Ensaio europeu com problemas externos | Relvado

Ensaio europeu com problemas externos

 

Antes da deslocação da próxima quarta-feira à Ucrânia, onde terá um jogo decisivo frente ao Shakhtar Donetsk a contar para a Liga dos Campeões, o Sporting de Braga defronta este sábado uma União de Leiria envolvida em vários problemas “exteriores”.

Embalados pela reviravolta nas «24 horas de Portimão», que lhes permitiu igualar os pontos (18) da Académica, quinta classificada, os homens comandados por Pedro Caixinha certamente não querem deixar fugir os lugares que dão acesso à Liga Europa da próxima época.

Dentro de campo a União tem feito um campeonato, no mínimo, tranquilo, e conta com um nome de peso na frente: o avançado brasileiro Carlão, que em doze jornadas marcou seis golos, mais de metade do total da equipa (11). A única baixa para este encontro do lado dos leirienses deverá ser o capitão Bruno Miguel, afastado dos relvados há cerca de um mês.

No entanto, a semana não foi pacífica a nível directivo. As contas da U. Leiria SAD foram penhoradas pela administração fiscal e pela administração do FC Porto. Uma situação que tem trazido constrangimentos à equipa de futebol, que tem dois meses de salários em atraso. A administração de João Bartolomeu tem tentado a todo o custo resolver este cenário.

Por outro lado, a Leirisport, empresa municipal que gere o Estádio de Leiria, ameaçou penhorar os passes de jogadores da equipa e ainda pedir a insolvência da SAD. Isto porque, segundo a empresa, ainda não foi pago “um avo” à Leirisport relativo ao contrato de utilização do estádio. A entidade adiantou que a dívida supera os 140 mil euros.

A SAD da União não demorou a responder, alegando que Leonel Pontes “não tem dimensão moral” para fazer qualquer crítica e exigindo a demissão imediata do presidente da Leirisport. Leonel Pontes disse mesmo que a recepção ao Sporting de Braga podia estar em risco, caso a SAD leiriense não liquidasse as verbas em atraso.

Para preencher ainda mais este panorama agitado, António Bastos, administrador da SAD da União de Leiria, foi condenado a 13 anos de cadeia por ter morto a tiro um assaltante que já estava algemado pela GNR, em Outubro do ano passado. Resta saber se estes factores externos, sendo que alguns envolvem directamente a situação dos atletas, vão afectar o seu rendimento dentro das quatro linhas.

Da parte dos minhotos, a prioridade é a luta pelo apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, mas o encontro em Leiria será um teste sério para a equipa de Domingos Paciência, que está no sétimo lugar e contabiliza 17 pontos, apenas menos um que o adversário deste sábado.

No fundo, é o primeiro de dois duelos europeus – com as devidas discrepâncias – num espaço de quatro dias. Domingos admitiu mesmo que este é um “jogo muito importante” para a sua equipa e pediu concentração total aos seus atletas. O treinador português não vai contar com o seu guarda-redes titular Felipe, baixa de última hora, além de Leandro Salino, que cumpre um jogo de castigo.

As estatísticas não favorecem os vice-campeões nacionais: o Sporting de Braga ainda não venceu fora de casa esta temporada, soma apenas dois empates, em Setúbal e em Paços de Ferreira; a União de Leiria perdeu somente um jogo no seu terreno, quando recebeu o Sporting. Questiona-se portanto a capacidade de abstracção de ambas as partes…

Será que os minhotos estão mesmo abstraídos do jogo na Ucrânia, para conseguir vencer pela primeira vez fora de portas no campeonato? E em Leiria, os atletas vão-se abstrair da semana agitada a nível directivo e financeiro? Tudo para ser esclarecido este sábado, a partir das 21h15.

Foto: Lusa

I Liga:

Comentários