Futebol espectáculo ou pragmatismo | Relvado

Futebol espectáculo ou pragmatismo

 

Selvabrava diz: "na época
passada Peseiro disse que o Sporting era candidato a tudo e que iriam praticar o
melhor futebol em Portugal, dando espectáculo, para atrair mais pessoas aos
estádios. As palavras confirmaram-se, mas no fim o SCP nada ganhou. Esta época
o treinador do Porto revoltou-se contra o futebol praticado em
Portugal e disse exigir da sua equipa futebol espectáculo, o
que até parece ter conseguido. Só que esse tipo de futebol trouxe ao FCP uma
derrota humilhante e obrigou o treinador a pedir desculpa aos adeptos. Há dias,
Peseiro, a jogar contra uma equipa toda esfarrapada e com menos 1, em pleno
Alvalade, a 10' do fim tirou o Liedson e colocou o Beto para garantir a vitória
tangencial... Será que Adriaanse vai enveredar também pelo pragmatismo, como
parece ter enveredado já Peseiro e só vamos ter direito a futebol ao estilo da
«Velha Raposa»?"

I Liga:

Comentários [55]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O principal problema...

Não é a defesa em si, mas sim a forma de defender.

O FCP defende muito à frente, e isso vê-se nas raras vezes que os adversários conseguem aproximar-se da área do FCP.

O problema é que defendendo muito à frente, não se pode permitir que os adversários passem a linha defensiva... por outras palavras há jogadas que têm de ser paradas, nem que tenham de recorrer a faltas.

Depois, os laterais não estão a atacar/defender bem, sobretudo sabendo que não têm um trinco sempre pronto para as compensações.

O facto é que o FCP poucas jogadas de perigo permite, mas sempre que falha os adversários não perdoam... ao contrário do que tem acontecido com o FCP, que lá na frente não só não aproveita as flhas do adversário, como desperdiça o seu óptimo trabalho ofensivo.

Eu prefiro que o FCP defenda assim, lá na frente, não dando oportunidade ao adversário de tomar conta do jogo, mas é facto que é preciso mais experiência de alguns dos jogadores, mais inteligência e menos "facilitanços".

Re:O principal problema...

O César Peixoto tanto defenfeu à frente que as bolas lhe estavam a passar sempre por cima da cabeça...
Cumps

Re:lol

é a isabel que anda a pô-lo maluco

Re:O principal problema...

Concordo com tudo o que dizes. E não acho que a defesa seja má ou que tem estado assim tão mal como as pessoas tentam parecer, no meu ver falta um elemento no meio campo que faça a ligação entre o ataque e a defesa, que seria o Raul Meireles e não o Ibson, ele é bom mas para entrar quando o jogo tivesse controlado, ou pelo lugar do Luxo quando for necessário fazer rotação do plantel. Outra coisa que está a faltar ao Porto é maior poder de concretização, falhasse muitas bolas na frente do guarda redes, o Porto tem que no minimo marcar 3 golos por jogo, e isso é apenas 15% de finilização dos +/- 20 remates por jogo, se o Porto ataqua muito é sinal que a bola está muitas vezes na zona do Benny por isso ele tem de marcar no minimo 1 golo, o jorginho falha muitas oportunidades tem no minimo marcar uma, dps temos Quaresma, Diego e Luxo, um deles terá de fazer um golo o que não acho dificil.

Quanto ao jogo de ontem muito azar, e já lá vão 2 jogos na Champs com muito azar, cheira-me a mau olhado de muitas pessoas, mas vamos dar a volta e ganhar ao inter em Itália, pelo menos eu acredito.

Re:O principal problema...

Excelente comentario. Parabens.

O que dá titulos?

São as vitórias... o que interessa é ganhar por muito que todos queiramos ver espectáculo também...

Quem se está a rir disto tudo é o

PESEIRO!

Já chegamos ao ponto de certos users estarem a dizer que o Peseiro fez uma boa substituição, quando dias antes o crucificavam e chamavam-no de palhaço!

O Trapattoni o ano passado era uma velho caquético que só sabia jogar à defesa. Hoje é um Senhor, muito inteligente, que foi campeão porque era pragmático e queria ganhar em deterimento do espectáculo!

Ganhem juízo e sejam coerentes! Continuo a não gostar do estilo do Trapatoni, mesmo tendo levado o meu clube ao titulo. Digo hoje o que disse na 2f, que Peseiro foi medricas e a substituição foi mal feita. Digo igualmente que Adriansen é o melhor treinador que está em Portugal e por ter perdido este jogo, por querer espectáculo deve-se à inexperiência das grandes competições.

Não acredito que...


...Adriaanse vá mudar a maneira dejogar. Irá sempre enveredar pelo futebol de ataque, coisa que eu aprecio bastante.

Mas no futebol o sucesso começa na defesa, e aí ainda temos muito que melhorar. Um regresso de Jorge Costa para os jogos da Champions era de louvar. Pode já estar velho, mas tem muita experiência internacional, coisa que poderia ajudar Ricardo Costa e os outros defesas a melhor posicionar-se no terreno.

Relembro que nada está perdido e que o 1º lugar no grupo ainda é possível. Se não for o 1º, então o 2º ainda é possível, se não for o 2º, então a Uefa ainda é possível, e se a Uefa não for possível, para o ano há mais.

Força Porto, sempre contigo.

Re:Não acredito que...

É assim mesmo meu amigo! Grande portista!
Oxalá todos os sportinguistas fossem como tu!

Hmmmm

Melão + Azia =

MELANCIA

hi,hi,hi!

O seu comentário foi rejeitado por um processo automático

E um artigo sobre o Baía?!

Estou à espera do artigo a qualquer momento sobre o Baía, com base no terceiro golo e atendendo ao que foi dito ontem sobre a exibição do Moreira em Manchester!

Fico triste pela derrota do Porto e nem sequer tenho vontade de comentar, mas relativamente ao futebol espectáculo do Adriaanse gostaria de popôr as seguintes questões:

  • Tem lógica que os laterais do Porto subam os dois ao mesmo tempo?

  • Tem lógica que além dos laterais do Porto estarem no ataque, o Porto não ter nenhum Costinha para compensar? Não estando em causa a qualidade de Lucho e Ibson, não serão estes demasiado ofensivos?

  • Não será que afinal o que falta é arrajar um substituto para Costinha, sendo que os melhores seriam Bosingwa ou Raúl Meireles?

  • Será justo culpar apenas os centrais ou clamar o regresso de Jorge Costa, que até é mais lento que os restantes centrais?

  • A questão da disciplina no Porto não estará a ser sobrestimada, deixando de existir quem faça faltas inteligentes no meio campo do Porto?
  • Re:E um artigo sobre o Baía?!

    Eu sinceramente gostava muito que o Porto tivesse ganho o jogo ontem, nao é minimamente toloravel estar a ganhar em casa a vencer 2-0 e sofrer trez golos daquela maneira contra a equipa teoricamente mais fraca do grupo. Mas penso que esta derrota por outro lado tambem vaii fazer bem ao sr.Adrianse, que tem que aprender a ser mais humilde e a saber falar e esperar a melhor oportunidade para o fazer, nao quero por em causa o futebol jogado pelo porto, que para mim é neste momento a melhor equipa da liga a praticar bom futebol, mas este treinador que nao ganhou nada, nem um unico titulo, chega a um clube mete as suas regras, despreza o capitao que era da equipa, mete fora jogadores por terem tranças ou aneis, será que se ele tivesse no plantel um Drogba ou um ronaldinho gaucho tb os deixava de fora?????,o problema dele é que chega para tentar emitar mourinho e ele nao tem o minimo de prestigio para falar e as pessoas ouvirem.....mas desejo boa sorte ao porto e espero que consiga ainda passar a proxima fase. quanto a questao baia....ja está mais que provado que nao é o melhor guarda redes para a selecçao, ao contrario de Moreira que penso que ja mercia uma chamada.

    Re:E um artigo sobre o Baía?!

    Mas o problema nisto tudo é o proteccionismo dado ao Baía na comunicação social.
    O baía se tivesse uma defesa como tem tido nestes ultimos anos o Sporting (ou seja fraca) aí sim queria ver como seria.
    Este "problema" Ricardo na selecção foi gerado pela comunicação social.
    Não quero dizer com isto queque considero o Ricardo GR para a selecção bem pelo contrario, os grandes GR sempre se evidenciaram mais quando tem defesas fracas, e passo a explicar:

    1º Baia antes de se transferir para o Barcelona sofreu pouquissimos golos, após se transferir sofreu mais golos aí, do que em algumas epocas juntas no Porto, e quem se lembra alguns foram, como hei-de dizer, capões com muitas penas.
    2º O ricardo campeão nacional pelo Boavista, sofreu pouquissimos golos pq?? pelo optimo bloco defensivo, os frangos nem se notavam.
    3º Michel Preudhome, grande GR mesmo com uma equipa de merda no mundial de 94 fez grandes defesas, Shmeichel, este nem falo, era capaz do bom e do pior, e o GR da Suecia ravelli estes sim em selecções sem grande nome (isto comparando a França, Alemanha, Espanha Italia) para mim os 3 grandes GR da decada de 90, são um exemplo para todos os GR, demonstraram que com defesas de merda, são enormissimos GR.
    Estes davam os seus frangos de vez em quando, mas ao contrario da comunicação social portuguesa, deram-lhes o valor devido. E sempre serão lembrados por todos.

    Quem não se lembra dos golos sofridos pelo Baía ao serviço da selecção rumo ao ero 96 contra a irlanda do norte?
    Quem não se lembra dos golos sofridos no mundial 2002, e na época 2003/2004 contra academica e belenenses (esses sim são épicos) quem não se lembra dos frangos sofridos pelo ricardo na epoca passada e anterior ao serviço do Sporting e selecção?

    O grande mal nisto tudo é que temos uma comunicação social de merda que se lembra e bem dos frangos dados pelo ricardo, esquece-se e mal das defesas miraculosas que ele já fez ao serviço da selecção e Sporting, e lembra-se e bem das grandes defesas do Baía, e esquece-se e mal dos frangos dados pelo mesmo.

    Baia é um grande GR com uma optima defesa, nem se dá por ela, mas o Ricardo não fica atras.
    Mas tanto um como outro neste momento não são GR para a selecção.

    Re:E um artigo sobre o Baía?!

    Bom raciocínio e bem escrito

    E mais

    Futebol não é só ataque. E nenhuma equipa que defende como o Porto pode ser entitulada de praticante de futebol espectáculo. O Porto ataca muito bem. Mas defende pessimamente.

    Adrianse e o Porto vão começar a ser vítimas do endeusamento indevido que lhes tem sido feito por parte de uma comunicação social que tem sempre de ter uns idolos e uns ódios de estimação para venderem.

    Não vi Peseiro ter o crédito deste senhor quando pos o Sporting a praticar o melhor futebol.

    Não vi Peseiro ter o crédito deste senhor quando este último apesar de não deixar os jogadores terem trancinhas, joga com Macarty porque não tem mais avançados (disciplinador?)

    Não vi Ricardo ter o crédito de Baía que nas duas ultimas jornadas da champions league leva dois golos de remates na pequena area (o 1º foi falta mas mesmo assim a saída é vergonhosa)

    O Porto tem o melhor plantel da liga e para mim são os maiores candidatos mas ainda não vi nada (novo treinador e métodos podem justificar o porque de ainda estarem a meio gás) que justificasse o titulo de Futebol Espectáculo e o de Show Adrianse. Tem sido demagogia pura

    Re:E mais

    muito bom comentário! Tu não tens teias de aranha nos olhos!

    Re:E mais

    Boa analise, vendo os jogos dos adversarios do Porto, todos os que jogaram de igual para igual nao perderam!

    Isso e uma realidade!

    Ontem disse que o problema do Peseiro nao e capacidade tecnica mas sim falta de carisma. Ja vi outros treinadores mais carismaticos que fizeram erros grosseiros a continuarem a ser apoiados pela massa adepta do Sporting.

    Re:E mais

    Acontece que o "carisma" só se consegue ao fim de vários anos a dirigir uma equipa grande e com o apoio dos jornalistas. Deixem o Peseiro em paz, apoiem-no que é, dos 3 grandes, o único português e, daqui a algum tempo, também ele terá "carisma"

    Re:E mais

    Boa analise, vendo os jogos dos adversarios do Porto, todos os que jogaram de igual para igual nao perderam!
    Isso e uma realidade!

    Ontem disse que o problema do Peseiro nao e capacidade tecnica mas sim falta de carisma. Ja vi outros treinadores mais carismaticos que fizeram erros grosseiros a continuarem a ser apoiados pela massa adepta do Sporting.

    Que diabo é

    O que é o tal "futebol pragmático"? Não sei e gostava imenso de saber! Será que é mais um dos muitos eufemismos em que o desporto rei é fértil, este para dizer futebol defensivo?

    Geovanni Trapattoni não pôs o Benfica a praticar futebol pragmático, mas fez o clube da Luz jogar o tipo de futebol, marcadamente defensivo, que ele sempre usou ao longo de toda a sua carreira!

    José Peseiro, sempre muito entusiasta a falar do bom futebol praticado pelo Sporting, não perdeu, com a sua equipa, os jogos em que ela praticou bom futebol, mas perdeu aqueles em que os leões jogaram mal! Alguém acha que o Sporting jogou bem frente ao CSKA na final da UEFA, ou frente ao Benfica no jogo em que perdeu na Luz? É evidente que não, até porque, em meu entender, Peseiro modificou a formação que treinava para esses jogos e pagou a falta de ousadia!

    Costumam ver muitas equipas a jogar bem e perder? Se bem que isso possa suceder é raro, porque o normal é ganharem as formações que jogam melhor!

    O Porto, ontem, falhou num dos dois aspectos essenciais no futebol: a defesa e perdeu porque, apesar de ter atacado muito mais e com maior qualidade, não foi capaz de ter uma boa organização defensiva!

    Não há qualquer contradição entre jogar bem e dar espectáculo e vencer! Antes pelo contrário! Jogar bem, contudo, também passa por defender bem!

    É estranho que o FC Porto, que comanda isolado o Campeonato da Portugal, mas que tem falhado defensivamente na Liga dos Campeões, não seja mais posto à prova entre nós, de tal modo que apenas cedeu um empate e mesmo este, na casa de uma das equipas mais fortes que se limitou a defender de forma sistemática, durante toda a partida que disputaram!

    Derrota humilhante?

    Perdemos por cinco a zero e não dei por nada... claro que o FCPorto jogou contra uma equipa bem mais fraca, mas isso ficou patente durante todo o jogo?

    Ou será que muitos dos que vêm comentar aqui apenas os resultados, não deram pelo menos uma vista de olhos ao resumo?

    Mas é certo ue o que fica para a história é o resultado, mas para falar de humilhação tinhamos de analisar muitos outros pormenores a nível de jogo... e esses pendem todos a favor
    do FCPorto... excepto o mais importante, o resultado...

    É verdade que o FCPorto joga um futebol ágico e ofensivo, o desenho das jogadas sãosempre fabulosos... mas a equipa defende muito à frente, e depois é apanhada em contra-ataques rapidissimos e quase sempre mortiferos... outra coisa que ofusca um pouco os grandes jogos que o FCPorto tem realizado tem sido a falta de eficácia ofensiva...

    Uma equipa que, como ontem, fez 28 remates à baliza... 3 / 4 deles com jogadores isolados em frente ao guarda-redes e mais umas quantas de golo eminente... e com a defesa a comprometer, só pode ter dissabores...

    Mas gosto do futebol praticado, delicia qualquer um... mas se calhar no futebol de hoje não devemos ser tão românticos, os adeptos querem é ganhar mesmo que não joguem nada...

    Re:Derrota humilhante?

    O problema tem sido, como disseste e bem, a falta de eficácia ofensiva.

    Futebol espectáculo

    Estou a escrever isto antes de ler qualquer comentário,para não ser influênciado.É claro que assim posso dizer coisas que outros já disseram.
    Não concordo de modo algum com o articulista ácerca do futebol espectáculo ter sido o culpado da derrota do Porto. Acho que foi um bom jogo em que considero que o Porto não jogou mal.Perdeu por muitos e variados motivos.Quem viu o jogo,sabe quais foram.Mas na minha opinião o Porto perdeu,principalmente, por excesso de confiança!

    ...

    Futebol espectáculo ou pragmatismo?

    Eu quando pago um bilhete é para ver espectáculo. Imaginem um concerto dos U2 com eles todos sentados só a tocar e a cantar sem se importarem se voçes estao a gostar, valeria a pena voltar a pagar só para ficar a olhar para eles?

    Futebol sem espectáculo, sem show, não!!!

    Não sou daqueles que comprou o CD do Zé Cabra, ou ouvia as suas musicas, ou assistiu a um concerto dele. Em Portugal o protagonismo está nas coisas tristes e isso tem de ser mudado. E o futebol como move milhões de pessoas deve-se começar por aí, seria uma boa ajuda, mas é quaise impossivel, a nossa mentalidade não chega lá. Exemplo: as palavras de Co em relação ao nosso futebol, o que se pode mudar, estao correctas. Mas como ele é treinador do Porto, custa a certas pessoas admitir e a contribuirem para o melhor de todos.

    Não devemos querer ser os únicos bons, podemos ser todos bons cada um á sua maneira.

     

    Pragmatismo vs Futebol Espetáculo.

    Eu sinceramente não gosto de ver o que se passou em Alvalade no último domingo, a jogar com mais um elemento, contra um Setúbal, não nas melhores condições, cansados, acho que não beneficia o futebol e quem paga o seu bilhete para ir ver um jogo.
    Não gostei daquela substituição, mas entendo-a, inexplicavelmente a equipa recuava e permitia ao Setúbal ser mais atacante, coisa que nem com 11 tinham feito, e a isso deveu-se a saida de Luis Loureiro, Peseiro teve que emendar essa situação e fez subir Polga para trinco, posição onde já jogou, sei que estou a dizer algo que não disse anteriormente, mas já expliquei essa situação.

    Voltando ao pragmatismo, eu preferia jogar bem e ganhar, era sinal que a equipa conseguia conciliar as duas coisas, mas se não for possivel, então que se continue a ganhar jogos e os 3 pontos, que são o mais importante, falta saber, é se este pragmatismo vai ter vai continuar a funcionar.
    Se nos levar ao titulo, virei aqui e elogiarei o pragmatismo e Peseiro.

    Quanto ao Co Adriennse, não acho que vá mudar o seu estilo de jogo, ele próprio afirmou isso ontem, e acho que o Porto nem precisa, se melhorar na defesa...e muito, pode chegar mais longe na LC.
    Em Portugal, mesmo com a má defesa, consegue ser dos mais fortes candidatos ao titulo, senão o mais forte.

    Re:Pragmatismo vs Futebol Espetáculo.

    O Co Adriennsen, se não ganhar um dps próximos jogos com o Inter, se calhar já não terá tempo de refazer coisa nenhuma.
    Quanto a:

    "Voltando ao pragmatismo, eu preferia jogar bem e ganhar"

    Quem é que não gostaria disso?... Deus um dia perguntou ao Diabo: Queres o Céu ou a Terra? E o Diabo respondeu que queria a Terra. É que até o Diabo sabia que não se pode ter tudo! Escolheu a Terra e agora passa a vida a azocrinar-nos os ouvidos...

    Re:Pragmatismo vs Futebol Espetáculo.

    E digo mais:

    o Sporting até nem tem jogado assim tão mal como se diz por aí!

    É verdade que o futebol não é tão "bonito" como em certas alturas da época passada... mas repara bem nas estatísticas da maior parte dos jogos do Sporting: quase sempre tem mais posse de bola, tem mais remates, tem mais golos marcados do que sofridos, tem mais cantos, etc... e tem tido pontos, mais 7 do que na época passada por esta altura! :)

    Abraço

    Re:Fabio

    Com bopns olhos vejo que ja reviste algumas prespectivas sobre o jogo passado!
    A substituicao ideal, com a intencao de abrir o Jogo seria a retirada de um dos ponta de lanca por Wender ou Nani.
    Eu preferiria o segundo.

    espectaculo ou pragmatismo

    perguntem ao mourinho, so ele e que sabe como se deve jogar. nao e uma piada e verdade.

    ...

    O Peseiro é criticado por substituir o Liedson pelo Beto

    O Koeman por substituir o Miccoli pelo João Pereira

    E o Mr. Adriansse?
    Aquela de substituir o Diego é de bradar aos céus...