Cunha Leal estranha que se fale em tentativa de corrupção | Relvado

Cunha Leal estranha que se fale em tentativa de corrupção

 


Cunha Leal estranha que se fale em tentativa de corrupção
Cunha Leal não entende porque é que a justiça desportiva fala em «tentativa de corrupção» quando nos Tribunais comuns Pinto da Costa foi acusado de corrupção activa. Mas José Manuel Meirim diz que o "Apito Dourado" pode motivar sentenças diferentes nas duas esferas. Com ecos do processo na imprensa estrangeira, parece improvável que surja qualquer condenação ao Porto nesta época.



É Pedro Mourão, ex-membro da Comissão Disciplinar (CD) da Liga, quem vem alertar para a improbabilidade de uma eventual perda de pontos ser aplicada ao Porto já nesta época. Em declarações à Rádio Antena 1, este elemento questiona «se havendo sanção será decidida atempadamente para ser aplicada ao presente campeonato».


Mourão repara que o inquérito «demorou demasiado tempo» e lembra que o processo disciplinar está no início, constatando que o desenrolar do mesmo «dependerá da atitude dos visados», nomeadamente de «quantas testemunhas vão arrolar» e de «como é que a prova será produzida». Convém ter também em conta que uma eventual condenação será passível de recurso, o que poderá prolongar ainda mais a aplicação de qualquer decisão.

O ex-elemento da CD repara ainda que a condenação do Porto poderá dar azo a indemnizações aos clubes prejudicados. «Havendo um prejuízo e não havendo a possibilidade de recolocar os clubes nos seus lugares, isso terá que ser traduzido em termos de indemnização pecuniária», explica Pedro Mourão.

Entretanto, Cunha Leal mostra a sua indignação na Rádio Renascença, revelando incompreensão perante o facto de a justiça desportiva ter alegadamente «reduzido» as acusações a «tentativa de corrupção», enquanto os Tribunais Civis falam simplesmente de corrupção desportiva.


Para José Manuel Meirim faz contudo sentido que a justiça civil e a desportiva interpretem de modo diverso o mesmo caso. Este jurista, especialista em direito do desporto, alega na Antena 1 que pode mesmo haver sentenças diferentes, considerando que a uma eventual absolvição na justiça civil, por impossibilidade de provar os indícios, poderá corresponder uma possível condenação no âmbito desportivo, ou vice-versa.

Na imprensa estrangeira vão surgindo os primeiros ecos do caso. Em Espanha o jornal Mundo Deportivo fala num «escândalo no Porto», enquanto o diário Marca vaticina a eventual debandada dos craques portistas. Num texto escrito pelo jornalista Nuno Luz fala-se da hipótese de o Porto descer de divisão, o que motivaria que «a maior parte dos seus jogadores abandonassem o clube, a começar por Ricardo Quaresma, a grande estrela da equipa», escreve-se.


Já em Inglaterra a nota dominante vai para o nome de José Mourinho. O The Guardian usa o título «Mourinho sob investigação» para abordar o assunto. Já o sítio da Internet da BBC repara que «Mourinho não foi mencionado no relatório da Liga» e que «é improvável que as alegações envolvam o antigo treinador do Chelsea». Por fim o Times relembra que foi na época a que reportam os factos que Mourinho atingiu «o seu maior triunfo» vencendo a Liga dos Campeões.


Fotos: Lusa


I Liga:

Comentários [159]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Cunha Leal estranha que se fale em tentativa de corrupção

tentativa substantivo feminino 1. acto em que se tenta alguma coisa; 2. envidamento de esforços para a realização de determinado objectivo; 3. experiência; 4. ensaio; 5. teste; 6. DIREITO prática de actos de preparação de um crime que, todavia, não chega a consumar-se; DIREITO tentativa de conciliação fase do processo cível em que o juiz procura conciliar as partes; (De tentativo) corrupção substantivo feminino 1. acto ou efeito de corromper ou corromper-se; 2. estado do que se vai corrompendo; decomposição; putrefacção; 3. acto de corromper moralmente; perversão; 4. adulteração; 5. estado do que é corrompido; 6. uso de meios ilícitos para obter algo de alguém; suborno; (Do lat. corruptióne-, «id.») Agora é só tirar conclusões!

Re: Cunha Leal estranha que se fale em tentativa d

É muito simples, realmente: a "consumação" do acto seria o Porto ter sido beneficiado pelas arbitragens. Como isso manifestamente não aconteceu, então poderemos estar perante uma tentativa de corrupção, nada mais.

AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

ONDE ESTAVA ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO JOGADORES DO BENFICA FORAM APANHADOS NAS REDES DO DOPING? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO DIRIGENTES DO BENFICA PAGARAM JANTARES A ARBITROS E DIRIGENTES DA ARBITRAGEM NO SAPO? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO O BENFICA FOI ACUSADO DE FRAUDES FISCAIS? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO O BENFICA VENCEU O ÚLTIMO CAMPEONATO? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO O BENFICA FOI ACUSADO DE CONTRATAR JOGADORES ANTES DE JOGOS COM AS EQUIPAS A QUE ELES PERTENCIAM? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO ALGUNS TERRORISTAS DO BENFICA AGREDIRAM UMA PESSOA NO AEROPORTO DE LISBOA? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO O BENFICA FOI ACUSADO DE TRABALHAR COM EMPRESAS OFF SHORES? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS NA ÉPOCA 2004/05? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO O FC PORTO FOI PERSEGUIDO COM PROCESSOS SUMARISSIMOS? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO JOSÉ VEIGA MUDOU O JOGO DO BENFICA COM O ESTORIL PARA O ALGARVE? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO SE SOUBE QUE JOSÉ VEIGA ÉRA O PATRÃO DO ESTORIL NA ÉPOCA EM QUE O BENFICA FOI CAMPEÃO? EM QUE HÓTEL É QUE AS LEAIS CUNHAS COSTUMAM FICAR QUUANDO PASSAM FÉRIAS NO ALGARVE? E QUEM PAGA A ESTADIA DAS LEAIS CUNHAS NESSE HÓTEL? EM QUE HÓTEL DE LISBOA É QUE AS LEAIS CUNHAS COSTUMAVAM ALMOÇAR COM LUÍS FILIPE VIEIRA? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO LUÍS FILIPE VIEIRA DISSE QUE ÉRAM MAIS IMPORTANTES OS LUGARES NA LIGA QUE OS BONS JOGADORES?

Este vómito tem sei lá quantos bem-escritos?

FDS! É mesmo o total desespero! Viva o Benfica crlh! Viva! Mexe mesmo com toda a gente! Até nem se importam de fazerem figuras ridículas!

Re: Este vómito tem sei lá quantos bem-escritos?

SLBTotti deves de ser um engano do 1 de Abril

Re: Este vómito tem sei lá quantos bem-escritos?

Xiii ganda piada, como é que o Ricardo Araujo Pereira ainda nunca a usou? :O Ridículo..

Re: Este vómito tem sei lá quantos bem-escritos?

Quem está a fazer figuras ridículas és tu, Tanto ódio ao melhor clube português.

Re: Este vómito tem sei lá quantos bem-escritos?

Da falta de arrogância não se podem queixar, pois essa vocês têm-na e muito, já da falta de inteligência... É que quando se acaba um frase, costuma-se pôr ponto final, e não vírgula... Certamente chegarás lá um ano destes...

é como tenho escrito: são corruptos e orgulham-se!

este ano as faixas vão dizer: "Orgulho de ser corruptos!" "Ganhamos sempre nas 4 linhas. O árbitro está lá dentro!" e vão cantar nos Aliados: "E quem não salta, não é corrupto! é quem não salta, não é corrupto!" "Corrupto, ou não, o que interessa é ser campeão!"

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Comentário "AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS" moderado como Bem Escrito

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Que ridículo! Hahahahahahah Como é possível este ainda ter pontos de moderação depois de tantas merdas como esta que ele modera? É o delírio!

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Não gostas de ler as verdades, não é?

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Verdades? Ai Meu Deus! Mas tu...não pode! A sério, tu... mas tu julgas mesmo que isto tudo é verdade? :o Jesus! Vê-se mesmo que só moderas por falar mal do Benfica, fazes assim com todos....

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Meu amigo tu só vez o Benfica e nada mais, e desculpa lá mas quem disse estas frases foi o teu ídolo Luís Filipe Vieira, Não sei se o Pinto da Costa fez ou não fez o que se diz, mas se fizesse o dobro daquilo que se diz que ele fez, nunca fará nem metade, daquilo que o teu clube já fez. Não sei se esta frase é para ti de difícil compreensão. Saudações (des)portistas _____________ Dragãoport PS Não sei se te lembras mas já te moderei com um Bem Escrito. Não é verdade que eu só modero quem diz mal do Benfica, não foi que disse; - Mais vale estar dentro da liga de que comprar bons jogadores,

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Ai que grande lol Que frases é que ele disse? Só uma pergunta, tu por acaso leste o comentário antes de o moderares? Sabes de que assuntos ele fala? Chegaste a ler uma frase inteira sequer? O teu presidente disse estas frases? Mas quais frases? O comentário fala de hipotéticas manobras de corrupção do meu clube, que foram feitas apenas por clubite e falta de inteligência e tu dizes "o teu presidente disse estas frases"? Acho degradante moderar um comentário apenas por ver que destila ódio sem antes ver sequer o que lá está escrito e muito menos sem ver se isso tem um pingo de verdade...

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Bem amigo, já vi que para ser burro, só te faltam as asas! Boa noite, dorme bem.

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Já viste uma coisa curiosa? Para ser burro, só me faltam as asas, tu para seres caracol só te faltam os cornos porque ranhoso já o és.... E daí não sei se os cornos estão mesmo em falta... A clubite cega-vos e torna-vos arrogantes até um ponto que vocês próprios às vezes nem se conseguem aperceber... Boa noite!

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

E como senão bastasse és repetitivo, lol ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO O BENFICA VENCEU O ÚLTIMO CAMPEONATO? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS NA ÉPOCA 2004/05? ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO SE SOUBE QUE JOSÉ VEIGA ÉRA O PATRÃO DO ESTORIL NA ÉPOCA EM QUE O BENFICA FOI CAMPEÃO? (não estás a querer dizer o mesmo com estas 3 frases?lol) Á e repara: ONDE ESTAVAM AS LEAIS CUNHAS QUANDO LUÍS FILIPE VIEIRA DISSE QUE ÉRAM MAIS IMPORTANTES OS LUGARES NA LIGA QUE OS BONS JOGADORES? Escreve-se "eram" e não "ÉRAM" , o estar em minusculo é um bonus lol, é mais pelo acento :P

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Eu acho que é ridiculo dizer que escrever em maiusculas é gritar LOOOOOL. Estamos a escrever, nao a falar (e nao me venhas a dizer que isso é uma regra). Sempre achei estupido essa regra... screwie

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Pera lá, não me venhas dizer que é uma regra, porque eu sempre achei estupida essa regra? Está aqui algo a bater mal ó Kadafi lol. Mas pronto olha, fica mal escreveres assim, é so para seres diferente? Assim quando alguém vê um comentário em maiusculas diz logo, calma é o Kadafi dos Pneus, lol, é capaz de funcionar. Ou então a tecla Caps Lock não existe para ti...

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Podes parar de escrever em maiusculas nos comentários que fazes por aqui? Senão sabes, é feio e sinal de má educação, parece que estás a gritar com alguém, logo sinal que estás nervoso, não precisas... acalma-te lol

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Lol....é o desespero dos andrades

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

(fank, 1 ponto , hoje às 15:06) Os Benefícios do SLB. 1º Foi a jogar ao estádio do Algarve em ambiente de festa, num campo neutro quando os adversários do Benfica jogaram na Amoreira. 2º O José Veiga detinha mais de 50% das acções da SAD do Estoril. 3º O presidente do Estoril foi dirigente do Benfica, conhecido como grande Benfiquista. 4º - O Primo do Veiga o tal que deu umas pingas no Aeroporto no caso Moureto foi figura vista com regularidade durante a semana que antecedeu o jogo junto do Plantel do EStoril 5º O Rui Duarte jogador do Estoril foi contratado pelo Benfica nessa semana, curiosamente esse mesmo jogador foi expulso aos 16 minutos de jogo com 2 amarelos, nunca este jogador tinha visto um amarelo na 1º liga. Depois foi como moeda de troca na transferência do Nelson, contratado no dia do jogo do titulo com o Boavista. 6º Foi nomeado para esse jogo Hélio Santos que já tinha sido nomeado para 4 jogos do Benfica sempre fortemente contestado pelas equipas adversárias. Basta ver o jogo da Luz com o Benfica – Guimarães nessa época. 7º Quanto ao jogo em termos de arbitragens basta relembrar que o Estoril começou por Marcar 1º depois houve um penatlty do tamanho do estádio a favor do Estoril que o Hélio não quis marcar, no 1º golo do Benfica não há falta nenhuma a favor do Benfica. No 2º golo o Luisão carrega um jogador do Estoril, para não falar que o campo teve todo inclinado a favor do Benfica, com o Presidente do Estoril a puxar pelo Benfica.

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

«O Rui Duarte jogador do Estoril foi contratado pelo Benfica nessa semana, curiosamente esse mesmo jogador foi expulso aos 16 minutos de jogo com 2 amarelos, nunca este jogador tinha visto um amarelo na 1º liga. Depois foi como moeda de troca na transferência do Nelson, contratado no dia do jogo do titulo com o Boavista.» Isto é para gozar, não? VocÊs resolveram supôr que o Rui Duarte pertencia ao Benfica e agora acham que isso é uma verdade insofismável. Nem sequer é verdade que o Nerlson tenha sido contrado no dia do título: só o contrataram em fins de Agosto, quando se resolveu o caso Miguel e se vendeu o Alex. E o que é que tem ele ter sido expulso sem amarelos antes disso? Mereceu-o plenamente. O Bruno Alves neste campeonato também já merecia uns vermelhos e no entanto tem apenas 2 amarelos.

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Claro que mereceu ,aliás a entrada dele que deu o primeiro amarelo foi para disfarçar ,porque era uma entrada de vermelho directo.O rapaz estava tão atrapalhado que quis logo resolver a questão,o que veio a fazer passado poucos minutos.

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

LOOOOOOOOOOOL É mesmo o total desespero! Que figurinhas!

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Figuras é a puta da equipa faz sempre que joga,com quem pensas que estas a falar! É alguma mentira que o jogador Rui Duarte fez duas entradas ambas para vermelho no inicio do jogo?!Secalhar nem vis-te o jogo devias estar a fazer o tpc,estou farto dos teus lol´s. Desespero puto,é ter 17 anos e só ter visto o nosso clube do coração ser campeão duas vezes,isso é que é o desespero.Tem calma ,só faltam 5 dias.

Re: viu ser campeão 2 vezes ?

com 17 anos ? não me parece ser possivel , é que fazendo bem as contas , o tipo tinha 3anos em 94 quando o benfica ganhou o seu penultimo titulo . achas mesmo que alguém já com 17 anos se lembra do que quer que seja quando tinha apenas 3 anos, ou até mesmo que já via jogos de futebol sentadinho no sofá com essa idade ?

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Tou a brincar contigo.

Re: AS CUNHAS SEMPRE LEAIS AO KADAFI DOS PNEUS

Para já pela sanidade mental (ou falta dela!) que demonstras ter não deves ser muito velho tu. Segundo ponto, aprendeste a ver e a olhar com quantos anos? É que eu mesmo com 14 (salvo erro) na altura lembro-me desse jog como se fosse hoje! E terceiro, dizer que o Rui Duarte era do Benfica, que foi obrigado a entrar para vermelhos e tal é degradante! E é claro qe o àrbitro não ia dar logo vrmelho directo no 1º, pois estava no principio do jogo e aí como foi a 1ª falta do jogador eles dão desconto! Se deu só ao segundo amarelo o vermelho só vem demonstrar mais o vosso desespero, pois estão-se a indignar que ele não levou logo à primeira.... e se ele levasse o que tinha merecido logo à primeira, aí sim, caía o Carmo e a Trindade! LOOOL!!!