Equipas dominantes nas Ligas europeias | Relvado

Equipas dominantes nas Ligas europeias

 

luis ferreira diz: "nos últimos 10
anos as principais Ligas europeias têm tido normalmente equipas dominantes.
Na Grécia o Olympiakos (9 títulos); na Alemanha o Bayern Munique (6/7
títulos); em Portugal o FC Porto (6 títulos); na Holanda o PSV Eindhoven (6
títulos); em Itália a Juventus (5/6 títulos); em Inglaterra o Manchester United
(5 títulos); em França o Lyon (5 títulos); na Escócia Rangers e Celtic (5
títulos); na Bélgica o Anderlecht (4 títulos); e em Espanha o Barcelona (4
títulos). Que equipas podem a curto prazo pôr em causa esses domínios a nível
nacional? Que reflexos têm esses domínios na competitividade externa na
UEFA?"

I Liga:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Continuidade e Projecto

O xmc destaca a existência de projectos levados a cabo com trabalho e empenho enquanto que o FuJiMori realça o factor continuidade.

Ambos os pontos são apreciações sobre o mesmo. A necessidade de um projecto ambicioso mas realista e mobilizador, a vontade férrea de o cumprir dentro de normas de actuação definidas e geradoras de estabilidade e a escolha e voto de confiança nos homens que serão os prota$gonistas do projecto, os quais deverão ser firmes, lideres, e que saibam para onde vão.

Afinal, nos clubes como no país, é disso que é preciso.

Caso a caso

Começando pela Alemanha, o Bayern é indiscutivelmente a melhor equipa da década, tendo inclusivé ganho uma taça dos campeões europeus no meio do processo. Tal como o Bayern surgiu após o desaparecimento do Borussia Dortmund da élite europeia, também o colosso bávaro pode ceder o seu lugar a outra equipa melhor preparada e com um projecto já vindo de trás. Hamburgo e Shalke perfilam-se entre os melhores candidatos, contudo acho que o Bayern continuará a dominar nos próximos anos. A contratação de Podolski e a continuidade de Schwensteiger poderão ser as chaves do processo, num ano em que Jeremies e Ballack abandonam.

Em Portugal o FC Porto é de longe a melhor equipa, não só da última década, como do pós 25 Abril. É com naturalidade que continuará a reinar, com menores ou maiores dificuldades, dependendo do sucesso dos projectos dos rivais.

No caso holandês, após o sucesso do Ajax a nível interno e europeu na última década, o PSV surgiu melhor organizado e é com naturalidade que continuará a ganhar. Embora a contratação de Koeman me pareça arriscada. Sobre possíveis candidatos ao domínio nos próximos anos, talvez o AZ (excelente projecto) ou o renascer do Ajax.

Passando à Inglaterra, acho que o Chelsea será o dominador dos próximos 5, talvez 10 anos. Isto tudo dependerá da continuidade de Mourinho, da consolidação dos jovens do Man Utd (Rooney e Ronaldo) ou de uma mudança na política de contratações do Arsenal. O Liverpool não me parece muito sólido para o futuro.

Na Itália, o Milan voltará a ganhar, tal como a Juventus. Não vejo mais ninguém para lhes fazer frente num futuro próximo.

Em França, o Lyon domina a bel-prazer, faltando-lhe apenas o sucesso europeu. Marselha e PSG não convencem e a surpresa poderá vir de uma das equipas menos cotadas (em relação a estes dois últimos) como o Lille, Monáco ou Auxerre, contudo tal situação não me parece credível enquanto o Lyon continuar tão forte.

Na Escócia, Rangers e Celtic dominam, tal como o fazem desde sempre. Actualmente a primazia é do Celtic, mas isso muda como o vento, sem que no entanto haja boas recordações a nível europeu. O Hearts parece-me a melhor hipótese para contrariar o favoritismo destes dois, mas é muito complicado.

Por fim, Bélgica continuará a ser dominada pelo Anderlecht (miserável a nível europeu), enquanto que na Espanha Barcelona é quem domina agora, mas após um reino de 5/6 anos do Real. O Valência pelo meio causou sensação, mas para os próximos anos o Barça continuará a imperiar. Isto desde que não se desfaça a tríade Ronaldinho, Deco, Eto'o.

Quanto à Grécia, não gosto de falar dela. lol.

Cumprimentos

Re:Caso a caso

Concordo com a tua opinião, menos num aspecto:
  o FCPorto não domina o futebol Português desde o 25 de Abril. Domina desde 1985, ou seja uns anos depois de Pinto da Costa chegar à presidência do FCPorto. Porque é que chamam sempre o 25 de Abril pra estas contas, é coisa que nunca perceberei...

Re:Caso a caso

Sugeri o pós 25 Abril pelo facto de ter sido em 77/78 que o FC Porto voltou a ganhar o campeonato depois de 18 anos. Ganhou 2 campeonatos seguidos, depois seguiu-se um intervalo de 5 anos e após isso continuou a ganhar. Assim, como a época de 77/78 é perto da mudança histórica do 25 Abril, optei por usar esse contexto. Ainda te parece mal?

Cmptos

Re:Caso a caso

Sim, porque de 74 a 85 o FCPorto venceu esses tais 2 campeonatos, o Sporting 3 e o Benfica 6. Por isso me pareçe justo que se diga que até 1985 o Benfica ainda dominava o futebol Português.

Mas são opiniões...

Re:Caso a caso

Artigo interessante o teu. Estou na generalidade de acordo. Mas achas que um excesso de dominio interno poderá prejudicar o indice de competitividade a nível das provas europeias?

Re:Caso a caso

Pois, acho que me esqueci de falar disso.

Segundo o caso português, concordo e não concordo. O FC Porto do penta não conseguiu grande sucesso a nível europeu, tendo-o apenas alcançado após sucessivos campeonatos com diferentes campeões (Sporting, Boavista e Sporting). Isto poderá provar que a competitividade interna leva a melhores equipas para consumo externo.

Talvez com um Hearts melhor, o Celtic e o Rangers façam melhor a nível europeu. Tal como so melhores resultados de clubes gregos nas competições europeias pertencem à época em que AEK, Olimpiakos e Panathinaikos lutavam todos pelo título de forma consistente. Talvez uma maior competição interna leve os clubes a procurarem melhores opções de reserva, fortalecendo assim os seus plantéis, com resultado óbvio para a resposta nas competições externas. Por isso, o caso europeu é diferente do português

Por outro lado, o Barcelona domina agora o futebol espanhol e mesmo assim, domina também o futebol europeu. O mesmo caso se pode aplicar à Juventus, ao Milan e ao Bayern. A dominação da competição interna não implica que estes não clubes ganhem a Champions, antes pelo contrário, são so crónicos candidados.

Em suma, a competitividade interna é melhor para os países com pouca força no futebol europeu, enquanto que para os colossos, o futebol quer-se pouco competitivo a nível interno para que o objectivo europeu seja melhor alcançado.

Cmptos

off-topic: Vision of Love

Desculpem, isto não tem absolutamente nada a ver com futebol, a não ser o facto de também ser um espetáculo!

Para quem gosta de música!

Cumps.

Re:off-topic: Vision of Love

isso é musica?

Re:off-topic: Vision of Love

Que romântico.... Trouxeste-me as lágrimas aos olhos... De gargalhadas!!!!!
Treateeed me kiiiiiiiiiiiiind ;P

Re:off-topic: Vision of Love

A senhora é fantástica. A lista completa dos samples que ela permite ouvir sem teres que pagar encontra-se neste endereço: http://www.wingtunes.com/public/sample s.aspx.

Tenho nos meus favoritos, de vez em quando vou lá espreitar porque a lista vai sendo actualizada...

abraço

Factor: Continuidade!!!

Na Grécia, o Olympiakos conquistou em 10 anos 9 títulos.O presidente Argyris Mitsou aposta fortemente na continuidade de Alberto Malesani.

Na Alemanha o Bayern Munique conquista na presente época o 7 título em 10 anos.O antigo treinador Ottmar Hitzfeld esteve no clube desde 1998 a 2004, conquistando troféus atrás de troféus.Qual é o factor dominante?continuidade.O presidente Karl-Heinz Rummenigge aprova a continuidade de Felix Magath.

Em Portugal, o FC Porto arrebata títulos atrás de títulos.Campeonatos Nacionais,Taças de Portugal,Liga dos Campeões,Taças Intercontinentais.Insistência num presidente que mudou o clube e o elevou a um dos grandes da Europa.Voilá, há quantos anos está no poder??Que raio é a continuidade.

Julgo que já declarei que a culpada disto tudo é: >b>continuidade.

Poderia falar dos 4 anos de Paul Le Guen no Lyon, os anos do Sir Alex Ferguson, do excelente LaPorta,etc.

Em Portugal e dos rivais do meu Fcporto não há muito a dizer.Quantos presidentes teve o Slbenfica e o Sporting nos últimos 10 anos?E treinadores?

Sei que poderão falar da época transacta do Fcporto, porém foi um ano atípico.Sairam muitos bons jogadores, não se sabia bem o caminho a seguir.

Agora sim, estamos no bom caminho..

Ps:Que passo deu o Sporting ao manter o Paulo Bento.E que passo..

Re:Factor: Continuidade!!!

Pena o Paco Fortes nunca ter sido campeao portugues ou europeu no Farense... esteve la uma eternidade!

A curta prazo: Ninguém

Pois as equipas que dominam, tiveram a visão de abraçar, um desígnio a médio longo prazo.
Por isso, são vencedoras de uma forma consolidada, pois acentam num trabalho proficuo e longo, alicerçando uma estrutura sólida e possível.

Quem não vê isso, tem sempre a caça dos gambuzinos, como , explicação para a sua derrota: sistemas, corrupção, arbitragem, papas, tias, tiios, rebuçados.
Acabo em rebuçados, pois a lista seria extença, e porque mostra bem o paradigma:
do doce de um rebuçado, o atiram como um amargo de boca ou uma incapacidade de evoluir.

Quem vive somente do presente, e todos os anos quer vencer, sem ter a humildade e a crença profunda para um projecto construido pedra a pedra, jamais poderá, a breve trecho chegar a dominar.
Poderá eventualmente, em anos atipicos, fazer um brilharete, mas só isso.

A Nível interno, o FCP tem uma estrutura alicerçada em muita crença e trabalho, num projecto a médio longo prazo.
Nunca foi um clube do "regime", foi e é um clube de uns "loucos apaixonados" que tiveram na empatia com os seus simpatizantes, o balão para poderem levar a cabo, uma ideia e um sonho que cada vez mais é uma realidade: Um clube cheio de automatismo de sucesso, muita experiencia, fantástica organização, e sempre muito trabalho e dedicação.

A gravidade do trabalho bem feito e bem planeado, é de algum dia lhe cair e cair nas mãos.
Acabo como iniciei :
A Curto prazo , nada nem ninguém.
Só quem tiver um sonho e tempo e humildade, pode vir a estar lá.
   

Em Inglaterra

Que equipas podem a curto prazo pôr em causa esses domínios a nível nacional?

Chelsea