Especial Época 2011/12: quem vai fazer mais falta? | Relvado

Especial Época 2011/12: quem vai fazer mais falta?

André Villas-Boas e Fábio Coentrão são os dois nomes que surgem logo na memória da maioria dos adept
 
Villas-Boas e Coentrão

Com o aproximar do início do campeonato, muito se fala sobre as novas caras das equipas e sobre os novos treinadores, quando é esse o caso. Mas também há que não esquecer quem partiu...

André Villas-Boas e Fábio Coentrão são os dois nomes que devem surgir logo na memória da maioria dos adeptos.

Quando Villas-Boas foi apresentado como treinador do FC Porto, muitos desconfiaram e acharam até que teria sido uma loucura de Pinto da Costa. Mas o treinador mais jovem de sempre no clube respondeu categoricamente: "apenas" quatro troféus numa só época. No entanto, se a sua contratação foi uma surpresa para muitos, maior surpresa se tornou a sua saída repentina para o Chelsea. Vítor Pereira foi o escolhido e, para já, o plantel mantém todos os seus pontos fortes. Mas a ausência do líder anterior irá fazer uma grande diferença?


Coentrão era considerado por muitos o melhor jogador do Benfica nas duas últimas temporadas. As suas arrancadas pela esquerda não serão mais vistas na Luz (só se for como adversário) e poderão fazer muita falta à equipa de Jorge Jesus. Numa "novela" que durou várias semanas, e com declarações pelo meio que terão deixado a desejar, a saída para o Real Madrid acabou por se confirmar. Foram 30 milhões de euros que entraram, mas um titular da seleção e um "motor" que o Benfica perdeu. Emerson e Capdevila vão estar à altura?

No Sporting não se discute muito as perdas, pois os muitos reforços são o centro das atenções, a par da chegada de Domingos Paciência. O maior número de saídas verificou-se do meio campo para a frente. Nomes como Pedro Mendes, Maniche, Zapater, Valdés e Salomão (por empréstimo) já não estão em Alvalade. Algum deles irá fazer falta a Domingos?

Fora dos denominados três "grandes" destaca-se aquele que foi um dos planteis com modificações mais profundas: o Sporting de Braga. Basta verificar que, dos titulares do sector defensivo na época passada, nenhum ficou: Artur, Miguel Garcia, Paulão, Rodríguez, Kaká e Sílvio. Um pouco mais à frente no terreno, os minhotos ficaram também sem o seu capitão Vandinho. Qual destas transferências será a mais lamentada?

Do quinto classificado para baixo, também foram várias as mexidas. O Vitória de Guimarães viu sair, por exemplo, Cléber, João Ribeiro (por empréstimo) e Douglas, enquanto o Nacional ficou sem o seu guarda-redes titular Bracalli. No Paços de Ferreira, Maykon e Baiano saíram e Pizzi regressou ao Sp. Braga. Bruno Gama e Júlio Alves deverão ser ausências notadas no Rio Ave. Mika e João Silva abandonaram a União de Leiria e, para finalizar (entre outras transferências que poderiam ser mencionadas), destaque para três saídas importantes no Marítimo: Marcelo Boeck, Djalma e Kléber.


Entre todos estes nomes, e mais alguns, qual será realmente a maior perda para a nova época entre as 16 equipas da I Liga?

Mercado:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Numa perspectiva...

...positiva: Coentrão.

E numa perspectiva positiva, para os outros: Roberto.
Denominador comum: Benfica.

Moral da história: Sport Lisboa e Benfica! A combater a letargia portuguesa desde 1908!!

Hum, não sei. Embora o mais

Hum, não sei.

Embora o mais valioso GR da história tenha contribuído para momentos agradáveis na época passada, devo confessar que o SCP de Paulo Sérgio (o de Couceiro também) por várias vezes proporcionou gargalhadas.

Verdade!!

LOL

Sabes o que...

...me fez gargalhar?

O Rolando a jogar "básquete". E por duas vezes. Ouve, ri a bom rir...
O SCP de Paulo Sérgio a mim não me arrancou qualquer tipo de satisfação. Somente pena...e é algo que me custa dizer...

Desculpa, mas este momento

Desculpa, mas este momento vai ficar: http://www.youtube.com/watch?v=jl5a-vuzwRo
E há mais, o golo que Patrício sofre a 40m da baliza (contra o Paços em Alvalade?), o golo que sofre contra o Rangers em Alvalade (terrível nas consequências, hilariante na forma ridícula como se colocaram os defensores sportinguistas)...

Rolando não é maneta... e olha também me faz rir a forma trapalhona como o defendem nas bolas paradas.

A minha...

...costela sportinguista não me permite alegrar-me com momentos desses.
Bujardas dessas só mesmo a do Hulk a cair para o meio do chão quando se lhe espirra para cima...

E a forma trapalhona como o defendem nas bolas paradas?! A quem? Ao Rolando?! Não sei se percebi o que querias dizer...

Alegria? Não vai tão longe,

Alegria? Não vai tão longe, os desaires adversários contra terceiros não me dizem assim tanto.
Será que a tua risota com as simulações do Hulk não terá a ver com o facto de ele ver cartões quando o faz, e outros, em situações similares não terem o mesmo tratamento?
Olha, as caretas que o Martins fazia quando jogava, também eram engraçadas...

...

...a minha risota com as simulações do Hulk debruçam-se essencialmente no facto de ver um armário a cair como se fosse uma palhota, à mínima brisa, vir aqui e ver meio mundo a defini-lo como um génio (o mesmo meio mundo que fala à boca cheia de "caimares e saviolas")...e depois ver que o "minino", descontente com a palhaçada, ainda se volta contra os árbitros.
Peço desculpa, mas nem eu que sou um meia leca de primeira, vou tanto ao chão a jogar à bola.
Aliás, nem eu...nem o caimar. Estranho, não é?

E as caretas que o Martins faz...são do melhor. Adoro aquele homem... :)

Penso que ninguém se chega ao

Penso que ninguém se chega ao caimar por duas razões, 1º porque quando o fazem é-lhes assinado falta ou penaltis (Leiria, o tal jogo que anteciparam para ficar à frente do Braga?), e 2º por medo que o gajo se desfaça. Já que falas nisso tem a sua piada ver o gajo arrastar-se a partir do minuto 60...

Presumo que vais começar a ver mais jogos do Granada este ano...

Capt...

...essa de jogos antecipados comigo não pega. O teu clube também já o fez e é prática corrente em todos os campeonatos europeus. Lidem lá com isso, se faz favor...

Passa à frente, pois nem sequer vou entrar por assuntos que nada têm a ver com a discussão...
E o Aimar arrasta-se?! :) Percebes de bola como ó caralho, de facto...

Quem me dera a mim que todos se arrastassem como ele...

P.S: Não tenho tendência para seguir com afinco o campeonato espanhol...mas se o Martins pegar de estaca, sou gajo para tentar...

Todos os fazem realmente, as

Todos os fazem realmente, as razões para o fazer é que são diferentes.

Aimar e Saviola, os grandes responsáveis pelo título (mais o Cardozo), tiveram grandes dificuldades em terminar muitos dos jogos do ano passado, não será grande segredo para ninguém, ou muito menos uma tão grande blasfémia.

Não entendo a tua panca por Martins (entendia se fosse apenas por ser jogador do teu clube), tendo em conta as tuas palavras sobre Micael.

Claro...

...e as do Benfica estarão sempre conspurcadas, como é óbvio.

Poupa-me, pá...se ainda estivéssemos a falar de algo singular...mas santa paciência, rapaz. Todos (sem excepção) o fazem.
E razões?! Qual é que é a tua para quando o FCP o faz? É estratégia? Será assim tão diferente quando é o Benfica a fazê-lo? Não, não é. Repito. Lidem com isso...

O plantel o ano passado foi curto...demasiado curto para as expectativas lançadas há duas épocas atrás. Nada de extraordinário, e que, no futebol, é algo perfeitamente banal. Acontece a todas as equipas e, num país civilizado, com prazer pelo desporto em si, seria discutido com a devida seriedade. Aqui é uma caça às bruxas que até mete nojo...

E as minhas palavras sobre Micael? Foda-se, entre Martins e Micael não tenho qualquer tipo de dúvidas...ontem um Martins em forma tinha dado um jeitinho do caraças para abrir aquelas duas linhas dos mija na escada...

Martins e em forma na mesma

Martins e em forma na mesma linha... meh! A grande vantagem do Martins em relação a outro qualquer futebolista é mesmo a capacidade de chutar de longe (sempre com força). Honestamente, estraga mais do que o que cria, embora por vezes marque uns golitos.

Já te disse, toda a gente mexe na calendarização dos jogos, o que não legitima que se faça. Na altura, a mudança permitiu que houvesse um ascendente psicológico sobre o Braga, que foi importante no final do campeonato. Nunca escondi que achava que foi muito bem jogado pelo teu clube.

...

Leiria, jogo antecipado, lance do Aimar. Que grande confusão vai nessa cabeça. Não estás a falar do mesmo jogo, onde um defesa do Leiria simplesmente abalroou o Aimar com um golpe de karaté. Foram partidas distintas. O jogo antecipado foi na Luz.

Tens razão, os jogadores do

Tens razão, os jogadores do Leiria foram vitimas de 2 decisões inexplicáveis; a de ter aceite a alteração da data do jogo, e do sr. do apito ter marcado a tal "falta".

Mas...

...não te recordas de uma antecipação de um jogo na época passada também? Ou isso só vale para o clube dos outros?

Como disse ao GVF, não tem a

Como disse ao GVF, não tem a ver com a antecipação ou adiamento de jogos por si só, tem a ver com as razões porque se o faz.

(embora ache que na altura foi muito bem jogado pelo SLB)

Alguns deixam saudades

como Sálvio, Silvio, Paulão e Coentrão, porque já não moram na nossa Liga. O mesmo se aplica a AVB! Os restantes mudaram de clube internamente, por isso não se sente saudades. Creio que este campeonato vai ficar mais forte em termos individuais.

Maior Perda

A maior perda é o f.coentrão para o benfica

Mais do que jogadores que fazem falta,

precisávamos de desportivismo e honestidade. Um campeonato em que o vencedor é conhecido à partida, que interesse tem?

Quem é que vai ganhar o

Quem é que vai ganhar o campeonato?

O

Se acreditas no que dizes,

Se acreditas no que dizes, porque é que vês e comentas sobre futebol? Faz alguma coisa mais saudável para a tua cabeça, que já não deve estar muito boa.

tuéquesabes,

Pergunta simples, de resposta simples: porque gosto de futebol.

A piada final é que era dispensável. Mas eu entendo, fazer pique-niques na sala e à segunda feira ir para o trabalho dizer que se subiu ao Evereste não é suficientemente satisfatório.

E como dizia o outro, "Para se ser grande, não há como tentar fazer dos grandes, pequenos".

Hulk

fará muita falta... Mas pronto, temos de nos conformar, 100M são 100M...

Roberto...

esse sim, fará muita falta...