FC Porto, Benfica e Sporting: quem se reforçou melhor? | Relvado

FC Porto, Benfica e Sporting: quem se reforçou melhor?

Augusto Inácio e Jorge Baptista analisam para o Relvado as aquisições dos três grandes: FC Porto é o
 

Qual dos três grandes clubes portugueses tem preparado melhor a próxima época? O Relvado lançou o desafio ao treinador Augusto Inácio e ao comentador Jorge Baptista. Ambos acham que o FC Porto tem mexido pouco mas bem, que o Benfica exagerou no número de aquisições e que o Sporting fará certamente melhor do que na próxima época, embora o real valor do seu plantel seja uma incógnita.

De acordo com Augusto Inácio, águias e leões "têm estado muito agitados neste mercado". Mas na sua opinião, "o FC Porto continua a ser o grande candidato". A mesma opinião tem Jorge Baptista. "Nesse clube não se compra à toa", aponta.

FC PORTO

"O FC Porto pouco precisava de mexer", constata Augusto Inácio, depois da arrasadora temporada dos azuis e brancos, que "varreram" tudo o que havia para conquistar, com exceção da Taça da Liga. Ainda assim, sublinha, Pinto da Costa "tem mexido pouco mas bem".

Na baliza, diz que "a provável saída de Beto foi bem compensada pela chegada de Bracalli". E mesmo aquela que pode ser considerada a grande baixa - André Villas-Boas, pois claro - irá na sua opinião "ser bem colmatada pelo antigo número 2, Vítor Pereira".

Inácio aponta Kelvin, médio-ofensivo de 18 anos, "como uma grande esperança para o futuro". Mas o grande reforço "será mesmo Iturbe, um fantástico jogador que foi muito bem contratado, com o FC Porto a antecipar-se à concorrência".

E nem as possíveis saídas de jogadores como João Moutinho, Hulk ou Falcao abalam a convicção de que os dragões são os principais candidatos à conquista do cetro. "Em primeiro lugar, o campeão é sempre o grande candidato. E em segundo, já sabemos como funciona o FC Porto. Quando sai alguém importante, é logo contratado outro com a mesma qualidade", elogia.

Ainda assim, Augusto Inácio aponta que será difícil ao FC Porto ter uma marcha triunfante tão tranquila como na época passada: "O Benfica e o Sporting estarão certamente mais fortes e deverá haver uma aproximação".

Jorge Baptista acha que "até ver o FC Porto é o grande que melhor tem tratado do futuro, como aliás é habitual". E como "até agora tem conseguido conservar os jogadores mais importantes, como Falcao e Moutinho, continua a ser o grande candidato ao título".

Ainda assim, confessa não compreender muito bem a aquisição de Bracalli. "Talvez seja a pensar na possível saída do Helton no final da época. Mas o Bracalli não vai para novo [30 anos] e havia o Beto, que é um excelente guarda-redes e parece que pode sair".

O comentador aponta Iturbe, jovem argentino de 18 anos, como "o melhor reforço", embora preveja que "possa entrar aos poucos, pegando eventualmente de estaca a dada altura da temporada". Jorge Baptista vaticina que o FC Porto "vai ganhar uma fortuna" por este argentino.

Quanto a Kelvin, confessa que não o conhece bem. Já sobre Djalma, contratado ao Marítimo, diz que "talvez nem fique no plantel, pois existem boas soluções para o lugar de médio ala".

A saída de Villas-Boas não será problema para os azuis e brancos, garante. "Quem treina o FC Porto arrisca-se a ser campeão nacional. Maiores perdas seriam o Moutinho ou o Falcao", opina.

BENFICA
 
Augusto Inácio alerta para "o excedente de jogadores no Benfica, que obrigará a uma apurada seleção". Mas o técnico português não esconde "a grande expetativa sobre a real valia de alguns dos novos futebolistas".

O certificado de qualidade de um deles não lhe oferece a mínima dúvida. "Bruno César é um ótimo jogador, que vai rivalizar com Aimar pela posição de número 10, num duelo que se prevê apaixonante".

Segundo Augusto Inácio, outro grande reforço será o guarda-redes Artur, proveniente do Sporting de Braga. "Irá certamente fazer frente a Roberto, que custou 8 milhões e não convenceu. Com Artur, o Benfica fica melhor servido", garante.

Daniel Wass, defesa-direito que chega do Brondby, "é outro valor seguro". Quanto a Nolito, extremo-esquerdo que chega do Barcelona, a expetativa é enorme. "Tem grande qualidade, isso é notório, mas ainda não se afirmou. Poderá 'explodir' no Benfica", antevê.

Os avançados Rodrigo Mora e Malgarejo e o médio-direito Enzo Pérez "são jogadores que não são conhecidos da maior parte do público português, mas são promessas que podem afirmar-se no Benfica".

Inácio não esqueceu também um jogador formado na Luz que, ao que tudo indica, irá fazer parte do plantel. "O David Simão tem um pé esquerdo fabuloso e fez uma grande temporada no Paços de Ferreira", sublinha.

Jorge Baptista defende que o Benfica da próxima época "é uma incógnita", mas critica "a contratação exagerada de 13 ou 14 futebolistas". Curiosamente, na sua opinião, "ainda não chegou ninguém para central, o lugar que mais precisa de ser reforçado", lembrando que "faltam três semanas para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões".

Na opinião do comentador da SIC, falta um grande central às águias. "O Luisão é o único razoável que existe, mas para mim nem é um grande jogador. Faz-me confusão chegarem 'carradas' de jogadores e nenhum ainda para esse lugar", analisa.

Para Jorge Baptista, a grande aquisição das águias é Artur, "um guarda-redes tranquilo e com grande qualidade, que tem tudo para tirar o lugar a Roberto, que foi um desastre completo". O delegado da UEFA acredita que Bruno César "pode acrescentar alguma coisa, embora seja difícil que tire o lugar a Aimar". E Enzo Pérez "é um bom jogador, internacional argentino".

Já o médio Matic é descrito como "apenas um futebolista razoável, de luta, sem dúvida inferior a Airton, que foi dispensado". De Nolito, não duvida que "possa ter qualidade" mas contrapõe que "se fosse um grande jogador não teria sido desaproveitado pelo Barcelona".

SPORTING

Augusto Inácio sublinha que o Sporting "teria obrigatoriamente de contratar muitos jogadores". Por isso, a investida leonina no mercado, com nove reforços já garantidos, não o surpreendeu. "A quantidade é notória, vamos ver se será acompanhada pela qualidade... Os seus responsáveis têm feito uma aposta num misto de juventude e experiência, o que parece acertado, mas teremos de ver para crer", sublinha.

O último treinador português campeão no Sporting (há 11 anos) vê com agrado "a chegada de dois centrais, Rodríguez e Onyewu, posição em que o plantel estava bastante deficitário". E igualmente do lateral-esquerdo francês Turan, "para fazer concorrência a Evaldo, que na sua primeira época não teve o rendimento esperado".

Na baliza, considera Rui Patrício "o melhor guarda-redes português", defendendo que Marcelo Boeck, que chega do Marítimo, "talvez não seja o substituto ideal". 

No meio-campo, elogia Rinaudo, "claramente um bom jogador", mas principalmente o holandês Schaars, "um box-to-box que traz experiência, defendendo e atacando com a mesma eficácia".

Van Wolfswinkel, outro futebolista do país das tulipas, já lhe suscita mais dúvidas. "Marcava muitos golos no Utrecht, mas dispunha de mais espaço, pois a sua equipa jogava muito no contra-ataque e em Portugal as defesas são mais cerradas". Mas não duvida que "seja alguém para ser muitas vezes titular, até atendendo ao alto valor do seu passe [5,4 milhões de euros]".

Para Jorge Baptista, Schaars "poderá ser o grande reforço do Sporting". E elogia também Rinaudo, que na sua opinião "dará consistência ao meio-campo". O delegado da UEFA é um profundo conhecedor das características do central norte-americano Onyewu. "Não é grande 'espingarda', mas no futebol português poderá ser útil, ainda por cima porque é muito alto [1,96 metros]", frisa.

O comentador faz uma distinção entre a política de aquisições de leões e águias. "O Benfica parece que tem comprado muito, mas sem grande nexo. Já no caso do Sporting, parece-me que as contratações têm sido de facto para lugares que estavam a necessitar de ser preenchidos", aponta.

Mas segundo Jorge Baptista, a grande aquisição leonina para 2011/12 chama-se Domingos Paciência. "É um belo técnico e tem talento para conseguir aproveitar o máximo dos futebolistas que treina, conferindo-lhes muita motivação", defende.

I Liga:

Comentários [72]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O Porto é mais forte...

Claramente o Porto (ate me custa escrever) é o mais forte, o Sporting o que melhor se reforçou. O Braga continua bom mas tem muito trabalho para se reconstruir de tanta perda. Do Benfica só vejo exageros, sobretudo em numero e pouco criterio na escolha, um pouco como o Sporting fez durante anos a fio para encher balneario com erros de casting seguidos e sobretudo excessivamente caros. O que se reforçou pior foi o Porto pois nenhum dos jogadores foi sequer contratado agora, mas é claramente a equipa mais forte. SL

Sporting

O Sporting tem-se reforçado muito bem. Apostou na juventude como Carrillo e Rubio... e na experiência de Schaars. Sou portista e, na minha opinião, este campeonato vai ser decidido entre Fc Porto e Sporting e o Braga vai atacar o 3 lugar. O Porto só precisa de se reforçar se alguém sair mas garantiu o dito "novo Messi", Iturbe e um suplente de categoria para o Falcao, o Kleber. O Kelvin é mais para o futuro e o Djalma pode jogar quando o Fc Porto rodar a equipa e achei a contratação do Bracali desnecessária. O Benfica faz contratações sem nexo nenhum, a maior parte são jogadores ofensivos e a dispensa de jogadores como Nuno Gomes vai causar instabilidade no balneário. a recusa de vender Cardozo com a justificação de ser um dos jogadores chave não é viável poeque toda a gente sabe que o Cardozo não rende o que rendia e que agora só é um jogador chave para as bolas paradas e o futebol não é andebol que quando há um livre de 7 metros entre o jogador ou o guarda redes que defende melhor. Não percebo as contratações do benfica que agora ficou sem o lateral-esquerdo mas quis á troca um central, precisa de defesas para jogar na Champions e dispensa o Leo Kanu...
O Sporting esta a fazer boas contratações e a mais recente, Bojinov é um grande nome para o ataque e o Porto, dentro do que precisa também está muito bem, agora é esperar pelos resultados.

???

A tua opinião é descabida e como tal acho que a mesma é pouco credivel (pelo menos para mim),vou expor o meu ponto de vista em relação aopinião que tens sobre o actual sporting, apostou em juventude carrillo e rubio coisa que o benfica também fez, só não percebi o facto de dizeres que o sporting se reforçou bem quando muitos destes jogadores ainda não tem provas dadas( na minha opinião somente schaars, luis aguiar e bojinov). Como benfiquista tomei especial atenção ao que disseste sobre o benfica, tantaste demonstrar mas de forma intelectual um antibenfiquismo caro amigo, depois de um presidente que prometeu mundos e fundos na sua campanha e até agora 0 vieram como é que tens coragem de dizer que o benfica faz contratações sem nexo, o benfica precisa de um DE, de um DC e um DD simples o garay pelo que tenho lido já pertence aos quadros do benfica, agora só falta um DE e um DD, mas acho incompreensivel não citares um facto que se passou este ano com o mercado do sporting, portugueses?? 0 DISPENSADOS?? 3. Chegares ao cumulo de fazer uma comparação futebol-andebol somente por causa do cardozo tambem é imcompreensível. Sinceramente por muito respeito que tenho por todos os participantes não compreendo alguns comentários dos mesmos, eu não sei se essa tua 2ª frase que citas é uma anedota ou algo do genero porque candidatos aos titulo- fc porto (concordo) braga(tem uma palavra a dizer e até pode mesmo vir a supreender), sporting (poderá ser candidato) quanto ao benfica e não é por ser benfiquista é obvio que o benfica é candidato, e não sei em que mais argumentos te fundamentaste para fazer tal previsão ao titulo da bwin, PedroSD como é obvio esse teu comentário exercido acerca do do benfica foi como é óbvio um intuito de denegrires uma grande instituição perante os restantes participantes, para comentar este tipo de noticias temos de ser coerentes, justos, imparciais e isentos de um fanatismo clubistico ou pelo menos não tentar demonstra-lo. Não me interessa saber o teu clube, mas este teu comentário é vindo de um anti benfiquista, porque é muito simples escrevermos fair-play e desporivismo o mais dificil é expo-lo na pratica e não te esqueças uma equipa que foi muito boa num campeonato no ano a seguir pode não fazer igual e assim desiludir "alguns" adeptos, saudações a todos e espero ver BENFICA CAMPEÃO 2011/2012

contas no final do campeonato

quem se reforçou melhor foi o Porto que manteve toda a estrutura de ano anterior veremos é se este novo treinador tem qualidade para os manter no mesmo nivel de jogo , apesar do sporting estar no bom caminho
para este ano lutar pelo titulo...veremos como decorre o começo do campeonato o resultado da primeira volta
será muito importante.

Sporting

Sem duvida que é o Sporting, este ano a equipa de alvalade está a apostar tudo em vencer o campeonato.
Este ano o Porto tem de ter muito cuidado com o Sporting, as contratações do sporting parecem-me todas interssantes e com o Domingos ao comandar esta equipa não vai ser facil derrota-los

eu como sportinguista

faço um apelo a todos do meu clube, e aos benfiquistas que votem nesse novo partido , devido ao facto do pinto querer um partido do norte para continuar a roubar todo o povo do norte dár continuação ao roubo do direito de uso do vinho DO DOURO --- COMO VINHO DO PORTO ,,,, agora quer roubar os galos de barcelos ,,galos do porto --------- bom jesus de braga ..bom jesus do porto ,,,,,,,, porto de leixões - porto do porto -------casino de espinho ,, casino do porto .. e as putas do porto é que não são do porto são dos nortenhos ,,, vamos votar nele grande ladrão assim sim alhuem á altura do sócrates

a unica certeza

´e que o pinto e a sua seita nem categoria têem para serem fihos de zorras mas sim filhos de cadelas ,, essa é a unica certeza que há agora campeão é aquele clube em que os páis violam as filhas e dão as suas mulheres á morte é futre que o diz ,, um vice presidente dá a própria mulher não é o fim do mundo agora montarem as filhas é á f.c. porto

boas amigo,se é isso tudo que

boas amigo,se é isso tudo que você está aí a dizer então diga-me lá porque é que estiveram dirigentes e figuras desportivas do seu clube na festa que o f.c.p. deu no fim de época para homenagear a brilhante temporada de exitos e titulos conquistados? os quais muitos sonham, mas ganhar tá quieto.falam,falam mas não se percebe nada.....abraço azul......F.C.P. AMOR ETERNO SD 1986

Estiveste bem

pedrov26 estiveste bem aí. Quanto ao Leaovivo, amigo sportinguista (tal como eu) este espaço nao é para insultos e devaneios agressivos e odios parvos.
Dê a sua opiniao ACERCA DO TEMA!!!

Sai mais um "espumante" para os rivais!

É mesmo isso meus caros! Enquanto estiver o melhor Presidente á frente do melhor clube Português, esqueçam! Vocês podem estrebucharem o que quiserem, mas não foi o Pinto da Costa que apontou uma pistola ao José Eduardo Bettencourt, para lhe vender o Moutinho (por exemplo), ou não foi o Pinto da Costa que aconselhou o LFV a desmantelar a sua equipa em 6 meses vendendo os 3 melhores jogadores numa altura em que estavam a apostar no bicampeonato e assim tentarem quebrar a hegemonia do FC Porto! E já agora, também não foi o Pinto da Costa que contratou um frangueiro para o benfica, nem estragou o Coentrão que ao que parece anda irritadiço! Portanto, "os cães ladram e a caravana passa!" (e limpa tudo). E "vozes de burro, não chegam ao céu!"

Quanto ao tema, quem se reforçou melhor foi o Sporting, seguido do Braga, depois o benfica e depois o Porto! Isto porque o Porto é a melhor equipa de longe e não precisa de contratar titulares...apenas alternativas e jovens promessas! Neste último capítulo, o Porto é o melhor (James, Iturbe, Kelvin, Kadu, Christan Atsu, Kléber, Souza, Walter)!

CARREGA PORTO

muita babuzeira em tao pouca linha

Daqui do forum do q tenho visto ate es dos q diz coisas mas acertadas, o problema é mesmo quando começas a ver demasiado vermelho a frente e até verde! trate de argumentar e não de andar por aí a ostentar, ninguem aqui duvida do sucesso do porto, mas parece me que quando te lembras disso começas a dizer muita babuzeira em poucas linhas... é so um conselho todos ganhariamos com isso

cumprimentos

nojo

e quem pagou ao carlos queiróz para não convocar o melhor médio do futebol portugues para o desvalorizar , sabes quem foi não sabes ,,, tambem sabes quem foi testemunha do quieróz no tribunal ... onde se viu um presidente ser testemunha de um treinador ,, só é possivel para pagar o favor de não convocar o moutinho ,, pensas que anda aqui tudo a dormir , pensa que só o pinto sabe ads coisas , corruptos não se perde esse vicio assim só porque já não estuda para padre é um mafioso o pinto

sõ craques do crak, sai uma

sõ craques do crak, sai uma tretalola.

Vê lá se começas a ir à

Vê lá se começas a ir à escola meu menino! Estes putos que ainda estão a ganhar pentelhos no cú, já inventam palavras novas...tretalola!? Que é isso pá?? É algum adjectivo lá no teu mundo? Há com cada cromo, que vou-te dizer...tretalola...ahahahah

palhacito, inventar é com o

palhacito, inventar é com o teu presudente

Vejam-me este imberbezito, a falar para outro da mesma idade de

pentelhos ainda para mais perto do olho do cú, puto quando começares a pintar, logo saberás onde nascem os tais, mas que putalhada parva que por aqui pasta...

Pentelhos no cú saia mais uma TRETALOLADA da putalhada aparvalhada...???!!!

Cheira-me que deves gostar é de os sentires (aos pentelhos), quando te encavam de quatro, se é que sabes o que isso é.

Eu não sei...mas tu deves

Eu não sei...mas tu deves saber concerteza...andas sempre a falar nisso! Melro que canta assim já comeu muita minhoca! Se tens a idade que dizes ter...és muito canalhinha ainda! Se chegar á tua idade e ficar assim, dou um tiro nos miolos!

Tirem dai o nome do FCP

Isso não tem nada a ver com o FCP.

Quem faz melhor não precisa de se equiparar a menores.

Quando virem o Iturbe a ser vendido por 50 milhões, ou o Hulk por 65 (este já está pronto para o Manchester City), voces falam em corrupção.

Eu falo em competência.

Maradona dix it

vai catar piolhos bimbo

vai catar piolhos bimbo

Já sei, pelas conversas

São piolhos do olho do cu.

arbritos

Esta pergunta depende dos jantares que tera o Presidente de um certo clube do norte, com certos arbritos, em certos restaurantes em Espanha.. Não sei.. Reforcos p´ra que ? Se o barça vie-se disputar esta liga, acaba por perder.. Se é que faço entender.. Agora um pouco mais sobre o verdadeiro tema.. O benfica reforçou-se bem apesar de ter muitos jogadores, nao estou a perceber muito bem, mas se o RC diz que estamos em um bom projecto, acreditaremos e apoiaremos o nosso benfica. Quanto ao Sporting, tambem creio que se reforcou bem.. Tem jogadores com boa qualidade tecnica e eficazes no ataque.. o Porto não fez muitas, mas fez bem em conrtatar jogadores da Liga portuguesa..

http://tiny.cc/prsf6

Junta-te já a um país virtual, copia o link: http://tiny.cc/prsf6

os q se reforçaram melhor

os q se reforçaram melhor foram os que compraram mais árbitros. ´já sabemos quem foi

quem foi?

quem foi?

palhacito aparvalhado, foram

palhacito aparvalhado, foram os q ja sabeis,

podes dizer o que quiseres,

podes dizer o que quiseres, mas a choradeira e a desculpa dos árbitros é a melhor forma de evitar dizer que o teu clube é uma merda! Alguém me pode explicar o porquê do sucesso do Porto internacionalmente, e os restantes clubes portugueses vão lá fora passar vergonhas (á excepção do Braga)? É só choradeira...

Até alguém sair o Porto leva

Até alguém sair o Porto leva vantagem!

Discordo de muita coisa

Benfica
Primeiro o Bruno César não é bem numero 10 e quando ele começar a jogar regularmente os adeptos irão aperceber-se disso porque ele gosta muito de jogar na ala esquerda mas como uns ensinamentos ele irá lá

Dizer que o Matic não vale nada sinceramente é de quem nunca o viu o jogar se o deixarem adaptar-se devidamente e dar-lhe o espaço no plantel que ele precisa o Jorge Jesus será obrigado a colocá-lo a titular

o Nolito não sei se é bom ou mau nunca o vi jogar mas duvido com a grande aposta que o Barça faz na cantera ele ter sido dispensado duvido muito

De Resto o Artur não é assim tão melhor que o roberto como as pessoas querem querer porque o Roberto fazia grandes defesas e grandes frangos o Artur não faz grandes defesas mas não sofre frangos ou seja dá mais estabilidade a defesa mas não lhe peçam que salvem o benfica da derrota para o empate porque não tem qualidade para tanto

o Resto das contratações o Daniel Wass tem qualidade mas vai acabar por sair por falta de minutos e o resto não conheço

Sporting
Está a contratar muita qualidade e a preço saldo olhem para o que digo mas não peçam que joguem logo grande futebol porque tem de haver introsamento da equipa lá para Dezembro vocês vão ver o que é futebol no reino Leonino

Stjin Schaars é uma das melhores contratações feitas por clubes portugueses pela relação qualidade/custo é um organizador de jogo muito bom com muita calma com grande acerto de passes tem uns pés muito bons e equilibra muito bem a equipa defensivamente é uma espécie de joão moutinho mas mais organizador mas da mesma qualidade

Rodriguez já se via que era um excelente central há muitos anos no futebol Português muito bem o Sporting a comprar um central com grande experiência e sabe-se que não falha

Ricky Van wofswinkel este sim é craque irá percisar de 6 meses a uma época de adaptação mas depois o Sporting irá ganhar um excelente goleador com grande faro de golo uma espécie de liedson nos dois primeiros anos que metia medo aos centrais

Carrillo não conheço

Atila turan esta época Evaldo é titular depois dependendo da evolução dele vai arrumar à box muito bom este lateral francês

Onyewu sinceramente a pior contratação deste central tanto se espera o melhor quando jogava no standard como o pior com grandes falhas de marcação para suplente é bom

FCporto
Contratações inteligentes Iturbe não irá durar muito e pelo menos por 40 milhões ele sairá ele será melhor que o Hulk e Falcão
Kelvin para já não deve agarrar lugar mas tem qualidade
Djalma não tem uma qualidade por ai fora mas é muito inteligente na forma como aborda os lances e situações que aparecem será uma substituto muito util
o bracalli poderá ser o substituto do helton mas não para já e tenho pena de o beto sair do fcporto
Espero que deêm uma oportunidade ao orlando sá

dos três o fcporto já está bem reforçado a época passada se nenhum de grande importância sair o sporting está a reforçar-se muito bem o SLBenfica está a atirar no escuro tem reforços muito bons e outros muito maus vamos ver no que dá

Suposições

Esses artistas não deixam de estar a fazer vagos exercícios de retórica.
"....este não conheço....este pode ser uma boa solução.....este se fosse bom não o deixavam vir..., blá bla´bla´.
Conclusão: alguns deles vão ser titulares pelos nomes, outros vão ter melhor sorte, outros vão ser surpresa, outros....vai haver futebol.
Já imaginaram o benfica ter ido buscar este ano o fábio coentrão ao rio ave por 10 M€??? Loucos. Ou o River Plate ter vendido o Funes Mori ao Benfica por 8,5 M€. Qual destes senhores teria dito que tinha sido a melhor aposta??? Aqui na minha terra dizem " conversa tinha a minha joana muita". e O João Pinto era "prognósticos só depois do jogo".

De reforços e saidas, ainda a procissão não saiu do adro...

Se no clube BIMBO, sairem Falcao o que aboa baixinho, mais o Maçã Podre e o Zulk da banda desenhada, bão ber os BIMBOS a irem contratar seis de uma assentada...

Esperar para ber, os jogos da rentrée!!!