FC Porto: Por que não joga James de início? (Crónica) | Relvado

FC Porto: Por que não joga James de início? (Crónica)

Colombiano começou no banco, mas foi o "abre latas" da defesa do Feirense.
 
Feirense-FC Porto (18/09/11): Miguel Pedro vs James Rodriguez
Lusa

O FC Porto é o novo líder do campeonato português, 14 jornadas depois. Quem diria, há uma semana, quando o Benfica tinha cinco pontos de vantagem? Os dragões viajam agora à Luz mais confortáveis e com a motivação em alta, mas têm de ter atenção a um pormaior: em caso de empate sem golos ou a uma bola, os encarnados ficam em vantagem no confronto direto, devido ao 2-2 registado na primeira volta.

Uma vitória que, mais uma vez, teve muito do génio de James Rodríguez, que de forma um pouco estranha, voltou a ser suplente. No entanto, o colombiano entrou em campo ainda na primeira parte, substituindo o lesionado Varela e como habitualmente, foi decisivo.

Perante uma das maiores assistências da época no estádio do Dragão (consequência certamente do empate da véspera do Benfica em Coimbra) nem por isso o FC Porto começou em bom plano, jogando de forma lenta e denunciada.

Foi preciso esperar 20 minutos para assistirmos a uma boa oportunidade: o remate de Varela saiu perto do poste esquero da baliza de Paulo Lopes. Pouco depois e numa altura em que já se ouviam assobios de desagrado no Dragão, Hulk esteve muito perto do 1-0, após excelente jogada com Varela.

O Feirense atacava pouco, mas quando o fazia tentava aparecer com pelo menos quatro homens junto da baliza de Helton.

Aos 29' Varela, que até estava a ser dos melhores portistas, saiu devido a lesão, tendo entrado James Rodríguez.

O jogo do FC Porto continuava a ser muito denunciado e só quando Hulk tentava iniciativas individuais é que a defesa forasteira era colocada em cheque. E o Feirense avisava de vez em quando com contra-ataques. Não muito perigosos, é certo, mas mesmo assim a colocarem os dragões de sobreaviso.

Nos dragões...sempre Hulk! Aos 43' o Incrível voltou a cheirar o golo, na marcação de um livre direto, mas Paulo Lopes estava atento. E o guarda-redes voltou a ser decisivo antes do intervalo, negando o golo a James Rodríguez.

Apesar da fraca primeira parte, o resultado ao intervalo era injusto para os campeões nacionais, que fizeram o suficiente para estar em vantagem.

Paulo Lopes gigante mas não pode defender tudo

E o segundo tempo começou com nova ocasião de ouro para o FC Porto: espetacular remate de Janko e mais uma vez Paulo Lopes a voar para magnífica intervenção.

O ponta de lança austríaco passou a ter mais jogo e correspondia com remates perigosos e boas combinações com os seus colegas. Quanto ao Feirense, encolhia-se cada vez mais no seu meio campo, saindo com menos frequência para o contra ataque.

Aos 57' Luciano, muito lento, foi ultrapassado por Janko e cometeu penálti sobre o austríaco. Mas o fantástico Paulo Lopes defendeu o remate de Hulk! Apesar do 0-0, adivinhavam-se minutos muito complicados para o Feirense, com menos um homem em campo... Até porque Quim Machado não tinha nenhum central no banco. A solução foi recuar Sténio.

O golo portista surgiu aos 68' sem surpresa, com Maicon a marcar de cabeça, após belo cruzamento de James, em livre lateral. Um minuto depois, Lucho atirou à barra e aos 72' James "acabou com o jogo", concluindo assistência de 'El Comandante'.

Até ao final, o FC Porto controlou os acontecimentos, entrando em contenção para o grande clássico da próxima sexta-feira.

FC Porto:

Comentários [37]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ou é arma secreta para o VP...

...ou está a habituar a equipa a jogar sem ele. Quanto á grande maioria dos comentários aqui no site e por aqui eu muito gosto de ver o pessoal cheio de " gogo ". Depois lá para as 23 de 6ª é que me vou rir de palanque. Pelo menos gostava muito pois é destes que deitam os foguetes e até apanham as canas antes da festa que eu gosto de me rir.

tipo o teu treinador? desse é

tipo o teu treinador? desse é que a gente se tem rido a valer!
e o próximo palhaço a entreter os portistas é o orelhas, ontem prometeu ao plantel que iam ser campeões - será que ele sabe de algo que nós não sabemos?? "pode ser", quem sabe

ondé k anda o amigo GFV??

ondé k anda o amigo GFV?? queria tanto mandar-lhe um abraço hoje e o rapaz não aparece. Queres ver que é daqueles que tá de caganeira desde ontem?? :D

achas que o rapaz está mesmo doente???

pah, tem dias que a bola não entra ...

em portugal só existe um clube que não está dependente disso, para ganhar jogos.. e nós sabemos qual é.

sim, mas vocês também

sim, mas vocês também escorregam de vez em quando, apesar de não dependentes

ponteiro Azul, desde ontem nao desde

anteontem, desde coimbra que deve estar mal disposto.

LOL eu vi logo k é artista,

LOL eu vi logo k é artista, quando o Porto perdeu com o City veio aqui fazer uma análise de 50 linhas. hoje, NEM VÊ-LO he he he he

??

E eis que entras pelo mesmo registo de tudo o que é anormal deste espaço...

Mas é claro que entra

Ainda não percebeste que é clone do mesmo? Aqueles desapareceram quando a careca lhes foi posta á mostra é claro que tinha que fazer uns novos. Há quanto tempo não vês por aqui aqueles artistas? È preciso dizer mais?

Passo bem ao lado disso...

...há muito que deixei de prestar atenção às atitudes de gente baixa e reles...

todos os que te criticam ou

todos os que te criticam ou que te dão tanga quando o Benfas escorrega são anormais, suponho?

...

...não.
Convivo bem com críticas. Aliás, 50% do meu trabalho é suportá-las...
Mas aqueles que acham que são homens por o fazerem em conversas paralelas estão para lá disso. Ao menos que tenham, lá está, os tomates para me insultarem na cara. Sempre passam por pessoas sérias...

Já tu...ficaste apresentado.

Felicidades...

não estás tão benevolente

não estás tão benevolente como a semana passada, que se passa?
Por falar nisso, eu não te disse que hoje de manhã estarias em 2º?
:D :D :D :D :D

A...

...benevolência é algo que tem de ser conquistado?

E contas só as faço no fim.
Até lá...vou disfrutando.

Por agora...entretém-se com os demais...

eh lá, que o bicho é

eh lá, que o bicho é importante! :D

ok GFV, vou ttentar então trabalhar para conquistar a tua benevolência, amo todo poderoso. Espero que me possas aceitar no reino que comandas. mas digo-te, a semana passada foste mais simpatico depois de me insultares. Hoje tás assim um bocadinho pro amuado.

desculpa o incomodo, vou agora cumprir a tua ordem e entreter-me com os demais

Não sou...

...eu que sou importante, parceiro.

És tu que és por demais insignificante (isto se o teu registo se mantiver no acima apresentado)...

P.S: Hoje estou felicíssimo. Aquilo que verdadeiramente me interessa está a correr às mil maravilhas. Já outros divertem-se com expectativas...que podem muito bem sair-lhes pelo olho do cu. Aí então irei regozijar-me...

depois de vires comentar o

depois de vires comentar o porto-city, nunca pensei que tivesses algo mais importante k o futebol na tua vida. Mas pelos vistos enganei-me. Vamos lá ver o que me sai pelo olho do cú então, desde que não sejam os meus pêlos da gaita, como te aconteceu a ti :D

...

...LOL...lá está...adoro quando a formiguinha acha que tem catarro.

E aprecio ainda mais esse juízo de valor em função de um único comentário meu.
És tão crescidinho por já mandares bitaites em fóruns de bola... e o remate do comentário então está impecável. :)

Segue a tua vida, filho...mas mantém esse registo fantástico de clamares por um esgalhanço de ego...por favor.

obrigadinho. Por acaso também

obrigadinho. Por acaso também achei piada! As vezes tou inspirado :D

FCP em 1º lugar!! Cm é possível????

O FCP em 1º lugal, no ínicio de Março!!

Como é possível??????????

Ontem, para não variar, tivemos uma primeira parte péssima, para falar verdade, prefiro a palavra horrível para a caracterizar.

Na segunda parte, com outra atitude e velocidade, justificamos a vitória (mesmo antes da expulsão o FCp já tinha tido 2/3 oportunidades flagrantres).

Gostaria de estar super animado e confiante para a conquista do presnete campeonato, mas não estou de forma nenhuma.

Ontem voltei a ver os erros habituais do FCp, a apatia generalizada da equipa, o futebol lento caracterizada com o passe para o lado e jogadores fora de forma..

Hulk, Alvara Pereira, Rolando fizeram péssimas exibições..

Fisicamente a equipa parece muito longe do habitual.

Como a esperança é sempre a última a morrer, espero que esta bomba de incentivo funcione durante uns tempo, que o SLb ganhe ao Zenit (para dispersar a sua atenção e energia) e o SCB também perda gás..

Se isso não acontecer, pouca fé tenho que o FCP ganhe o campeonato..

P.S. Cuidado com o Braga!!

sou da mesma..

opinião..

Atenção ao Braga, que julgo vai dar mais luta que o porto, pelo titulo.

Enfim!!!!

Este Fcp, este estilo de jogo, este treinador ganr«harem o campeonato. Era tipo a Meryl Streep não ganhar o oscar em Ironlady.
A logi as x é uma batata mas ainda há logica.
Ha varios factores k explicam a clssificação. Alguns erros de Jesus, algum desgaste da esquipa,normal nas equipas dele. Isto coincidu com um calendario dificil.
Quanto a parte do Fcp. Lembram-se do SPorting tava cheio de fogo jogavam muito? Contra quem? contra as euipas do fim da tabela. Quando chegou o calendario dificil foi o k seviu.
O fcp jogou contra as piores esuqipas deste campeonato, ainda assim jogou mal. Se comparamos o k o benfica fez em coimbra com o k o fcp fez ontem com o feirense, voltamos a logica da batata.

Ainda assim quem ganhar na sexta vai ser campeao. Se o benfica nao ganhar nao merece ser campeao, pk o nao soube ser. Independetentemente ser campeao e da boa prestacao ou nao na champions. Ta na hora de o Jesus ir embora, Tou farto dele. 3 anos ja chega.
Não aos tugas, no benfas tem de ser estrangeiro, ha muitas forcas externas k condiconam os treinadores no Benfas.

Liderança...

...como é bom voltar ao lugar para o qual estamos destinados.

Um jogo dificil contra uma das melhores equipas da liga,em que a paciência foi determinante.Não gostei da primeira parte,alguns jogadores demasiados lentos,principalmente Lucho,Moutinho e Alvaro.

Já com James na equipa,a vitória aconteceu de forma natural,apesar do excelente Paulo Lopes.O gajo defendia tudo. O golo do titularissimo Maicon(está bem mas alguns tiques de vedetismo ainda presistem) foi mais do que justo,não me lembro de uma defesa do Helton.

«Apaguem as luzes!» LOL.

Um Porto muito fraquinmho!

Mais uma vez, como em praticamente todos os jogos desta temporada para lembrar (para não se voltar a cometer os mesmos erros), vi um Porto fraquinho, muito fraquinho, que joga um futebol horrivel, perdendo-se em passes e mais passes na frente da defesa adversária, com uma lentidão exasperante, sem conseguir ser agressivo na procura da baliza!
Na segunda metade, um ligeiro aumento de velocidade e a expulsão de Luciano permitiram algo um pouco melhor, mas com paragem total após o 2-0.
Este é um Porto que defende mal (inacreditável como Rolando consegue jogar sempre e sempre mal!) e que ataca ainda pior e só por milagre ou por falta de oposição capaz pode liderar a Liga. Com o que tenho visto neste Porto e com o que tenho visto do Benfica nos últimos jogos, em que Jorge Jesus tem batido o record de disparates, parece-me que o Braga, bem mais consistente, pode vir a ser campeão!

Curiosamente o que nos dá....

..o primeiro lugar é a defesa.

Abraço.

Estamos em 1º lugar?

Eh eh eh... Uma lição de humildade para os do costume, mais uma. Para nós, serve só de motivação para sexta.

Pena o VP não ser capaz de aproveitar que os gajos estão todos borrados, senão íamos de caras apagar a Luz.... outra vez. Assim... Tenhamos a humildade de saber que estamos muito pior que no ano passado, mas pelo menos lutemos até ao fim com brio e amor à camisola e quem sabe se até não somos premiados.

Isto não acaba sexta, para ninguém. E olha o Braga ali à espreita, caladinho.

PS: Hoje confesso que não gostei muito do que vi. Cansaço? Displicência? Não gostei.

PSS: Respondendo à pergunta do cronista, o James não joga porque temos um plantel rico de soluções, ao contrário do que muitos julgam. Agradeço a má imprensa que tem o James, a sério. Foquem-se lá nos flops da gaita, eu continuo a rir-me e o nosso puto vive em paz.

cumps

Usar a palavra humildade

não torna ninguém humilde.

Muito menos a maioria dos portistas aqui do relvado.

Enfim!!!!

Este fcp com esta equipa com este treinador com este tipo de jogo.... está em 1º.
Mas há coisas que a lógica ainda explica. Meryl Streep Ganhou o Oscar....valha-nos ISSO!!!

...

Eu acho que a ideia do Vitor Pereira é usar o James quando o adversário já está cansado. Um jogador com a qualidade do James, que além disso é rápido, se entra fresco quando o adversário já está desgastado pode virar qualquer jogo.

Na semana passada foi isso mesmo que se viu, James entra e o problema U. Leiria acaba. Se tivesse entrado no onze inicial talvez tivesse desbloqueado o jogo da mesma forma. Talvez. Mas o Vitor Pereira teve o mérito de riscar o talvez e oferecer aos adeptos do fcp uma certeza. Só que a maioria dos adeptos não soube agradecer.

Já esta semana não se pode propriamente dizer que ele entrou com o adversário já desgastado, pois entrou aos 29 minutos de jogo. Porém, quando todos tinham já uma hora de jogo nas pernas, ele tinha apenas meia hora dividida em 2 partes de 15 minutos... e isso notou-se bem.

Dito isto, enquanto o fcp continuar a ganhar e o Vitor Pereira usar o James para ajudar às vitórias, acho que as críticas são infundadas.

Tudo se resume a isto: Um jogador talentoso e rápido deve adorar entrar em campo fresco quando o adversário já está desgastado.

-

E principalmente, vem dar

E principalmente, vem dar inteligência quando a pressão do tempo aumenta! Nao compromete o crescimento de James e antes pelo contrario, esta a ter resultados positivos!