Estádio no Alentejo mesmo sem Euro! | Relvado

Estádio no Alentejo mesmo sem Euro!

 

noko diz: "apesar do alentejo não ter equipas na 1ª divisão, merecia um estádio com a mesma categoria como os que estão distribuídos pela zona centro e norte do país. Esqueceram-se dos alentejanos no euro mas com este esforço financeiro por parte da câmara de Odemira seguramente poderemos antever uma projecção muito maior no desporto nacional. Não foi o Alentejo descriminado por governos PS e PSD que não tem expressão eleitoral no alentejo? Também não vi por parte do PCP um esforço para chamar a atenção desse facto! Não será pelo facto das pessoas alentejanas serem moderadas e não levantarem polémicas?"

I Liga:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

o do algarve

... por exemplo foi muito mal localizado. Tanto o Farense como o Louletano não têm condições para disputar campeonatos da 1º Liga ao contrário do olhanense ou mesmo o portimonense. Mas os interesses politicos falaram mais alto...

Re:o do algarve

Tenho ideia que em termos geográficos, mais central não podia ser.

Além de que a posição actual do Farense ou Louletano, não é muito diferente da do Portimonense ou Olhanense, há bem pouco tempo!

Re:o do algarve

Não é sobre isso que estou a falar. Refiro ás capacidades de evolução dos próprios clubes! O Farense está como toda a gente sabe, o Louletano é um clube sem condiçoes para mais altos voos. Construir um estádio daqueles para se jogar na 3ª divisão e I B respectivamente julgo ter sido um erro. O Olhanense por exemplo tem capacidade financeira como se calhar muitos clubes da Super Liga não tem. O Portimonense há bem pouco tempo estava ao nivel do farense mas actualmente está a dotar-se de capacidades para, se não houver influencias dentro de 2 ou 3 anos estar na SuperLiga e por lá se manter durante muito tempo. Mas isso são outras questões. Há ainda o aspecto turistico da questão. Toda a gente sabe que a nivel populacional e turistico o Barlavento é muito mais populoso enquanto que o sotavento é mais desertico. Por aí tambem seria lógico a construção do estádio no barlavento algarvio.

Apenas por curiosidade o Portimonense na época 2002/2003 teve de assistencia média 4000 pessoas! Muito acima de clubes como Moreireirense, Leiria, Estrelas da Amadora e talvez do P´roprio Belenenses.

A minha análise relativamente à localização do estádio prende-se com estes factores que atras referi. Ter um estádio para ter 500 pessoas a ver um jogo não me parece muito lógico. E duvido que o Farense

Re:o do algarve

O Farense qd esteve na 1ª Liga tinha sempre boas casas!

Talvez aquele estádio ainda vá encher com o Olhanense ou quiçá o ALgarve Utd!!

1 ABraço

A opinião de um Leiriense, sobre os estádios!

Já aqui referi a minha opinião acerca dos estádios do Euro. Concordo em absoluto com o que disse o relva pois, dado que no Alentejo existem muitas infraestruturas prioritárias, em relação a um estádio de futebol, o qual pouco uso teria numa região pobre e desertificada.

Era bom que houvesse investimento no Alentejo, mas de outro tipo! Será que já alguém testou a capacidade dos solos do Alentejo, para o cultivo do Aloé Vera? Eu percebo pouco de agricultura, mas creio que esta planta medicinal, que é cada vez mais utilizada em todo o mundo e tem as mais variadas aplicações, se daria bem na planície alentejana e quiçá, poderia contribuir para o desenvolvimento de uma região...

Voltando à questão dos estádios, não concordo com aqueles que dizem que o Estádio Algarve (é assim mesmo sem do) é um desperdício! O Estádio Algarve, só será um desperdício se o Estado e as entidades competentes, não o souberem rentabilizar! Além do mais, este estádio faz parte de uma infraestrutra desportiva, que contempla campos de treino e pista, para o atletismo, além de campos de golfe comunitários, para formação de jovens, etc. Ou seja, este empreendimento, poderá impulsionar a prática desportiva em geral e não apenas o Futebol! Além do mais, o facto de ser central, permite que a curto prazo, vários clubes possam jogar aí...

Quanto aos outros estádios, mantenho o que disse anteriormente; três estádios no eixo Leiria-Aveiro, é um absurdo e um insulto ao resto do país, nomeadamente ao interior!! No que toca ao estádio de Leiria, não entendo, como é que se deta abaixo um estádio que tinha sido reconstruído recentemente e que tinha todas as condições para a prática desportiva. Acresce que a construção deste estádio, sem acessos condizentes, implicou a destruição de uma zona envolvente, que incluía campos de treino pelados e sintéticos, onde algumas dezenas de jovens praticavam desporto!

Creio que teria sido muito mais inteligente construir estádios em cidades como Setúbal, Castelo Branco ou Bragança. Além do mais, também não percebo como é que o Estado não aproveitou para investir no Jamor e como permitiu que outras duas cidades tão próximas, como Braga e Guimarães fossem contempladas!

A terminar, mais um desabafo: a política desportiva em Portugal é uma merda! Não há desporto escolar em condições, porque o Estado também não investe em Pavilhões Gimnodesportivos. Modalidades como o Andebol, Basket, Volei, Futsal ou Hóquei, que são quem mais faz pelo desporto em Portugal, têm que dividir um escasso número de horas semanais, por vários escalões. Por vezes o rídiculo é que para treinar miúdos de 11 anos, os únicos tempos disponíveis são depois das 9 da noite! Já agora, para quem não sabe: Faro não tem um único pavilhão Gimnodesportivo público...

Re:A opinião de um Leiriense, sobre os estádios!

Acrescento algo que podia ser óbvio e que pretendeu apenas evitar uma guerra, que para mim, tinha como solução a construção de 2 Estádios Municipais em Lisboa e Porto, evitando assim a comparticipação em 4 estádios nas 2 principais cidades do pais, já de si, normalmente (e mais uma vez) beneficiadas.

A solução passava quanto a mim, da reconstrução do Estádio Nacional, que defendo que exista, e de um Municipal do Porto, que servia como "base" a norte da representação do estado a nível de instalações desportivas de grande dimensão.

Quanto ao Aloé Vera...quem sabe se não é uma grande ideia.

Re:A opinião de um Leiriense, sobre os estádios!

Vamos associar-nos e comprar uns terrnos no Alentejo?

Tu entras com o dinheiro e com o trabalho da plantação... eu entro com a ideia!

Re:A opinião de um Leiriense, sobre os estádios!

Bom... terrenos já temos.

Trabalho? Eu sou alentejano!!!!

Ofendes-me...

no alentejo

há já estudos de viabilidade encomendados por santana lopes para fazer uma capital nova para portugal, descentralizada e feita de raíz como brasília. os maiores nomes do urbanismo a nível mundial estão em pulgas para ganhar este projecto único. sobre a localização dou-vos só uma pista:

...alqueva

Re:no alentejo

Isso é treta...
Não te esqueças que Santana Lopes também encomendou estudos sobre o Parque Mayer, onde está o casino que ele prometeu?
O túnel do Marquês?
Não estou a dizer que sejam más ideias, mas passá-las para além do papel é mais complicado do que parece e deslocar os serviços que uma capital tem é muito complicado, pois Lisboa infelizmente tem uma influência muito grande no país.
No Brasil há várias grandes cidades, o que talvez tenha facilitado a "coisa"...
Mas por mim tudo bem, só não compreendo é porque só falam no Alentejo... acho que, por exemplo, Trás-os-Montes é uma região ainda mais pobre e isolada que o Alentejo.

hey man

foi só a minha fértil imaginação a recrear-se... não me digas que achavas que eu tava a sério

Nós por cá tambem.

Olha, nós cá em Setúbal, tambem mereciamos um estádio novo e nada.
O meu Vitória leva mais gente fora do que certos clubes que tem estádios novos tem em casa.
O governo só quis trazer uma coisa para cá, só que se deu mal, que foi a coinceneração.

E outros distritos têm?

Bragança,Vila Real,Viana do Castelo,Viseu,Guarda,Castelo Branco,Setúbal,Madeira e Açores?
Não têm e pelo menos Setúbal,Madeira e Açores que têm tido regularmente equipas da 1ªdivisão mereceram e não foram contemplados.
Logo o Alentejo, região que eu adoro, que infelizmente não tem tido equipas nas divisões profissionais não podia ter.

Quanto a mim...

a Camara de Odemira devia fazer era um Rocodemedro em condições. É que estou farto de comer poeira.... :)

Mais a sério, o projecto do Campomaiorense merecia ter tido outro tipo de apoio.
Na capital do Alentejo, se o Lusitano e o Juventude se entedessem era capaz de haver melhores resultados, porque nessa região só mesmo um projecto centralizador (tipo o Algarve United- se bem que este nome me faça espécie)pode ter possibilidades de sucesso.

Saud.

Re:Quanto a mim...(Vários equívocos)

"a Camara de Odemira devia fazer era um Rocodemedro em condições. É que estou farto de comer poeira.... :)"

O Festival 25 de Abril em Odemira, já com alguma tradição no litoral alentejano, não necessita de tal infraestrutura.

Se contudo te referes ao Festival Sudoeste, seria subvertido o espírito do festival, se fizessem um Rockodremo...

"Mais a sério, o projecto do Campomaiorense merecia ter tido outro tipo de apoio."

O Campomaiorense, clube de uma vila com cerca de 5000 mil habitantes, tinha o apoio incondicional de uma das maiores empresas portuguesas.

Mais era impossível.

"Na capital do Alentejo, se o Lusitano e o Juventude se entedessem era capaz de haver melhores resultados, porque nessa região só mesmo um projecto centralizador (tipo o Algarve United- se bem que este nome me faça espécie)pode ter possibilidades de sucesso."

Évora é a capital do Alto Alentejo.
Beja é a capital do Baixo.
O Alto e o Baixo Alentejo, tem na sua área 4 distritos.
O de Portalegre, o de Évora, o de Beja e o de Setúbal, que apanha apenas uma parte do litoral.

Saudações....

Re:Quanto a mim...(Vários equívocos)

Antes mais agradeço os apontamentos de geografia e de cultura geral que no entanto não adiantaram muito . Só pude foi responder agora...

Não digo que fizessem uma sala para um concerto de musica clássica... mas pelo menos para acabarem com as bichas para o banho e lavar os dentes.

Por ter o apoio incondicional da Delta, é que se devia potenciar o projecto com apoios de entidades oficiais. Agora há lá outro clube na região que tivesse à partida garantido mais de metade do orçamento.

Penso que não há duvidas que Évora é mais importante cidade do Alentejo e se calhar só assim se entende que tenho dois clubes mais ou menos com o mesmo nível, com passagens pelos escalões maiores do futebol português e com duas infraestruturas de bastante qualidade (aqui há uns anos eram), praticamente, uma ao lado da outra.
Se isto não é mau aproveitamento...
Enfim , uma região com n tantas dificuldades não se podia dar ao luxo de desperdiçar tanto, mas o orgulho é das coisas que aindam restam aos alentejanos.
   
Saud.

Dos alentejanos...

...dos açorianos...dos madeirenses...e de muitas outras zonas do país...tiveram que ser feitas escolhas ...e pronto...nada a dizer....aliás , o facto do futebol alentejano e seus clubes estarem longe dos patamares mais elevados do nosso futebol é uma boa razão para não ter sido escolhido como um dos locais para o Euro...já sei que vão dizer que o Algarve também está nessa situação, mas o Algarve tinha a vantagem das estruturas turisticas...

Re:Dos alentejanos...

Uma nota:

O Alberto João, recusou que o Funchal fosse uma das cidades escolhidas, pois achou que não se justificava a construção de um estádio com capacidade para 30000 pessoas na ilha, somente para receber o Euro2004.

Não foi só o Alentejo

foi todo o interior do país que foi discriminado. Com ou sem intenção politica, isso para mim, é-me igual.

Uma coisa é certa, não haja ilusões, à excepção dos estádios dos três clubes denominados grandes, todo os outros irão dar prejuízo sem excepção .

A manutenção do antigo estádio da Luz rondava os 3 milhões de € / ano. Mesmo os estádios mais pequenos, e supondo que o custo da manutenção é proporcional, devem rondar os dois milhões de €.

Agora, que alguém me diga, qual é o clube, à excepção dos citados, que aguenta um orçamento para manter uma equipa na primeira divisão e ao mesmo tempo suporta estes custos adicionais.

A aberração na sua forma mais expressiva, será o estádio do Algarve.

A propósito, isto não pretende atingir ninguém que seja natural ou viva no Algarve.

                                                                    JPS

Re:Não foi só o Alentejo

Aí é que está o "búzio" da questão. A administração de muitos estádios pequenos, está a cargo das Câmaras.

Não sai do bolso dos clubes. Estes só pagam o aluguer.

Muito melhor

tanto para mim como para ti.

Ou para ti, talvez não.

Melhores cumprimentos,

                                                                        JPS

eu também tenho uma fonte segura

só que não é potável

posso garantir-vos que para a candidatura aos jogos olímpicos de 2024 será construído de raíz um estádio (olímpico), nas margens do alqueva.

o projecto já está encomendado ao arquitecto álvaro meireles, com engenharia revolucionária da firma fonseca & fonseca. isto tudo por pressão do lobby pós-santanista da associação de amigos do dente do siso de freixo de espada à cinta!

conheço o estádio

Conhecendo eu o estádio de Odemira em pormenor, já que sou natural e residente cá, ele destina.se a que o clube da terra jogue ( Odemirense) mas faz parte de um parque desportivo que engloba pavilhão e piscinas( ainda em construção) que são utlizados diariamente por escolas e população em geral.

Estádios desnecessários?

Boas,

não quero discutir se deveriam ser construidos 10 estádios ou não. Já foi aqui ampliamente discutido.
Tb já se discutiu a sua localização.
Só quero lembrar 2 (ou 3) coisas:

a) Os estádios grandes são construidos onde há pessoas que os possam enchem. Lembro que os concelhos de Braga, Guimarães e Coimbra tem quase tanta população como alguns distritos. Aveiro e Leiria tb não andarão muito longe (se juntarmos mais 1 ou outro concelho limitrofe)

b) Os estádios são para onde existem clubes representativos. Lembro que Braga, Guimaraes e Coimbra são dos clubes mais representativos a nivel nacional (tirando os 3 G's, e Boavista, Belenenses, Setubal e Maritmo - perdoem-me se esqueci de algum)

c) O estádio do Algarve revela-se como o mais incongruente. No entanto, possui capital económico para poder contruir um grande clube à volta do estádio (por exemplo o projecto Algarve United - pode não ser necessáriamente esse).

As cidades do interior precisam de instalações desportivas e não de estádios (o que e bem diferente). E se um dia se justificar constroiem-se os estádios.

Sempre defendi que a madeira não deveria entrar no euro por questões logisticas. Mas defendo que merecem um estádio à dimensão dos seus clubes.

e porque não se fez em Setúbal?

região com uma grande densidade populacional!

O ponto principal

Toda a gente fala, diz-se que há estádios desnecessários Braga/Guimarães, Algarve, Coimbra/Aveiro/Leiria, mas ninguém foca a questão essencial.
Então quer-se descentralização e faz-se dois estádios no Porto e dois em Lisboa???

Grande Gil Vicente

Fez o seu estadio novo sozinho e que bem que está! Pequeno mas com boas condiçoes.
Excelente.

Nao é preciso andar a mendigar...

Quem quiser que ande da perna!

Tiro ao lado Marcellus!

Gil Vicente?!

Cá para mim, querias dizer C. M. Barcelos não era? É que o Estádio até se chama Cidade de Barcelos...

Inútil...

Qual a utilidade de um estádio com capacidade no mínimo para 30 mil pessoas no Alentejo que como dizes não tem equipas na 1ªdivisão (nem na 2ª tem pois não?) ?
Se a utilidade do Estádio do Algarve foi posta em causa e não se prevê grande aproveitamento do mesmo tem alguma lógica construir um novo no Alentejo?

Eu alentejano...

o que tenho a dizer sobre isso, é:

Se em alguns locais, os estádios foram um investimento de utilidade duvidosa, ainda mais porque foram oferecidos a clubes de futebol, no alentejo seria uma aberração.

As necessidades, vividas pelo povo com pior nível de vida do pais e um dos piores da CE, veria maior utilidade na construção de infraestruturas básicas (que há muito quem não as tenha), sistemas de rega, melhoramentos das vias, sobretudo a construção de uma auto estrada que ligasse Sines-Beja-Espanha, e outra Beja-Évora.

Estádios de Futebol, os melhoramentos possíveis e de alguma utilidade, passariam por instalações poli-desportivas, que pudessem servir de zonas de actividades mistas, com capacidade para 7000 a 10000 lugares.

Tudo o resto é lirismo...