Fotogaleria: O inesperado homem do jogo do Beira-Mar-Sporting | Relvado

Fotogaleria: O inesperado homem do jogo do Beira-Mar-Sporting

O árbitro Fernando Idalécio Martins foi a grande figura do encontro da Jornada 2 do campeonato e não
 
 

O homem do apito do Beira-Mar-Sporting (0-0) da Jornada 2 do campeonato é notícia, não por ter marcado um penalti inexistente, ou por não ter assinalado uma falta como devia. Mas porque o árbitro do jogo do escalão principal do futebol português apita nas distritais!


Fernando Idalécio Martins viu-se catapultado para a fama em virtude da recusa de João Ferreira em apitar o embate entre leões e aveirenses. Postura que recolheu a solidariedade dos restantes juízes do quadro principal da arbitragem nacional. Mas na hora de realizar a partida em Aveiro não faltavam candidatos no Estádio Municipal.

A sorte grande caberia a Fernando Idalécio Martins, um encarregado de secção numa empresa de sanitários cerâmicos de Oiã, Oliveira do Bairro, de 43 anos. O árbitro que carrega o peso do apito há 19 anos fala no cumprir de "um sonho" e num "momento único", conforme declarações divulgadas pela Lusa.

Árbitro Fernando Idalécio Martins"Fui abordado e aceitei comparecer", diz ainda o juiz das distritais da Associação de Futebol de Aveiro, sem se alongar nos comentários por causa dos "senhores da comissão de arbitragem da Liga". Nos seus minutos de fama, Fernando Idalécio Martins não pode gozar na plenitude as luzes da ribalta porque a Liga impôs-lhe a "lei da rolha".

Ainda assim o homem que já foi quarto árbitro na Liga principal lusa, nos anos de 1990, elogia o comportamento "cinco estrelas" dos jogadores e a sua postura "corretíssima" em campo, frisando que a sua teoria de que "é mais fácil arbitrar na primeira divisão" se comprovou.

No fim do jogo, e depois de ter exibido três cartões amarelos, só a jogadores do Beira-Mar, Fernando Idalécio Martins foi elogiado pelo treinador do Sporting, "Tirando um lance em que me dá a sensação de que Wolfswinkel é carregado pelas costas, esteve muito bem", salienta Domingos Paciência, acrescentando que "teve a coragem de vir apitar".

A coadjuvar Fernando Idalécio Martins estiveram os assistentes Fábio Silva e Nuno Simões e o quarto árbitro Nuno Soares.

Sporting:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

que grande chapada levou a

que grande chapada levou a corja da primeira categoria.

Agora reparem a vergonha neste meio, o arbitro do dragao foi castigado com suspensao de 20 meses por corrupcao. Cumprido o castigo surge-se desta maneira no estadio do dragao.
Agora muito honestamente, era de dar segunda oportunidades a estes bandidos? a quem interessa e com efeitos ja concretos interessou esta oportunidade? E estes bons arbitros, bons demais ficam a apodrecer nas distritais porque sao corretos de mais para este meio muito sujo.

PS: ainda bem que augusto duarte e jacinto paixao tiveram vergonha de voltar ao futebol porque os prazos dos castigos ja passaram. Mas como em tudo, ha sempre gente sem vergonha e sem dignidade.