundo nesse ano.
É uma opinião pessoal, sujeita a críticas, que merecerá opiniões contrárias...mas também outras que a subscrevem.
Nada contra o percurso de Mourinho nesse ano...mas sim no que toca a percursos de outros.
Neste ano, com o Inter, se não ganhasse era uma puta de uma injustiça (cometida por exemplo com o Sneijder). Em 2004, sinceramente, o troféu calhava bem a outros.

E tu que até percebes tanto disto, permite-me um reparo. O grego...não era grego. Era alemão. E o francês...não era o Deschamps.
Mas sua excelência é que é um génio na argumentação e em opinar sobre futebol...

Lol, fica lá com a bicicleta

Ok, o grego passa a "grego" e o Deschamps passa a .. vais-me dizer que não era o Deschamps?.. então sei quem era o treinador do monaco nesse ano. Admito.

Não me venhas é com tretas que o Mourinho nessa época não foi melhor que o seleccionador campeão europeu ou que o finalista vencido da champions, mas que este ano foi claramente superior a guardiola e del bosque (óbvio que foi). Só faltava essa.

É a incoerência absoluta!

Incoerência...

...aonde, chavalo???!

Este ano sim...sem qualquer dúvida. No ano de 2004...não acho. E não és de certeza tu que irás apresentar argumentos para contrariar esta minha opinião.
Ah, e no que toca à tua outra resposta...não fales do que não sabes, está bem? Já chega o que pensas que sabes sobre futebol...