Equipas dominantes nas Ligas europeias |
|
13 de Maio de 2006, às 12:15 |
luis ferreira diz: "nos últimos 10
anos as principais Ligas europeias têm tido normalmente equipas dominantes.
Na Grécia o Olympiakos (9 títulos); na Alemanha o Bayern Munique (6/7
títulos); em Portugal o FC Porto (6 títulos); na Holanda o PSV Eindhoven (6
títulos); em Itália a Juventus (5/6 títulos); em Inglaterra o Manchester United
(5 títulos); em França o Lyon (5 títulos); na Escócia Rangers e Celtic (5
títulos); na Bélgica o Anderlecht (4 títulos); e em Espanha o Barcelona (4
títulos). Que equipas podem a curto prazo pôr em causa esses domínios a nível
nacional? Que reflexos têm esses domínios na competitividade externa na
UEFA?"
16 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
I Liga:
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
Continuidade e Projecto
Enviado por luis ferreira a 13 de Maio de 2006, às 14:17.Ambos os pontos são apreciações sobre o mesmo. A necessidade de um projecto ambicioso mas realista e mobilizador, a vontade férrea de o cumprir dentro de normas de actuação definidas e geradoras de estabilidade e a escolha e voto de confiança nos homens que serão os prota$gonistas do projecto, os quais deverão ser firmes, lideres, e que saibam para onde vão.
Afinal, nos clubes como no país, é disso que é preciso.
Caso a caso
Enviado por Larsson a 13 de Maio de 2006, às 14:14.Em Portugal o FC Porto é de longe a melhor equipa, não só da última década, como do pós 25 Abril. É com naturalidade que continuará a reinar, com menores ou maiores dificuldades, dependendo do sucesso dos projectos dos rivais.
No caso holandês, após o sucesso do Ajax a nível interno e europeu na última década, o PSV surgiu melhor organizado e é com naturalidade que continuará a ganhar. Embora a contratação de Koeman me pareça arriscada. Sobre possíveis candidatos ao domínio nos próximos anos, talvez o AZ (excelente projecto) ou o renascer do Ajax.
Passando à Inglaterra, acho que o Chelsea será o dominador dos próximos 5, talvez 10 anos. Isto tudo dependerá da continuidade de Mourinho, da consolidação dos jovens do Man Utd (Rooney e Ronaldo) ou de uma mudança na política de contratações do Arsenal. O Liverpool não me parece muito sólido para o futuro.
Na Itália, o Milan voltará a ganhar, tal como a Juventus. Não vejo mais ninguém para lhes fazer frente num futuro próximo.
Em França, o Lyon domina a bel-prazer, faltando-lhe apenas o sucesso europeu. Marselha e PSG não convencem e a surpresa poderá vir de uma das equipas menos cotadas (em relação a estes dois últimos) como o Lille, Monáco ou Auxerre, contudo tal situação não me parece credível enquanto o Lyon continuar tão forte.
Na Escócia, Rangers e Celtic dominam, tal como o fazem desde sempre. Actualmente a primazia é do Celtic, mas isso muda como o vento, sem que no entanto haja boas recordações a nível europeu. O Hearts parece-me a melhor hipótese para contrariar o favoritismo destes dois, mas é muito complicado.
Por fim, Bélgica continuará a ser dominada pelo Anderlecht (miserável a nível europeu), enquanto que na Espanha Barcelona é quem domina agora, mas após um reino de 5/6 anos do Real. O Valência pelo meio causou sensação, mas para os próximos anos o Barça continuará a imperiar. Isto desde que não se desfaça a tríade Ronaldinho, Deco, Eto'o.
Quanto à Grécia, não gosto de falar dela. lol.
Cumprimentos
Re:Caso a caso
Enviado por Bakero a 13 de Maio de 2006, às 14:58.o FCPorto não domina o futebol Português desde o 25 de Abril. Domina desde 1985, ou seja uns anos depois de Pinto da Costa chegar à presidência do FCPorto. Porque é que chamam sempre o 25 de Abril pra estas contas, é coisa que nunca perceberei...
Re:Caso a caso
Enviado por Larsson a 13 de Maio de 2006, às 15:12.Cmptos
Re:Caso a caso
Enviado por Bakero a 13 de Maio de 2006, às 15:52.Mas são opiniões...
Re:Caso a caso
Enviado por luis ferreira a 13 de Maio de 2006, às 14:25.Re:Caso a caso
Enviado por Larsson a 13 de Maio de 2006, às 14:51.Segundo o caso português, concordo e não concordo. O FC Porto do penta não conseguiu grande sucesso a nível europeu, tendo-o apenas alcançado após sucessivos campeonatos com diferentes campeões (Sporting, Boavista e Sporting). Isto poderá provar que a competitividade interna leva a melhores equipas para consumo externo.
Talvez com um Hearts melhor, o Celtic e o Rangers façam melhor a nível europeu. Tal como so melhores resultados de clubes gregos nas competições europeias pertencem à época em que AEK, Olimpiakos e Panathinaikos lutavam todos pelo título de forma consistente. Talvez uma maior competição interna leve os clubes a procurarem melhores opções de reserva, fortalecendo assim os seus plantéis, com resultado óbvio para a resposta nas competições externas. Por isso, o caso europeu é diferente do português
Por outro lado, o Barcelona domina agora o futebol espanhol e mesmo assim, domina também o futebol europeu. O mesmo caso se pode aplicar à Juventus, ao Milan e ao Bayern. A dominação da competição interna não implica que estes não clubes ganhem a Champions, antes pelo contrário, são so crónicos candidados.
Em suma, a competitividade interna é melhor para os países com pouca força no futebol europeu, enquanto que para os colossos, o futebol quer-se pouco competitivo a nível interno para que o objectivo europeu seja melhor alcançado.
Cmptos
off-topic: Vision of Love
Enviado por tiagolsan a 13 de Maio de 2006, às 13:19.Para quem gosta de música!
Cumps.
Re:off-topic: Vision of Love
Enviado por Duque das Saladas a 13 de Maio de 2006, às 15:24.Re:off-topic: Vision of Love
Enviado por CaMuFLadO a 13 de Maio de 2006, às 13:54.Treateeed me kiiiiiiiiiiiiind ;P
Re:off-topic: Vision of Love
Enviado por tiagolsan a 13 de Maio de 2006, às 14:31.Tenho nos meus favoritos, de vez em quando vou lá espreitar porque a lista vai sendo actualizada...
abraço
Re:off-topic: Vision of Love
Enviado por tiagolsan a 13 de Maio de 2006, às 13:21.Factor: Continuidade!!!
Enviado por Doutor FuJiMoRi a 13 de Maio de 2006, às 13:02.Na Alemanha o Bayern Munique conquista na presente época o 7 título em 10 anos.O antigo treinador Ottmar Hitzfeld esteve no clube desde 1998 a 2004, conquistando troféus atrás de troféus.Qual é o factor dominante?continuidade.O presidente Karl-Heinz Rummenigge aprova a continuidade de Felix Magath.
Em Portugal, o FC Porto arrebata títulos atrás de títulos.Campeonatos Nacionais,Taças de Portugal,Liga dos Campeões,Taças Intercontinentais.Insistência num presidente que mudou o clube e o elevou a um dos grandes da Europa.Voilá, há quantos anos está no poder??Que raio é a continuidade.
Julgo que já declarei que a culpada disto tudo é: >b>continuidade.
Poderia falar dos 4 anos de Paul Le Guen no Lyon, os anos do Sir Alex Ferguson, do excelente LaPorta,etc.
Em Portugal e dos rivais do meu Fcporto não há muito a dizer.Quantos presidentes teve o Slbenfica e o Sporting nos últimos 10 anos?E treinadores?
Sei que poderão falar da época transacta do Fcporto, porém foi um ano atípico.Sairam muitos bons jogadores, não se sabia bem o caminho a seguir.
Agora sim, estamos no bom caminho..
Ps:Que passo deu o Sporting ao manter o Paulo Bento.E que passo..
Re:Factor: Continuidade!!!
Enviado por myman a 14 de Maio de 2006, às 04:30.A curta prazo: Ninguém
Enviado por xmc a 13 de Maio de 2006, às 12:38.Por isso, são vencedoras de uma forma consolidada, pois acentam num trabalho proficuo e longo, alicerçando uma estrutura sólida e possível.
Quem não vê isso, tem sempre a caça dos gambuzinos, como , explicação para a sua derrota: sistemas, corrupção, arbitragem, papas, tias, tiios, rebuçados.
Acabo em rebuçados, pois a lista seria extença, e porque mostra bem o paradigma:
do doce de um rebuçado, o atiram como um amargo de boca ou uma incapacidade de evoluir.
Quem vive somente do presente, e todos os anos quer vencer, sem ter a humildade e a crença profunda para um projecto construido pedra a pedra, jamais poderá, a breve trecho chegar a dominar.
Poderá eventualmente, em anos atipicos, fazer um brilharete, mas só isso.
A Nível interno, o FCP tem uma estrutura alicerçada em muita crença e trabalho, num projecto a médio longo prazo.
Nunca foi um clube do "regime", foi e é um clube de uns "loucos apaixonados" que tiveram na empatia com os seus simpatizantes, o balão para poderem levar a cabo, uma ideia e um sonho que cada vez mais é uma realidade: Um clube cheio de automatismo de sucesso, muita experiencia, fantástica organização, e sempre muito trabalho e dedicação.
A gravidade do trabalho bem feito e bem planeado, é de algum dia lhe cair e cair nas mãos.
Acabo como iniciei :
A Curto prazo , nada nem ninguém.
Só quem tiver um sonho e tempo e humildade, pode vir a estar lá.
Em Inglaterra
Enviado por Duque das Saladas a 13 de Maio de 2006, às 12:25.Chelsea