Os entendidos... | Relvado

Os entendidos...

 

Kiko Jordan diz: "Co Adriaanse
ganhou campeonato e Taça no seu ano de estreia em Portugal. A equipa portista
começou mal a época, com alguns resultados menos positivos, mormente na Liga dos
Campeões, onde não conseguiu passar da fase de grupos. Mas, aos poucos e sob uma
enorme pressão dos adeptos, o treinador holandês colocou a equipa nos
trilhos rumo à sempre tão desejada dobradinha. O que dizer agora deste homem
que chegou até a ver o seu carro vandalizado por um grupo de adeptos e era
constantemente criticado por grande parte da massa adepta do FCP? Teve ou
não razão Pinto da Costa ao segurá-lo numa altura em que quase todos pediam a
sua cabeça? Afinal, quem é que percebe de futebol? Serão os Adriaanses, os
Scolaris, ou seremos nós próprios?"

I Liga:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

...

Sinceramente e se há coisa que admiro no porto apesar de ser sportinguista, é a sua gestão desportiva sempre muito rigorosa e muito blindada. Também foi este um dos segredos para o sucesso do Porto este ano aliado claro à excelente qualidade da sua equipa ;)

Co Adriense

As equipas adoptam posturas defensivas, muitas vezes até ultra-defensivas (o tal estacionar do autocarro) porque sabem que o «grande» entra em campo a perder 2 pontos e elas a ganhar 1.
O objectivo passa invarariavelmente por tentar aguentar a primeira parte e o que puderem da segunda, sem sofrer golos, para poderem jogar com o relógio e com a pressão que se vai acumulando no adversário.
Como geralmente, perdem em qualidade técnica dos seus jogadores, compensam com velocidade e então ouve-se aos seus treinadores a frase «espreitamos o contra-ataque»

Na verdade o que espreitam é a maneira de aproveitar o balanceamento ofensivo da única equipa que entra em campo à procura da vitória, para poderem de uma forma feia (em termos de espectáculo), mas legal e até inteligente, sacarem os 3 pontos.

Depois foi a vitória da raça, do querer, da garra, etc...tudo tretas para justificar a sua condição de inferioridade e do não assumir do risco de jogar de igual para igual.

Se Adriaanse conseguiu, nem que seja só neste recta final de campeonato, mandar um pontapé nesta filosofia que impera nos clubes pequenos desde que acompanho o futebol, já valeu a pena tê-lo por cá. Se, em acréscimo, conseguir ser campeão, é um feito extremamente apreciável.
 

Diferenças

Adrianse é campeao de Portugal de equipas...
Scolari é campeao do mundo de seleções...

são uns animais

os adeptos que fizeram akilo ao adriense ..

o koeman tb teve maus desepenhos e os benfiquistas não fizeram akelas figuras tristes...

temos honra dignidade e respeitamos o proximo ...

outros aceitam presindetes corruptos xulos a vices presidentes e putas a 1ªs damas !!!

o resto é demagogia!!!

puutta é mae do noko

tua mae que é putta

Re:são uns animais

e que dizer das celebres assembleias gerais do tempo Vale e Azevedo?
de certeza que seriam alguns meninos de coro os responsaveis de tão bonitas figuras ou então seriam os Super Dragões.

A cada comentario...

Que escreves neste forum, está cada vez mais a tornar-te igníbil e ridiculo.

Houve um tempo que aqui e ali ainda escrevias algumas coisas com interesse, agora tudo o que escreves limita-se tão somente a insultar o FC Porto e tudo o que o rodeia.

Coitado de ti, essa vida deve ser uma frustração plena!

Re:A cada comentario...

disse alguma mentira?

se disse qual foi?

posso ser é incoveniente ...agora nunca se pode insultar alguem afirmando akilo que as pessoas são.

chamar homosexual ou pedofilo ao bibi é insultar a instituição casa pia ?

continua a defender as certa estirpe de pessoas assim que vais longe...

Re:A cada comentario...

O que tenho a fazer a ti é seguir o famoso ditado; "Não te metas com um idiota, que ele rebaixa-te ao seu nivel e ganha-te em experiência"

Continua assim se es feliz!

Re:A cada comentario...

e por eu ser um idiota o reinaldo deixa de ser um xulo o pintinho um corrupto e a carolina uma alternadeira?

o que é que uma coisa têm a ver con a outra?

Re:A cada comentario...

mais um campeonato e uma taça meu urso.
incha...

problema!!!

Porque é que o link do Guia do Moderador no menu Ajuda, NÃO ESTÁ A FUNCIONAR???

Onde se pode consultar tudo acerca de prestigio, moderação e respectivos critérios???

Re:problema!!!

nunca funcionou desde que ando aqui.

Re:problema!!!

Eu tb quero saber sobre isso

Off-Topic ABC Campeão Nacional

O ABC faz o pleno. Hoje o ABC, tornou-se campeão nacional de Juvenis, Juniores e Séniores.

E de salientar o facto de na equipa sénior apenas UM jogador, não passou pelas escolas do Académico. Um ambiente FANTÁSTICO. Um respeito entre todos os adeptos. Simplesmente brutal.

Quero salientar que hoje despede-se do andebol um Senhor, com S muito grande (pelo menos para mim) de seu nome Rui Rocha. Hoje, fez o seu último jogo como atleta profissional e teve o que merecia e o que ele mesmo reparou : "Reconhecimento dos colegas, reconhecimento da família, reconhecimento do adversário" MAIS .. não ficou-se por aqui .. Nem ele contava que seria o atleta que mais palmas teve na entrega das medalhas. Simplesmente brutal o reconhecimento do púlbico para com este jogador. Ele definitivamente merece.

Eu a pensar, que ia acabar qdo outro Senhor de seu nome Carlos Ferreira com os restantes jogadores elevam o Rui Rocha no ar para mais uma salva de palmas. Isto sim .. de louvar. Excelente. Palavras para que? Quem lá teve viu e provavelmente sentiu um arrepio.

Ao Rui Rocha, as maiores felicidades e que as coisas como médico corram muito bem, e já agora o meu obrigado ao contributo dado ao Andebol.

Quanto ao Carlos Resende ... "Temos que dar algum mérito" .. A este senhor a resopsta é simples .. "Não cuspa no prato que comeu" .. É muito feio. E se quiseres, REVE as palavras do seu Treinador e do seu capitão. Pode ser que fique elucidado .. se mesmo assim não conseguir ... reveja o jogo.

A-ca-dé-mi-co!
A-ca-dé-mi-co!
A-ca-dé-mi-co!
A-ca-dé-mi-co!
A-ca-dé-mi-co!

Obvio que são e serão sempre os profissionais

Mas os adeptos do clube têm sempre um papel importante no clube, de alerta, de apontar o que eventualmente possa não estar bem, porque mais do que ninguém, são os adeptos que conhecem a 100% o seu clube, pois são eles que conhecem o historial do seu clube e o perfil dos vários treinadores ganhadores e perdedores e também os métodos de jogo que tiveram na história sucesso e os que falharam redondamente.

São os adeptos que conhecem estruturalmente o clube, seja qual for a conjuntura do momento. São os adeptos que sabem qual é a essência do seu clube, qual a sua cultura desportiva, qual a sua missão.

Ora isto, não é coisa de se ser assimilada de um momento para o outro. Por mais títulos e/ou experiência que um treinador possa ter tido noutros clubes, quando ele é contratado para treinar o nosso clube (no meu caso o FC Porto, e falando de Adriaanse), um treinador novo no clube nunca poderá saber acerca da estrutura do clube como os adeptos desse clube o sabem. Quando um clube como o FC Porto que tem uma cultura desportiva e método de jogo muito próprios e com resultados dados, é difícil para um adepto conceber e compreender como é que de um momento para o outro e com uma enorme dose de risco, um treinador decide mudar tudo. Mudar tácticas, culturas, criar novas mecanizações de base, etc etc etc.

O modelo de jogo do Porto já vem de há longe, do tempo de Pedroto! Desde Pedroto que o Porto adoptou esse modelo e com o passar dos tempos, os homens fortes do clube são os intemporais, de resto mudavam-se os treinadores e renovavam-se os jogadores e a estrutura continuava, a estrutura era garantida.

Vem agora um Del Neri e que queria mudar tudo, assim, a frio: claro que não foi aceite por ninguém. Desconfiaram logo os adeptos, os próprios jogadores e também os dirigentes Portistas. Azar para Del Neri.

Depois de Del Neri e de mais outros 2 treinadores (os 2 seguintes limitaram-se a tentar seguir o que desde o tal tempo de Pedroto se fez, ou seja, deixar este "animal vivo" esta estrutura de décadas do Porto tomar o seu curso, mas chegados ao Porto de pára-quedas, nada conseguiram fazer), eis que aparece um Adriaanse.

O risco era grande. O treinador prometia renovar bastante dentro da equipa e Pinto da Costa não se podia dar ao luxo de despedir mais um treinador (seria o 4º em pouco mais de um ano).

Adriaanse como começou, com estas tentativas de mudar o que de base havia no clube já há bastante, com tácticas de 3 defesas e outras novidades, começou logo por ver os adeptos a torcer o nariz de desconfiança (e totalmente legítimo por parte dos adeptos, onde eu me insiro, no meu entender). Saltando à frente, bla bla bla, e lá no fim conseguiu o campeonato e a taça, falhando na Europa.

Ponto 1- nunca mereceu a minha confiança total. E ainda agora não confio nos seus métodos (o que não quer dizer que não esteja aberto a reconhecê-lo no futuro e a dar o braço a torcer, mas para já ainda não confio nele). Acho que este modelo de jogo que nos é tão estranho (aos adeptos) deveria ser de novo mudado para os tradicionais 4-4-2 ou 4-3-3 com que sempre jogámos e sempre nos adaptámos e que sempre nos garantiu vitórias.

ponto 2- Adriaanse e qualquer outro, quando vêm para o meu clube, têm que estar a par daquilo o que o clube é e daquilo o que o clube foi e o seu historial, a sua linha estrutural e a sua cultura interna. Não o sabendo, não tendo esse conhecimento (que os adeptos possuem), arrisca-se a dar um tiro no escuro se decide vir revolucionar toda uma estrutura com anos, décadas, de implementação.

Adriaanse é um senhor do futebol, vive e respira futebol, é o seu trabalho! E Adriaanse não tem 30 anos, tem 50 e tais anos, não é um novato. Claro que sabe (e bem) do metier.

Os adeptos são simples amantes da bola e dos seus clubes que vivem de outra forma, mais apaixonada do que os treinadores, o seu clube. Falam a quente, dizem coisas à toa quando perdem, enfim, a emoção apodera-se de todos nós.

Mas uma coisa os adeptos têm e sempre terão em relação a qualquer treinador: Eles são o clube. O clube são eles. Mais do que eles, não há ninguém que saiba melhor quando algo está mal ou vai mal. Muita atenção, dar sempre voz aos adeptos é importante. Tomar o pulso aos adeptos é tomar o pulso ao clube. É nisto que acredito.

Continuação

Mas uma coisa os adeptos têm e sempre terão em relação a qualquer treinador: Eles são o clube. O clube são eles. Mais do que eles, não há ninguém que saiba melhor quando algo está mal ou vai mal. Muita atenção, dar sempre voz aos adeptos é importante. Tomar o pulso aos adeptos é tomar o pulso ao clube. É nisto que acredito.

Adriaanse

É a prova que despedimentos precoces em nada resolvem e em muito podem prejudicar o clube. A aposta num técnico, principalmente num ano de estreia, dando tempo para transmitir mentalidades, para se adaptar ao futebol português, para formar uma equipa e um sistema de jogo, no caso do FCP, revelou-se fundamental. De grande risco a atitude de PC, mas, tal como ele vaticinou e acreditou, com grandes resultados.

A opinião pública em geral quer ver resultados imediatos, ou tira conclusões precipitadamente de como e até onde a equipa pode chegar. Aliado á enorme pressão dos media, é por vezes fatal para os treinadores, sempre acorrentados é lógica dos resultados, obrigatoriamente positivos.
Tal como com Scolari..

É fácil

Para os benfiquistas, é o Co Adriaanse que percebe de futebol, porque só assim se justifica que o Fernando Santos, treinador escolhido para o Benfica que fez o mesmo percurso que aquele no Porto, tenha um currículo que justifique a sua recente contratação.

Ou então, o Adriaanse não percebe nada de bola e qualquer um ganha pelo Porto, sendo que o mesmo se poderá dizer de Fernando Santos. ;)

Re:É fácil

"Ou então, o Adriaanse não percebe nada de bola e qualquer um ganha pelo Porto, sendo que o mesmo se poderá dizer de Fernando Santos. ;) "

E será que é só sorte :)?

Brincadeira

Outra vez?!!!!

Já não se respondeu a esta pergunta n-vezes?!

Mas, do mal o menos, sempre é preferível isto do que estar a discutir se é desta que o Rui Costa volta... ;)

Mingos