Em defesa das defesas... | Relvado

Em defesa das defesas...

 

Jack Daniels diz: "muito se tem
falado das defesas, em particular dos centrais e de quem é bom e quem não
presta. Os clubes mais visados são Porto e Sporting. Os dragões ou é porque
faz falta o Jorge Costa, ou porque são lentos e duros de rins. Mas o Porto só
tem 2 golos sofridos e ganhou os seus 3 jogos tal como o SCP, onde Tonel é
uma abébia e o Polga um flop! No entanto no derby apagaram o grande reforço
Micolli e Nuno Gomes. Porque razão se criticam tanto defesas com provas mais
que dadas? E porque razão se encobre a do Benfica que sofre golos de bola parada
e auto-golos?"

I Liga:

Comentários [48]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

bem analisado!

mas a melhor defesa é a do benfica
paraty
mário mendes
elmano
bruno paixão

um luxo!

A verdade é que

O benfica um dos melhores centrais a jogar em Portugal Anderson. O Porto só pedro Emanuel vale alguma coisa. Jorge Costa ainda tinha lugar, Pepe é o pior central a jogador em Portugal, deveria ser banido, de jogador de futrebol não tem nada.
Quantop ao Beto e ao Polga são dois jogadores banais ao nível de um Ricardo Costa.
O Benfica tem Anderson que é o seu melhor central e Lusião o mais fraquinho (é só altura e pouco mais)
O Jogo da escócia provou aquilo que os portistas mais temiam...a merda de defesa que o Porto tem: Sonkaya é fraquinho, Ricardo Costa um bluf e Pepe um atrasado mental. Não existem centrais bons na equipa B?

Re:A verdade é que

olha que há "colegas" teus que ainda nao estão convencidos disso... :)

Susana Valente e incompetente

Quando se vê as defesas não se vê os golos que se sofre mas siim a exibição,e o benfica tem sofrido golos por mérito do adversário,enquanto que o Sporting tem la a arara do Tonel e o atrasado do Polga já pa nao falar de debil mental do Beto e não sofre muitos golos por pura sorte.

....

lol
Uma pessoa lê com cada coisa.
Vê só a nossa sorte no golo do Benfica em Alvalade.

O sistema de jogo influência.

Já aqui escrevi isto, o Porto vai sofre mais golos do que na época passada, mas vai marcar muitos mais.
Penso que isto diz tudo, o Porto tem um novo modelo de jogo que rompe com a era Mourinho, sim porque na época passada, não existiu era,o sistema de jogo do Porto é um modelo claramente ofensivo, e quando assim é, logicamente que o sector defensivo fica mais exposto, porque não é tão protegido pelos médios defensivos, que puramente não existem, e enquanto não houver mecanismos e automatismos de jogo, que como é normal,demoram o seu tempo a serem adquiridos , o Porto pode passar por alguns dissabores, caso o ataque não concretize as jogadas ofensivas, vasta recordar o jogo com o Rangers e o desperdício de inumeras oportunidades de golo, o que acabou por se revelar fatal.
Não existem jogadores perfeitos, criticam os defesas porque são fracos a defender,não tem qualidade,penso que isso tem influência, como disse em função do modelo de jogo adoptado, se por acaso o Futebol do Porto não fosse tão ofensivo, provavelmente diriam que os defesas laterias não sabiam atacar, não davam profundidade ao jogo, diriam que os centrais não sabem sair a jogar, não pressionam muito a frente, etc.
Mas não deixa de ser curioso, que se critique a equipa, que este ano esta a dar mais espectáculo na Liga e a jogar melhor Futebol.

mais um artigo

"pró Benfiquista", eheh!!!

-Tonel é um grande jogador.

-Pedro Emanuel é um grande jogador.

-Anderson, Luisão, Alcides são grandes jogadores. Ricardo Rocha é como o autor deste artigo.
Eu explico. Entra em campo para jogar á bola mas se já tem o adversário marcado esquece-se disso num instante e dá-lhe cacetada até não poder mais. Admito que por vezes com a complacência dos árbitros.

O autor deste artigo tambem vem ao relvado para escrever bem (que até escreve), mas tem uma sede tanta de arrumar os benfiquistas que se espalha ao comprido. Um conselho, antes de expores os artigos segue um raciocinio lógico sem pensares que vais escrever para lixar os adeptos do clube A, B, ou C.

-Agora uma pergunta: porque é que o Ricardo tem de ir á selecção para provar que é um bom Guarda-redes, já que está visto que no clube dele NINGUÉM o apoia, nem sequer os adeptos?

P. S. Ó Jack cuidado com essa bebida, é que isso provoca grandes ressacas.
Cumps

Re:mais um artigo

Duas notas:

  • há muita gente do Sporting que apoia o Ricardo... e há várias declarações públicas nesse sentido, incluindo do GR Nélson;

  • o Ricardo não tem de ir à Selecção para provar que é bom GR; o Ricardo é bom GR e vai à Selecção porque o Seleccionador o convoca... como convoca Simão, Hélder Postiga, Boa Morte, Costinha, Maniche, Nuno Valente, Figo, Pauleta, João Moutinho, Hugo Viana, Quaresma... mesmo que existam 2500 ou 4,5 milhões de portugueses que tenham uma opinião divergente sobre qualquer uma destas opções!

    :)

    Bom fim de semana
  • Re:mais um artigo

    há muita gente do Sporting que apoia o Ricardo

    mas se calhar, neste momento, ha mais gente do Sporting que apoia o Nelson.

    e essa gente sabe que Nelson não é dos melhores GR da superliga.

    da para tirar algumas conclusões sobre o valor do Ricardo...

    São suposições... que acabam por concordar com a minha opinião...

    Re:mais um artigo

    Achas que dá para tirar alguma conclusão?

    Eu, que apoio o Nélson neste momento como apoiei o Ricardo antes, que acho que seria um erro tirá-lo da baliza agora, não penso assim por achar que Nélson seja melhor GR do que Ricardo!...

    outros motivos, outros factores a considerar para manter ou tirar um GR ou qualquer outro jogador de titular... para além da sua qualidade. É o caso neste momento entre Ricardo e Nélson...

    Nélson tem justificado a titularidade, seria muito injusto sair agora da equipa. Se tiver uma quebra exibicional ou anímica ou de forma... então sim será mais aceitável a sua substituição!

    Era o que mais faltava que por eu apoiar um jogador isso significasse que não há outros melhores. Posso dar-te um exemplo: o Hugo!

    Apoiei muitas vezes a titularidade do Hugo, mesmo sabendo que o SCP tinha melhores defesas centrais! Porquê? Porque há outros factores, como disse, para se analisar... e porque, como adepto, tenho de apoiar o jogador escolhido pelo treinador!

    Posso criticar o treinador pela sua opção... mas o jogador tento apoiá-lo. Ao apoiá-lo estou a apoiar a equipa e a tentar contribuir para que, animica e psicologicamente, esse jogador possa ultrapassar algumas limitações e se possa "transcender"!

    Outro exemplo disto? O Tonel, que deu uma fífia contra o Belenenses. Como foi apoiado em vez de "deitado abaixo", encontrou forma de se superar e tem feito boas exibições!

    Fiz-me entender?

    Cumps

    Re:mais um artigo

    eu concordo contigo Nelson na questão dos factores de atribuição da titularidade, mas o Ricardo ja nos provou nao estar à altura das exigencias do nosso clube. Parece-me obvio, pois em cada bola bombeada para a area até me assusto. O meu clube merece e tem de ter melhor. Para além disso ganha rios de dinheiro. Ha coisas que sao insustentaveis numa equipa, e um mau GR (como Ricardo ja provou inumeras vezes) é meio caminho andado para o insucesso. Não é so a intervenção em si, mas também a confiança que ele (nao) transmite à defesa. Temos de pensar na nossa equipa, e a sua saida é a unica solução para todo este caso.

    Re:mais um artigo

    A ti assusta-te quando uma bola vai pelo ar (no caso do Ricardo)... a mim assusta-me quando uma bola vai pelo chão e tem de ser jogada ao pé (no caso do Nélson). :)

    Isto é assim, falando para ti e para todos os que "deitam abaixo" o Ricardo:
    eu não acho que o Ricardo seja um mau GR! Já deu "frangos"... é verdade... mas já fez defesas que permitiram ao SCP ganhar ou empatar.

    Por exemplo, dizer que perdemos o campeonato por causa dele, naquela jogada com o Luisão, é de uma falta de honestidade intelectual atroz. É reduzir um campeonato com 34 jornadas a dois segundos de jogo apenas. Desculpe lá quem me lê e que diga isso, mas é assim mesmo! Então onde ficam as derrotas com o Nacional, com o Marítimo, com o Belenenses... e todos aqueles empates consentidos? Foi tudo culpa do Ricardo?

    Ora... tenham dó!

    Cartman: a certa altura pareceu-me muito bem que o Ricardo saísse, porque a "perseguição" que lhe foi e é feita acaba por prejudicar - e de que maneira! - o Sporting, em última instância! Mas a verdade é que ele ainda lá está... e não é de meu feitio estar constantemente "a bater na mesma tecla". Logo, aplico a "filosofia" que expliquei no post anterior: joga o Ricardo, apoio o Ricardo; joga o Nélson, apoio o Nélson; joga o Tiago, apoio o Tiago!

    O Sporting tem de valer como um todo, como uma equipa. Cobro tanto pelo "frango" do Ricardo como do "golo falhado" pelo Liedson.

    Na Final da Taça Uefa... porque é que o pessoal não ataca o Rogério, por não ter conseguido fazer o 2-2, segundos antes de o SCP sofrer o 1-3? Porque foi azar? Porque a baliza encolheu? Porque ele é brasileiro e não está a tirar o lugar de ninguém na Selecção Nacional? Porque o futebol é assim mesmo?

    Topas o meu ponto de vista? Acho que não é difícil... ;)

    Cumps

    Re:mais um artigo

    "Porque ele é brasileiro e não está a tirar o lugar de ninguém na Selecção Nacional?"

    Bem, eu nao me incluo nesse lote, nao criticando eu o Rogerio da mesma forma como o faço com Ricardo, porque na globalidade e por aquilo que ja fez pelo Sporting, Rogerio merece a minha consideração. Numa situação de "ponta de lança" era possivel aquele desfecho onde seria necessario uma maior frieza na execução. Foi um lance de azar.

    Falando de um GR, posição bem especifica no terreno, considero injusto que se comparem com outros lances de jogadores de campo. É mesmo assim, a especificidade do posto nao permite o mesmo tipo de analise.

    Estamos numa posição confortavel para emitir uma opiniao, sem que interfira na forma como os jogadores actuam. Nao estamos no estadio a assobiar, acto que condeno, por isso acho que devemos tranmitir aquilo que achamos que é o melhor para a equipa. Mas o que será que é preciso o Ricardo fazer, para ser considerado mau?! Falas nos pés do Nelson, aspecto em que é realmente fraco, mas na globalidade Nelson é bem superior a Ricardo. Mesmo este pormenor é bem menos importante que a saida aos cruzamentos onde ha mais solicitações, e onde os lances sao mais decisivos. Nelson nao saber jogar com os pés, e como tal tendo consciencia desse facto despacha a bola para fora.

    O lance que deu origem ao golo do Luisao na Luz, considero o lance faltoso como é obvio, mas Ricardo deveria ter tido mais precaução na abordagem ao lance, ou seja, naquela situação e para se precaver devia ter socado a bola.

    Perguntas-me se Ricardo já fez defesas, eu digo que sim, algumas o que acaba por ser natural, nunca vi nenhum GR no mundo que nao as tenha feito. Quantos pontos já nos "deu"? Poucos, muito poucos para aqueles que ja deitou a perder.

    Acima de tudo quero o melhor para o meu clube, e tendo Ricardo estamos numa posição completamente desfavoravel em relação aos adversarios.

    Re:mais um artigo

    Olha, isto vai parecer um "círculo vicioso". Eu não te posso dizer quantos pontos já o Sporting ganhou graças ao Ricardo... exactamente pelos mesmos motivos que não sei quantos já o SCP perdeu por culpa dele. E já expliquei porquê!

    Assim como todos os GR's fazem grandes defesas, como dizes, também todos dão grandes "frangos". Só que uns são mais mediatizados do que outros.

    Isto serve para te dizer que, no caso de Ricardo, é tudo analisado "ao microscópio", muito mais do que qualquer outro GR nos últimos anos em Portugal! E esse é que é "o problema", no meu ponto de vista, ao ponto de Peseiro ter sido "obrigado" a retirá-lo da equipa, acabando por o fazer pelos motivos errados!

    Não vou insistir mais, reconhecendo que pela especificidade do posto, qualquer GR está mais sujeito a críticas. Mas cada vez mais acho que temos de analisar isto, o futebol, como um jogo de equipa e não individualmente.

    Já agora: o exemplo do Rogério era apenas um exemplo. Não tenho nada contra o Rogério, antes pelo contrário. Ele não marcou por azar. Mas o que quis dizer é que é sempre possível ir por outro tipo de análise... e eu podia insistir que aquele lance tem de ser concretizado, seja o jogador um ponta-de-lança, seja um médio esquerdo, seja um lateral direito. Olha, bastava eu ser de um grande jornal ou TV e começar a escrever/dizer essa ideia - a de que o Rogério foi um nabo naquele lance! - e logo uns milhares de leitores/tele-espectadores passavam a dizer o mesmo! Percebes o que quero dizer, com certeza! :)

    Abraço

    Re:mais um artigo

    Primeiro nao sou influenciado por ninguem na analise ao Ricardo. Que fique claro, e até pelo contrario acho que os media protegem demais o Ricardo.

    Acho que tudo isto tomou proporções inimaginaveis para uma personalidade de baixo valor moral, e nem sequer é uma mais valia a nivel desportivo.

    Eu admito que todos possam errar como o Rogerio errou (eu admiti e percebi onde querias chegar), mas há limites para tudo. Para piorar ainda mais a situação, Ricardo é uma pessoa de pouco caracter colocando-se sempre numa posição de vitima, quando nao lhe ficava nada mal admitir certos erros. Entao aquele pato contra o Liechtenstein foi demais, isto para nem falar do golo que a Suecia marcou. Até eu fiquei com vergonha! No final de jogo ainda diz que está ser perseguido. Porra, é demais.

    Ainda nao reparaste que Ricardo apresenta erros técnicos graves para o "cargo" que ocupa, e para o estatuto que lhe impuseram? Querem fazer dele um grande GR à força, mas ele já provou que nao está para aí virado. Esta minha indignação existe porque quem sai mais prejudicado é o meu clube.

    Re:mais um artigo

    Eu não quis dizer que TU és influenciável... e, olha, não quero entrar em análises do carácter do Ricardo, se se desculpa com razão ou sem ela... esse tipo de coisas.

    Tu tens a tua opinião... eu já te expliquei a minha. Estou longe de considerá-lo um GR perfeito... mas também não acho que seja assim tão mau como muitas vezes "o pintam"!

    Como tu próprio escreves num texto, os golos sofridos não dependem só do GR e dos defesas, mas também da forma como a equipa "defende" logo com os avançados, a cobertura do meio-campo, etc.

    E fico-me por aqui... embora a nossa conversa caiba perfeitamente dentro do "topic"! :)

    Abraço

    Re:mais um artigo

    Eu também nao digo que é sempre por culpa dele que o Sporting sofre golos, mas ele apresenta graves deficiencias tecnicas que prejudicam muitas vezes a equipa. É como se tivesses um Tonel coxo, seria muito mais dificil termos uma defesa sólida.

    Um bom conjunto faz-se com boas individualidades, e isso também deves concordar. Por isso, colocar Ricardo no onze do Sporting é piorar o colectivo.

    Ja deu para perceber o ponto de vista dos dois, e nao me parece que algum de nos vá "ceder" na opiniao ao Ricardo :P

    Abraço

    Re:mais um artigo

    Epá...o Ricardo é impecável em todos os aspectos técnicos de um guarda redes à excepção dos cruzamentos...claro que dá frangos qual o guarda redes que nunca os deu?!Ainda no jogo com o Glasgow o Baia(que muitos consideram o melhor do mundo) engatou num lance ou outro!!Quanto ao que o Nelson disse da imprensa...é verdade..a imprensa influencia as pessoas...mas não da maneira que pensas!Eles não se limitam a escrever artigos a dizer mal dele, mas muitas vezes escrevem artigos em que omitem informação de maneira a que acaba por prejudicar o Ricardo!!Por exemplo a entrevista que ele deu à rtp(salvo erro) em que ele disse que teve propostas para sair do Sporting e que se calhar era melhor ter saido a nivel pessoal por causa da pressão constante sobre ele..mas que quis ficar no Sporting e ganhar titulos...o Record referiu apenas que ele disse que era melhor ter saido do Sporting...percebes?São estas coisas...Desde principio, desde o primeiro jogo que apareceram pessoas a dizer mal do Ricardo!Pessoas cheias de azia ou por ele não ter ido para o Benfica ou por ter tapado o lugar ao Baia na seleção!!Outra coisa..a época passada no primeiro jogo entre o Sporting e o FCPorto "O Jogo" fez um inquérito a todos os gr da superliga(e quem melhor para responder a isso)para que eles atribuissem pontuações aos aspectos técnicos de cada um dos gr (Ricardo/Baia)...as pontuações ficaram equivalentes com uma diferença minima entre elas...e lá estava a pior pontuação do Ricardo nos cruzamentos mas em compensação superou em muitos outros aspectos o Baia o que permitiu que ficassem com pontuações praticamente idênticas!!Sinceramente não me lembro qual deles o melhor pontuado mas dá para ver que o Ricardo não é nem de longe o mau gr que pintam, só que ao contrário de outros gr que não têm a pressão de terem o seu trabalho criticado constantemente com ou sem justificação ele não tem apoio de muita gente e nem se pode defender de uma critica injusta sem que o acusem de falta de humildade!!Eu não queria estar na posição dele...imagina o que seria seres um bom gr mas passarem a vida a dizerem que não prestas e que és um frangueiro e nem te podes desculpar da vez em que ficaste ofuscado pelos holofotes ou havia um nó na relva que desviou a bola sem que te acusem de falta de humildade...Ou então sabes que há muitos jogos em que dás a vitória à tua equipa e que te julgas merecedor de um aplauso ou de qualquer louvor pela exibição mas todos ignoram isso...ou então estás num jogo em que estás a fazer uma boa exibição e acontece uma falha e independentemente da tua exibição até aí caem-te todos em cima...e começas novamente a ser contestado e gozado por adversários a quem convém que não sejas um bom guarda redes porque simplesmente és o guarda redes do adversário!!Epá a vida desportiva desde que está no Sporting é um pesadelo e no entanto ele preferiu ficar e ajudar o clube a conquistar titulos...sabendo que podia ir para Inglaterra ganhar muito mais dinheiro num campeonato onde seria apreciado pelo seu valor!!Acho que essa atitude merece um louvor!!Para mim e independentemente do que outros achem, o Ricardo é dos melhores GR que passou pelo Sporting desde que me lembro de ver futebol!! :) Fica bem!

    Re:mais um artigo

    la esta, essa é uma teoria de vitimização, que eu nao compreendo. Respeito o vosso ponto de vista, mas na minha opiniao a diferença que existe entre a minha e a vossa opiniao é que para voces ele é bom GR, mas para mim é mau.

    Se em dois anos ele nao justificou o investimento e o rotulo de "craque", porque havia eu de dizer que ele era bom, só por ser de Sporting?

    Se um dia ele provar o contrario, estarei ca eu a admiti-lo. Espero bem que isso aconteça, é sinal que está a produzir para a equipa.

    Em relação ao ser um dos melhores de todos os tempos no Sporting, desculpa lá, mas isso é completamente falso.

    Re:mais um artigo

    Eu não disse que era de todos os tempos..lol...disse sim..desde que me lembro de ver futebol..

    Vale mesmo a pena responder ?

    « (...) No entanto no derby apagaram o grande reforço Micolli e Nuno Gomes. Porque razão se criticam tanto defesas com provas mais que dadas? (...) »

    lol Micolli fez o seu primeiro jogo com a camisola do Benfica fora de posição ! Nuno Gomes entrou com a equipa com 10 e mesmo assim ainda criou uma grande situação que Luisão não concretizou ! É .. Uma exibição de outro Mundo dos centrais leoninos ... Fariam a mesma exibição com a equipa que entrou contra o Lille ?

    « (...) E porque razão se encobre a do Benfica que sofre golos de bola parada e auto-golos? (...) »

    Isso não tem obrigatoriamente a ver com a falta de qualidade dos jogadores .. Pode ser uma questão de azar ou simplesmente de desorganização táctica ! Sim , porque nos cantos a táctica também conta porque mal a equipa corta a bola é essencial que os jogadores ocupem a sua posição o mais rapidamente possivel e se não tiverem agrupados bem dentro da área e com os homens certos pode dar buraco !! Vamos ver como resulta com o 4-4-2 ..

    Re:Vale mesmo a pena responder ?

    "Fariam a mesma exibição com a equipa que entrou contra o Lille?"

    Who knows?
    Até podiam ter feito melhor... :)

    Abraço

    Re:Vale mesmo a pena responder ?

    Exacto , por isso é que eu só coloquei a questão :P Cada um terá a sua opinião dependendo do clube ou anti-clube que se tenha ..

    Mas com o Miccoli a jogar daquela forma :x Jasus !

    Abraços

    Re:Vale mesmo a pena responder ?

    Confessei-me fã do Miccoli... mas isso agora não significa que considere que seja "imparável"!

    Se é verdade que o Miccoli poderia representar mais perigo, juntamente com outro tipo de estrutura que o SLB apresentou dias depois, também não deixa de se poder admitir que os defesas e restante equipa do SCP poderiam jogar mais motivados e concentrados, anulando, na mesma, o ataque do SLB... quiçá aproveitando o contra-ataque, por exemplo.

    Como jogador, o que te motiva mais... "arrancando" de ti melhores exibições?

    Topas? ;)

    Re:Vale mesmo a pena responder ?

    Espero que amanhã tenha o mesmo speed :P

    A questão das alturas dos jogadores

    Não gosto destas observações de chamar aos jogadores "abébias e flops" para mais num artigo de opinião, não fica bem e não dignifica quem escreve e quem edita. A Edição poderá dizer que a "responsabilidade é dos autores", o mesmo se passa nos jornais com os articulistas e comentadores não jornalistas, mas é um caminho perigoso esse - o futebol, o desporto em geral, não é própriamente uma "arena romana" onde os seus intervenientes podem, ou devem, ser catalogados com todos os nomes que nos apetecer.
    Sobre a questão levantada de "o Benfica que sofre golos de bola parada" a questão é interessante e remete-nos para a questão das alturas.
    Os laterais do Benfica são baixos e Luisão, Anderson e Ricardo Rocha não podem chegar para todas as encomendas (talvez por ter esta realidade é que Koeman ensaiou a táctica dos 3 defesas). Uma situação que pode criar bastantes engulhos ao Benfica quando encontrar equipas com jogadores bastante altos e for pressionada com cruzamentos. Nelson tem 1,72, Leo 1,69, João Pereira 1,72, Dos Santos 1,74. No meio-campo a altura não abunda (Nuno Assis tem apenas 1,68 daí talvez o ter estado arredado das convocatórias) e no ataque Miccoli tem 1,68 e Simão 1,70. Dirão que Miccoli marcou um excepcional golo de cabeça mas não estão à espera de ver muitos mais assim à moda de Jardel pois não?!
    Relembro que Mourinho não queria jogadores baixos para as faixas laterais e até disse em resposta a um jornalista que lhe lembrou Roberto Carlos " Robertos Carlos quantos há?".
    Em situações de pressão do adversário a altura não é uma questão irrelevante.

    Re:A questão das alturas dos jogadores

    este benfica paresse um conto de fádas.
    sim sim luisao, anderson, ricardo rocha e moreira sao uns gigantes, só falta agora diser que o ronaldo koeman é a branca de neve e os outros jogadores mais pequeninos sao os 7 anoes.
    a branca de neve já deve estar a dormir, porque o benfica anda nos ultimos lugares da tabela. só falta agora chegar o principe luis filipe vieiga e beijar a bela loira adormessida senao depois será tarde demais.

    Re:A questão das alturas dos jogadores

    bebe menos.

    Re:A questão das alturas dos jogadores

    Temos cómico no relvado.

    Re:A questão das alturas dos jogadores

    Acho que o Jack Daniels ao utilizar as expressões "flop" e "abébia" em relação ao Tonel e ao Polga se referia ao que deles tem sido dito, incluindo por muitos adeptos do clube e não propriamente à sua própria opinião.

    Cumps