FC Porto-Académica: tornar fácil depois de complicar (CRÓNICA) | Relvado

FC Porto-Académica: tornar fácil depois de complicar (CRÓNICA)

Os dragões chegaram ao intervalo a perder, mas uma segunda parte de luxo deu em reviravolta e só não
 

Com um balanço de doze vitórias caseiras consecutivas e embalado para o título, o FC Porto surgiu diferente. Menos agressivo, menos circulação de bola, menos Porto, no fundo. A turma portista entrou de forma lenta, previsível, incapaz de ultrapassar a teia bem montada por Ulisses Morais. Nos primeiros 40’, nem uma oportunidade flagrante de golo. Para uma equipa prestes a ser campeã nacional, era manifestamente pouco.

Uma “traição” de Addy, à passagem da meia hora, criou um cenário desconfortável e nada usual no reino do Dragão. O lateral emprestado pelo… FC Porto respondeu eficazmente a uma assistência de Sougou, castigando uma equipa muito longe dos níveis de concentração necessários para garantir o “objectivo interno” das cinco vitórias apontado por Villas-Boas.

À imagem do que tem sido visto, os dragões deixaram as decisões para a segunda parte, altura em que puseram o pé no acelerador e deram a volta ao resultado. E Villas-Boas saiu do Dragão sabendo que pode levar todos os “amarelados” à Luz, para o primeiro “round” do ataque final ao título.

 

Moutinho faz falta, mesmo cansado

André Villas-Boas, desta vez, surpreendeu. Primeiro, ao deixar Helton, com quatro amarelos, no banco, o treinador portista não arriscava um milímetro. Fê-lo mais à frente, optando por deixar no banco o desgastado João Moutinho, colocando os dois médios “à bica” – Fernando e Guarín – em simultâneo. Com bons resultados, como já se disse.

Maicon e Fucile ocuparam os lugares de Otamendi e Sapunaru, mas isso já se sabia de véspera.

Neste capítulo, falemos de Moutinho. O antigo capitão leonino há muito vinha acusando o cansaço, mas contra os estudantes foi o FC Porto quem se ressentiu da sua ausência. A Académica apareceu no Dragão com uma intenção clara de juntar as linhas mais atrás, mas ambiciosa à frente.

 Devagar, em futebol, não se vai tão longe assim

E se é verdade que o jogo se desenrolava mais no sentido da baliza de Peiser, também não deixa de ser um facto que a Académica foi uma equipa sempre incómoda. Antes do primeiro remate do jogo, autoria de Falcao, já Rolando tinha cortado uma bola com a mão em plena área, num lance que o árbitro deixou passar.

Do lado oposto, Falcao, muito só, era o único a tentar, mas não chegava, porque a equipa não “carburava”.

Em desvantagem, o FC Porto tentou aumentar o ritmo e esteve mais perto de um golo que não chegou. Hulk e Varela puseram Peiser à prova, Rolando cabeceou bem perto da baliza do francês. Ao intervalo, a vantagem justificava-se para os estudantes.

 

Não entra à primeira, dá-se um vendaval à segunda

O FC Porto entrou como se esperava no segundo tempo: a assumir que dera 45’ de avanço à bem organizada turma de Ulisses Morais.

O empate surgiu pelos pés do já habitual suspeito do costume, Guarín, da forma também já tradicional: de fora da área. Corria o minuto 55’. O FC Porto empolgou-se e arrancou para uma segunda parte de luxo.

A reviravolta chegaria por Maicon, aos 63’, numa cabeçada triunfal, que pôs André Villas-Boas e os 46 mil adeptos a suspirar de alívio. Um momento épico também para o central brasileiro, autor de uma época em sentido descendente, mas a fabricar um dos golos mais importantes da temporada, provavelmente.

Com o Dragão ao rubro, Varela só precisou de dez minutos para carimbar a primeira derrota da Académica na era Ulisses Morais, na recarga a um cabeceamento de Rolando à trave.

O vendaval continuou. A pontaria de Falcao e Hulk (ou falta dela) e Peiser evitaram mais estragos. Porque podiam ter sido mais. Ficou assim e chegou. A goleada teria sido um castigo ingrato para uma Académica que se bateu bem.

Segue-se a Luz, com festa do título já visível. Os cânticos, esses, já se ouviram.

 

As figuras:

Peiser: Sofreu três golos, sem culpas, mas evitou mais, com uma série de defesas de grande nível. É um guarda-redes de qualidade, este francês.

Guarín: Surgiu a titular e voltou a decidir à bomba, pelo quarto jogo consecutivo. Um golo decisivo, que despertou os dragões para uma grande exibição na segunda parte.

André Gralha: Num jogo sem grande dificuldade, o destaque vai para a mão de Rolando na área, logo aos 2’. O lance era passível de grande penalidade, mas o colegiado nada assinalou.

 

 

Ficha de Jogo
I Liga:

Comentários [46]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

mais um penalty escabroso...

mais um penalty escabroso... enfim, é o porto...

A verdade desta liga mentirosa - Adenda

http://www.youtube.com/watch?v=uHiT3SOez58&feature=player_embedded

Juntando mais este penalty perdoado a todos os casos do post de sábado que aqui deixei, já poucas dúvidas há de que estamos mesmo perante o campeonato mais mentiroso de sempre da história do futebol.

E nem o facto do fóculporko ser tão fraquinho e precisar de tanta ajuda serve de desculpa.
Aqui trata-se, pura e simplesmente, da verdade desportiva completamente adulterada.
A revolta, a indignação e o nojo são tremendos.
Espero que ninguém se esqueça disso nas proximas recepções do ENORME ao clubeco regional de andrades corruptos.

http://oantitripa.blogspot.com/

Campeões,

Campeões, alleeeeeeeeeezzz!!
Campeões, allezzz!!
Campeões, allezzz!!
Campeões, alleeeeeeeeeezzz!!

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooohhhhhhhh

Campeões, alleeeeeeeeeezzz!!
Campeões, allezzz!!
Campeões, allezzz!!
Campeões, alleeeeeeeeeezzz!!

Canta-se o hino do Porto..

..num Dragão ao rubro!

Grande ambiente!!

Remontada!!!!!

Remontada!!!!!

O nosso Addy a marcar

Bom golo, mas enorme passividade da defesa do FC Porto.

Pode ser que agora comecem a correr..

Joga-se devagar, devagarinho..

Em ambiente de festa na sbancadas, onde já se ouvem de gritos de campeão, o Porto vai gerindo o 0 - 0, sem pressas..

lance p penalti

Tinha de ser assinalado.

Pois tinha

Não fossem as mãos do Rolando isentas de infracção.

Pá, e, agora, o Belluschi vê amarelo e berra "filho da puta" algumas 10 vezes ao árbitro. No norte, eu sei que não é ofensa (é elogioso, até), mas o Belluschi é argentino. :)

Tem calma.. se o Porto ganhar

Tem calma.. se o Porto ganhar "só" ficam a 30... se não ganhar ficam a 28... é parecido...

Está na regras

que quem está a 10 mil pontos não pode comentar as coisas?

Se sim, calo-me.

Se não, cala-te tu.

Pode ser?

O Porto provoca-te uma

O Porto provoca-te uma azia... estas sempre aqui a discutir lances de arbitragem quando o Porto joga... só não estás quando o Porto é prejudicado como foi em Alvalade...

es um mau observador. Se

es um mau observador. Se reparares quase toda a gente se queixa das arbitragens do fcp. É claro que depois de sabermos que levam arbitros para casa do presidente e pagam-lhe tambem putas voces ficam numa posicao muito fragilizada para se defenderem e alegar que sao apenas erros atras de erros.

falta ai o café com leite no

falta ai o café com leite no teu comentário..

Pois estou

sempre é pouco, pá. É mais do que sempre.

Tu, palavra de honra, deves-me estar a confundir com alguém. Se estou sempre a falar de arbitragem em jogos do Porto, já devia ter falado bastas vezes contigo, não? A verdade é que não me lembro de ter falado contigo alguma vez sobre arbitragem.

E, já agora, se estou sempre aqui a falar das arbitragens do Porto, mostra-me lá a última vez em que falei disso, além de hoje. Pela lógica, deve ter sido na 2ª feira, não? Fico à espera.

E também gostava de saber onde é que não falei da arbitragem do Sporting x Porto. Não me confundas com quem só fala de papo cheio.

Paços Ferreira - Porto, golo

Paços Ferreira - Porto, golo do Otamendi em fora de jogo na tua perspectiva... Olha, 2-1.

Isso foi a última vez?

Pá, para "sempre", parece-me pouco.

E isso nem era tanto o lance do Otamendi (embora, para ti, fosse sempre o essencial), mas a não percepção de por que raio aqueles lances não são fora de jogo activo (se um defesa fica empanado na marcação a um avançado que está fora de jogo, deixando o outro jogador - que está em jogo - livre para maca).

Gostei, porém, da noção do que é sempre. E do Sporting x Porto, não falei, foi?

Dei-te o exemplo desse lance

Dei-te o exemplo desse lance porque são coisas que não se esquecem... do Sporting Porto se comentas-te não me lembro, peço desculpa se foi o caso.

Então

sobre o "comentar sempre a arbitragem dos jogos do Porto", temos o exemplo de hoje e dum jogo em Dezembro. É um sempre bastante relativo, diria.

E, apesar de dizeres que estive calado em relação ao Sporting x Porto, nem sequer te lembras se assim foi. Está bem, então. Eram só generalidades, afinal, sem qualquer suporte real. Amigos como dantes.

Houve mais jogos, tenho a

Houve mais jogos, tenho a certeza absoluta, mas também não me peças para ir agora pesquisar...

Sim

desde que comento no Relvado (para aí 2004), deve ter havido mais jogos do Porto em que falei na arbitragem (que heresia!). Logo, podes dizer que foi sempre.

Pedir-te para ir pesquisar? Eu pedi-te apenas uma referência à última vez que eu tinha falado de árbitros nos jogos do Porto. Apenas para perceber a frequência. Descobriste uma vez, em Dezembro - em que falei dum golo, sobre um lance em que sempre tive dúvidas, e não na arbitragem propriamente dita. Pesquisar é complicado, eu sei. Mandar bocas para o ar e generalizar é que já não.

Olha que se eu for mesmo

Olha que se eu for mesmo pesquisar vais ficar mal...

Mas já ameaças agora?

Força, caramba.

Mostra-me onde é que falo sempre das arbitragens dos jogos do Porto e onde é que não falei do Sporting x Porto. Diverte-te.

Esse lance..

... era a favor de quem?

da academica

Mão de rolando na área do Porto logo no 1º minuto de jogo.

Não estou a ver...

.. o jogo, estou a acompanhar os comentários no zerozero e não referiu nada, daí perguntar. :)

Deviam estar distraídos ;)

olha.. Guarin!!!!

que craque!!!

Craque??

LOL

Sim, craque!

Do melhor que temos em portugal.

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

e arredores!