Estádios vazios! |
|
06 de Janeiro de 2004, às 15:01 |
paulo dias questiona: "será este o
aspecto dos nossos novos estádios depois do Euro 2004? Fica demasiado mal ver
situações como as verificadas no Bessa e em Coimbra nesta última jornada! É um
aspecto desolador ao qual também já assistimos em Aveiro, Leiria e Algarve. O
que fazer para alterarmos esta situação? De quem serão as culpas?"
28 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
I Liga:
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
as culpas são...
Enviado por Lions of Caparica a 07 de Janeiro de 2004, às 14:54.30% dos preços dos bilhetes e arbitragens
10% da economia portuguesa ou seja Durão Barroso e Manuela Ferreira Leite
Saudações Leoninas
Re:as culpas são...
Enviado por Beira-Mar a 09 de Janeiro de 2004, às 02:33.2% Sabem..
e mais nao comento..
Estadios vazios
Enviado por Afonso Lopes Correia a 07 de Janeiro de 2004, às 11:24.Independentemente de todos os estudos para maximilizar o lucro q se façam nos estadios portugueses, acho q os clubes so têm a ganhar ao encher o estadio. Um adepto q vai ao estadio gasta euros em comida, em cachecois, etc, e mesmo quando nao gasta no momento, o sntimento em relação ao clube é reforçado e mais cedo ou mais tarde "concretizado".
-> porque nao abrem uma bilheteira 10 minutos apos o jogo comecar com precos a 50%? escoavam os bilhetes q sobravam!
-> deviam enviar bilhetes (nao gratis mas muito mais baratos para escolas) para cativar o gosto de ir ao estadio desde pequenos.
-> parabens ao (meu) sporting por ter criado a gamebox a precos acessiveis.
-> é insuportavel ir ver um jogo da segunda divisao B e pagar 5 ou 10 euros para entrar. É preferivel ir ver um jogo de uma divisão abaixo sem gastar dinheiro.
(muito rapidamente: 500 pessoas x 5€ = 2500€ ora o mesmo dinheiro seria obtido se se pusessem os bilhetes a 2€ e se conseguissem 1250 pessoas para assistir. entre escolas, adeptos, nada q um pouco de publicidade à medida não fizesse e tv excedesse!!)
Para terminar parece-me q os clubes sao geridos com uma rigidez assustadora. Têm medo de inovar.
Para mim
Enviado por Miguel Heleno a 06 de Janeiro de 2004, às 23:19.Portugal é assim...
Enviado por Mr-Bungle a 06 de Janeiro de 2004, às 21:39.Em campeonatos como na Espanha, Itália e Inglaterra os adeptos torcem pelo clube da sua localidade, estando sempres os jogos repletos de adeptos do clube da casa.
Outro factor que tem papel importante é o preço dos bilhetes, pois veja-se os casos do Sporting e do Porto, que têm vendidos cerca de 30 mil bilhetes de época por preços muito acessíveis(no caso do Sporting dá uma media de 5 euros por jogo no bilhete mais barato).
Tendo estes 2 clubes sempre assistências muito boas, assim como, o Vitória de Guimarães que tem cerca de 10 mil bilhetes de época vendidos e que também tem registado boas assistências apesar da má campanha da equipa.
São opções...
Estádios vazios
Enviado por KKK a 06 de Janeiro de 2004, às 19:34.Varios
Enviado por RUI MADEIRA a 06 de Janeiro de 2004, às 19:12.Realmente custa muito pertencer a um clube que deve dinheiro a toda a gente, que é ajudado descaradamente pelo estado, tem uma sad que nem sequer esta cotada na bolsa e não ganha nada há cerca de 10 anos.
Meus amigos deixem em paz a sad do SCP pois pessoas desse nivel infelizmente
para alguns clubes não têm a sorte de os possuir.
Quanto a ser prejudicado pelas arbitagens so o cego é que não quer vêr, realmente este pais está cheio se ceguinhos.
neste ultimo jogo na dita catedra(Este nome até dá vontade de rir) num balanço geral o mais prejudicado foi o SCP, o resto é conversa para adormecer o parceiro.
Custa muito é verdade mas quem está no bom caminho é o SCP.
audações leoninas.
Sunday morning church, on afternoon match
Enviado por xpto_xpto a 06 de Janeiro de 2004, às 17:39.acabavase os jogos a' noite. E as idas pra casa as 23.45h em dias de semana, como acontece com os jogos a' 2ºfeira qd todos tem de acordar cedo na terça.
A sugestao dos bilhetes mais baratos parece boa, mas peca pela imprevisibilidade. E logo teriam de ser adequados ao jogo, etc
A solucao passa pelos pacotes de bilhetes algo que o scp faz com as gameboxes e outros com outros produtos similares. Assim a' cabeca garantes logo 70-80% da lotacao. Depois so nao vem quem nao quer ou nao pode (mesmo com o bilhete pago). Mas esta la sempre o curioso de ultima hora que se lembra "ah manha vou a bola" e preenche o resto dos lugares.
So isso explica uns terem afluencia media de 32 mil lugares e outros (mesm o com estadios maiores) terem uma afluencia media para o campeonato de uns meros 10mil
Eu no AXXI ainda tou a espera do pack cinema+jogo+leoburger isto por 25 euros vezes 2 pra cara metada ou vezes 4 pra familia e' um bom mote para passar o fim de semana em redor daqueles que mais se ama.
1- FAMILIA
2- CLUBE
Estádio Cidade de Coimbra
Enviado por Nelson Pires a 06 de Janeiro de 2004, às 15:30.Não podemos tirar ilações baseados apenas nos números das assistências verificadas num ou dois jogos. As coisas precisam de ser analisadas de modo mais abrangente (a média de toda uma época). Depois, pensar também nos preços dos bilhetes, na envolvência social, no dia e hora do jogo, enfim... uma série de pequenos pormenores que podem dar maior credibilidade a este tipo de análises.
Em relação ao que se passou ontem, no estádio Cidade de Coimbra, é verdade que esteve muito pouco público. Segundo o Diário de Coinbra, apenas cerca de 3500 pessoas. Mas também é verdade que o jogo aconteceu numa segunda-feira, foi transmitido pela televisão e começou 45 minutos após o horário laboral. Acho que só com muito má vontade é que não se reconhece que todos estes factores "tiram espectadores ao jogo"!
Mas há mais: o Natal e a passagem de ano foram há poucos dias, as pessoas fizeram um grande esforço e despesa para poderem ter "uma consoada feliz"... e Coimbra tem sido uma cidade onde o desemprego tem aumentado muito nestes últimos dois anos. Não acredito que haja outra cidade que tenha visto tantas empresas irem à falência como tem acontecido nos últimos tempos em Coimbra.
Poderão dizer-me que isso é aplicável a outros clubes... e eu acredito que sim!
Ainda em relação às assistências aos jogos da Académica, gostaria que se lembrassem de como estava o Estádio nos dois jogos com o Benfica: cheio! E "têm de dar uns para os outros"!
O ano passado - e já este ano - quando a Briosa jogava no estádio Sérgio Conceição, os jogos chegaram a ter cerca de 8000 espectadores.. e não tinham mais porque não cabiam!
Vamos com calma! Lá por eu ter um Ferrari não quer dizer que ele tenha de andar sempre a 200 Km/hora. Ou seja: não é porque agora existe um estádio com capacidade para 30000 mil pessoas que ele tem de forçosamente encher todos os jogos para ser considerado um sucesso ou um bom empreendimento!
Mas que muita coisas podia mudar no sentido de "chamar pessoas ao Estádio"... lá isso podia. A começar, talvez, pela Federação, Liga de Clubes, Conselhos de Disciplina e Justiça, nomeação de árbitros, etc. etc. etc...
Acho que entendem onde quero chegar!
Saudações desde Coimbra
Re:Estádio Cidade de Coimbra
Enviado por sdias a 07 de Janeiro de 2004, às 01:27.Evidentemente que o dia e a hora não ajudam, mas a maior parte dos clubes não tem dimensão para jogar na primeira liga. Quando mais de 66% dos clubes da superliga tem médias inferiores a 4mil pessoas algo vai mal no nosso futebol.
Alem dos argumentos já falados, que concordo com a maioria à um dado muito importante que nunca é levado em conta.
Portugal é um país com cidades pequenas. Se tirarmos as areas metropolitanas temos Braga com cerca de 170 mil pessoas Guimaraes com 150 mil e Coimbra com 100 e tais (não sei ao certo). A juntar a isso temos a tripolarização dos adeptos em torno dos 3G's. Poucos são os adeptos genuinos (sem segundo clube, ou pior o segundo clube é o clube da região e o primeiro é um dos G's). Isto faz com que "sobre" poucos adeptos para os restantes clubes da superliga.
Evidentemente a carreira da equipa tambem ajuda. Por exemplo, em 2001 o Braga teve uma média de espetadores de perto de 12 mil espectadores (o FCP nesse ano teve aprox. 17 mil). Este ano, tb leva uma média boa, mas muito abaixo do desejavel e possivel.
Em suma, clubes como o Moreirense, P. Ferreira, Gil e por aí fora não tem estrutura populacional que oas suportem. Além das cidades que mencionei acima existe mais 2 ou 3 que podem ter um clube com maior dimensão. A isto junta-se todos os outros problemas já referidos por outros foristas
Re:Estádio Cidade de Coimbra
Enviado por Flash a 07 de Janeiro de 2004, às 11:03.Para essa desculpa que as pessoas dão das horas, sim são más eu sei, mas relembro que no ano passado o Vitória jogou muitas vezes às segundas feiras em Felgueiras (o que implica uma deslocação de 40 km e tempo perdido de 1h30, ida e volta, pois a estrada é péssima), não havendo um único jogo com menos de 5 mil espectadores, nem com equipas menos atraentes.
Em Guimarães reina o amor clubístico, qualquer desculpa serve para ir ao futebol e não para lhe fugir.
Cumprimentos
Re:Estádio Cidade de Coimbra
Enviado por sdias a 08 de Janeiro de 2004, às 12:16.3 golos pagam-se com 3 esfaqueados!
Enviado por Slick a 06 de Janeiro de 2004, às 16:02.Pelo menos 1 adepto Benfiquista foi hospitalizado, só não teve foi a mesma projecção mediática.
Fica a informação ...
Re:3 golos pagam-se com 3 esfaqueados!
Enviado por Nelson Pires a 06 de Janeiro de 2004, às 16:23.Não me f****, Slick: uma coisa são escaramuças, lambadas, arremesso de objectos... outra bem diferente são facadas! Já para não falar dos tacos de basebol!
Podes estar desacansado: não estou a defender ninguém da claque do SCP! Tenho pena se não foram presos os responsáveis! São todos uma corja! Mas estou indignado porque o teu comentário quase sugere que aquilo foi uma vingança (de morte) justificada "por não terem sido os primeiros"!
Podem limpar as mão à parede!
Cumps
Re:Estádio Cidade de Coimbra
Enviado por paulo dias a 06 de Janeiro de 2004, às 15:45.E em espanha ou Inglaterra vemos jogos em que nem que sejam os últimos classificados a jogar os estádios estão repletos, independentemente de serem as segundas, quartas, sextas, sabados ou domingos. Acho que o pouco publico tambem acaba por não empolgar os jogadores e acaba por ser um cico vicioso; Os jogadores não se sentem empolgados o k torna o futebol mau, o k faz com que o publico já não vá ver os jogos que por sua vez torna a deixar os jogadores pouco emplogados! Pode ser uma má desculpa para os jogadores dado que são profissionais, mas tenho certeza que a motivação nunca é a mesma que noutras circunstâncias!
Saudações
Re:Estádio Cidade de Coimbra
Enviado por Nelson Pires a 06 de Janeiro de 2004, às 16:49.Bem, caro Paulo, quando encontrar o Presidente da Câmara Carlos Encarnação ou o Presidente da Académica, vou dar-lhes estas sugestões:
lol
Desculpa a brincadeira! Até concordo com quase todas as ideias que apresentaste! :)
Cumps
Re:Estádio Cidade de Coimbra
Enviado por comprisoft a 06 de Janeiro de 2004, às 15:55.Por fim, é nisto que o futebol é atractivo, consegue mover discussões e paixões.
Saudaçoes desportivas
Re:Estádio Cidade de Coimbra
Enviado por comprisoft a 06 de Janeiro de 2004, às 15:40.Esta é razão principal ou seja em Coimbra são antes benfiquistas, sportinguistas ou portista e não existe bairrismo,pelo contrario.
Re:Estádio Cidade de Coimbra
Enviado por Nelson Pires a 06 de Janeiro de 2004, às 16:08.Mesmo em relação apenas ao último parágrafo, eu não falei de "arbitragens", falei de "nomeações". Vai muito mais longe do que a simples arbitragem em si. O que afasta muita gente dos estádios é a constante desconfiança que existe à volta dessa matéria. Ora há sorteio, ora há nomeções, depois são os árbitos assistentes que rodam, depois já são fixos...
Depois é o problema dos árbitros estarem subordinados à Liga ou à Federação, enfim... uma verdadeira trapalhada!
Mas, caro amigo, se se sente feliz pensando em mim como um mau exemplo de adepto... força!
Eu termino dizendo que tens muita razão no que dizes:
Seja como for, acredita que em Coimbra muita gente é adepta/sócia do Benfica, do Sporting ou do FCPorto... mas ao lado tem também o cartão de sócio da Associação Académica de Coimbra!
Saudações leoninas
Estádios vazios?
Enviado por Antonio Cruz a 08 de Janeiro de 2004, às 00:43.Infelizmente, parece que, mais cedo do que eu augurei, os estádios começam a ficar vazios.
Há solução? Quanto a mim, só é possível inverter esta situação, banindo todos os árbitros e dirigentes da arbitragem dos ultimos 20 anos (todos, mas mesmo todos )e os jogos passarem a ser apitados por árbitros estrangeiros, momeados pelas suas federações.
Esta situação teria, inicialmente a duração de um ano, tempo que julgo necessário e suficiente para se discutir e constituir uma nova ordem na arbitragem e simultaneamente, recrutar novos árbitros nos escalões regionais e mesmo no Inatel.
A nada ser feito, a morte do futebol em Portugal está para breve. É que mesmo nas televisões, há uma enorme baixa de audiências, em relação ao passado.
É que ninguém gosta de ser comido por parvo.
A culpa é de quase todos, ou seja de ninguém!
Enviado por Andebol é que é! a 06 de Janeiro de 2004, às 15:20.1 - Bilhetes mais baratos.
2 - Jogos a horas convidativas e não em função das TV's (no meu tempo futebol era ao Domingo à tarde).
3 - Se os dirigentes promovessem positivamente o futebol, em vez de terem atitudes e discursos que só prejudicam o futebol e dão menos vontade de lá irmos.
4 - Se os dirigentes não pudessem despedir os treinadores sem ser no fim da época ou em Dezembro, talvez estes tivessem mais tranquilidade para fazerem o seu trabalho e jogar um futebol atractivo. Como o seu cargo está sempre em risco, mais vale apostar em sete defesas e dois trincos; assim quem é que paga bilhete?
5 - Se todas as claques fossem melhores (ainda ontem ouvi o grito SLB filhos da *** no jogo FCP vs Rio Ave...) e proporcionassem espectáculo em vez de estarem lá em parte para armar confusão e criar insegurança nos outros espectadores.
6 - Deveriam ser convidadas escolas para irem aos jogos, sempre é melhor proporcionar a 500 miúdos o prazer do futebol, do que ter cadeiras vazias. Além de que esses miúdos serão os adeptos de amanhã!
7 - Mudar as regras do futebol, para que haja menos anti-jogo, ou que a equipa que o utilize seja penalizada e fundamentalmente criar critérios que sejam objectivos e fáceis de seguir por todos os árbitros.
Em relação a este último ponto, não posso deixar de referir algumas leis interessantes, retiradas do desporto mais espectacular que conheço:
- Uma equipa que de posse de bola não tenha intenção de rematar à baliza, perde a referida posse de bola.
- Um jogador que se coloque para impedir a marcação de um livre (colocando-se a menos de 3 metros) é automaticamente excluído 2 min.
- Um jogador que não coloque a bola no chão, logo que o árbitro interrompa o jogo para marcar falta, é excluído 2 min.
- O jogo dura 60min e o cronómetro para, por indicação do árbitro, sempre que a bola esteja demasiado tempo fora do campo, para assistência médica, time-out ou para marcação de um 7 metros.
Enfim, muito se tem ainda que fazer para proteger mais o adepto de futebol. Eu por mim falo: antigamente era raro não ir in loco a um jogo de futebol, agora é raro lá ir...
Re:A culpa é de quase todos, ou seja de ninguém!
Enviado por Anikin a 06 de Janeiro de 2004, às 23:55.Re:A culpa é de quase todos, ou seja de ninguém!
Enviado por comprisoft a 06 de Janeiro de 2004, às 15:33.Re:A culpa é de quase todos, ou seja de ninguém!
Enviado por Anikin a 06 de Janeiro de 2004, às 23:59.Chego mesmo a pensar se os adeptos do porto incentivam o FCP ou o SLB, dado que Às vezes são mais os incentivos ao SLB que ao próprio clube.
Outra questão, o grito de "incentivo" dos adeptos do benfica ao FCP foi criado após o "incentivo" dos adeptos do FCP ao SLB, e que mesmo assim não é usado. Ouves mais vezes gritos pró-benfica nos jogos do benfica que ouves pró-porto nos jogos do porto.
Re:A culpa é de quase todos, ou seja de ninguém!
Enviado por Andebol é que é! a 06 de Janeiro de 2004, às 15:57.Em relação ao exemplo que referi, só o fiz para demonstrar que as claques por vezes nem se interessam pelo próprio jogo em si!
E não faço qualquer distinção entre NN, SD, JL, DV, etc etc, ponho tudo no mesmo saco. Mesmo sabendo que se calhar para alguns membros de claque é imerecido, aquilo que conheço leva-me a ter esta opinião!
Re:A culpa é de quase todos, ou seja de ninguém!
Enviado por AsHeS a 06 de Janeiro de 2004, às 15:46.Ele disse, "ainda ontem ouvi...".
E disse "Todas as claques ..."
Deu o exemplo de ontem mas aplicado a todas as claques.
Re:A culpa é de quase todos, ou seja de ninguém!
Enviado por comprisoft a 06 de Janeiro de 2004, às 15:51.De todos
Enviado por AsHeS a 06 de Janeiro de 2004, às 15:17.Primeiro, é preciso regularizar o preço dos bilhetes.
Segundo, a nossa liga, de super só tem o nome. É muito fraquinha. Um jogo entre equipas do meio da tabela, raramente proporciona um bom espetáculo. Vejam o que acontece em Espanha e Inglaterra, onde se joga para ganhar.
É necessário mudar mentalidades. É preciso jogar futebol de ataque. Equipas, como o Gil Vicente (por exemplo, em alvalade) a jogar 90 minutos à defesa .... não há pachorra.
Os portuguezitos, preferem pegar nesse dinheiro, tirar o seu carrinho da garagem, e dar o passeio de domingo à tarde até um shopping ou uma praia. É por isso que ao domingo à tarde fico em casa !!!!
Penso que baixar o preço dos bilhetes é o primeiro passo. Com estádios cheios, o ambiente influencia também os jogadores. As transmissões televisivas também tiram gente dos estádios, mas não são eles os culpados.
Já temos bons estádios. Temos matéria prima para formar bons jogadores. Temos povo que gosta de futebol. Os condimentos estão aí. Com uma liga de futebol e uma FPF em condições (esta são muito más) e com a profisionalização dos árbitros talvez a tendência inverta.