Eu não servia para árbitro | Relvado

Eu não servia para árbitro

Se eu estivesse nesse cargo, uma coisa mudaria de imediato: o número de faltas por jogo...
 

Vejo jogos de futebol com regularidade, quer partidas do campeonato português, quer jogos de lá fora. E, além de me aborrecer em diversas ocasiões (este ano nem tanto, não me queixo da qualidade da maioria dos jogos que tenho visto, Portugal inclusive), chego a uma conclusão: eu não serviria para árbitro nos dias que correm.

Se eu estivesse nesse cargo, uma coisa mudaria de imediato: o número de faltas por jogo. Como sabemos, é grande a quantidade de vezes que os jogadores aparecem no chão sem serem tocados. Foi o vento. E diz o comentador televisivo: “pode ter havido ali um toque”.

No meio dessas situações, há duas que estou sempre contra. A primeira é quando um jogador, ao aperceber-se que o adversário vem a correr, coloca-se à frente de propósito, por vezes até “dá o rabo” já com a intenção de ser tocado e atirar-se logo para o chão. O árbitro marca sempre falta. E o comentador televisivo diz: “É falta, claro! Foi bem tirada”. Quer dizer, eu vou a correr, o meu adversário aparece de repente à minha frente para chocar comigo de propósito, e a falta é minha. Pois. A segunda acontece quase sempre junto à linha final. O defesa impede com o corpo o avançado de chegar à bola para que esta saia e, assim, seja pontapé de baliza. Mas na maioria das vezes o que acontece é o defesa deixar-se cair para trás, sentindo o oponente nas costas, e o árbitro é logo: falta! E diz o comentador televisivo: “Foi só proteção de bola” – a dois ou três metros da bola, está certo. Parece futebol americano. Antigamente ouvia-se muito falar em obstruções, agora não sei o que é isso. Nem no basquetebol há “cortinas” assim.

Ainda há poucos dias vi um jogo da Taça de Portugal, durante o qual um livre demorou um minuto e meio a ser cobrado. Não estou a exagerar, estive a olhar para o cronómetro. Um minuto e meio só por causa de um livre (e depois chega-se ao período de compensação e dá-se sempre três minutos). É o jogador que reclama, é outro que faz de conta que não sabe onde é a barreira, o que vai marcar coloca a bola dois metros à frente, o árbitro volta a colocar a bola atrás, outros dois atletas aos empurrões na área… E não saímos disto. Nestes casos, eu seria muito mais severo, sobretudo quando um jogador atrasa a reposição do jogo, pegando na bola e atirando para longe, ou então quando se coloca à frente do marcador de livre para ele não poder marcar. E o comentador televisivo diz: “Foi bem pensado, atrasou o ataque adversário”. Isto de anti-jogo, antes, dava direito a cartão amarelo de imediato, agora deixou de dar? É que, quase sempre, a única medida que tomam agora é repetir o livre. Se calhar mudaram as regras e não sei.

E por falar em regras, não há uma relativamente recente que obriga o guarda-redes a ter a bola na mão apenas durante seis segundos? Já vi vários com dez ou doze segundos e nada foi marcado. Já sei que é o bom-senso a reinar, mas então a regra serve para quê?

Voltando ao capítulo da disciplina, quando um árbitro quer mostrar um cartão amarelo ou simplesmente advertir verbalmente, chama os jogadores para a sua beira; mas, à exceção dos campeonatos britânicos, o árbitro é que tem de ir atrás deles. Nesse caso, comigo, seriam dois amarelos: o primeiro pela falta anterior (ou outro qualquer motivo da chamada) e o segundo por andar a brincar com o juiz. Dois amarelos em poucos segundos, sim. E qual é o mal? Ainda há poucos dias o Ribery, que é o Ribery e joga onde joga, foi expulso em poucos segundos por repetição de gestos anti-desportivos. E foi justo. Por andar a brincar com o árbitro seria justo também.

Lesões. Ou supostas lesões. De cada vez que um jogador saísse do terreno devido a assistência médica, só deixaria entrar cinco minutos depois de atravessar a linha. O quarto árbitro iria contabilizar esse tempo. Assim, se o jogador estivesse mesmo com algum problema físico, teria tempo suficiente (e creio que não é excessivo) para ser devidamente tratado; se fosse só simulação, pensaria melhor antes de agir porque deixaria a equipa algum tempo com um elemento a menos sem necessidade e assim, de certeza, o número de “fitas” iria diminuir. E, quando há simulação ou exagero, diz o comentador televisivo: “Faz parte”.

Depois há outros pormenores, como nas substituições: quem entra é obrigado pelo quarto árbitro a colocar as “fraldas” dentro dos calções, mas mal entra coloca por fora, quando ainda está a correr para o seu sítio. Cartão amarelo. Quem sai, se estiver a ganhar, vem a passear. O Rui Costa foi expulso por menos. Pelo que sei, agora a orientação é para, em vez do amarelo, o tempo perdido ser acumulado no período de compensação. E eu pergunto: algum árbitro cumpre isso? Três ou quatro minutos, está bom. Ah, e não teria medo dos supostos “grandes”. Muitos adeptos do Porto, Benfica e Sporting queixam-se da arbitragem, daquela falta, daquela expulsão, do fora-de-jogo… Todos eles são beneficiados em relação às outras 13 equipas.

Concluindo, isto serve também como uma resposta a um artigo do ctadeu, publicado no dia 27 de Novembro, com propostas para melhorar o futebol. Bem sei que a maioria dos leitores pode achar que estou a ir muito ao pormenor, a ser exagerado, mas não tenham dúvidas que melhorar o futebol também passa por estes aspetos exclusivamente dentro de campo. A modalidade seria bem mais agradável para quem vê, simplesmente porque a atitude dos jogadores teria de ser diferente, para as respetivas equipas não serem constantemente castigadas.

Afinal, chego à conclusão que não serviria para duas tarefas: árbitro e comentador de futebol.

I Liga:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Objectivos e Regras...

Compreendo o objectivo do artigo... melhor futebol. Mas, atenção, não podemos esquecer que existem leis a cumprir...
Começo pelo fim. Por cada substituição, o árbitro deve dar 30 segundos de descontos. Ou seja, num jogo onde não ocorram assistências médicas ou perdas extra de tempo, sendo as subs feitas na 2ª parte, deve dar-se 3 minutos de desconto. A partir daí, depende da observação dos árbitros.
Em relação ao resto acho engraçado isso de dar o amarelo porque o jogador não vem ter com o árbitro... e que o jogador só vem ter com o árbitro em Inglaterra... Se calhar, o problema (ou a solução) é da mentalidade... O jogador, normalmente, não respeita o árbitro e não vai ter com ele... que chama o jogador para mostrar que é o árbitro que manda... ou seja, não há respeito.
Quando o jogador simula uma lesão, uma falta, uma agressão, está a faltar ao respeito a si próprio, aos companheiros, aos adversário, aos árbitros, ao treinador, ao público, ao futebol...
Mas, atenção, a culpa disto tudo, da falta de respeito que existe em Portugal, não é só dos jogadores... é dos treinadores que lhe gritam da linha lateral para que se atirem para o chão (e ao contrário do que pensam, não falo só do JJ), é dos presidentes que despejam toda a verborreia nas TV e Radios, é dos presidentes da federação e da liga que aplicam multas ridiculas em vez dos 8 jogos de castigo e 48m€ como foi castigado Suarez do Liverpool, é dos árbitros, que são incoerentes que admitem que erraram (acontece a todos, garanto) mas em caso semelhante fazem greves e boicotes, é da sociedade no geral que pactua com isto tudo e nada faz para mudar...
Na Holanda, o GR do AZ deu umas valentes biqueiradas no adepto (e este bem o mereceu), fui expulso (e bem). Mas, dadas as circunstâncias excepcionais do caso (o adepto tetou agredir o GR), foi despenalizado.
Em Inglaterra, o caso de Evra e Suarez demorou um mês a ser analisado e a sair castigo... cá, demora 1 ano.

Ou seja, não adianta mudar as leis do jogo... importa sim, mudar mentalidades... para tal, também é necessário mudar algumas leis (multas, por exemplo) mas, para mudar essas leis, é preciso mudar mentalidades.... No fundo, temos o futebol que merecemos....

Espero que um dia, tudo mude...

SL

Realmente nem para árbitro nem comentador!

Realmente, o autor deste artigo tem toda a razão para dizer que nem para árbitro nem para comentador servia! É que desconhece as regras do futebol e, pior que isso, desconhece em absoluto as do bom senso!
Primeiro, aos faltas que dá por exemplo são casos simples e claros da chamada "obstrução com bola" e ela é permitida agora como sempre foi! Mas os comentários que coloca na boca de comentadores, e fica-se na dúvida se se refere mesmo a comentadores ou aos relatadores, não são o que estes costumam dizer! Segundo, e claro que decisivo, é perceber que aos árbitros não compete a feitura das leis mas apenas a sua aplicação prática, ou seja, têm de cumprir as instruções que têm e não o que lhes parece mais conveniente!
Mais importante que isso tudo é que as mudanças preconizadas no artigo vão no sentido de mais cartões e mais penalizações! Tenho a opinião claramente inversa! Acho que há cartões e penalizações disciplinares a mais no futebol e que o caminho a seguir não pode ser esse! Quando os cartões foram criados, e ainda me lembro bem do tempo em que não existiam, foram-no com o objectivo de diminuir as faltas de disciplina! Mas, passados tantos anos, ninguém achou bom fazer um estudo para avaliar os benefícios da sua introdução: é que se a premissa que levou à sua criação fosse verdadeira então hoje deveríamos ter jogos com muito menos faltas "feias"! Infelizmente não é isso que acontece! Pelo contrário, o futebol piorou em termos de faltas demasiado duras e nasceu algo que é muito pior para a imagem do desporto e do futebol: os jogadores, que deveriam ser um modelo de "fair-play" e que passam a vida a atirar-se para o chão tentando enganar os árbitros para estes marcarem faltas perigosas contra os adversários e, muito pior ainda, mostrarem cartões injustos aos adversários e no limite expulsarem-nos! Não conheço nada pior e que aconteça noutros desportos!
Pergunto-me se valeu a pena introduzir os cartões e tenho muitas dúvidas que o tenha sido! Mas já não tenho nenhumas sobre que foi um erro generalizar a sua amostragem por motivos que nada têm a ver com a manutenção da disciplina como por meter a mão à bola, por cometer um penalty mesmo que sem ter cortado qualquer jogada de perigo, por tirar a camisola ou por um sem número de motivos, qual deles o pior, que hoje são punidos dessa forma! Não tenho também nenhuma dúvida de que foi mau para o desporto a facilidade com que, hoje em dia, se expulsam jogadores colocando umas equipas a jogar em inferioridade numérica e fazendo com que os árbitros decidam jogos que deveriam ser decididos pelo que cada formação é capaz de realizar em campo!
O futebol precisa de ideias novas e não, com toda a certeza, de velharias de há 60 anos como o autor do artigo propõe! Por exemplo, para as situações em que uma equipa demora voluntariamente a reposição da bola num livre, eu proporia que este fosse marcado 10 metros mais à frente, deixando os amarelos de parte; para demoras na execução dum lançamento lateral proponho que este fosse executado com o pé e 10 metros mais à frente. Numa proposta estou de acordo: as saídas por lesão, verdadeira ou suposta, que deveriam ser mais demoradas.
Resumindo: mais cartões não! Já são tão habituais que deixaram de ter efeito dissuasor! Menos cartões e mais inteligentes sim! Mas com substituição dos elementos expulsos pois ficar a jogar com menos um é anti-desportivo e estraga o espectáculo!

De acordo,

faltando dizer que ficam muitas faltas por marcar e principalmente dentro da(s) grande(s) área(s), quando da
marcação de cantos e livres... Não devemos esquecer também das não expulsões que deviam acontecer por
palavras, principalmente palavrões em que por vezes parece mais um campeonato de quem diz mais, em vez
de campeonatos de futebol...Há jogos que são uma vergonha nesse capítulo e as regras são bem claras... E já agora, note que o comportamento dos árbitros resulta do não funcionamento das instituições, principalmente.
Lembre-se dos castigos de que temos tido notícia, por exemplo a Ferguson, V.Boas, Mourinho, Jaime Pacheco,
entre outros...Já viu algum castigo em Portugal pelos mesmos motivos? Claro que não !!!Cumps. e saudações
desportivas e benfiquistas.

Mais expulsões não poxde ser o caminho!

Já há demais acções disciplinares no futebol e mais castigos não são a solução nem nunca foram! A vulgarização das sanções disciplinares leva a que percam o efeito! O futebol tem demasiados cartões amarelos para que estes sejam eficazes a prevenir seja o que for e o pior é que levam a expulsões que são muitas vezes injustas, que estragam o espectáculo e decidem jogos que o deveriam ser no campo.
Em contrapartida acho que as multas deveriam ser mais a sério! Para jogadores profissionais, bem pagos, a multa deveria ser a doer, por valores que têm pouco a ver com os actuais e deveria haver penalizações severas para os clubes que pagassem as multas dos seus profissionais. Claro que isso está dependente da Liga e esta aplica sanções de acordo com os regulamentos que os clubes votam em Assembleia Geral. São eles que não permitam que as multas sejam maiores. Deveria mesmo haver multas indexadas ao salário que cada um recebe para doer a todos.
Por outro lado, sou de opinião que, como acontece na NBA, as sanções em jogos de suspensão deveriam ser raras e reservadas para actos de indisciplina muito graves! É que o público paga o seu bilhete para ver artistas e não para ver os suplentes!

POIS,

dragão 13, é uma opinião a que tem direito e quem sou eu para dizer o contrário? Vou dar-lhe apenas um
exemplo dos que há aos montes por todo o país onde haja um campo de futebol: Não há muito tempo eu
disse numa assembleia geral de um clube de que sou sócio (3ª Divisão) que era uma vergonha o chorrilho
de palavrões que tinha ouvido aos jogadores, no Domingo anterior e o Presidente dessa assembleia geral
acabou por dizer que tinha levada uma filha(jovem) nesse dia com ele ao futebol e que por tal motivo tinha
ido embora antes do intervalo !!! Já agora, diga lá se não acha degradante a linguagem utilizada por todos
os intervenientes do jogo ??? E saiba que a linguagem grosseira ou injuriosa está contemplada nas regras
da disciplina mas que como muitas outras, nunca são aplicadas... Porque será ??? Continuo a pensar que
é por falta de funcionamento das instituições.Será ? Achará que o público pagante tem que estar sujeito a
isto que refiro ? Claro que raramente lá voltei e um dia destes deixo de ser sócio...Cumprs. e saudações
desportivas e boas festas para todos.

é nestes comentários

que nasce a luz , ou procura-se que o futebol não é serio. e estou de acordo com o que diz , mas só faltou aqui um repar , como é possivel ( e nunca tinha visto no mundo do futebol ) esta situação que inventada por um catedrático ,, nos cantos ou livres OS JOGADORES NA ÁREA OU Á SUA ENTRADA FAZEM UM BLOQUEIO DE ( MÃOS DADAS ) para impedir dos avançados entrarem na área para atacar a bola ,, eu nunca tinha visto isto mas que lance ou que legalidade pode haver emm jogadores que dão a mão para os jogadores adversários poderem finalizar ,,,,,,,,,,, eu se fosso árbitro todos que estivessem de mãos dadas , seria amarelo ,, nem que o jogo acaba-se por falta de jogadores ,,,,,,,,, sabem do que falo não sabem

Ai eu servia

Depois tinha direito a um cabaz de fruta