Falsa questão? | Relvado

Falsa questão?

 

Eu penso que não se deve alterar a arbitragem da noite para o dia, o erro deve existir. Em relação às tecnologias, quais seriam? + bola com chip? - concordo!+ televisão com o quarto árbitro? - não concordo!Não concordo pelo simples facto de apenas se aplicar às primeiras divisões, quanto muito segundas Ligas de cada país. Resumindo, acho que as tecnologias que permitem colocar mais justiça no futebol são bem vindas, embora eu preferisse por exemplo um árbitro mais em cada área ou mesmo dois.E vocês, que pensam? Não acham que é impossível o sistema de vídeo no futebol?seias

I Liga:

Comentários [42]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Falsa questão?

Daqui a uns anos as pessoas vão perguntar-se: "Como é possível ter havido futebol sem imagens televisivas?? Sem chip na bola?" É como imaginar uma corrida de 100 metros ou sem foto finish, baseando a decisão exclusivamente nas declarações do árbitro... O que as pessoas não percebem é que este tipo de tecnologias também iria beneficiar os árbitros, contribuindo para melhorar a sua prestação em cada jogo. Neste momento, esta questão resume-se a uma burrice do Platini.

Re: Falsa questão?

Bruno Paixão fue el mejor jugador de mi equipo en el último juego! Por mi parte y la parte de el Papa (Lisandro no quería, porque Bruno Paixão también ha ganado más que ello) mi agradecimiento! Beso a CurvaSul y Sartor

Imagens televisivas... não

Não, porque não é possível aplicar este sistema de igual forma em todos os campos. Enquanto que no estádio da luz existe a possibilidade de colocar dezenas de câmaras a cobrir todos os ângulos de jogo, no campo do Leixões ou do Paços, (com todo o respeito pelos clubes), não existem essas condições. Nos jogos da Taça contra equipas das terceiras divisões uma transmissão televisiva é quase impossível. Não, porque mesmo após várias repetições a maioria dos analistas raramente chegam a acordo sobre a maioria dos lances. Não, porque os custos da implementação do sistema, da formação dos utilizadores e da definição das regras, seriam concerteza muito superiores aos custos de uma reformulação e reestruturação do sistema arbrital actual. Seriam muito superiores aos custos de uma melhor formação aos novos árbitros e reciclagem aos actuais. Não, porque pelas notícias de hoje o maior problema vem de quem observa e não de quem apita. Introduzir chips nas bolas, jogadores e afins... Concordo. Se até nós vamos começar a ter chips nos carros e no corpo, porque não nas bolas também...

é curioso...

...que mesmo essa questão do chip na bola, ainda não percebi como é que seria colocado, para garantir o cumprimento das regras do jogo, tanto nos foras como nos golos

Re: é curioso...

Simples. Conheces a lógica boleana? A linguagem dos zeros e uns! Está um chip com um sensor na bola com a informação "0", de extremo a extremo nas linhas laterais, de fundo e de baliza estão sensores com a informação "1". O chip será programado para enviar um sinal ao árbitro quando "0", ultrapassar completamente "1". Tecnologicamente é muito fácil tratando-se de um sistema idêntico aos usados nas portas automáticas dos supermercados, ou nas casas de banho públicas em que os expersores de água funcionam automaticamente.

a minha dúvida...

...tem a ver com a posição do chip dentro da bola. julgo que só funcionaria correctamente se estivesse rigorosamente no centro da bola. Isso é possível?

Re: a minha dúvida...

Não. O que vai acontecer é a bola ter vários sensores em toda a periferia da bola.

realmente... :)

olha que já tinha dado voltas à cabeça e ainda não me tinha ocorrido essa solução. mas tá boa :)

Re: realmente... :)

A solução às vezes está a frente dos nossos olhos e não a conseguimos ver... Está sempre a acontecer...

O Jogo foi complicado e com muitos casos...

Qualquer árbitro que tivesse o azar de apitar este jogo seria crucificado, basta vermos que ninguém chega a um concenso sobre qual dos dois clubes foi mais prejudicado.

Não concordo!

Mesmo com todos estes apetrechos, haverá sempre erros (uns mais graves do que outros). Se não houver o conhecimento adequado de regras por parte dos árbitros portugueses e se são incompetentes (como diz PB), a melhoria seria pouca ou até nenhuma. A não ser que essas tecnologias passem pela possibilidade de robotizar os árbitros... Antes de averiguar a introdução de novas tecnologias, comecem por instruir e profissionalizar os árbitros portugueses! Isso sim é peculiar!

Re: Falsa questão?

em vez de controlar os árbitros basta controlar a sportv e as suas repetições.

Era mesmo isso que eu estava a pensar !

Por mais que tente...

nao consigo nem sequer vislumbrar as razoes para tanta relutância na introducao de meios tecnologicos que permitam finalmente (e)levar o futebol á era moderna! Entao o que há de mau em implementar o recurso a imagens televisivas para confirmar ou revogar uma decisao numa situacao dificil de adjudicar, como é o caso frequente de foras de jogo ou agressoes sem bola fora longe do arbitro? Veja-se o exemplo do recurso do Aalborg á expulsao do Beauchamp no jogo da CL contra o Celtic Glasgow em que a UEFA revogou esta decisao COM BASE EM IMAGENS TELEVISIVAS! Fazem-se prognostiscos reservados em relacao a fiabilidade das tecnologias, argumenta-se com a perda do "factor humano" no futebol (que a meu ver é o que mais tem falhado), tudo para "impedir" a chegada das possibilidades que a tecnologia nos proporciona hoje para modernizar o futebol. Pergunto eu: Como seria o desporto automóvel e dezenas de modalidades olimpicas (principalmente os 100 e os 200 metros!) sem os metodos modernos de cornometracao e imagens de alta definicao? Mais justo? Mais fiavel? Menos contestavel? Agora, mais arbitros? Pelo amor de deus, nao se metam nisso...

Re: Por mais que tente...

E os jogos das distritais? e os jogos da 3º divisao? quem os vai televisonar? e uma questao de igualdade...

Re: Por mais que tente...

E essa tal igualdade, existe hoje? Quando existe uma má arbitragem na liga Vitalis, existe hoje a mesma divulgacao mediatica que na liga Sagres? Ou na imprensa? Já para nao falar das ligas por aí abaixo. Os critérios para destacamento de arbitros sao porventura hoje iguais para qualquer que seja o escalao do futebol portugues? Um passo a seguir ao outro, nao se pode hoje nao ter nada e amanha querer ter tudo.

exemplo prático

gostava que desses um exemplo ilustrativo de como aplicarias essas tecnologias. Como integrarias isso no decorrer do jogo

Re: exemplo prático

11 jogadores com chip A, 11 jogadores com chip B, bola com chip C. Em redor das quatro linhas e nas balizas sensores sem contacto que registam a posicao de todos os chips a qualquer momento. A partir daí é trabalho de computacao e calculo de posicoes em relacao umas as outras. Exemplos: - Chip C passou para alem dos sensores da baliza esquerda = Golo - Chip C passou para alem da area definida como area util do relvado = Bola fora Claro que tudo isto é uma visao muito simplificada do que possa realmente vir a ser implementado. Nao sou a pessoa indicada para opinar em termos concretos e tecnologicamente viaveis (se o fosse, nao estava a discutir isto no relvado mas sim noutro forum mais apropriado :-) pois o tema possui uma série de condicionantes que teriam em primeiro lugar de ser resolvidos. Exemplos disso sao: em que parte do jogador aplicar o chip? Como arbitrar um jogo em caso de falha no sistema, etc... etc... Nao considero contudo que isso seja uma razao para nao acreditar que isso seja tecnicamente possivel. Se há umas decadas tivesses dito a alguem que iria ser possivel transmitir um jogo de futebol em tempo real com a ajuda dum satélite em orbita, colherias provavelmente o mesmo tipo de reaccoes que se colhem hoje aqui. E olhando bem, acho isso bem mais dificil do que "monitorizar" um estádio de futebol com toda a tecnologia que já existe (RFID, WLAN, etc...) Os custos? Claro que seriam elevados! Nem tudo o que é bom é "Open Source" :-)

Mas quais erros?

a exibição do Paixão por exemplo, pelo que vem no relatório até foi boa. tal como já disse ontem os erros de arbitragem são a ponta do icebergue. O Paixão não tem culpa de ser um incompetente de primeira. os culpados são os palhaços que o nomeiam para um jogo destes e os que o avaliam. Continuem assim, que a culpa do estado do futebol português é do paulo bento.

Re: Mas quais erros?

O gajo que fez o relatório devia ser investigado.Como é possivel só detectar apenas um erro grave?! O sistema é isto,continuam a branquear incompetentes.

salvo erro...

...mesmo o relatório do observador também tem que ser feito sem recurso a imagens televisivas

Re: Mas quais erros?

Já agora, qual dos erros graves é que veio no relatório? e já agora ainda, existe algum sitio onde se possa aceder a esse relatório? è que deve ser algo para se guardar junto com as imagens do jogo, para servir de exemplo e comparação no futuro.

Oh Curva...

O teu clube também deveria fazer barulho e não calar-se. Aliás, os outros clubes deveriam também manifestar-se, porque hoje calhou aos sportinguistas e portistas noutras alturas serão outros os afectados por grotesca incompetência. Mais do que sportinguistas e portistas andarem a discutir quem mais foi beneficiado o que deveria ser importante era pressionar para que todos os incompetentes que destroem o futebol desaparecessem. Cumps. P.S- Mas se fosse ao contrário o Sporting também ficaria calado. As mudanças só existem quando realmente se quer.

Re: Oh Curva...

Completamente de acordo. Apesar de que não vejo como podem os clubes,enquanto instituição,mudar o rumo das coisas.A Federação e a Liga é que deviam ser mais rigorossos nas avaliações e despromover quem realmente não presta.

Re: Oh Curva...

Unidos os clubes conseguem mais do que poderemos imaginar... o grande problema é que também não lhes interessa. E aí a culpa é de todos sem excepção! Depois queixam-se de falta de adeptos e maus espectáculos. Por estes dias deviamos estar todos aqui no relvado a falar de futebol, mas são sempre os mesmos os grandes protagonistas. Os árbitros, os dirigentes, etc. Eu preferia estar a analisar, onde falharam os treinadores, os jogadores, etc, mas não é para aí que os holofotes se viram e, apesar de nós alimentarmos, não podem colocar toda a culpa no adepto. Cumps.

Re: Oh Curva...

«Por estes dias deviamos estar todos aqui no relvado a falar de futebol, mas são sempre os mesmos os grandes protagonistas. Os árbitros, os dirigentes, etc» Nem mais.

era o que diziamos ontem

este sistema é que vai acabar com esta merda. este descrédito (aliado à pouca qualidade das equipas) tira mais gente ao futebol que o preço dos bilhetes. Por outro lado as avaliações deveriam ser feitas após o jogo e recorrendo ao vídeo. estando na bancada o próprio avaliador acho eu, tem medo de avaliar mal um árbitro num lance em que este ajuizou bem. e depois pronto, são todos "conhecidos" uns dos outros né. isto tá tudo fodido, enquanto não houver um gajo com uns tomates que não caibam na caçarola da chanfana isto não vai lá.

Hoje já era tarde...

O futebol tem que acompanhar a evolução das tecnologias e aproveita-las. O problemas é que tem pessoas à frente dos destinos desta modalidade que são conservadoras demais para aplicarem isto. PS:Este fantástico e incrivel programa do Rui Santos mereçia o prémio de mais cómico e disparatado «comentarista do ano»

Re: Falsa questão?

Não vejo de que forma a bola com chip poderia ser implementada nas divisões inferiores quando alguns clubes têm até dificuldade em adquirir bolas normais e equipamentos. Tudo isto só tem sentido nas ligas profissionais e tudo o que possa transmitir maior verdade é bem vindo. O sistema de video-árbitro é utilizado com sucesso no Rugby, somente em questões de dúvidas do árbitro principal e com o jogo já parado (para validar ou não um ensaio). Só que no futebol será impossível de implementar para a maioria das situações - o árbitro não poderá parar o jogo para confirmar um fora-de-jogo, p.e. (no limite só com chips nos jogadores também!?!?) sem perturbar o decorrer do mesmo, ou mandar parar o jogo para saber se foi penalty. O ritmo do jogo (já lento demais na maioria dos jogos em Portugal) seria comprometido. Penso que, com uma bola com chip, será redundante a questão do video para validar um golo, visto ser automática a sua validação se a bola transpuser a linha de baliza. O chip poderá ser utilizado também para saber se a bola saiu dos limites do campo. Mais que isso será automatizar demais um jogo humano - e já existe uma versão de futebol para robôs!

Sim

SIM SIM E SIM