A frontalidade de Jokanovic | Relvado

A frontalidade de Jokanovic

 

A atitude de Jokanovic é reprovável. Mas não é inédita. E ninguém pode garantir que houve agressão física. Ninguém, também, deve ser ingénuo: Cajuda é um provocador nato. Desta vez, saiu-se mal. Jokanovic, frontal, disse-lhe na cara o que muitos há muito também gostariam de dizer e não tiveram coragem...eU™

I Liga:

Comentários [77]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Sumário

1- FCP em Gelsenkirchen 2- Jokanovic 3- Patriotismo Primeiro ponto: Não foi, como outrora, gloriosa a passagem de Porto por Gelsenkirchen. Numa arena onde as memórias, recentes e sem rugas, ainda tingem de azul muitos sonhos, Jesualdo em conferência de imprensa, quiçá inseguro com a sombra de Mourinho, preferiu começar por espantar os seus fantasmas, quase que branqueando a história e, retirando assim à sua equipa, alguma da vantagem psicológica que lhe assistia. Teriam sido diferentes as coisas se Jesualdo, qual jogador de xadrez, invocasse a protecção dos Deuses Azuis de Gelsenkirchen? Teria motivado o seu clã e esmiuçado a coragem alemã? Não sei. Mas no futebol todas as armas contam… De qualquer maneira espero que, dentro de uma semana, a história seja escrita a tinta bem azul. Tinta com sabor a quartos de final. Segundo ponto: Jokanovic foi provocado pela experiência de Cajuda. E reagiu, premeditadamente, da forma menos inteligente possível. Será que nos seus pré-pensamentos aquela correria de galgo atrás de um coelho lhe traria alguma recompensa? Será que pretendia incendiar a Choupana até esta fazer justiça por próprias mãos? Não sei aonde queria chegar o senhor dos Balcãs mas que a sua atitude foi de uma irresponsabilidade atroz, lá isso foi. Até porque se lhe assistia alguma razão a perdeu automaticamente. Terceiro ponto: Patriotismo. Palavra bonita que conjuga o orgulho em ser português com a rebeldia histórica de Padeiras de Aljubarrota e dos Descobrimentos por mares nunca dantes navegados. Eu sinto-a por sou, acima de tudo, português. Tenho no peito muitos dos defeitos e qualidades que a idiossincrasia lusa, hereditariamente, nos confere. E orgulho-me do o sentir. E como sou só um, tanto no futebol como na vida, sinto-o também nessa arte mágica de fazer pinturas chutando uma bola de futebol. Sinto-o quando vejo o FCP a ser campeão europeu. Sinto-o quando, contra a corrente sanguínea da minha vontade, vi o Sporting ser injustamente derrotado na final da Taça Uefa. Sinto-o também porque sinto a emoção nos olhos da nossa diáspora com fome de Portugal. Com fome de arraias, de pão com chouriço, de sardinhas e do tinto com sabor a sangue ancestral.

Re: Sumário

Comentário "Sumário" moderado como Bem Escrito Cump Dragãoport

Re: Sumário

Manny, o jogo da 2ª volta é daqui a 2 semanas e não daqui a uma semana.será quando regressar dumas férias no continente sul-americano :). Abraço, estou cá de passagem e gosto dos teus comentários :).

Re: Sumário

Boas férias Blues. E volta depressa. A Portugal e ao Relvado. Fazes falta tanto ao primeiro como, fundamentalmente, ao segundo.

Re: A frontalidade de Jokanovic

que é que o scolari tem a ver com este assunto?

Re: A frontalidade de Jokanovic

?!!?!?! O SOCOlari agrediu um jogador adversário num jogo da seleção. Teve Zero, repito Zero, de castigo interno! O Joka, é sumariamente suspenso por 45 dias, sem imagens em directo, sem finalizar o inquérito. Se isto não é uma dualidade de critérios, uma anedota, e a verdadeira corrupção que afecta todos os sectores da sociedade nesta País... Então talvez assim a tua pergunta tenha sentido.

Re: A frontalidade de Jokanovic

O Scolari levou 2 meses (60 dias) de castigo mais um mês de pena suspensa pela entidade organizadora da competição. E se falamos em termos de castigo interno, qual foi o castigo aplicado pelo Nacional ao Jokanovic?

Frontalidade?

Eu acho que é mais cobardia! Tentar agredir um gajo que tem idade para ser pai dele tem muito de frontal!!!! Além de ter uma coragem do cacete! É que mal o João Alves se pôs à frente o rapazinho começou a recuar à boa maneira dos cobardes lá da terra dele! Por isso ó eu, este artigo devia ser mais... A cobardia de Jokanovic. Saudações Leoninas

Ressabiado

Deves ter apanhado uns altos cornos com uma madeirense (ou com um), visto que as observações que tu fazes mostram sempre uma azia tremenda. É lixado pá, que tenhas saido da Madeira com o rabo entre as pernas, mas acontece...É a vida...

Moderei positivamente...

...porque acho incorrecta esta moderação. Contudo, não concordo quando dizer que houve tentativa de agressão, poeque se o treinador do nacional quisesse agredir tinha tido tempo para isso. E também não me parece bem aproveitares uma atitude errada de um homem, para criticar todo um povo. Povo esse, que tal e qual todos os outros, têm elementos bons e elementos maus a constituir a sua comunidade. Cumps

Re: Moderei positivamente...

Vai dizer isso aos milhares de Bósnios e Croatas mortos por esses essa turba assassina! É que eu, em muitas questões, dou-lhes razão como na situação do Kosovo! Mas há limites para tanta barbaridade destes gajos dos Balcãs! Basta analisar os últimos 100 anos de história pra ver com quem estamos a lidar. Iniciaram uma guerra mundial e eram tão fodidos que foram os únicos a reagir no seu território contra os nazis(isto é um elogio!), e basta ver um filme do Kusturica para se ter uma ideia da intransigência desta gente!

Re: Moderei positivamente...

Sinceramente... Essa visão simplista, tão preto no branco, conduz a... Extremismos. Se é que estás a apanhar onde quero chegar. Em primeiro lugar o centro do conflito estava longe da Sérvia, portanto estes de facto foram os menos castigados. Mas os sérvios também estavam presentes na Croácia e sobretudo na Bósnia, em minoria, e posso-te assegurar que essas populações também foram bastante brutalizadas e vitimas de limpeza étnica e genocidios. Aliás existem chefes militares Croatas que foram julgados pelo TPI por esse tipo de crimes. Não se pode analizar o conflito dos balcãs numa perspectiva simplista em que um lado foram todos vítimas e do outro todos vilões. Foi um conflito fraticida absolutamente horrível, que ainda hoje deixa marcas profundas na população. Tanto Croata, como Bósnia - espécie esquisita de País em que coabitam duas Républicas: A Sprska, chegada à Sérvia e a Herzegovina, maioritariamente muçulmana, penso eu - como Sérvia em virtude das suas minorias que também sofreram bastante. E sim tens razão, resistiram ao Adolfo, os chamados Partizans. Mas até parece que foi um exclusivo dos sérvios e não um fenómeno generalizado, como se viu em França, na Grécia e até mesmo em Itália. Relativamente a estes desenvolvimentos no Kosovo... Acho que Portugal faria bem em não alinhar com a canalhada liderada pelos EUA no seu reconhecimento. O Kosovo é o berço da nacionalidade sérvia. Seria um pouco como se tolerassemos uma migração de um povo estrangeiro para a zona de Guimarães e eles agora estivessem em maioria e quisessem a independencia... Não me parece justo. (Trampa de Português, estou com pressa para saír. Sorry.) Cumprimentos.

Re: Moderei positivamente...

A minha opinião é que efectivamente há grandes criminosos de guerra nesse país, mas também haverá pessoas boas. Essa questão de se estarem sempre a envolver em problemas, pior que eles são os judeus que estão há 5 mil anos envolvidos em porcarias, e não vou por isso dizer que são todos iguais. Haverá uns bons, haverá outros maus. É a história do mundo...

Re: Frontalidade?

Ah finalmente concordamos. Essa costela vimaranense tem de vir ao de cima de vez enquando ;) Abraço!

Re: Frontalidade?

Estou contigo,já não basta o futebol estar cheio de cobardes e agora o relvado.com tambem...

Re: Frontalidade?

Mais uma moderação cobarde! Tão cobarde como a tentativa de agressão do Slobodan Milosevic da Choupana!

Re: Frontalidade?

lol lá está umas das coisas que deveriam mudar por aqui, tornar publicas as moderaçoes.Eu tenho por hábito "acusar me" sempre. No entanto este nao foi o caso. PS:Tinha graça o avôzinho partir a cara ao Joka!

Mais um artigo idiota para a caixa!

"Cajuda é um provocador nato." Mourinho é um especialista em mind-games, já o Cajuda é um provocador. Errr, pois... Diferenças... Além de que o Cajuda deu-se mal como? Até agora só vi o treinador do Nacional a levar uma suspensão mas se sabes de algo por favor conta! E não, Jokanovic não devia ser castigado pelas imagens transmitidas porque aquilo é tudo falso, nunca aconteceu, faz parte duma ilusão colectiva. O jogo na verdade foi disputado no dia anterior onde o Nacional também ganhou bem, mas o nevoeiro foi só para disfarçar a falta de emoção!

Queria chamar a atenção...

...que o treinador do Nacional, não pretendia agredir Cajuda, até porque se dirigiu a ele a correr, e quando lá chegou (e nessa altura ninguém o tinha agarrado) gritou na cara de Cajuda. Tenho a convicção de que caso não fossem lá agarrar o treinador do Nacional, provava-se que nunca foi sua intenção efectuar agressão fisica. Porque quem quer agredir, logo que tivesse o seu alvo ao alcance não hesitava. Contudo, se virem as imagens, podem constactar que Jokanovic, aproximou-se de Cajuda e em vez de o agredir insultou-o. Considero que a atitude de Scolari foi muito pior, visto que, teñtou agredir, simplesmente não conseguiu.

Re: A frontalidade de Jokanovic

Como escrevi logo no dia seguinte ao incidente, não poderiamos estar a pedir uma suspensão maior do que a que teve o selecionador Nacional porque pelo que nos é dado a ver nas imagens não existe agressão. Portanto é um acto despropositado mas infelizmente o nosso futebol teria casos muito mais graves e que tiveram punições que não foram a irradiação que pelo que tenho ouvido e lido já nem consta na lei. Se houver nos relatórios do arbitro ou dos delegados da Liga algo mais do que se viu na TV devem ser levadas em consideração mas penso que a suspensão já aplicada, preventivamente, se ajusta ao acontecido caso não tenha existido nada de mais grave nos respectivos relatórios.

Re: A frontalidade de Jokanovic

O Scolari levou 2 meses (60 dias) de castigo mais um mês de pena suspensa.

Filhos e enteados...

- A FPF deverá ter o mesmo peso e a mesma medida por situações semelhantes. Quanto à situação de Scolari, eu não gostei mesmo nada do branqueamento e do "castigo" estúpido que foi aplicado ! Altamente reprovável tendo em conta que pouco antes se tinha castigado um jogador das camadas jovens com muitos meses de suspensão por ter retirado o cartão vermelho da mão de um árbitro, neste caso, nem agressão houve. - Quanto a Jokanovic, deverá repensar a sua atitude já que em Portugal não deverá haver espaço para cenas deste género, pelo menos eu penso assim ! O futebol é de "homens de barba rija" e quem não suporta uma ou outra provocação de vez em quando, está na profissão errada ! - Quanto a Manuel Cajuda, nada a dizer ! Nunca o vi a fazer tal coisa. Quanto ás suas palavras, ou as supostas palavras que alguém disse que ele disse.... no ponto anterior está a minha resposta.

Re: Filhos e enteados...

A verdade, e é iso que dói ao vimaranenses, é que o Vitória foi ridicularizado pelo Nacional no Estádio da Madeira. Perdeu, por 1-0, e levou um "banho" de futebol. Era necessário, por isso, desviar as atenções e Cajuda sabe, como pouco, mudar o foco... Já quando estava no Egipto, na sombra de Manuel José, tinha a ousadia de apresentar-se nos treinos do Zamalek com uma camisola d Selecção Nacional e dizia aos jogadores que lhe tinha sido oferecida pelos internacionais portugueses que o queriam no lugar de seleccionador português. Será que alguém o leva a sério? Cumps.

Re: Filhos e enteados...

O resultado não quer dizer absolutamente nada, nem sequer está em causa a sua justiça ou injustiça e o mal nem sequer foi esse. Tentar justificar o injustificável não é solução nem sequer vás por aí ! O Manuel Cajuda não é levado a sério ? E daí ? Se não é levado a sério o treinador do Nacional deveria tê-lo ignorado. Não é a primeira nem a segunda vez que o Manuel Cajuda perde e dá parabéns ao adversário e não se desculpa com arbitragens ou outras desculpas de mau pagador, daí a minha estranheza nesta ocorrência que não tem qualquer justificação plausível. Como disse, o futebol é um jogo de "homem de barba rija" e picardias existem, têm que ser tratadas convenientemente e não através de vias de facto. Se as picardias de Mourinho e Arséne Wenger ou Benitez fossem tratadas da mesma forma que Joka, verias esses treinadores à pancada com o treinador Português sempre que se encontrassem dentro de campo... O treinador do Nacional é reincidente nestas ocorrências e isso deverá ser levado em conta. Quanto ás suas declarações em relação ao Vitória de Guimarães, só demonstra uma grande azia por uma equipa que subiu à 1ª Liga e está a fazer um grande campeonato e não ao contrário como queres fazer crer. Há que por os pontos nos "ís" e separar as águas já que estás a confundir clubismos com matéria extra-futebol.

Re: Filhos e enteados...

Este teu comentário diz tudo sobre a tua azia para com o Cajuda e o porquê de teres escrito o artigo. Já só falta dizer que foi Cajuda que correu contra o Jokanovic.... - Foi ou não foi o Jokanovic que no final correu contra o Cajuda? - Ouviste a conferência de imprensa do Vitória ou nao? O Cajuda insistiu na sua intervenção precisamente dizendo que a Vitória do Nacional foi justa e que o árbitro teve uma actuação correcta. O teu argumento cai por terra com isto. - O que tem a ver uma coisa com a outra. Só porque o Nacional ganhou, e bem (embora estivesse longe de ser "banho de bola" como dizes), isso branqueia tudo o resto o que aconteceu? Se perdemos, isso proibe-nos de apontar os factos??? - Jokanovic não é virgem em situações destas. Por acaso lembras-te do que ele fez como jogador quando conseguiu voltar a estar num relvado com o Latapy? Não durou nem 5 minutos antes de ser expulso por tentar a vingança. - Tal como tu, o Joka estava de cabeça perdida e com uma azia enorme. E continua a estar porque depois do jogo, já com tempo para falar a frio vem dizer que o lugar do Vitória é lutar para não descer (algo próprio de um adepto adversário do mais básico). No entanto, antes do jogo da Taça disse simplesmente isto: ""Para ilustrar a complexidade da tarefa do Nacional, Jokanovic sublinhou que o conjunto insular vai estar "frente a uma das melhores equipas da Liga, que ainda não perdeu em casa e que tem capacidade para intrometer-se na luta pelo acesso à Liga dos Campeões". Podes ver aqui Tanto querem virar as coisas, que realmente daqui a pouco dizem mesmo que foi o Vitória que fez tudo... Enfim.

Re: Filhos e enteados...

Este teu comentário diz tudo sobre a tua azia para com o Cajuda... Azia para com o Cajuda? Só te falta dizer que sou do Nacional, só estou a tentar defender os meus princípios do que acho certo ou errado, e sim ouvi a conferência de imprensa e isso para mim foi mais uma prova, se Cajuda não reconhece-se a justa vitória por parte do adversário iria justificar os bitaites que proferiu ao longo do jogo, o que seria arriscado para o processo e a experiência condicionou-lhe as palavras. Mas reconheço que talvez as minhas palavras não tenham sido esclarecedoras, ou seja, eu não estou a tentar defender X ou Y, só acho que é a conclusão(embora que não seja definitiva) foi parcial, daí a minha revolta, não tenho nada contra o Cajuda muito menos contra o Guimarães, mas tive de apresentar argumentos senão perdia a credibilidade toda não achas?

Re: Filhos e enteados...

Não estás? ...huummm!!

Re: Filhos e enteados...

LOL, mas tu estás bem? Já tomaste o pequeno-almoço?? O Vitória perdeu 4-1 com o Estrela da Amadora e nada aconteceu e desta vez o Cajuda elaborou um plano mirabolante só para afastar a vergonha dum 1-0???

Re: Filhos e enteados...

1º. O resultado final não é o melhor resumo de um jogo; 2º. Sinceramente, não esperava outra(s) resposta(s) por parte de um adepto do Vitória.

Re: Filhos e enteados...

O que tu esperavas é-me indiferente. Gostava de poder dizer o que esperava também de ti mas não te conheço de lado nenhum por isso julgo-te pelo que escreves aqui. E isso não traz nada de bom! O Cajuda nunca se desculpou com esfarrapadices até hoje, porque haveria de começar agora? O Vitória perdeu bem, não há nada a dizer, os parabéns ao Nacional que jogou melhor. Mas qual é o problema de admitir isso? Estás com algum tipo de problema com o Vitória e esse tipo de respostas são uma evidência. Se não gostas, olhas para o lado. Esses juízos de valor precipitados e sem fundamento não te levam a lado nenhum!