Futebol em Portugal após o 25 de Abril | Relvado

Futebol em Portugal após o 25 de Abril

 

Afianço-lhes desde já que não tenho certezas, e opiniões contrastantes poderão levar-nos a tentar compreender o que realmente se passou...Volto a reinterar que estas estatísticas são de um comentador por todos vós conhecido e a quem agradeço por me ajudar a interpelar com números as seguintes constatações...Presentemente, temos:- Benfica com 31 títulos; Porto com 21; Sporting com 18; Belenenses e Boavista com 1 cada.Até 1977, o Porto tinha 5 campeonatos; daí em diante venceu até hoje mais 16 e, como é de todo prevísivel, vencerá também este da temporada 2006/2007; o Sporting tinha 14 e venceu 4; o Benfica totalizava 23 e venceu 8; intrometendo-se o Boavista pelo meio com um campeonato.Como se constata com aritmética simples, o Porto ganhou mais títulos que os três juntos.Foi a democracia, que originou esta mudança de crónicos vencedores de Sul para Norte? As gentes do Norte conseguiram livrar-se do centralismo de Lisboa e fizeram do FCP o estandarte para as suas conquistas?O Maior Cá do Sítio

I Liga:

Comentários [104]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Futebol em Portugal após o 25 de Abril

Com a liberalização da economia è natural que aconteçam esses fenómenos e o FCP è o expoente máximo da democratização do futebol. Mas acredito piamente que após a entrada da regionalização o futebol vá mudar outra vez, vai-se assistir à fusão entre o Benfica e o sporting e a fusão entre Boavista e Porto è uma estupidez económica e regionalista não haver união entre os próprios clubes das grandes cidades. Eu acredito que caso houvesse a regionalização tudo ia mudar no futebol, o gosto pela região ia aumentar e os clubes passavam a representar as regiões. PS: Interessante ontem o programa que deu na RTP1, o especial dedicado ao GRANDE Zeca Afonso mas com parceria entre a televisão galega e a RTP1, a regionalização aproxima-se a passos largos.

Re: Re: Futebol em Portugal após o 25 de Abril

Re: Re: Re: Futebol em Portugal após o 25 de Abril

Atenção que neste discurso não disse que era a favor deste neo-liberalismo economico simplesmente afirmei que vivemos num neo-liberalismo, na total liberalização economica. Por acaso segundo os meus ideais este democrácia total e sem controlo da vida económica è um erro que téra o seu fim, poís segundo Marx: "O capitalismo destruirá a si próprio"

Re: Re: Re: Futebol em Portugal após o 25 de Abril

O que realmente importa è que cada vez mais o benfica está a perder importãncia de maior è um clube igual a tantos outros:-). Regionalização quando acontecer, vai acentuar ainda mais igualdade existente entre os clubes portugueses. O benfica não passa de clube tão importante ou até menos importante que o Porto essa è a verdade:-D.

Re: Re: Re: Re: Futebol em Portugal após o 25 de A

Isso depende de quem lhe dá ou não importância...

Re: Re: Re: Re: Re: Futebol em Portugal após o 25 de A

Nop, isso depende de vitórias...

Re: Re: Futebol em Portugal após o 25 de Abril

Mas foi curioso ver que a regionalização apenas passou no Alentejo.... Isto no resultado do referendo, quando era criança no alentejo consideravamos os pessoal do norte como Galegos... Virem agora anunciar a com arrogancia a supemaçia do norte em relação ao sul, penso que deveriam estar caladinhos porque foram voçês que não quiseram a regionalisação e seguiram mais uma vez os desejos da direita e da igreja.

Re: Re: Re: Futebol em Portugal após o 25 de Abril

A "direita" e a "Igreja"; pois, os 65% de votos dos portugueses não contaram.

Re: Re: Re: Re: Futebol em Portugal após o 25 de Abril

A unica região que nesse referendo aceitou a regionalisaçao foi o alentejo, nao estou a falar nos numeros globais mas por regioes... Bom também penso que os portuguêses ainda nao estao preparados pra referendos mas isso é outra estoria

Re: Re: Re: Futebol em Portugal após o 25 de Abril

Seguir caminho lentamente...lentamente...

Re: Re: Re: Futebol em Portugal após o 25 de Abril

Qualquer dia acusam-nos a nós Alentejanos de sermos os maiores cá do Relvado.com, assim se vê... o pluralismo no Alentejo: Há de tudo e para quem nos acusa de regionalistas, ponha a vista em cima cá da "genti" temos lampiões; lagartões; dragões bem como tivemos uns rafeiros/galgos lá de "Campo-Maior", possívelmente até admiradores de Panteras quiçá dos Canarinhos e adeptos da Cruz de Cristo; Lusitanos/Juventude de Évora mais os do Desportivo de Beja mais o Estrela de Portalegre/Portalegrense e o de Reguengos de Monsaraz terra onde nasci, à ganda genti deste meu país à beira-mar plantado. Portugueses somos sim senhor, mas ALENTEJANOS é até à MORTE...

Reflexões 33 anos depois do 25 de Abril

Se os "culpados" do descalabro do Benfica nos últimos anos foram Direcções incompetentes, os "culpados" do ocaso do FCP no período 1960-1976 foram igualmente Direcções incompetentes (se for preciso citarei dados objectivos que o comprovam). Esta explicação tem lógica porque um clube como o FCP não pode andar 19 anos sem ser campeão, o Sporting 17 e o Benfica 10. A superioridade dos adversários nessas ocasiões não explica tudo. A democracia teve muita influência em diversos aspectos da nossa vida, o futebol não fugiu a essa evidência - mas mesmo que não tivesse havido o 25 de Abril ou tivesse havido uma mudança mais suave, a vida hoje em dia seria diferente do antes 25 de Abril, tudo muda tudo gira e o que era ontem será um pouco diferente amanhã. Podem haver muitas explicações para os triunfos do FCP que não foram, atenção, logo a seguir ao 25 de Abril, o fim do jejum acabou em 1978 e depois tivemos um período mau entre 1980 e 1984 - o trabalho do Pedroto só apareceu verdadeiramente sob o comando de Artur Jorge - daí em diante o FCP deixou verdadeiramente de "ter medo de atravessar a ponte" passou a ganhar muitas vezes e a perder naturalmente também algumas, mas a semente estava lançada e até hoje é sempre o principal candidato ao título. Principal obreiro? Naturalmente que foi Jorge Nuno Pinto da Costa. Será para continuar mesmo no seu afastamento num futuro próximo? Depende de quem lhe suceder, depende da equipa directiva que apresentar - poderá haver possíveis recuos mas a força imensa do "dragão" fará naturalmente ressurgir, caso haja retrocesso, um clube ganhador. O mesmo se passa no Sporting, Benfica - as forças desses clubes são os simpatizantes, podem haver recuos mas estarão sempre no topo a discutir classificações. O clubismo tem as suas virtualidades para auto-afirmação pessoal e dar força ao emblema, mas só existe se houver um background sólido por detrás (grandes massas apoiantes). Neste particular não há superioridade de nenhum grande, todos eles estão equiparados em vontade férrea de vencer. Hoje é 25 de Abril e relembro essa data como se fosse hoje e tinha 20 anos e hoje 53. O que dizer após 33 anos? Que houve esperanças concretizadas mas também houve muitas desilusões, a vida é assim mesmo dias melhores dias piores - exactamente igual às vitórias e derrotas do nosso emblema preferido.

Re: Reflexões 33 anos depois do 25 de Abril

Boa reflexão. Aliás, desses tempos do FCP, tinha umas questões a pôr-te.

Bom comentário

+1 Bem escrito

Re: Reflexões 33 anos depois do 25 de Abril

Bom comentário.

Re: Reflexões 33 anos depois do 25 de Abril

Gostei do comentário, passa ao de leve pelo que pretendi, denominava-o como o políticamente correcto... Cumprimentos

Re: Re: Reflexões 33 anos depois do 25 de Abril

Eu não sou políticamente correcto (ideal político) muito pelo contrário(naquilo que pretendes dizer e que eu percebi perfeitamente) mas tento ser clubísticamente correcto porque um clube, uma legião de adeptos não tem culpa deste ou daquele dirigente, deste ou daquele fanático, deste ou daquele "relva" malcriadote e mal formado. Em frente ao écran, em jogos ao vivo sou um "doente" como qualquer adepto que se preze (embora de forma fleumática porque eu sou assim mesmo), no contacto ao vivo ou via net com adeptos de outros clubes procuro ter tento na lingua porque...eu sou adepto do FCP como podia ser de outro qualquer - e isso para mim é uma lei fundamental. Um abraço "Maior"

Re: Re: Re: Reflexões 33 anos depois do 25 de Abril

Abraço retríbuido e desejo que tenhas passado um dia feliz. Cumprimentos

Re: Reflexões 33 anos depois do 25 de Abril

Ouve lá t és demasiado lucido para seres do FCP, pena haver tão poucos como tu, pelo menos aqui no relvado.

Re: Reflexões 33 anos depois do 25 de Abril

Bom comentário. Objectivo e racional. Bem escrito.

Politica e futebol??

Não me parece que futebol e política tenham algo a ver. O que aconteceu e que já aqui foi referido, é que houve gestões menos conseguidas em certos clubes e o FCP conseguiu estabilizar a gestão do clube, porque mantém o mesmo leme há 25 anos. O Benfica hoje está em franca melhoria de gestão, podendo começar a prever de fazer melhores investimentos desportivos e começar a tirar daí, o respectivo proveito em termos de resultados. O Sporting também me parece estar a acalmar em termos de direcção e de gestão e com a boa formação que tem, se não cometer erros do passado pode fazer bons planteis e conseguir resultados à altura. Resume-se que no desporto moderno tudo começa numa gestão rigorosa,e não se pode continuar no amadorismo do passado. Quanto ao resto, andar a ligar os clubes a regimes e afins, é pura demagogia.

Re: Politica e futebol??

Política e Futebol, nada tem a ver, vives aonde, mas que angélico!!! Então sem falarmos de politiquices, as autarquias dão graveto aos clubes isto é??? Beneficiência a carenciados,rendimento mínimo garantido aos clubes falidos, licenciam infra-estruturas desportivas, não é futebol é hoquei patins é andebol é basquete, ai, ai que ingenuidade...

Re: Re: Politica e futebol??

O teu nick diz tudo! Eu disse que politica e futebol não tinham nada a ver com a mudança de hegemonia de que fala o artigo... A tua maneira de debater é mesmo de quem não admite que se discuta, logo estás deslocado num forum que é um espaço feito para cada um deixar as SUAS opiniões...

Não foi o 25 de Abril, foi o Apito Dourado!

Porque não vemos as coisas no prisma seguinte: Desde o 25 de Abril até à entrada de Dom Peidos para a presidência do Porto, o Benfica foi 4 vezes campeão, o Sporting foi 3 vezes campeão, e o Porto foi 2 vezes campeão. Dom Peidos entrou em 82 se não me engano, e até conseguir plantar a teia que lhe permite mandar no futebol hoje em dia, até cerca de 90/91, o Benfica foi 4 vezes campeão e o Porto outras 4. A partir daí, quando os árbitros começaram a ir aos locais de estágio do Porto conviver normalmente, e a casas de alterne receber recompensas é que o campeonato desiquilibrou. A meu ver só há duas leituras possíveis. Ou o sporting é que era o clube do regime, (e toda a gente sabe que salazer era sportingusta e repudiava a forma como as eleições no Benfica sucediam, o único clube veradeiramente democrático em Portugal), pois raramente ganhou após o 25 de Abril, ou então a mudança deveu-se mesmo ao Apito Dourado. Eu inclino-me para a 2ª!

Vê lá...

se te inclinas muito, podes cair..

Porque desporto não é só futebol!!

Embora o relvado seja um site exclusivamente dedicado ao futebol e por isso seja normal todos os conteúdos sejam dedicados ao "desporto-rei", começa a ser cansativo e desolador ver o lugar a que foram destinadas outras modalidades. Hoje por exemplo, tem lugar em Lx o 2.º jogo da final do campeonato nacional de Hóquei em Patins, entre o Porto e o Benfica. Por incrivel que possa parecer o jogo não terá transmissão televisiva!! Nem na RTP, nem Sporttv1 ou 2, simplesmente inacreditável! Depois de ter assistido ao vivo ao 1º jogo (esse foi transmitido na RTP), não tenho infelizmente possibilidades de me deslocar hoje a Lisboa. Peço por isso aos lisboetas e a todos aqueles, sejam portistas ou benfiquistas que tenham essa possibilidade, que se desloquem ao pavilhão da Luz para fazerem a festa do hóquei em patins! Se possível façam uns videozitos para porem no youtube e para que nós que ficamos em casa possamos ver algumas imagens desse grande jogo. Serviço público.. eh eh. cumps a todos 25 DE ABRIL SEMPRE! FASCISMO NUNCA MAIS! zefil

ESCANDALO!! ESCANDALO!!!

O SLB recusou-se a colocar à venda bilhetes para não sócios alegando uma confirmada enchente do pavilhao da Luz, para o jogo de hoje de hóquei entre o Benfica e o Porto. Os Superdragoes chegado a Lx para assistirem in loco ao jogo foram barrados pela policia e nem na capital puderam entrar!! Como se pode constatar pelas imagens o pavilhao da luz esteve semi vazio!!! http://www.fcporto.ws/index2.html E ainda se fala em 25 de Abril e Liberdade!!! Que vergonha senhor Viera! cumps zefil

Re: ESCANDALO!! ESCANDALO!!!

Tens razão se assim foi, mas de LFV, e JV e outros subalternos, manipuláveis, porque só lá estão na direcção porque são puras marionetes, joguetes na mão de gente que não presta, esperava-se o quê. Vê a vergonha do jogo com o FCP, a polícia diz que foi o SLB que cometeu a imprudência de colocar a claque do Porto num patamar superior do estádio sem dar cavaco aos mesmos (polícias) e o "PRESIDENT Lampião" argumenta, para que tal não aconteça futuramente equacionamos a não cedência de bilhetes para o SLB vs SCP aos adeptos Sportinguistas aí vês até onde chega esta hipocrisia feita à maneira dos interesses de alguns...

Re: Porque desporto não é só futebol!!

Desculpa lá pensei que já te tinha respondido, mas mesmo mais tarde que a outros comentadores, desejo-te que tenhas passado um belo dia e aos "Fachos nunca mais", não sei não, eles andam por aí a tentar levantar a garipa. Cumprimentos

Descobri onde o jogo vai ser transmitido!

Aqui neste site "não oficial" do Slb http://www.hoqueislb.net Parece no entanto que o benfica não vai permitir o acesso ao pavilhão a não sócios do clube, ou seja impedir que os adeptos portistas apoiem a sua equipa. Pelo que sei estava preparada um "invasão" à Luz pelo Super Dragões, por isso a confirmar-se este impedimento, é uma acção vergonhosa por parte do Benfica. Por exemplo, no Porto-Benfica anterior a este ultimo fui a Fanzeres ver o jogo na companhia de 2 benfiquistas. Não se manifestaram efusivamente com o golo do Benfica e naturalmente não tiveram qq problema com adeptos portistas. Mas veremos o que acontece hoje na Luz cumps