O desprestígio da Liga Zon Sagres | Relvado

O desprestígio da Liga Zon Sagres

As grandes Ligas têm grandes clubes, que conseguem grandes jogadores e isto – hoje em dia - só se co
 

A nossa liga não é uma das referências Mundiais, como é o caso da Liga Inglesa ou da Liga Espanhola, e é certo que muitas coisas poderiam melhorar.

As grandes Ligas têm grandes clubes, que conseguem grandes jogadores e isto – hoje em dia -, só se consegue com grandes quantias dinheiro, quantias essas das quais os nossos clubes não podem usufruir.

A liga Portuguesa serve de “ponte” para os colossos internacionais, a política comprar barato e vender caro parece ser cada vez mais uma obrigatoriedade. E só grandes olheiros são capazes de ver a evolução de um jogador como certa.

Clubes como o Real Madrid compram jogadores “feitos”, quer isto dizer, com certezas dadas, fazer um investimento como os clubes portugueses fazem, é um grande risco. Contudo, é um risco que temos de correr.

Pela nossa liga, passaram grandes nomes do futebol internacional, e alguns até cá foram formados, porque saem? Falta de dinheiro e competitividade? Porque deixam clubes como Manchester United e Chelsea “fugir” jogadores para clubes portugueses? Certeza que vão ser deles passados um ou dois anos, enfim, o tempo que for necessário para o jogador evoluir sem correrem os riscos de um “flop”? No entanto, os clubes portugueses estão sempre presentes na Europa, podem até não ganhar títulos, mas conseguem bons resultados.

Caros relvas, como combater isto? Como poderemos nós ser uma referência, crescer e igualar as ligas rivais? Será só o dinheiro que faz a diferença?

I Liga:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

liga portuguesa

a liga portuguesa esta muito aquem das demais europeias.
Formamos os melhores jogadores mas la vem um clube da europa roubar os nossos jogadores e faze-los vedetas. outra coisa que esta mal somos nos os adeptos , sim nos, e nisso concordo com o mota10 pois na inglaterra o futebol e vivido e nao se ve escandalos de pancada como ca , por isso vejo a liga inglesa muito mais que a portuguesa ate porque la o ultimo classificado mesmo contra o primeiro ataca e joga para ganhar enquanto que ca o ultimo joga a defesa tentanto empatar o num contra ataque tentar marcar um golo e meter o autocarro a frente da baliza.
E a nossa liga as diferenças sao abismais enquanto que em frança as primeiras equipas separadas por pouco pontos e a lutar pelo titulo na nossa á porto benfica sporting e agora braga se bem que estes dois ultimos estao um pouco abaixo . Adoro futebol e acho que a nossa loga esta muito aquem do que poderia ser talvez pelos dirigentes que temos
cumps

Chama-se liga Ibérica...

;)...Para o Porto servia,goleámos o 4º classificado espanhol,repetíamos o mesmo contra o 3º, o Valência,e talvez não nos saísse-mos mal contra Madrid e Barça...Os direitos de transmissão e categoria dos jogadores e que seriam bem maiores...

Ninguém..

gosta de nós na europa. Porque somos um país pobre, com parcos recursos e mesmo assim ganhamos Champions no "tempo moderno", Uefas e agora até já temos finais europeias exclusivas! Eles, os grandes países, sentem-se mal lá no fundo, quando vêm equipas portuguesas a eliminar as "super-equipas-só-dinheiro" deles! Deitam-nos abaixo, até nos simuladores de futebol como o Football Manager, mas a verdade éque vêm cá buscar os melhores jogadores e que se tornam também nos melhores jogadores deles! Mas nós criamos mais futuros craques mundiais, é esse o nosso ciclo eterno, e tenho muito orgulho nisso.

Só vejo a Premier League

Criticam, criticam e criticam a liga e os clubes mas os principais culpados somos nós que não somos adeptos, não somos nada, olhem para os comentários, um artigo sobre a liga e nos comentários é só farpas que mandam uns aos outros sobre os clubes, é isto que faz a diferença do nosso futebol para as melhores ligas do mundo, já alguma vez viram um jogo da liga Inglesa?? De certeza que não, porque se vissem veriam qual é o verdadeiro espírito do futebol, a verdadeira paixão, a emoção a FESTA que é com os adeptos das ambas equipas apenas preocupadas em apoiar as suas equipas lado a lado a cantar aqueles fantásticos cânticos que arrepiam, é por isto que eles tem a melhor liga do mundo, é fantástico.
Sou benfiquista e a anos que da nossa liga apenas vejo os jogos do glorioso, mete-me pena ver os restantes jogos, dá sono, jogo sempre parado, estádios vazios, os jogadores nem sempre preocupados em praticar futebol, depois é só guerras, provocações, para mim isso não é futebol.
Li acima num comentário que a liga Holandesa não chega aos calcanhares da nossa, mas quem disse isso esta enganado,eles podem não ter equipas que façam frente a Benfica e Porto, mas tem uma liga bastante competitiva e sempre com estádios cheios!!!
Vi por ai uma referencia a liga Belga, era só para dizer que essa liga está no top 10 das ligas com mais adeptos, coisa que a nossa não está.

Cumprimentos

EU PREFERIA

ver ronaldo fenómeno, zidane, figo, rivaldo, buffon, nesta, etc num jogo a brincar no quintal de qualquer uma das casas destes, do que ver grande parte dos jogos das ligas europeias. Quero dizer com isto que, o que realmente importa é a qualidade técnica do espectáculo DENTRO DAS 4 LINHAS, a qualidade de jogo. E aqui em portugal joga-se com a melhor qualidade técnica da europa a par da liga espanhola, apesar dos estádios estarem vazios. Imaginem se estivessem cheios. Claro que também existem jogos fracos, mas enfim é assim em todo o lado. Ps: o Paços tem uma super equipa no sentido colectivo! 3 jogadores deste "clube de liga de merda" como muitos de voçÊs apelidam, estão referenciados por clubes ingleses, alemães e franceses. Espero é que caso vão á Europa para o ano, que se deixem de complexos de inferioridade e joguem para ganhar. Viva o Braga! (não sou do Braga, sou português com muito orgulho, a Europa é nossa! :)

Sim claro

Mas eu não disse nada de mal eu apenas quis dizer que o futebol não é isto, bocas para um lado e para o outro, eu acho até que estes comentários todos que recebi do comentário que fiz fui por dizer que sou Benfiquista, se não o disse-se se calhar muitos concordariam comigo

Ainda bem que se riu

para mal já chega os fmi´s. Eu não falei de si, mas se enfiou a carapuça... De qualquer forma, isto serve para se debater ideias, se você é benfiquista, eu sou portista, qual é o mal? E eu li o seu comentário. A questão das mentalidades não é facil. Mas concordo plenamente. Mas atenção que financeiramente ainda temos que andar muito para poder oferecer o suficiente aos melhores jogadores para não se sentirem tentados a irem para outra liga. PS: quanto ao orgasmo, espero que tenha relido essa parte e entendido, pois sou assinante sportv, se não percebeu nao comente. cumps

aaaaaaa

Típico este comentário, mas enfim é sempre assim.
Quanto ao que não se estava a referir a mim, então tenha cuidado a escrever, porque deu isso a entender com a seguinte frase: "cuidado ""ainda tem"" um orgasmo a assistir a um jogo"

LIGA INGLESA não é exemplo, a alemã sim

corrupção em portugal? em inglaterra é que é fixe?! é espectacular. cuidado ainda tem um orgasmo a assistir a um jogo. culpa dos comentadores sportv que nos nossos jogos andam a dormir porque são clubistas, mas a relatar jogos ingleses, mal a bola está no meio campo e já dizem "que jogaço!" ai se eu mandasse..vivi em inglaterra caro amigo. digo-lhe que durante alguns anos, o arsenal tinha funcionarios na federação a alterar calendarios para beneficiar o seu clube. ainda bem que mesmo assim só ganharam uma liga. o man.utd é também o "clube que ganha titulos como quem vai ao supermercado", o chelsea com tanto dinheiro é odiado por lá, e acredite que nao saia daqui hoje se citasse as centenas de guerras que existem por lá. estádios cheios (e as mulheres em casa com os canalizadores..) porque o modo de vida deles é uma seca, ás 6 da tarde ja janta para ir dormir.. mas é verdade que os preço dos bilhetes versus salários é justo( sou fan do tottenham e por 35€ via QUALQUER jogo em 2008, quando qualquer pessoa ganhava naquela altura pelo menos 2000€)., e em portugal é o nosso maior falhanço claramente. os alemães têm a melhor liga do mundo segundo os vossos parâmetros de competitividade e espectáculo. coreografias fantásticas, sempre estádios modernos cheios, familias inteiras nos estádios. os ingleses não tÊm hipóteses nisto. Não queria contradizer o meu comentário anterior, mas também tenho direito a "artigo de opinião PESSOAL" e apetece-me dizer: que o FCP na Bundesliga ou Liga Francesa era tantas vezes campeão nacional como aqui. O Benfica era 2 e lutava pelo título. Chega e é isto que interessa. Porque não me fale do resto da tabela, pois merda há em todo o laod. Assista a jogos dos Wigans, WBA´s, Sunderlands, West Ham´s, etc e fale comigo de futebol atractivo, com qualidade técnica. ;) Cumps

xau rapaz

Tu és um "senhor", obrigado por este momento de riso, antes de dizer o que disse devia ter lido com atenção o meu comentário que saberá o que eu queria dizer, o problema é que eu disse que era benfiquista e caiu logo tudo em cima de min.
Outra coisa, cuidado com os "orgasmos" a escrever comentários.

Contra factos não há argumentos

Bem, vejo aqui algumas asneiras escritas. Primeiro, benfiquistas frustados com as teorias de conspiração, vão mas é trabalhar quando o vosso clube perde, a ver se este país anda para a frente, a LIGA PORTUGUESA não é só o Benfica, aliás quem me dera que fossem sempre 16 bons clubes. E o Pinto da Costa não é tão bom ponta de lança como o Falcão. FACTO: RANKING UEFA: PORTUGAL EM 6º LUGAR. NESTE MOMENTO ESTÁ EM 4º LUGAR NA ÉPOCA 2012-2013. OPINIÃO: OS QUATRO GRANDES TÊM TODAS AS CONDIÇÕES PARA FAZEREM ÉPOCAS COMO A DESTE ANO, INDEPENDENTEMENTE DA PROVA. È só desejar que equipas como Vitória de Guimarães e Maritimo, com excelentes condiçoes e adeptos fiéis, crescam a exemplo do Braga, não peço que cheguem á final da Liga Europa, mas que cheguem ao menos à fase de grupos.. Se isto for assim regularmente, a Liga cresce e quiçá um dia, sejamos mais respeitados, embora isso não me interesse minimamente em relação aos ingleses, mas sim quero títulos :)

Sim pois.....

Pensas que não estão contente com está época?
Mesmo que o meu clube não ganha a Liga Europa, ficarei contente pelo que os clubes portugueses fizeram este ano na Europa, o que eu quero é que a liga cresça e apreçam outros clubes com ambição como o Braga para ficar mais competitiva, eu não disse nada contrario o que acabaste de dizer, eu apenas quis dizer que para podermos fazer com que a liga cresce é preciso começar a mudar as MENTALIDADES, tanto dos adeptos, jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes.

Cá está a prova de o porque que comentaram tanto o meu comentário:
"Primeiro, benfiquistas frustados com as teorias de conspiração, vão mas é trabalhar quando o vosso clube perde, a ver se este país anda para a frente..."

e preciso formar e prolongar a estadia

os grandes clubes deviam continuar na estratégia do compra barato mas não vender e preciso que os jogadores depois de formados continuem no clube jogadores como fabio coentrão hulk Cristiano Ronaldo nani e tantos outros
deviam continuar para uma liga ter prestigio tem que vencer o que só pode acontecer se tiver possibilidades para competir com os tubarões da Europa acho que essencialmente os jogadores portugueses deviam dar o exemplo
noutros países vemos os jogadores transferem-se dentro da liga mas na liga portuguesa isso não acontece com regularidade onde vemos uma base de transferências limitada a compra no Brasil ou argentina e vende forma e vende para a Europa como se vê portugal podia ter das melhores ligas do mundo não e a toa que a nossa selecção e das melhores e preciso formar e prolongar a estadia no clube e temos grandes exemplos de que não e preciso ter 100 milhões para transferências para isso.

Mas qual desprestígio?

Qual desprestígio da Liga Portuguesa? Aonda está o desprestígio de uma Liga que tem três clubes nas meias finais da segunda competição europeia?
Claro que, e é repetitivo este ponto de vista, o autor faz a comparação com a Liga Inglesa ou a espanhola! Países de dimensão populacional e económica muito superiores a Portugal! Como se pode pois pretender que sejam iguais? Se nem a Holanda, por exemplo, com perto do dobro da nossa dimensão, consegue fazer isso e tem uma Liga bem inferior à nossa, se países de uma dimensão incopmparável como a Rússia, a Ucrânia, a Polónia ou a Turquia têm ligas que não se conseguem igualar à nossa, se os países europeus de uma dimensão comparável com Portugal (Grécia, República Checa, Bélgica, Hugria, Suécia, etc) não conseguem chegar aos nossos calcanhares, como é possível falar em desprestígio da Liga de Portugal?
Não podemos,. até pela dimensão dos mercados, concorrer com a Inglaterra, a Espnha, a Itália, a Alemanha ou mesmo a França, mas temos tido a capacidade de arranjar soluções e trabalhar bem o "scouting" para conseguir construir equipas competitivas, de que o FC Porto é paradigma, que nos honram e levam longe o nome de Portugal tornando-o respeitado!
Bom era que em muitos outros sectores da sociedade fôssemos tão concorrenciais como no futebol! Creio que é mais justo elogiar o que é bom e não denegrir sistematicamente, fazendo comparações ilógicas e que nada têm a ver com a realidade!

De acordo!

Só um pequeno reparo: a Holanda não tem "perto do dobro da nossa dimensão" mas sim metade do tamanho do nosso país, ;)

Estou no estranjeiro ha

Mais de 20 anos e nunca ouvi falar da liga Portuguesa em canais de desporto.

as habituais sao sempre as mesmas, Italia, Espanha e Inglaterra, por vezes a alema e a brasileira, mas a Lusa nunca.

e a liga Francesa por exemplo

também têm pior carreira do que nós

Artigo pertinente

Podia ser mais profundo, mas chega.

Os clubes portugueses fazem o que podem, não há guito, vamos ganhá-lo!!!

Como? Todos os clubes portugueses sabem bem como o ganhar, vendem para todo o mundo jogadores nacionais e estrangeiros(valorizados).

Só assim lá vamos, o Governo português podia aprender algo com isto e começar a gerar lucro.

Cumprimentos.

OFF-TOPIC

Kléber, um nome cada vez mais conhecido, reconhecido e que quero ver de dragão ao peito a partir do próximo ano.

http://www.imscouting.com/global-news-article/Kleber-Laude-Pinheiro-From...

Abraço,
JC

E facil perceber que apesar

E facil perceber que apesar de sermos um pais pequenos somos enormes no futebol. Temos jogadores nos melhores clubes da europa. O melhor jogador do mundo é portugues. Temos excelentes tecnicos (4 tecnicos portugueses nas meias finais europeias???), temos o melhor tecnico do mundo...
E porque que a nossa liga é fraca? porque temos os piores dirigentes! Temos executantes de top mundial mas temos dirigentes de terceiro mundo.
-É vergonhoso para os portugueses que um prestigiado tecnico dum manchester united se atire a uma equipa portuguesa e diga que ganham os campeonatos como que vai as compras ao supermercado. ISto é desprestigiante para o nosso futebol.
-É vergonhoso que no principal jornal do nosso pais vizinho (A marca) classifique um clube portugues como batoteiro, que sempre desrespeita as regras e que nao olha a meios para atingir fins, como fez recentemento o director do jornal a marca (Cazorla) acerca do clube de pinto da costa.
-E vergonhoso que a uefa e fifa vejam as dificuldades que vivemos porque os dirigentes da associacao do futebol do porto nao queiram perder os poderes de mandar no futebol portugues, ao ponto de sacrificar a propria existencia do nosso futebol. Não querermos seguir as regras do jogo e o forcing que se esta a fazer para que ainda continuem a conseguir ditar o campeao com relativa facilidade, controlando a arbitragem, disciplina e justilca. É muito vergonhoso que nos ultimos 30 anos as caras de quem manda no futebol sejam as mesmas, ja com raizes por todo o lado. Enquanto assim for, a competitividade sera inexistente, o facilitismo e mesmo o corporativismo entre clubes ou entidades sera sempre um travao ao desenvolvimento do nosso futebol.

Cito a titulo de exemplo. na inglaterra um clube nao pode emprestar guarda redes a outros clubes na mesma prova. E quanto a jogadores de campo, esta limitado a 2 emprestimos a equipas na mesma divisao. Aqui o porto constroi equipas satelites, forma guarda redes para clubes diversos e, chega a apresentar jogos contra adversarios com meia equipa de emprestados e assalariados. Isto nao é bom para a competitividade da prova, nem para a verdade desportiva. ha ainda os tecnicos que em certos jogos confessam estar olhar para o chao...
Tambem so num pais com justica de 3º mundo e extrutura de futebol amadora que um presidente dum clube recebe arbitros em casa, oferece prostitutas ou paga ferias no brasil é levemente condenado e continua no activo. So mesmo em dirigismo de 3º mundo que uma accao de corrupcao activa de arbitro nao penaliza um clube com descida de divisao. Ate no pais dos Mafiosi nao são tao atrasados como nos.
Enquanto assim for, seremos os pobrezinhos do futebol

Melhor jogador do mundo??? O bi-bola de ouro,Messi,

é Português??? Nem sabia,vê-lá...

Um comentário disparatado!

Como seria de esperar dado o user em questão, muito limitado quer na inteligência quer ainda pelas palas do clubismo, este comentário é uma patetice de uma pponta à outra! Mais, não passa de uma provocação barata, própria de quem, inca+az de ganhar no campo, tenta compensar com conversa triste!
Exemplo claro da tentativa, desonesta como de costume, de tentar intoxicar as pessoas usando a táctica nazi de repetir muitas vezes uma mentira para tentar que passe como verdade, é dar uma interpretação pessoal às palavras de Alex Ferguson que não corresponde ao que ele pretendia dizer! É que o treinador escocês quando disse que o Porto ganhava campeonatos como quem vai ao supermercado pretendia mostrar que os dragões ganhavam com tal superioridade em Portugal que podiam concentrar os esforços na Champions, tendo assim uma vantagem sobre o Man United que tinha de se empregar a fundo na Liga Inglesa. Recorde-se, aliás, que estávamos no tempo de Mourinho, em que a equipa de Ferguson não ganhou o campeonato ninglês nem uma vez!
Mas este benfiquista tão inteligente e sério, dá-lhe uma interpretação delirante, pretendendo que as palavras de Alex Ferguson eram de insulto ao Porto em vez de serem até humilhantes para a falta de capacidade do Benfica em dar luta séria, dentro do campo, aos dragões!
São realmente uns tristes e frustrados!

Escreveste bem...

Uma liga assumidamente corrupta não pode ser bem considerada...

Pelo inicio, pensei que falasses bem

Depois lá veio a diarreia mental.

Lamento, tinhas levado um pontito, assim só me apetece marcar penalty, mas não o faço. Nunca o fiz.

lolei

lolei com o cheirete a caquita das calças borradas.... só tenho uma duvida.... ja é caquinha desde os 5-0 ou é caquinha mais "fresca" do dia do campeao na/sem luz?

LOL

.