A década do Sporting? | Relvado

A década do Sporting?

 

Thy NightWolf sublinha que "nas primeiras 3 décadas do século passado (1905/1935) os 3 grandes dominaram com outros clubes (Belenenses, Académica, V.Setúbal) o futebol nacional. Só a partir, sensivelmente, da 2ª metade da década de 30 o Sporting começa a crescer sem parar, tendo o seu período de ouro nas décadas de 1940, 1950 e na primeira metade da década de 1960. Foi nessa altura que no Sporting alinharam os famosos 5 violinos (a melhor linha avançada que Portugal conheceu até agora).
A partir da década de 1960 começa o crescimento do Benfica, e o seu apogeu deu-se já na década de 60 e durou toda a década de 70 e na primeira metade da década de 1980. Foi nesta altura que o clube da Luz deu a conhecer Eusébio, Coluna, Simões, Torres, etc.
Só no fim da década de 1970/ início da década de 1980 é que surge o apogeu do Porto. Durante 2 décadas (em especial na década de 1990) o Porto dominou a seu belo prazer o futebol nacional)."

I Liga:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mais candidatos

Nao sei se o Sporting vai dominar a decada(era bom),mas que novas equipas vao surgir a lutar pelo titulo nao tenham duvidas.Leiria,Braga,Guimaraes,Maritimo,Belenenses tem tudo para daqui a poucos anos lutar pelo campeonato.

Dinastias,sim ou não?

É uma boa pergunta para se fazer aos orgãos de comunicação social do nosso país.Eles é que de certeza sabem responder,já que são eles que escolhem os prováveis campeões todos os anos.E se repararem,nunca erram...porque será?

Eu voto na variedade

Caro NightWolf,
É legitimo falar actuamente do Sporting, porque vai em 1º e tem Jardel... apenas por isso.
No caso do Benfica ou FC Porto não existiu um Jardel durante os anos em que estes clubes foram dominantes, pois de resto Jardel no FC Porto esteve 3 épocas, e só foi Campeão em 2!!
Sinceramente, no futuro, não me parece que voltemos a ter um clube que goze de alguma superioridade ou que sobresaia de entre os restantes. Vaõ surgir mais "Boavistas" a darem um pontapé no marasmo e no desequilibrio existente no nosso futebol e com eles vai existir a migração de simpazantes dos grandes para os clubes da cidade ou região onde as pessoas moram.
É a tendência clara que temos vivido nas últimas 3 épocas.
Tal facto deve-se a termos um Campeonato cada vez mais competitivo, e em que os pesados orçamentos dos 3 grandes, cada vez se tornam mais incompatíveis com a realidade financeira o que os vais forçar a optar uma gestão mais realista (mais á Boavista), em que com menos $$$ se conseguem os mesmos ou melhores resultados.
O fosso que existe entre os ditos grandes e os restantes tende a ser cada vez mais atenuado e tal facto vai contribuir para que equipas como o Braga ou o Leiria (ou mesmo o próprio Boavista) deixem de surgir em lugares de topo apenas exporádicamente, mas o passem a fazer com maior regularidade.
Não esquecer que a IIª Liga está a ser uma verdadeira antecamara pois obriga os clubes a trabalhar de uma forma bem diferente daquela que estavam habituados, sendo actualmente mais fácila a um clube manter-se na Iª Liga que tentar a súbida da IIª para a Iª Liga. Tal preparação obriga as equipas que habitualmente lutam para não descer á IIª Liga a prepararem-se de outra forma, a apontarem para maior número de pontos por época, a fazer os "grandes" perderem pontos, diminuindo desta forma o fosso.
Espero estar cá quando (daqui por 15, 20 anos) tivermos mais clubes Campeões nacionais e maior rotatívidade dos clubes que nos representam na Europa.
Quem tiver unhas... tocará guitarra.
Até uma próxima,

Kikas

Correcção

O Jardel esteve 4 épocas no FcPorto e foi campeão em 3.
Só não foi campeão na última.
Época em que o campeão foi o Sporting.

Correcto...

Caro Pois,
é correcto e eu deveria de me lembrar disso mesmo por duas razões:
-foi a única época que fez com António Oliveira, e foi a mais esforçada até agora em Portugal (com muitas passagens pelo banco quando não interpretava o jogo da forma que o treinador desejava);
-foi a minha penúltima época como assistente na Liga.
É correcta a sua observação.
Até uma próxima,

Kikas

Porque?

Acho incrivel,que apenas com um campeonato ganho nesta época...e ainda no inicio da mesma,ja estejam a lançar foguetes para o fim da dita! A Decada do Sporting? Porque? A que proposito? Admito que o Sporting esta com toda a força este ano....e que e serio candidato a conquista do titulo e talvez da taça,mas ...decada? Ainda é tao cedo!!! Vamos ter calma....!!! Mais uma vez ,e sempre que falo do sporting,tenho que realçar a sua massa associativa,e em especial a sua claque! Parabens Juventude Leonina!
SAUDAÇOES AZUIS E BRANCAS!

Apenas um reparo

Caro Capucho

Apenas queria deixar claro que não fui eu quem colocou o título para o artigo. O título original era "Os clubes que dominaram o futebol português" (salvo erro foi esse o título).

O meu agradecimento pelas suas palavras sobre a claque e massa associativa sportinguista.

Saudações leoninas

Thy NightWoof

Ciclos?

Duvido que exista um claro dominador na próxima década. Os ciclos de equipas dominadoras no campeonato português terminou na decada passada, prova clara que o futebol em Portugal, está a tornar-se mais competitivo - União de Leiria / Boavista / Maritimo / Belenenses - são exemplos de boa gestão que certamente vão resultar, cada vez mais, em bons resultados nos proximos anos. Assim espero!

Sem domínio...

É certo que cada época teve o(s) clube(s) que a dominaram. É também certo que o SportingCP parece o mais lançado para dominar este início de século XXI, mas na minha opinião, o futebol português, vai, e está a demonstrá-lo, tornar-se cada vez mais competitivo... Ou seja, daqui a uns aninhos, e como reflexo da época passada e da época corrente, FCPorto, BoavistaFC, SLBenfica, SportingCP, Un. Leiria, CFBelenenses e SCBraga são os clubes em melhor posição para tornar o "nosso" futebol num dos melhores do mundo!...

Re:Sem domínio...

Falta aí o Maritimo...que tem a decorrer um projecto interessantissimo liderado pelo Prof. Nelo Vingada, sendo (e quando se fala do aproveitamento das equipas B e da formação) uma das equipas que melhor proveito tem tirado da formação.
Eusébio; Zeca; Bruno; Briguel; Fernando; Olim...são os nomes que rapidamente me ocorrem...alguns faltarão..

Só hà um clube...

Caro Lobo da Noite:
O clube que vai dominar nos próximos tempos, irá ser o clube dos administradores, acabou o associativismo, a dedicação, o amor á camisola, agora iremos falar de acções, cotações e trocas e vendas de activos (passes de jogadores), como se não se tratasse de seres humanos.
Este para mim será o grande vencedor, o Mercenários Futebol Clube, e em segundo será o Corruptos Futebol Clube, em terceiro teremos a APAF, que vem sempre atrás de quem manda para não ficar mal, estilo beija mão.
Não digam a ninguém que eu falei isto, é TOP SECRET, Off Record.
Amanhã estará em todas as páginas dos nossos pasquins desportivos diários com parangonas.
Saudações Vitorianas
PS. Até á minha volta!!!!

Atletico também vais?

Atletico também vais bazar?

o porto vai dominar, de

o porto vai dominar, de seguida será o benfica

Nenhum

Para mim a resposta é simples : nenhum clube dominará o panorama futebolístico nos próximos tempos.

Estou convencido que iremos verificar uma situação similar à que se passa no basquetebol, onde todos os anos as equipas se fazem e desfazem; entram 3 americanos, saem 2 croatas, troca-se de espanhol, os portugueses saltam de clube em clube, etc.

No futebol da era Bosman, por muito que se tente, é impossível manter uma equipa intacta. O Sporting deste ano (que está forte) aproveitou jogadores desprezados nestes 2 últimos anos pelos seus rivais (Paulo Bento, Jardel, João Pinto). Mas Paulo Bento e João Pinto já estão nos 30, assim como os eficientes defesas André Cruz e Babb; Jardel tem uma cláusula baixa e sai ainda mais facilmente do que saiu do Porto. E depois ? Depois vêm outros, que podem resultar ou não.

As próprias SAD apostam claramente em resultados de curto prazo, porque a dificuldade de manter jogadores não permite os chamados 'projectos'.

Assim, todos os anos se verá quem conseguiu manter o maior número de jogadores chave, quem conseguiu se reforçar melhor e quem tem um presidente cujo pai é presidente da liga (pronto, já aparvalhei um comentário sério).