Época atípica ou nova ordem? | Relvado

Época atípica ou nova ordem?

 

_elpibe_20 diz: "na época passada falou-se muito numa época atípica devido aos inúmeros pontos perdidos pelos 3 grandes. Porém, após a nona jornada, a época atípica repete-se, sendo que ainda há mais pontos perdidos pelos grandes esta temporada do que na anterior pela mesma ronda. Na época passada o Benfica era 1º com 20 pontos, nesta é 4º com 17; o Porto mantém o mesmo lugar (2º), mas com menos 1 ponto; por fim o Sporting mantém a mesma classificação (7º) e o mesmo nº de pontos (14). Serão estas épocas atípicas ou instalou-se uma nova ordem no futebol português em que os grandes já não são assim tão grandes como isso?"

I Liga:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É muito cedo para falar !

No ano passado foi atípico devido ao elevado nº de pontos perdido e principalmente com quem se perdeu pontos !!!
Penso que até agora dos grandes, só o Sporting e o Benfica é que tiveram resultados atípicos se virmos com quem perderam pontos , em relação ao Porto só mesmo o empate frente ao Setúbal é que poderá ser considerado anormal, os outros pontos perdidos foram com equipas tradicionalmente difíceis !
Não acredito que este ano o Porto perca tantos pontos em casa como na época anterior, se assim fôr , já não é mau !
De qualquer maneira, ainda é muito cedo para falar seja lá o que fôr porque algumas equipas ainda poderão desiludir como outras galvanizar para um campeonato excepcional !

Já á muito tempo que digo, o campeonato está bem mais competitivo e a perda de mais pontos por parte das equipas que não estavam habituadas deverá ser considerado normal. Os adeptos dos 3 grandes têm de mudar a sua mentalidade, as "favas contadas" já lá vão e perder mais vezes acabará por ser mais frequente !

época atípica ? Até agora só o Braga pela positiva e o Guimarães pela negatica é que se poderão queixar, mas mesmo assim os papeis poderão se inverter, não seria inédito !

No meu ver...

Não é mais do que uma má preparação da época aliada ás sucessivas lesões.

Quanto aos pequenos, ainda continuam a ser pequenos, enquanto mantiverem as condições que tem, estádios médios mas com péssimos relvados, além do seu estilo de mentalidade, uma equipa como por exemplo o V. Setubal que faz um jogo de 90 min em que tem dois fracissimos lançes e o resto do jogo fechado a sete chaves dentro da sua área, continua a ser muito pequeno.

Epóca atípica com nova ordem.

Serão estas épocas atípicas ou instalou-se uma nova ordem no futebol português em que os grandes já não são assim tão grandes como isso?

Primeiro, os grandes serão sempre grandes, por tudo o que conquistaram até hoje, por o respeito que ganharam nacionalmente e internacionalmente, serão sempre equipas grandes.

Quanto à esta epóca, e em comparação com a outra só vem provar que as equipas denominadas de pequenas mesmo estando melhor e sem medo de enfrentar um grande, e onde é normal uma equipa como o Braga estar em 1º, mas isso não quer dizer que os grandes não estejam de novo a fazer epócas para esquecer...e disso aproveita-se quem jogo frente aos grandes.
Benfica: Começou a epóca com um treinador novo, o treinador foi contestado por inventar e jogar naquele sistema de jogo, com as derrotas frente a Gil Vicente e a Sporting já muitos diziam que não ia durar muito, agora tem vindo a melhorar.

Porto: O Porto ora joga bem, ora joga mal, o seu treinador também ele novo por cá, deixa alguns jogadores de fora, é uma equipa ainda à procura da sua identidade.

Sporting: Mais atípica que a epóca do Sporting não pode haver...
Começa tudo com com a perda o ano passado de competições importantes, este ano a equipa nas primeiras jornadas até se exibia a bom nivel, ganhava por menos, depois veio o descalabro, lá decidiram mandar Rochemback embora, contrataram o promissor (cof cof) jogador do Braga João Alves e o velhinho que hoje de certeza que não era contratado, Wender !!!
Depos foi sempre a descer, bocas ao treinador, pugilato no treino, os resultados pioraram semana a semana, cairam treinador e presidente, e agora será difícil o Sporting fazer um epóca que não seja atípica.

Digam-me lá se não está a ser uma epóca atípica para os grandes?
Como foi o ano passado, está também está a ser, e não se deve só à evolução das outras equipas.

Nivelado por baixo

E o que normalmente muitos comentadores e especialistas da materia tendem a caracterizar o nosso campeonato.
Eu pessoalmente nao creio, vejo e que apesar do desnivel em nivel orcamental muitas equipas ja tem metodos de trabalho que as permite defrontar os 3 grandes de olhos nos olhos.
Acho essa situacao salutar e muito benefica para o nosso campeonato, equipas fortes fazem um campeonato competitivo.
Nao poderemos comparar com os grandes campeonatos europeus onde os jogadores de craveira mundial jogam, mas o que faz que haja estadios cheios nao e o jogador x ou y, mas a emocao da vitoria ou da derrota, um jogo disputado taco a taco, a eminente possibilidade de vitoria para qualquer um dos intervenientes e claro a alterancia constantes dos lugares cimeiros da tabela classificativa. Em suma o campeonato apesar de nao ter muitas grandes figuras e emotivo e compatitivo. E eu agradeco!

Off-Topic - Sobre o estratega Shore Veiga

Do jornal O Jogo:

O ESTRATEGA
Portugal, país de estúpidos


Já agora, não seria mau pôr mais vezes os olhos em José Veiga. No Estádio do Dragão, depois do clássico, insistiu em falar à Imprensa num local - vigiado por seguranças - em que o FC Porto nunca permitiria a presença de jornalistas, com intenções que só ele poderá explicar; agora, constatou que a Liga não teve pressa suficiente em agendar uma assembleia geral para emendar regulamentos de forma a permitir ao Benfica a inscrição de um guarda-redes fora de época e desistiu da contratação. Ou melhor, desistiu do quê? Ia contratar um guarda-redes por duas semanas com o dinheiro dos 230 mil kits que não vendeu? E a Liga não deixou, foi? Às vezes, a Liga é tão mázinha. E o José Veiga tão espertinho. E nós, os outros portugueses todos, tão estúpidozinhos.

Não considero atípico mas sim...

... o resultado de novas mentalidades nos treinadores e clubes mais modestos.

Os jogos já não se decidem (embora persistam algumas excepções) pelo nome do clube ou pelo genialidade de um craque.

O chamado futebol total, criado pela Holanda, nos anos setenta, evoluiu e disseminou-se definindo-se hoje em dia como o futebol compacto, de equipas em que o conjunto funciona como um todo e a necessidade de craques que decidam os jogos se esfuma, face à impossibilidade da maioria dos clubes poder fazer face aos elevados custos com a contratação de tais jogadores.

A opção por jogadores 'médios' mas que mantenham uma qualidade equilibrada num plantel permitem a obtenção de resultados que há alguns anos atrás constituiriam verdadeiras aberrações ou surpresas.

Parece que apenas as 'grandes' equipas não vêm isso e endividam-se astronómicamente, para contratarem os tais craques que depois, não funcionam como uma equipa, mas pretendem apenas fazer realçar as suas qualidades qual montra de modelos.

Uma equipa mais modesta absorve mais facilmente o espírito do ganho colectivo que um conjunto de craques (pois este conjunto nunca será uma equipa).

Veja-se o que José Mourinho defende nos clubes por onde passa - bons jogadores mas nada de prima donas que só desestabilizam o plantel. E lá vai levando a sua avante.

Época Atípica? (ou não...)

Penso que o equilíbrio entre equipas está mais presente do que nunca, e em todos os níveis: físico, táctico e técnico, o que faz com que os "3 grandes", apesar de terem jogadores de renome internacional, não conseguem destacar-se das restantes equipas. Além disso, o factor psicológico das principais equipas parece ser, por vezes, um pouco mais vulnerável quando algo não está a correr bem, talvez devido à pressão da obrigação de fazerem sempre bons resultados. A nível físico, já se sabe que hoje em dia (e ainda bem) quase todas as equipas têm excelentes profissionais nessa área. Nós víamos jogos, há alguns anos atrás, em que as equipas mais modestas conseguiam, por vezes, fazer um bom jogo na 1ª parte contra o Benfica, FCP ou Sporting e chegar ao intervalo a empatar ou a ganhar, e depois, na 2ª parte "irem abaixo" fisicamente e acabarem por perder o jogo. A nível táctico, responsabilidade dos treinadores, que também não tinham grande formação/experiência, claudicavam nas jogadas decisivas, tanto a atacar como a defender, e que agora, fruto da formação superior aliada a grande experiência, conseguem competir com os mais fortes. Quanto ao nível técnico dos jogadores, as diferenças estão à vista: existem os chamados "jogadores modernos" ou com boa técnica individual na maior parte das equipas que, mesmo não sendo (muito)conhecidos, fazem jogadas decisivas (os tais desequilibradores que antes apenas apareciam nos 3 grandes) que podem resolver um jogo a favor da sua equipa.

discursos

Parece-me que essa história da epoca atípica serviu um pouco para desviar as atenções do mérito do SLB e consequente demérito das outras equipas.

esta época já se perderam muitos pontos mas no final, conforme o vencedor, o discurso mudará.

Assim se o campeão for o Braga ou outra qualquer equipa que não um dos 3 crónicos candidatos o disurso será de parabéns de todos os quadrantes.

Porto campeão- Seus adeptos dirão que venceram contra tudo e todos e os adeptos adversários farão ressurgir a lembrança do Apito dourado.

SCP vencedor-muito se falará das saídas de Dias da Cunha e Peseiro.
Não se falará mais em sistema.

SLB em primeiro lugar- Epoca atípica e novamente a palavra "colo", "colinho" e "colão" farão parte das palavras mais ditas pelos Portugueses durante mais um ano.

É de realçar que qualquer que seja o vencedor os adeptos das respectivas equipas serão sempre imunes ás criticas pois o que interessa é acabar em primeiro seja de que forma for.

Se for mentira digam-me por favor.

Re:discursos

"Parece-me que essa história da epoca atípica serviu um pouco para desviar as atenções do mérito do SLB e consequente demérito das outras equipas."

Os atipicos 24 pontos perdidos pelo Porto em casa, não é atipico?
Falta só dizer que esses pontos perdidos foram por mérito do benfica.

Podes substituir colinho por Petit, Guimarães, Conselho disciplinar, Leixões, e ainda vamos no inicio, até ao final podes substituir por muitas outras.

Re:discursos

Sim.
Este "discuso" apesar de concordante quanto aos lugares comuns que por ai se falam, parece também querer desviar a atenção de casos ,que ficarão ,até o fim do campeonato.
Creio que obviamente o autor é do Benfica e acredita na vitória da sua equipa.Até ai tudo bem, já querer condicionar ou omitir ilicitudes que já ocorreram , já não me parece correcto.
Dizer que 24 pontos perdidos em casa de FCP é normal, e fazer uma teoria da conspiração elaborada para denegrir o mérito do SLB...é fazer um grande filme sem enredo.

Re:discursos

Bravo,

Em poucas palavras puzeste a nu e cru os sintomas da vitoria no fim do campeonato.

Cumps.

Re:discursos

totalmente de acordo.

Re:discursos

entretanto as equipas portugueses afundam-se na europa ... :-P

Épocas fracas dos grandes

basta ver pelos pontos perdidos no ano passado e também os perdidos este ano.

O Porto depois de ter sido campeão europeu e intercontinental simplesmente vendeu a equipa toda. O Sporting tem estado em crise financeira o que o impossibilita de ter uma boa margem de manobra. O Benfica não é um super-Benfica, mas no ano passado esteje melhor que a concorrência e ganhou.

Este ano os 3 clubes já perderam muitos pontos em muito pouco tempo de campeonato.

Mas é indesmentível também a subida de rendimento de equipas como o Braga, o Nacional, entre outras.

Agora e mais do que nunca as equipas têm boas condições para treinar e bons estádios fruto do Euro 2004, que lhes permite crescer e afirmar-se no futebol nacional

E o Braga?

Qual é a diferença de pontos desta época para a anterior?
Ainda é cedo para fazer contas, mas pelo andar da carruagem após um Boavista campeão em 2001 pela 1ªvez parece que caminhamos para um Sporting de Braga em 2006.
Seria bom para o futebol português independentemente de os 3 grandes estarem, ou não, mais fracos.

Motivated People doing Extraordinary Things

Quando algo atípico se torna recorrente passa a ser normal...

Daí que encare este Campeonato mais competitivo, e principalmente o Braga como um dos candidatos ao titulo. É certo que ainda faltam muitas jornadas, mas cada vez mais as equipas ditas Pequenas deixaram de as ser, principalmente na forma como encaram os jogos com os ditos Grandes.

As equipas pequenas são Normais mas Motivadas...

Atípico atípico é o Nuno Gomes já ter marcado 9 golos...

Atípico é o mesmo aparecer nos prémios MTV ao lado de Luís Figo como "Best Portuguese Football Players"

*Nito*

Re:Motivated People doing Extraordinary Things

"Atípico é o mesmo aparecer nos prémios MTV ao lado de Luís Figo como "Best Portuguese Football Players"

Quem não se lembra do Nuno marcar golões a Espanha e a França em Europeus ? Nuno Gomes consegue ser mais reconhecido que Pauleta no Mundo inteiro.

Cumprimentos

Re:Motivated People doing Extraordinary Things

O nuno gomes não fez/faz anúncios de televisão para a Coca-Cola e McDonalds.

Eu, muito sinceramente, penso que é mais por isso que ele lá esta. A publicidade move muito dinheiro.

Sabes o que disse, E BEM, o Robbie Williams no MTV Backstage ?
Algo do género: "O que este eventos têm de bom, é que no dia seguinte, as vendas dos discos disparam."

Re:Motivated People doing Extraordinary Things

bem no anuncio da Mcdonalds ele ficou a dever o Hamburguer!

Lol

Re:Motivated People doing Extraordinary Things

E disse com razão ... :-)

Re:Motivated People doing Extraordinary Things

Melhor ainda foi ouvir o barulho que se fez quando ele entrou em palco. Ele Nuno Gomes. "SLB SLB SLB GLORIOSO SLB GLORIOSO SLB " era a frase de ordem :D

Re:Motivated People doing Extraordinary Things

Não deixa de ser atípico ;)

*Nito*