FC Porto-Sporting: Leão só entrou na festa com 9 (Crónica) | Relvado

FC Porto-Sporting: Leão só entrou na festa com 9 (Crónica)

Derrota cruel para uma equipa leonina que terminou com 8 no Dragão (expulsões de Polga e Onyewu e le
 
Hulk aponta para a braçadeira
Lusa

No jogo da consagração como campeão nacional, o FC Porto venceu o Sporting por 2-0 e afastou os leões da possibilidade de chegarem ao terceiro lugar. Os lisboetas terminaram com 8 jogadores e sem centrais, depois de Pedro Proença expulsar Onyewu (injustamente) e Polga (decisão aceitável) e de Pereirinha se lesionar.

O Sporting que já tinha terminado um jogo nas Antas, com 8, na época do último título nacional do clube, em 2001/02. Mas nessa noite, empatou a dois golos.

O FC Porto começou mais pressionante e a ganhar vários pontapés de canto, mas o Sporting respondia bem e criava perigo através das arrancadas de Carrillo. E se o primeiro quarto de hora prometeu, o encontro rapidamente caiu numa toada morna.

A intensidade era baixa, nem parecendo que se estava a disputar um clássico. Nos dragões, Hulk e James Rodríguez estavam apagados, tal como Diego Capel nos leões. O jogo só ganhava alguma qualidade quando a bola passava pelos pés de Matías Fernández, mas o chileno estava desacompanhado.

Polga era o patrão da defesa sportinguista, corrigindo alguns erros do seu parceiro de setor Onyewu. O central norte americano, de resto, viu muito cedo um cartão amarelo, num lance sobre João Moutinho que não justificava tal castigo.

A toada morna convia ao futebol organizado e de toque curto dos leões, sempre com Matías Fernández a "mexer os cordelinhos" e Elias a ser o pronto socorro do meio campo, com vários cortes providenciais. Nos portistas, faltavam as habituais "explosões" de Hulk. O Incrível, que jogava no centro do ataque (Janko ficou no banco) perdeu uma ou outra jogada com toques artísticos para o público.

Foi preciso esperar 42 minutos para assistirmos a uma oportunidade de golo: Insúa teve nos boa chance para inaugurar o marcador, mas o remate, ainda de fora da área, saiu a rasar a barra. Foi uma bela jogada de contra ataque dos visitantes, aproveitando a desconcentração dos jogadores portistas, "entretidos" a reclamar uma suposta mão de Onyewu na grande área leonina, quando a bola tocou na barriga do gigante norte americano.

De resto, no final da primeira parte os jogadores do FC Porto mostravam um despropositado descontrolo emocional em jogo de festa, protestando várias decisões corretas de Pedro Proença.

Expulsão, penálti e golo, expulsão e golo...

As duas equipas regressaram do intervalo sem substituições e o Sporting esteve pertíssimo do golo aos 50' num remate fantástico de Polga à barra. O central tem mesmo de ir à bruxa, pois não consegue marcar golos no campeonato. Pelo menos na baliza certa...

A primeira oportunidade para o FC Porto surgiu apenas aos 53' com Rui Patrício a defender o remate do isolado Varela. Isto numa altura em que surgia a notícia do adiantamento no marcador do Sporting de Braga frente ao Beira-Mar. Uma péssima notícia para os leões...

Aos 57' entraram Danilo e Janko no FC Porto, saindo Sapunaru e Varela. E no Sporting, Carrillo, que cedo perdeu o gás inicial, foi rendido por Jeffrén, que na primeira vez em que tocou na bola rematou com perigo.

Aos 64' Vítor Pereira esgotou as substituições, com Defour a entrar para o lugar de Lucho e logo a seguir, Onyewu viu o segundo amarelo, por falta sobre Hulk. O central norte americano fez apenas duas faltas durante o jogo, sendo que a primeira não justificava amarelo.

Apesar de ter dois centrais no banco (Xandão e Carriço) Sá Pinto arriscou e não colocou nenhum deles em campo, recuando Elias para central. Quem entrou em campo foi André Martins, saindo o desgastado Matías Fernández. E aos 79' Sá Pinto esgotou as substituições, saindo Schaars (mais uma exibição apagada) e entrando Rubio. Mesmo com 10, o treinador leonino arriscava naturalmente o tudo por tudo.

Aos 81' Polga não teve outra alternativa senão fazer falta sobre James na área e ainda por cima foi expulso. E se alguém não merecia levar o cartão vermelho era o central dos leões, de muito longe o melhor em campo. Hulk não perdoou e fez o 1-0.

Com nove e sem centrais, o Sporting ripostou como conseguiu nos últimos 12 minutos, com Rui Patrício a mostrar em várias ocasiões porque razão é um dos melhores guarda-redes da Europa. Em cima dos 90' Hulk arrancou pelo meio da "defesa" sportinguista e fez o 2-0. Desta vez, Rui Patrício não tinha mesmo hipóteses... E o Sporting acabou com 8 jogadores, pois Pereirinha saiu lesionado aos 88'

Fernando foi expulso aos 93' e saiu a festejar, com os braços no ar, provocando o árbitro. Num país a sério haveria castigo a sério, mas estamos em Portugal...

FC Porto:

Comentários [143]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

FCP FCP FCP FCP

MAS ESTES CABRÕES VERDES AINDA SE QUEIXAM DE QUÊ?????? FODASSS VOLTO A SOLICITAR UM COMENTÁRIO AO NOTÁVEL GOLO DO HULK HULK HULK QUE COMEU O PATRÍCIO !!!!!!

Valentes

A jogar contra 8 e ajudados.
Corruptos ridiculos de merda

PAH!

Boa vitória no jogo da consagração do CAMPEÃO !!! A espaços o Sporting foi melhor, pressionava bem, ganhou o meio campo durante a 1ª parte. E o FCPorto fez o que estamos habituados esta época, mesmo sem convencer, foi eficaz, aliás este é o GRANDE SEGREDO deste título.......... não adianta jogar bonito e perder, para ganhar às vezes é preciso jogar mal mas de forma eficaz.
Não havia necessidade era do EXCESSO de zelo do árbitro, tanto para um lado como para outro, não vi agressividade que justificasse 3 expulsões!!

Grande azia que vai por aqui abaixo.................. ehehehhe...........

Já agora em relação a esta frase que o autor desta crónica escreveu:
Num país a sério haveria castigo a sério, mas estamos em Portugal...
Gostava de lhe perguntar o que fez Fernando de tão mau para ser castigado. Foi irónico, mas não desrespeitou ninguém........... Deve ter sido o Rui Santos a escrever isto só pode LOL

BICAMPEÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Xii, relvado lisboeta, a

Xii, relvado lisboeta, a defender o Sporting a ferros mesmo.
De qualquer maneira, no meu ver o Porto jogou melhor e levou uma vitoria justa. O penalti é penalti, logo n vejo razoes para n ser marcado e nas expulsões, uma talvez tenha sido exagerada. Outra é justa e a lesões acontecem.
Pensava que o Porto nem ia ganhar, pois o Sporting queria muito mais o jogo, mas ainda bem que ganhou.

Abraço ao Leaovivo

Tanta ameaça, tanta merda dita, tanto prognóstico, tanto blá blá blá.. iam ganhar no Dragão.. blá blá blá..

Engoliste ou cuspiste para o tapete?

Até um dia..

tudo o que disse está dito

mas tu pensas que se fosse o teu clube sério e leal , ganhava , nã meu menino , quero as minhas não vitórias que as tuas ,, o mundo não acba hoje , melhores dias virão

"melhores dias virão".

claro, na próxima época ganham a luta dos sportings pelo 3º lugar.

Blá blá

Mais uma vez, meteste-te com comentários baixos e que o teu Sporting nunca perdia. Bem, sem ser o remate do Polga ao poste, o que fez mais? O FC Porto fez 17 remates, o teu Sporting 6. Para o ano há mais.. e vê lá se acertas se és adversário do FC Porto na Supertaça do fundador da Abola.. Ganhas?

mas para isso

tem de ganhar primeiro à Académica...

PROENÇA E DALTON

Mas ninguém disse ao homem...

...que o FCP já era campeão?

Não havia nexexidade.

O jogo

Em 90 e tal minutos de futebol as merdas do costume só comentam arbitragens, a nova lei da FIFA para a próxima época é - Em caso de falta dentro da grande área a favor do FCP não se marca!!!! cambada de tristes de merda, mas estes lagartos de merda já se esqueceram do lance frente aos conterrâneos em alvalade no primeiro minuto de jogo, à pois o sporting jogou tão bem que isso passa despercebido, FCP ganhou muito bem os outros como pequenos não tiveram pernas e "cabeça" no fim, para mais gostei de ver o HULK a comer o Patrício falem disso foi brilhante esse 2 a zero. FCP BICAMPEÃO o resto cambada de chorões e mamões

É mesmo! O 2-0 deve ser um

É mesmo! O 2-0 deve ser um dos golos mais espectaculares da época, e ninguem fala! Este gajo que escreveu esta merda, nao é jornalista. Este da-se ao luxo de receber para expor as suas frustrações!

porco

queriam jogar contra 7 tambem

44 Minutos

Mas porque é que ninguem comenta o facto de a primeira parte ter terminado aos 44 minutos? O Proença ja estava aflito, e a ver que tinha que mostrar um vermelho ao porto, e por isso acabou o jogo mais cedo.
Na segunda parte nao teve os mesmos problemas a mostra cartoes aos jogadores do sporting...
Ele estava mesmo a ver que nao saia vivo do dragao... mas para repor a "verdade desportiva", la mostrou o segundo amarelo ao fernando... mas UMA HORA DEPOIS, e ja com o resultado em 2-0!!!!!!

FCP

Voces mereceram acima de tudo o titulo. Foram a equipa mais regular deste ano, e no fim de contas, mereceram mesmo o campeonato. Agora, o que vimos ontem foi um jogo muito equilibrado na 1ºparte, mas na 2ºparte ja nao posso dizer o mesmo. Eis as razoes: expulsao de Onyewu; se me vierem dizer se foi bem expulso, eu vou responder que sim, pois ja tinha um cartao amarelo. Agora, o Lucho tb ja tinha um cartao amarelo, e lembro me bem que minutos atras, cometeu uma falta digna de receber um cartao amarelo, no que resultaria na expulsao do medio. Atencao, so estou a referir este ponto porque em muitos jogos da liga e fora dela, nao vejo, e nao estou a referir me apenas ao meu clube, mas tambem aos outros todos, um criterio de arbitragem coerente. Outra razao: expulsao directa de Polga; acho que aqui, Proença esteve bastante mal, pois se quisesse marcar penalti, estava no seu direito, ainda pra mais na posicao onde se encontrava, mas dar cartao vermelho, sendo que Patricio e Pereirinha estavam na baliza... acho eu, um bcd exagerado, acho que um cartao amarelo era o mais justo, porque parecendo que nao, estas duas expulsoes, foram as principais razoes que levaram a vitoria do Porto ontem, e nao me venham dizer o contrario.

mais uma vitória do VITOR PEREIRA

primeiro foi o jesus e depois o jardim, agora foi o sá, mas quem será que consegue em portugal derrotar o porto ?
e nao venham com jogos que na altura diziam ter sido roubados, porque nesses mesmos jogos o máximo que podiam levar era o empate. até a brincar com esta merda toda somos sempre campeoes ou quero dizer BICAMPEOES! ser do porto foi das melhores opçoes da minha vida, por isso peço a nivel nacional que deixem as crianças escolher os clubes delas e nao façam com elas o mesmo da batata frita viva o benfica! porque depois só dá nisto, gente que nunca ganha nada e andam nos sites de futebol a denegrir, quem lá fora é considerado um dos maiores europeus, e se estam com dúvidas, vejam neste século quem foi o clube na europa que mais titulos ganhou, quem mais dinheiro com jogadores ganhou e qual o presidente que foi distinguido mais que uma vez o melhor do mundo, e ainda nao acabou, porque no meio disto tudo fomos campeoes do mundo!!!! doi nao doi, mas para nao doer no futuro, façam uma coisa, defendam o vosso clube e nao se deixem ficar loucos com as conquistas nacionais e internacionais do FUTEBOL CLUBE DO PORTO!!!!!!!!!

, mas quem será que consegue em portugal derrotar o porto ?

Paulo Alves, Pedro Emanuel

Não vi o jogo em direto

Não vi o jogo em direto ontem, tive hoje a oportunidade de ver alguns lances cruciais e não me espanta nada o desfecho.
Primeiro, devo dizer que o Braga pelo que fez na maior parte da época conquista com toda a justiça o 3º lugar. O Sporting infelizmente esta época andou praticamente a dar tiros nos pés a torto e a direito, foi a aposta em Domingos (claramente falhada), foi a aposta de Domingos em Postiga's e Djálo's e correr atrás do prejuízo no fim foi insuficiente.
Ontem no Dragão, claro que o Sporting não iria estragar a festa dos azuis, isto, a bem ou mal. As expulsões são o que são, há um amarelo ao americano, o primeiro totalmente exagerado, Moutinho se fosse saltos para a piscina teria tido um 9.5, no segundo tem 'azar', escorregou e faz falta sobre Hulk, amarelo bem mostrado. Já o de Polga, seja... ainda me acusam de ser 'doente', mais vale dar mesmo os parabéns ao Braga e pensarmos na final da taça.

Vergonha

Que clube mais nojento e desonesto.

PAH!

Não concordo!! Porque razão falas assim do Sporting??!

O escriba deve ser vesgo ou é desonesto intelectualmente.

Os amarelos sobre os jogadores expulsos foram claros.
Os jogadores do Porto alguns foram mal amarelados.
Faltou ao Sporting - calma .
Correr todos correm alguns de forma acertada outros mais parecem uns tontos.
Para ano há mais.

Lembram-se de Luca Brasi?

Hoje assistiu-se a mais um triste episódio da arbitragem portuguesa. Infelizmente, esperava outra coisa do Proença. Julgava-o um árbitro mais inteligente, mas enganei-me. Sou do Sporting e confesso que compreendi o ódio que os benfiquista nutrem por este senhor do apito.
O Sá Pinto vem dizendo que em jogos como este “os pormenores fazem a diferença”, e a verdade é que foi isso que se viu hoje. Os “pormenores” proencioanos fizeram toda a diferença. Não está em causa, que o Sporting merecia ganhar, quiça mesmo com onze poderia perder, mas pelo que vi dificilmente isso aconteceria. Os portista podem vir dizer que sim, que foi justo, que somos todos parciais, e puxamos para o nosso lado. A verdade é que sem o tal empurrãozinho o Porto não tinha feito a festa hoje e talvez nem a fizesse de todo. Aos benfiquistas digo que tiveram razão pelas criticas que fizeram à arbitragem, mas que não tiveram sempre razão. Não é por ser do Sporting que sonho com competições onde a verdade desportiva prevaleça. No inicio do campeonato o Sporting foi escandalosamente roubado, não sei se isso tem a ver com a luta Norte-Sul, mas acho que tentaram cortar logo pela raiz a euforia que se começava a levantar para os lados de Alvalade. Uma luta a 3 poderia ser muito difícil de controlar, o Braga só vinha pelo meio para atrapalhar. O campeonato ficou manchado por muitos casos, demais. Nesse momento que Sporting se insurgiu contra as verdade desportiva, a posição do Benfica e dos benfiquistas em geral, foi a de desprezo e repúdio pela posição do Sporting, mas quando o mal lhes bateu à porta...
Quem vê a ficha do jogo de hoje, sem ter visto o jogo, dirá: o jogo foi uma batalha campal. Na verdade foi um jogo relativamente correcto, mas com um árbitro com a mão leve. É normal que nos sintamos injustiçados, quando um jogador nosso faz duas faltas, nas quais a primeira nem existe, e leva vermelho. Ainda mais, quando em cima disso, o Proença nos expulsa o Polga, sem que se compreenda esse critério. O Sporting foi altamente lesado, digam o disseram, às vezes há coisa que parecem que não são por acaso. Confesso que quando vi o vermelho ao Polga me lembrei do tal de Bruno Paixão. A verdade desportiva em Portugal nunca existirá, principalmente enquanto houver dirigentes como Pinto da Costa, Vieira, Bartolomeu, Cristóvão, Vitor Pereira, e o incógnito Fernando Gomes. Os árbitros são instrumentos, que servem outros interesses, estão lá para regular o encadeamento dos acontecimentos, que mesmo usurpados de verdade, se transformam em verdades absolutas. Não me venham com a questão do erro humano. O repetição das decisões favoráveis ao Porto, por parte do Proença, são premeditadas, tão premeditadas como as arbitragens do B. Paixão contra o Sporting e afins. Eu sempre fui da opinião, e realmente ainda não compreendo, como pôde o Benfica apoiar a candidatura de Fernando Gomes para a presidência da federação. O Porto neste capitulo sempre se manteve à parte. Alguém acredita que um ex-administrador da SAD do Porto teria virado costas ao seu patrão? Lembram-se de Luca Brasi? A personagem de Godfather I, que é enviado pelo chefe Corleone, para se fazer amigo da família rival, mostrando o seu descontentamento para com o seu patrão? Julgo que as semelhanças são por demais evidentes, com a situação das eleições da federação, com a diferença que neste caso o golpe surtiu efeito e o peixe mordeu o isco. As semelhanças de Pinto da Costa com o Don Corleone também são por demais evidentes. Inveja-se a longevidade do senhor, é verdade que pôs o Porto no mapa do futebol nacional e depois internacional, mas a que custo? Este ano foi mais um exemplo entre tantos outros. O Benfica também se foi abaixo, é certo, mas este campeonato ficará na retina como o campeonato das greves dos árbitros e uma imensidão de erros de arbitragem, que só vêm estragar o que já é frágil – a qualidade dos espectáculos de futebol. Isto só faz com que as pessoas fiquem em casa e o nosso campeonato gere cada vez menos dinheiro. As pessoas deixaram de acreditar na justiça do estado, tribunais, quanto mais na do futebol. Toda a gente sabe o que se esconde por detrás dos resultados. Ou melhor, suspeitamos, mas talvez ainda seja pior que a nossa imaginação. Mas esta questão está longe de ser apenas portuguesa. Em Espanha depois do choradinho do Barcelona em Março, ainda quando estavam a 10 pontos do Real, Rossell encontrou-se com Villar em Madrid, e a seguir a esse encontro os Penalties triplicaram, com casos escandalosos como contra o Levante, Málaga e hoje com o Espanyol. Bem sem falar nos jogos da champions, e da Europa League. Todo o futebol está envolto num manto de suspeição, mesmo a FIFA (com os seus Qatars e Rússias). Salva-se a Premier League, e Bundesliga (desconheço a actualidade do Cálcio), para honrar o futebol.
É triste que amantes de futebol, como no fundo todos somos, percamos o nosso tempo a falar de arbitragens, quando poderíamos falar de tácticas, jogadores e daquilo que realmente interessa no futebol. Eu preferia estar aqui a falar de uma derrota justa do meu clube, de como aprecio o futebol do Barça, de como o Messi é incrível, ao invés das suspeições que se levantam por detrás destes factos. Infelizmente o futebol deixou de ser somente um desporto, passou a ser um negócio que envolve demasiados interesses. Não será certamente esta questão que irá apagar a nossa paixão por este desporto, até porque enquanto adeptos somos facilmente iludíveis, como uns espectadores que se sentam numa sala de cinema, que mesmo sabendo como o filme acaba, omitem inconscientemente essa questão, e temem a cada batalha pela vida do protagonista, sabendo que ele vencerá no final.
O futebol é um desporto fantástico, e seria também fantástico apreciar um futebol sem a massa de dirigentes que neste momento empobrece os nossos clubes. O Porto ganharia sem Pintos da Costa, o Benfica ganharia sem Vieiras e o Sporting sem Cristóvãos. Acima dos clubes, ganharia o futebol em geral e o português em particular.

é longo.....

mas reflete a realidade do futebol portugues, alias, "a vergonha" é bom não esquecer que antes era o benfica e agora é o porto alternando com o benfica, embora até este perca no final.
parabens pelo post

Like

Muito bom.

Quanto a pessoa que escreveu

Quanto a pessoa que escreveu este artigo e que recebe ordenado de jornalista mas só tem merda na cabeça, digo...MAMA! CHUPA!!!

Como é possível este artigo. Parece que só jogou o Sporting. O Onyewu foi mal expulo, o Polga o melhor em campo, o Fernando merecia ir preso, o Hulk acusou excesso de velocidade e os adeptos e jogadores do Porto nao percebem nada de bola porque protestavam a arbitragem do Proença!

É por isso que nunca vou a Lisboa...mal chego a Aveiro cheira logo a merda e venho para trás!

as coisas esquesitas no futebol

nunca acontessem contra o porto , o porto tem uma máquina tão bem montada , mesmo que os seus queiram dár tiros nos próprios pés , a engranagem é tã perfeita , que não há uma pesssoa que veja esses tiros ,, mesmo que jogue mál , jogar mál para perder , a engrenagem está tão bem oleada , que não perde , mesmo que um árbitro quiera roubar o porto ,, na hora da verdade esse ladrão fica tão emocionado que não consegue apitar contra o porto ,, mesmo que todo o mundo veja que o porto ganha porque querem que ganhe ,, até os que têem boa vista são apolidados de cegos , inclusivo vêem menos que os próprios cegos ,, que dizer de um proença , que só ele com a ajuda do paixão fabrica um campeão ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, é caso para dizer se não fosse as prisões este comigo já era ,

...

...um jogo retrato do que foi esta recta final do campeonato.
De 4 equipas é campeã aquela que pior futebol apresentou ao longo da época , é campeã aquela que dos últimos 12 pontos leva 12 pontos, sempre com o penaltie a desbloquear.
Enfim...futebolzinho tuga no seu melhor.
A expulsão do Oneywu é impecável.
Aliás, adoro que certa gentinha fale de Aimares e Saviolas...quando têm Moutinhos, James e Hulks nas suas fileiras.

A equipa que foi açoitada em todas as competições extra campeonato...é a campeã nacional.
Mas gostei do Vitó, filmado, em grande plano, agarrado ao crucifixo e ao palco que lhe vão dando.
E os parolos são os outros...

P.S: Fernando é um merdas. Atitude de merda. E tem um estádio inteiro a aplaudi-lo. É de facto uma cultura diferente...