Estádios só para alguns? | Relvado

Estádios só para alguns?

 

Adidas diz: "venho por este meio
informar o meu desagrado para com os estádios portugueses. Tenho um primo que é
deficiente motor e anda preso a uma cadeira de rodas; no outro dia ele
convidou-me para ir ver o Marítimo-Sporting; quando chegamos tudo muito bem, mas
para entrar no estádio e depois encontrar lugar foi um desespero, pois não
tinham condições para deficientes. Quais são para vocês os estádios com mais
condições para deficientes? E com menos? O que deve ser feito para melhorar esta
situação? Não têm eles os mesmos direitos que nós para ir ver um jogo?"

I Liga:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Alvalade...

...até tinham lugares "especiais" para os invisuais...

Em terra de cegos...

Um bom exemplo

da máxima "Futebol não é para todos"
Que é uma das máximas mais estúpidas que já ouvi... É simplesmente injusto, ultrajante e incompreensivel não haver lugar para todos num estádio de futebol, mas quem é que faz o projecto e depois aprova estas porcarias, então um estádio não deveria estar disponível para todos os amantes do desporto REI. Aliás a meu ver deveriam haver lugares especiais e marcados para deficientes é que apoiar os deficientes motores e outros não ir ao parque de estacionamento e pintar meia dúzia de riscas amarelas para que eles possam estacionar é mais do que isso é criar acessos, lugares e meios para que se possam movimentar facilmente pelo estádio por outras.
   

De outros não posso dizer

Mas o estádio do Dragão, tem boas condicções para o efeito, desde rampas a acessos.
Tem ainda o metro, que em si comporta a possibilidade de um fácil transporte, que tem saída mesmo ao estádio do Dragão , a abrigo de qualquer possibilidade de chuva.
É uma das vantagens de estádios novos, que foram pensados com um olhar e atenção deste tempo.
Eis algo que os detratores dos novos estádios não comentam, pois os antigos nada tinham , o das Antas imagino ser uma coisa louca para aceder e estar comodamente.

Dos restantes estádios, muito francamente , não conhecendo todos ( os novos ) não retive a atenção a esses pormenores.
Seria incrivel que não fossem pensados com essas infraestruturas.

Re:De outros não posso dizer

é obvio que os novos estádios construídos para o euro2004 têm já boas infra-estruturas para deficientes mas os "antigos", os outros, têm muito poucas condições para o efeito!

Não tem mesmo?

É natural que existam alguns estádios sem acesso para deficientes motores, a lei é relativamente 'recente'.

O estádio do Vitória é aquilo que eu gosto de chamar de estádio térreo. Não existe qualquer "obstáculo" entre a sua entrada e o relvado. Já vi, bastantes vezes, pessoal de cadeira de rodas na pista que circunda o relvado. Gosto deste Bonfim!

O Alvalade XXI foi inaugurado em Agosto de 2003. Não conheço o seu interior mas, para além da gaffe da localização dos placards electrónicos e os invisuais, sempre achei que teria os acessos necessários a deficientes motores. Apesar de não achar piada nenhuma aos azulejos exteriores, custa-me a crer que um estádio que foi tão elogiado pela UEFA apresente uma falha dessas.

Pois...

Isso é só um exemplo do país em que vivemos!

Cinemas, transportes públicos, centros comerciais, repartições estatais, enfim..., é tudo a mesma MERDA (desculpem-me a expressão)!

Ainda não há muito tempo que fui a uma acção de sensibilização de apoio aos deficientes e estava lá um vereador da Câmara Municipal de Viseu que... quando foi confrontado com situações a que assistimos no dia a dia... literalmente fugiu!

Cumps

Agora tambem

querem tranformar um estadio em que, que nao tem lugar para defecientes , eu compreendo que gostam de futebol mas nao sera melhor fiquarem em casa a ver na televisao sossegadinhos.

Ah, mas os deficientes nao sao esquecidos...

No estadio da Luz não há um espaço da bancada para cegos? :p

Re:Ah, mas os deficientes nao sao esquecidos...

É no de Alvalade, por trás dos placares electrónicos.

É isso

Enganei-me :P

Bom tópico

Também já passei pelo mesmo. Costumo fazer-me acompanhar por uma pessoa em condições idênticas.
Dos Estádios que conheço, devo dizer que:
- o Dragão tem excelentes condições
- o Municipal de Braga não tem quaisquer condições (ainda tenho esperança de ter sido azelhice e ignorância do steward que nos encaminhou para o nosso lugar) pois somos colocados junto ao relvado proporcionando uma péssima visibilidade do jogo
- o de Aveiro tem excelentes condições
- o do Rio Ave dá para entrar bem mas lá dentro só dá para ficar atrás de um muro
- o de Guimarães também tem excelentes condições
- o de Coimbra também tem boas condições
- em Penafiel fomos encaminhados para um camarote por isso é óptimo! :)
- o dos Barreiros proporciona uma boa visibilidade do jogo (entrando por uma porta secundária)
- a "minha" Choupana não tem quaisquer condições, mas tenho a esperança que esse problema seja resolvido agora com a nova bancada, tanto que já mostrei o meu descontentamento junto da Direcção.
Estes são os que conheço.
Contudo, gostaria de associar a este um outro problema. Não há um único jogo a que vamos assistir em que não haja confusão na bilheteira. Temos informação que as pessoas portadoras de deficiência têm direito a um acompanhante, segundo a Federação, mas na bilheteira nunca têm a mesma informação. Se há num estádio, tem de haver em todos!
Outro problema associado tem a ver, claro, com o estacionamento (principalmente no Dragão) mas às vezes ainda há algumas "almas caridosas" (polícias) que compreendem a situação (em Coimbra deixaram-nos estacionar numa rotunda e ainda nos ofereceram 2 bilhetes! lol).
Enfim, não estamos muito mal... mas podíamos estar muito melhor.

Uma questão pertinente

Muito bem levantada essa questão e é realmente importante discutir aqui um assunto como esse, até porque acredito que haja muitas figuras de proa do nosso futebol que, de quando em vez, venham aqui dar uma espreitadela.

Eu creio que os novos estádios não puseram de parte essa questão, até porque se não estou em erro existe uma lei criada pela FIFA que obriga os novos estádios a criarem infra-estruturas para que os adeptos com alguma deficiência não se vejam impedidos de assistir aos jogos.

No Estádio do Dragão, pelo menos, já vi. Não sei se existirá uma zona pré-estabelecida, que até seria importante para proporcionar um rápido acesso bem como uma fuga à confusão por parte dos visitantes de cadeira de rodas, mas pelo menos sei que em último caso permitem a ocupação da zona de acesso às bancadas (uma zona larga) sempre acompanhado de um assistente que garante a segurança da pessoa em causa.

Nos outros estádios não sei, porque apesar de já ter visitado alguns não sou frequentador assíduo. De qualquer das formas, lembro que Alvalade acabou por "ganhar" uma zona para os invisuais à custa da - deficiente - colocação dos ecrãs gigantes, mas deve também certamente ter uma zona para os adeptos que se desloquem em cadeira de rodas.

De qualquer das formas, é muito importante que discutamos esse tipo de assuntos aqui e se possível que, nem que seja nos estádios mais antigos, os clubes se comecem a preocupar seriamente com isso...