Crónica: Futebol português a crescer ou em decadência? | Relvado

Crónica: Futebol português a crescer ou em decadência?

 

Estes últimos anos têm sido dominados pelo FC Porto, principalmente a nível interno, enquanto que externamente o clube conquistou uma UEFA e uma Champions, bem como uma Intercontinental.O Benfica teve a campanha de Ronald Koeman, embora tenha sido o pior dos grandes a nível europeu, e o Sporting chegou à desejada final da UEFA e perdeu em casa, frente ao CSKA.No nosso campeonato temos um Guimarães que é capaz do melhor e do pior; um Braga que garante sempre presença na UEFA e que há muito ameça um lugar no pódio da BWin e mais um pequeno grupo de equipas que tem sido presença regular a nível da UEFA (Marítimo, Setúbal, Nacional e Guimarães, para além do Braga).Estas equipas têm demonstrado não serem clubes grandes demais para estarem no sorteio da Champions (exceptuando este ano o Guimarães), nem pequenos demais para serem derrotados facilmente no estrangeiro.Já em termos de divisões secundárias tem havido supresas na Taça e temos equipas que sobem e descem supreendentemente (Leiria, Moreirense, Naval e, na secretaria, temos casos de Gil Vicente, Boavista, Belenenses e Paços).Num clima de descrédito do nosso futebol, não deveremos olhar para estes dados e reflectir um pouco sobre o nosso futebol? Ver sempre Benfica, Porto e Sporting a ganhar é bom para o campeonato? Será que muita gente ainda não se apercebeu que devemos ter um campeonato muito melhor e competitivo que o francês, por exemplo?4Ever Banega

I Liga:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O Braga quanto a mim

Esta chegar-se aos grandes pouco a pouco, ano após ano.Já tem uma senhora equipa. Até na Europa tem dado cartas. Quanto a mim só lhe falta 3 coisas essenciais: -Não depender muitos dos emprestimos dos grandes. -Ter maior massa adepta, mas isso ganha-se com alguns titulos. -As arbritagens serem ao nivel das dos outros 3 grandes. O 3º PONTO é facil de interpretar... É que não chega ter só garndes equipas... Parece ter as finanças saudáveis para não ir pelo mesmo caminho dum Boavista. Quanto a Leixões;Guimaraes;Setubal;Nacional não me parece que se cheguem tão cedo. Podem ter 1 ou 2 anos de surpresas mas depois não vão passar disso porque não tem o background necessário, embora o Guimarães e mesmo o Leixões tenham uma massa adepta bastante aceitavel.

A crescer a nível de jogadores individuais

A descer a nível de selecção

Futebol portugues

Claro que está em decadência porque mtas razões, mais união dos clubes ditos grandes em vez de andarem constantemente a acusarem-se, dps somos mais vendedores dos bons jogadores do que comprar não digo estrelas mas bons jogadores mtas vezes pelos seus elevados vencimentos...vemos em espanha e inglaterra as 10 melhores equipas têm condições para lutar pelo titulo em portugal, dps o valor dos bilhetes que é um roubo em mts casos e para finalizar as arbitragens uma vergonha.

É toda a vida...

... sempre a mesma treta de discussão e nunca se descobre a pólvora! Ai porque está em crescendo, ai porque está em queda, ai as arbitragens, ai a fuga dos craques.... Ai, ai, ai, ai! Porra! Vira o disco e é sempre o mesmo fado. Mais bola meus senhores!

é bom mas igual

Quer se queira quer não os 3 continuam grandes e salvo um ou outro precalço ganham as principais competições. se no campeonato Nacional se pode falar apenas da surpresa Boavista no resto são conquistas pontuais. O unico que eu vejo como uma subida sustentada do clube é o Braga, tem subido degrau a degrau e já se intrometeve na luta do titulo, tem consolidado a sua carreira europeia . a sad tem dado lucro e tem um plantel excelente. depois há o guimarãed do ano passado o leixões, houvve o leiria e moreirense, provavelmente haverá o olhanense. O futebol português é competitivo, lembro me do maritimo vender caro a derrota contra a juventus, de o leixões e salgueiros terem uma boa carreira desportiva. mas falta é haver mais "bragas" que se interponham lá em cima e se mantenha por vários anos.

Falta, ainda, profissionalismo

Não é do dia para a noite que se contrói uma Liga altamente competitiva. Muito menos com a actual capacidade económica portuguesa. No entanto, poderemos defender que o nível do futebol tuga está bem acima dos representação média dos diversos ramos de actividade da sociedade portuguesa (artes, finança, indústria, investigação, etc.). O melhor jogador do Mundo é português, os nossos clubes são bastante competitivos (em termos de rateio custo/produtividade). Enfim, tomara a todos nós que o maior problema de Portugal fosse realmente o nível da Liga. O que acontece, infelizmente, é que o futebol é precisamente utilizado para escamotear a pouca vergonha que vai assolando este país... Existe, todavia, margem para melhorar. Sobretudo num aspecto: a capacidade dos dirigentes. Falta seriedade, falta conhecimento, falta tranquilidade. Os projectos constroem-se e destroem-se ao sabor do vento, sem continuidade nem coerência. Tenho fé que as novas gerações de gestores desportivos ultrapassem esta endemia e que ponham o futebol português num patamar superior. Mas para tal será necessária uma limpeza nos processos e nos princípios... Endhoscopy

O futebol Português é um salve-se quem puder!

Não há uma política de liga ou de federação como há por exemplo em Espanha e em Inglaterra. Cá estão sempre a puxar a brasa às suas sardinhas, senão vejamos, antes falava-se de centralismos de poder na capital, hoje fizeram um "shift" a norte e em termos práticos, tudo na mesma como a lesma! Para mim pouco importa que a sede da liga e dos árbitros seja no Porto, Lisboa, Funchal ou em Maputo! O que quero é maior rigor e maior visão para a modalidade. Temos o melhor jogador de futebol do mundo e temos o maior empresário de futebol do mundo... só não temos a melhor liga por falta de ambição, de querer e de união (dos clubes para um bem melhor)! Acredito que os clubes nacionais poderiam ter algum desafogo financeiro e os grandes ainda maiores, bastava para isso uma política comum. Mas longe ainda estamos desta visão utópica. Era preciso alguém de poder meter as mãos na "merda" que existe no futebol! A ver vamos! Por enquanto só peço que o meu Benfica ganhe com brio, suor e com espectáculo! 10G

Re: O futebol Português é um salve-se quem puder!

Bem escrito! ;)

Re: O futebol Português é um salve-se quem puder!

«Não há uma política de liga ou de federação como há por exemplo em Espanha e em Inglaterra. » Para ser franco, aqui em Inglaterra não vejo sinal da federação. Não se ouve falar deles sem ser a propósito da selecção nacional e dos preparativos para os Jogos Olímpicos. Também há treinadores com azia quando acham que foram roubados, com a diferença que as acusações são de incompetência ou de "arbitro caseiro" e não necessariamente de corrupção. As equipas pequenas também têm muito menos guito que os 4 grandes, as receitas televisivas são distribuídas em função da classificação no campeonato, reforçando os mais fortes... e há queixas que os mega-investidores estão a estragar o jogo com as suas transferências milionárias e com a falta de investimento nas escolas locais. As diferenças não serão assim tantas, mas há uma que é fulcral: o público exige ver bons jogos, ver golos e futebol atacante. A táctica do "autocarro" também existe, mas é pouco tolerada. Talvez seja este o caminho: exigir mais dos jogadores e treinadores, e menos dos árbitros e dirigentes.

Re: O futebol Português é um salve-se quem puder!

É a política do tacho...

Re: O futebol Português é um salve-se quem puder!

Excelente visão. Só falta mesmo avançar com medidas concretas.

Bom artigo!!

Ontem enviei o seguinte artigo que não foi publlicado. Que a preposito do jogo da luz fala tb dos problemas do futebol português. E que no final tem uma conclusão triste, o melhor que o Braga tem a fazer é desinvestir!! É fazer as mais valias que poder, pk nunca o iram deixar ser campeão ou ir a liga dos campeoes e rentablizar assim o investimento! Artigo que foi retirado do http://www.vilarealsport.com, autor Pedro Ribeiro. O qual eu concordo a 100% "O que mais me chateou no jogo Benfica-Braga foi a arrogância de todos os adeptos (ditos) grandes: que o Benfica foi beneficiado, que o Porto e o Sporting foram prejudicados... Não, senhores, o grande prejudicado foi o Sp. Braga, que poderia (e visto o jogo, deveria) ter vencido igualando na classificação Benfica e Leixões e colocando-se a dois pontos do Porto e a meros três pontos do líder que seria o Sporting. Vê-se assim uma equipa com um potencial equivalente a qualquer um dos grandes, as suas ambições limitadas à luta pela UEFA quando poderia ambicionar mais - atente-se no facto de ter obrigado o Benfica a uma actuação à lá Trofense na segunda parte da Luz (com todo o respeito para o Trofense que não tem um décimo dos recursos do Benfica). Infelizmente, ninguém esteve interessado em discutir o importante das declarações de Jorge Jesus: não é possível ao Braga ou a outro clube de dimensão semelhante chegar ao título porque "quando somos melhores no campo, eles não deixam.Entretiveram-se todos como o costume a olhar para o seu umbigo, olhando para as incidências da partida na perspectiva da luta a três pelo título... como de costume! Se as pessoas parassem para pensar perceberiam que é este o âmago do problema da falta de espectadores nos estádios. Porque o problema é fundamentalmente da impossibilidade de arrastar espectadores por parte dos outros clubes. Assim, é impossível. Qual é a atitude racional de quem dirige o Braga? Em minha opinião, só pode ser uma, desinvestir! Fazer algumas mais-valias com alguns jogadores porque ter um plantel com capacidade para ombrear com os grandes para jogar para a UEFA é um desperdício de dinheiro. E é natural que os jogadores do Braga se sintam frustrados e desmotivados e se sintam agora tentados a procurar outras paragens onde lhes seja permitido chegar mais além. É pena mas não há muito mais a fazer. Até porque este estado de coisas tem não só o beneplácito dos media como até serve os seus interesses imediatos. Assim sendo, siga a marinha... PS: O único caminho para chegar mais além foi trilhado pelo Boavista. Ultrapassou-os no seu próprio domínio. Mas pagou caro a afronta..."

Re: Bom artigo!!

Que raio de moral quando o vosso presidente é um pau mandado (e adepto) do porto1

Re: Bom artigo!!

è pena que nem todos os adeptos de futebol, vejam as coisas com essa clareza. grande comentário...

Off-Topic: Quem tramou Maku

«Havia acordo entre o West Bromwich e o Benfica, mas eu apresentei-me no clube e não gostei da proposta. Está fora de questão assinar pelo West Bromwich. Respeito o clube, mas decidi não entrar neste projecto», afirma Makukula.

Re: Off-Topic: Quem tramou Maku

Ele não gostou da proposta do WBA. O que é que o Benfica tem com isso? Depois de chegar o acordo entre os clubes, a proposta ao jogador já era para ser resolvida entre o WBA e o empresário do Makukula. cumps

Re: Off-Topic: Quem tramou Maku

Pensei que isso já não se usava.Então o jogador sai de Lisboa a dizer que vai realizar um sonho de jogar em Inglaterra,mas afinal viaja sem contrato?!

Re: Off-Topic: Quem tramou Maku

É a mesma coisa que se por exemplo o jogador não tivesse passado nos exames médicos, tem de haver acordo mútuo (empresário do jogador e clube), o Benfica apenas aceitou a proposta de empréstimo do WBA e lhe deu a permissão de se deslocar a Inglaterra.

Re: Off-Topic: Quem tramou Maku

É assim, acho que isso está mal claro. Mas também penso que é alheio ao Benfica. O contrato de empréstimo, sim, é entre os clubes. Mas o contrato entre clube comprador e jogador é feito por empresarios, não é o normal? Todos os anos tem havido disto, esta época o Patacas não rescindiu com o Nacional para ir para a Bulgária e depois não aconteceu o contrato não ser o prometido? Ele chegou lá como jogador livre, não gostou, não aceitou. Ficou sem clube à pala disso. Sorte a dele que o Nacional o aceitou de volta. cumps

Re: Off-Topic: Quem tramou Maku

Acho que surgiu uma proposta do porto por ele.

Re: Off-Topic: Quem tramou Maku

Só se foi do Porto de Leixões :).

E esta hein?

MAKUKULA PODE (AFINAL) PARAR NO BOLTON Afinal, o destino de Makukula não deverá ser o West Bromwich Albion, clube com o qual o Benfica tinha assumido a existência de princípio de acordo para o empréstimo do avançado. Segundo noticia a imprensa inglesa, o Bolton apareceu interessado à última hora e prepara-se também preparado para receber o jogador, que, por seu lado, não terá ficado agradado com a proposta que lhe foi apresentada pelo West Bromwich Albion, actual «lanterna vermelha» do principal campeonato inglês. Fonte: abola Se houve outro clube interessado que lhe apresente uma proposta melhor (£'s) por qual clube achas que vai ele optar? Sem esquecer que a probabilidade do WBA descer é grande.

Re: E esta hein?

Desculpa lá mas o acordo entre o benfica e o WBA,foi um acordo fantasma?

Re: E esta hein?

Não, mas a última palavra será sempre do jogador!

Re: Off-Topic: Quem tramou Maku

O WBA! Ou então o próprio Makukula, já que pelo que parece, existe um clube bem mais apetecível que pretende os seus serviços...

Re: Off-Topic: Quem tramou Maku

Não foi o único. Quem não se recorda de José Fonte, Marcel, entre outros. Afinal é incompetência, não é corrupção. LOL