Erwin Sánchez | Relvado

Erwin Sánchez

Quem não gostaria de ter no plantel do seu clube hoje em dia um jogador como foi Erwin Sánchez?
 
Erwin Sánchez, Boavista

Boliviano de nascimento e boavisteiro de coração, é a fotografia deste enorme jogador que encheu de classe e qualidade os estádios portugueses no final dos anos 90 do século XX e nos primeiros anos deste século XXI. Sempre que Sánchez deixa a sua terra natal e visita a cidade do Porto não deixa nunca de passar pelo estádio do Bessa, para voltar a sentir o sentimento de ser axadrezado.

Comprado pelo Benfica quando ainda só tinha 21 anos, Sánchez foi depois de uma época, em que não lhe reconheceram mérito, emprestado ao Estoril, de onde depois veio para o Bessa comprado pelo Major. E foi no Boavista que mostrou toda a sua qualidade. Por isso o Benfica voltou a contratar o jogador, mas novamente acharam que ele não prestava e ele voltou ao Boavista, de novo recuperado pelo Major. Aqui, finalmente, a sua categoria veio ao de cima e acabou por ser o obreiro de muitos sucessos do clube axadrezado.

Mais de 250 jogos e mais de meia centena de golos marcados, uma Supertaça, uma Taça de Portugal, um Campeonato Nacional, este é o registo de um dos jogadores mais marcantes da história do Boavista e do futebol português.

Quem não se lembra de Sánchez e dos seus livres terríveis? Vítor Baía que o diga. E quem não tem saudades de ver evoluir este jogador nos relvados de Portugal? Quem não gostaria de ter no plantel do seu clube hoje em dia um jogador como foi Erwin Sánchez?

diversos:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Foi apanhado no doping

mas inexplicavelmente escapou porque afinal o problema é que ele bebia 10 garrafas de coca cola antes de entrar nos jogos. Serviu para jogar num clube menor, nada mais do que isso. Lento, técnica mediana, remate muito forte e muita coca-cola.

Só para esclarecer.

Sanchez em entrevista.

Chegou ao Bessa em 1993 e entrou a vencer, ganhando uma Supertaça. Impôs-se no plantel, como o grande maestro e dono e senhor do pontapé canhão. Partiu em 1996 depois de vencer uma Taça de Portugal regressando 1 ano mais tarde. Em 1998/99 jogava na Liga de Campeões de xadrez ao peito, Em 2000/2001 sagrava-se Campeão Nacional. Nas duas épocas seguintes, chegava à segunda fase da Liga dos Campeões e à meia-final da Taça UEFA. Em 2003/04 inicia no Bessa a sua carreira como Treinador de Futebol.

BFC: Sanchez, inevitavelmente a sua carreira está ligada ao Boavista.

Sanchez: Sim Passei os melhores anos ao serviço do Boavista, fiz muitos amigos e ganhei títulos.

BFC: Quando foi a última vez que veio ao Bessa?

Sanchez: Foi há 1 ano e meio, participei na Marcha Justiça para o Boavista.

BFC: Sempre que vem ao Porto visita o Bessa?

Sanchez: Sim, venho rever Amigos, recordar momentos. Enfim, venho a este estádio que também é a minha casa.

BFC: Hoje a realidade do Boavista é bem diferente.

Sanchez: É com grande revolta que vejo o Boavista nesta situação. Para mim o Boavista é um Clube de Primeira Liga, um Clube de competições Europeias.

BFC: Tem acompanhado o dia-a-dia do Boavista?

Sanchez: Sim, acompanho quase diariamente, hoje com as redes sociais e com a internet é muito mais fácil.

BFC: Acompanhou portanto o processo que empurrou o Boavista para esta situação.

Sanchez: Sim acompanhei, e nem queria acreditar. Foi das maiores injustiças que já vi. Mas tenho fé que se fará justiça ao Boavista e que rapidamente voltará a estar no lugar que é seu por direito.

BFC: Vê o seu trabalho posto em causa com o castigo imposto ao Boavista?

Sanchez: Embora não tenha a ver diretamente, de certa forma sim. Tudo o que ganhamos, ganhamos em campo com muito trabalho, muito suor. Isso ninguém nos pode tirar.’

BFC: Quer dar alguma palavra aos Boavisteiros

Sanchez: Quero dar um grande Abraço a todos e pedir para que apoiem sempre o Boavista. Gostava que viessem ao Estádio. Eu no próximo domingo cá estarei. O Boavista precisa de todos os Boavisteiros. Temos, todos juntos, de acreditar e de trabalhar, para devolver o nosso Boavista ao lugar que é seu por direito.

--------------------------------------------------------------------------------

Partilhar

O Platini da Bolívia

era muito bom de bola. Pena que a camisola vermelha tenha pesado, pois se faz uns 2 anos de nível na 2ª circular podia ter chegado longe lá fora.

agora o que não lhe pesa é o bolso, pois continua vazio à espera do pagamento do xadrez

E se deixasses de ser alarve?

Ao Sanchez já tudo pago como saberias se te informasses antes de mandar bocas foleiras que só mostram o percevejo que há em ti. Vê se consegues conter essa diarreia mental que só te fazia bem.

Ó user Margarida, hoje não te dou na tarraqueta, porque esse

Erwin Sanchez era mesmo craque, técnicamente soberbo, nos principios de 90 e durante 3 ou 4 épocas rivalizou com Balakov como verdadeiros génios da bola.

mais do que Sanchez, outros estrangeiros que por cá passaram

Mais do que lembrar Erwin Sanchez, recordo-me que, na década de 90 do século passado, as equipas ditas "mais pequenas" da 1ª Liga, eram constituídas por jogadores de muito melhor qualidade, sobretudo no caso dos estrangeiros, do que hoje acontce. Erwin Sanchez e Timofte, por exemplo, dificilmente passariam tantos anos em clubes "menores" se jogassem nos tempos de hoje. Mas há muitos mais. Alex Bunbury (avançado do Marítimo), Hassan (Farense), Zahovic (V.Guimarães, mais tarde transferido para o FC Porto), Ziad (V. Guimarães). Mesmo entre os grandes, SCP, SLB e FCP, detinham alguns dos melhores jogadores do mundo: Balakov, Valdo e Kostadinov, por exemplo, entre muitos, muitos outros. A ditadura do futebol, que então se transformou em industria pós-lei Bosman, aliada à constituição de SAD's, destruiram o futebol e a competitividade do nosso campeonato