Dias da Cunha: Apito Final inútil se tudo continuar igual | Relvado

Dias da Cunha: Apito Final inútil se tudo continuar igual

 


Dias da Cunha: Apito Final inútil se tudo continuar igual
O "Apito Final" é «perfeitamente inútil se tudo continuar na mesma». É Dias da Cunha, ex-presidente do Sporting, quem o diz, considerando que «o problema são os Regulamentos». Ideia defendida pelo ex-dirigente no "Prós e Contras" da RTP antes da reunião da Comissão Disciplinar (CD) onde Ricardo Costa, presidente da estrutura, prometeu discutir «modificações» ao Regulamento Disciplinar (RD).



Depois de ter divulgado os castigos do "Apito Final", Ricardo Costa defendeu que é «urgente uma revisão dos Regulamentos» e notou que a CD vai elaborar nesta terça-feira, na reunião semanal, uma proposta com «modificações» que serão votadas pelos clubes em Assembleia-Geral da Liga.


o presidente da CD falou da «diferença substancial entre quem foi punido por corrupção e quem foi punido por coacção», referindo-se ao facto de FC Porto e União de Leiria perderem apenas pontos, enquanto o Boavista foi condenado à descida de divisão. Ricardo Costa realçou também as «limitações do RD», sublinhando que deixaram a estrutura «de mãos atadas», e que se não fossem estas portistas e leirienses também seriam despromovidos.

Para Dias da Cunha «não se deve deixar aos dirigentes a regulação do futebol». No "Prós e Contras" da RTP dedicado na segunda-feira ao "Apito Final", o ex-líder leonino apela à intervenção do governo e salienta que é «fundamental mudar toda a legislação que enquadra» a actividade. Mas «o governo tem medo de se meter com o futebol», critica.


Em jeito de resposta a Dias da Cunha, Laurentino Dias, Secretário de Estado do Desporto também convidado a participar no programa televisivo, fala da proposta do novo Regime Jurídico das Federações para notar que este pretende «terminar com as Assembleias-Gerais da Federação por representação» de modo a acabar com «o jogo de sombras em que tudo funciona há muitos anos». O governante cita ainda a «limitação de mandatos» e refere a arbitragem com as nomeações «completamente independentes» das avaliações dos homens do apito como medidas previstas naquele documento.

Quanto ao "Apito Final", Laurentino Dias remete-se ao silêncio diplomático a que o cargo o obriga, enquanto Dias da Cunha diz que não está «de acordo com o Juíz Final», enganando-se, deliberadamente ou não, quanto ao nome do processo. «Nunca gostei de bodes expiatórios», afiança o ex-presidente do Sporting que critica ainda «a maneira como este processo aparece» e que sublinha que o «incomoda o momento que é escolhido para a apresentação dos resultados».

Dias da Cunha acrescenta que não lhe interessam «meia dúzia de acusados» e que «o que é importante é acabar com o sistema». E depois de ter dito, em entrevista a Judite de Sousa na RTP, que Pinto da Costa e Valentim Loureiro eram «os rostos do sistema», o ex-dirigente recusa agora repetir a ideia, generalizando. «Um clube sempre que se apanhou em posição de influência, influenciou», aponta, incluindo o "seu" Sporting no processo.


Fotos: Lusa


I Liga:

Comentários [88]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Há aqui alguém, após ter visto o programa de ontem

que não tenha ficado esclarecido acerca da imundice que é o sistema futebolístico em Portugal? Os jeitos? Os compadrios? As coisas feitas "por outro lado"? Alguém acredita que o diabo mora acima do rio Tejo e abaixo disso só há anjinhos gabriéis que tocam harpa e batem as asinhas? Alguém acredita que há algum clube transparente no futebol em Portugal? Alguém acredita que o que o ex-Presidente do Sporting disse, acerca dos controlos do futebol é mentira? Deixem-se de hipocrisias! A imundice que é o futebol Português faz com que os clubes entrem nela se quiserem sobreviver, pois todos o fazem!

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Ridículo. Agora é a retórica do "todos fazem, por isso, deixa-me fazer mais e melhor"? Realmente, os fins justificam mesmo os meios. Parabéns.

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

ó chefe, eu não estou a defender os processos, estou-te a dizer o que EXISTE e o que sempre foi o futebol Português. ou tu pertences ao lote dos hipócritas?

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Mas qual lote dos hipócritas? Se alguma vez ouvir o meu clube ou dirigentes envolvidos em escutas onde, clara e objectivamente, se cozinham resultados, eu acho que o meu clube e dirigentes envolvidos devem ser punidos. Com descida de divisão (ou penalizações pontuais que não façam rir um morto) e prisão. Eu prefiro a nojeira de futebol que praticámos todo o ano que roubar (mesmo que roubem todos). Quem é que é hipócrita aqui?

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

o hipócrita aqui é quem pensa que o seu clube está limpo, quando há "n" indícios e casos passados que indicam em dado momento que houve jogadas por debaixo da mesa. Não ouviste o teu ex-predidente ontem? Não de coibiu de incluir o seu próprio clube nesse lote.

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Não, não ouvi. Mas sou todo ouvidos agora. O Sporting pagou a árbitros (em dinheiro ou géneros) ou exerceu pressão com ameaças de descidas/impossibilidade de chegar a internacional? Espero que seja punido com descida de divisão e que os culpados sejam presos. Comprava a gamebox na mesma. É como te digo, há quem prefira ser honesto. Mesmo que não sejamos totalmente honestos, ao menos sabemos que somos muito mais que alguns. Embora esses alguns agora queiram passar a ideia de que são todos ladrões e que eles são apenas mais espertos. A mim, sinceramente, cheira-me a desespero. Até porque, que eu saiba, não morria ninguém se se admitisse o ridículo da situação e o nível de corrupção com que o senhor Pinto da Costa quase sempre funcionou.

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

"como te digo, há quem prefira ser honesto" mas quem não prefere? A questão é: E deixam-te ser no meio da podridão? Ou entras no tal "sistema" ou és engolido! E o teu clube andou lá décadas. DÉCADAS. Tinham dirigentes que andavam de braço dado com o Regime do Estado Novo! Está nos livros. E ainda recentemente, o caso do João Pinto, é o quê? amendoíns? Milhões de euros que são pagos por debaixo da mesa e que desaparecem e ninguém sabe de nada! Isso não é corromper o sistema?

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Olha lá,se as lagostas falam.

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Sim, o que é isso das lagostas? E pergunto o que é isso, não no sentido argumentativo (que nesse campo já se percebeu que é apenas mais um subterfúgio para convencer sabe-se lá quem de que todos roubam e que o PC é apenas mais esperto), mas no sentido de não saber de que porra estás a falar.

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Espera lá ,tu não viste o programa,pois não?

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Não, caramba. Mas acredito em ti, conta lá.

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Eu vi logo,nem sabes o que perdeste.Pesquisa que certamente vais encontrar alguma coisa.

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Mas a justiça não deve ser para todos? Não conheces aquele albúm dos Metallica "And justice for all"?... O sentimento de absoluta impunidade para outros elementos do sistema, revolta qq um, independentemente de termos de reconhecer que o nosso presidente não é nenhum anjinho..

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de ontem

Pá, a ser assim a verdade é que todos os titulos do Porto (e do Benfica e do Sporting) são uma mentira, ganha quem rouba mais. Então o que andamos aqui a fazer?

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

É o bocadinho extra pá! O jogo de bastidores não resolve tudo. Vê o exemplo da França campeã do Mundo e da Europa. Grande selecção, grandes individualidades... mas achas que se não fosse o Platini a mexer-se nos bastidores para "criar condições" tinha sido tão simples? Ou as vitórias do Brasil com o "Avalanche"? Ninguém quer destruir o sistema cá em Portugal! Querem é livrar-se do gajo que joga melhor com ele.

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Pois, provado que está que são corruptos, toca de ver corrupção em tudo quanto é lado. Sempre dá alguma legitimidade aos êxitos. São opções e posturas de vida. Cada um sabe de si.

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

toca a ver corrupção em tudo quanto é lado? Mas tu não tens olhos na cara? Isso sim, é hipocrisia! Tens um árbitro que dá uma entrevista num jornal a dizer que o teu clube o corrompia com putas para que ele o favorecesse nos jogos da Taça Uefa! Tens um clube que se alimentou de vitórias durante o Estado novo centralista e que depois disso sofreu um trambolhão que nunca mais se endireitou! estás a brincar ou a fazeres-te de anjo?

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Tens um árbitro que dá uma entrevista num jornal a dizer que o teu clube o corrompia com putas para que ele o favorecesse nos jogos da Taça Uefa! Tens um clube que se alimentou de vitórias durante o Estado novo centralista e que depois disso sofreu um trambolhão que nunca mais se endireitou! LOL! Que monótono, sempre o mesmo discurso! Porque raio é que nunca se investigou nada em relação ao King, sendo que o que existe é uma simples entrevista de um gajo que tem muito má fama? Quanto ao Estado Novo nem vale a pena voltar a refutar porque por mais factos que te apresentem a tua história é sempre a mesma. Troca a cassete...

...

«simples entrevista de um gajo que tem muito má fama? » É... Nuns casos a má fama serve como factor de descredibilização mesmo falando em primeira pessoa. Noutros casos uma puta de profissão, ferida de vingança por ter levado um pontapé no cú já é uma testemunha a sério mesmo falando em terceira pessoa! Enfim, se eu não tivesse um familiar directo oftalmologista ficava triste... Sendo assim dá-me para rir um bocado com tanta cegueira e hipocrisia podre.

Re: ...

Antes de partires para o insulto, deverias ter em atenção aquilo que os outros têm por hábito comentar. Essa puta de que falas, para mim sempre foi puta e nunca lhe atribui qualquer tipo de credibilidade, mas como é fácil generalizar...

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

ouve, ó meu, eu estava a falar com um Sportinguista, pois se quiseres qu eu abra o livro em relação à podridão de sempre que foi com o teu clube, ficavamos aqui mais tempo do que o Vale e Azavedo na cadeia ou do que o Calabote irradiado. permites-me que te chame, assim ao de leve, hipócrita?

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Tu lá colocarás a mão na consciência depois de me chamares o que bem entenderes! A mim nunca me viste a negar que o meu clube esteve envolvido em situações dessas. Espero por provas irrefutáveis que o comprovem, aí serei o primeiro a pedir a cabeça de quem prevaricou. Achas-te em posição de chamar hipócrita a alguém? Olha bem para os teus comentários, para as tuas atitudes e reflecte um bocado. Pediste a demissão do teu presidente ou preferiste compactuar com a sua decisão? Não sei quem está a ser hipócrita, confesso. Pareces-me mais entendido na matéria para me explanares toda a situação. O que eu sei é que pegas no que te convém. Com toda a certeza também davas alvísseras ao Dias da Cunha quando ele iniciou a luta contra o Sistema. Ou será que ele aí era senil? Hipocrisia Sartor? Pois claro! Pensa bem antes de conotares os outros com esta palavra...

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

não, mas ele agora não foi hipócrita! Falou que todos andaram e andam metidos nos caldos. Porque quando ele andava no Sporting, tinha o discurso que acima do Tejo morava o diabo e abaixo do rio era a capital da honestidade! sabendo nós o que foi o período do regime ultra centralista que vigorou em Portugal e que levou ao colo os clubes de Lisboa durante décadas. Tu sabes disso, eu sei disso, toda a gente sabe disso. Mas aparentemente só se queria que um pagasse por todos. Nunca eu defendi que o futebol português estava limpo, aliás sempre afirmei que para mim não há um único clube da 1ª à distrital que esteja limpo nos seus processos. Se tu chamas a isto ser hipócrita, então não sei.

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Acho que a minha posição em relação a tudo isto já ficou claro, mas gostava de salientar que, acima do Tejo, estão Sporting, Benfica, Porto e todos os actuais clubes da Primeira Liga.

LOLADA o Sartor precisa de aulas de geografia!

ouch!

:-)

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de o

Eh pá, se queres comparar o que disse um ex-árbitro inglês (que, tanto quanto sei, até podia estar bêbado quando deu essa entrevista), com férias pagas a árbitros ou escutas onde dirigentes do teu clube admitem claramente o tipo de controlo que possuíam em relação aos árbitros, força, compara à vontade. A UEFA não investiga as palavras do King porquê então? É o Sporting que tem muita influência junto desse organismo? Ou, por outra, queres mostrar que o sistema do putedo até a nível europeu se praticava e, nesse sentido, talvez se percebam melhor as vossas vitórias internacionais (porque, não esquecer, têm o supra sumo do jogo subterrâneo nos vossos quadros)? Queres ver até onde vai a hipocrisia. Não tenho qualquer réstia de incómodo com uma possível investigação da UEFA às palavras do Sr. King. Se se provar que o Sporting tentou desvirtuar a verdade desportiva, espero que seja punido a nível europeu (suspensão das provas europeias, o que for) e que os culpados sejam punidos. A mim, sinceramente, parece-me bem diferente de achar que não faz mal roubar, porque há muitos que roubam. Mas não temos que ser todos iguais, claro.

Re: Há aqui alguém, após ter visto o programa de ontem

mas então não foi disso que te apercebeste no programa de ontem? O Major até mandava "private jokes" ao Dias Ferreira de lagostas nas cabines dos árbitros! O ex-presidente do Sporting admitia que todos andaram com a mão no pote e que os clubes actuais estavam a servir de bodes espiatórios para tudo o que aconteceu noutros tempos, incluindo o seu próprio clube no processo! mas será o futebol diferente do que se passa em qualquer outro aspecto das nossas vidas? Nos nossos empregos, por exemplo? Não encontras "mini sistemas" e vícios num departamento de uma empresa? Num office que tenha várias pessoas lá a trabalhar? Numa empresa onde tu entras de novato e que já lá tem pessoas a trabalhar há 10 e 20 e 30 anos? O futebol tem é que ser reformulado de base nos estatutos!

Frase da noite:

"Só tive conversas de chacha com os árbitros!" Uma comédia. Saudações Leoninas

Re: Frase da noite:

Estas enganado a frase da noite foi outra,Valentim quando se dirigiu ao lunático Dias Ferreira: "olhe que o meu clube não tem dinheiro para lagostas"lol,o que é certo é que o efervescente advogado se sentou caladinho.