A coragem que é preciso... | Relvado

A coragem que é preciso...

 

Ghost diz: "o Sp.Farense
andava ainda há 4 anos no 1º escalão do nosso futebol e agora está na III
Divisão atravessando grave crise financeira. Está impedido de inscrever
jogadores e pode vir a disputar o campeonato com os juniores. Como é possível um
clube histórico do futebol português e do Algarve descer tão baixo? Não merecia
mais apoio dos governantes? Ou a melhor solução seria a fusão dos clubes do
Algarve num só?" Chess fala ainda
do caso do Alverca e questiona: "quantos clubes andam aí na mesma débil
condição financeira? Há quantos anos Ovarense, Felgueiras e tantos outros
continuam a competir sem pagar a fornecedores e atletas? Haja coragem para
acabar com isto!"

I Liga:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ghost amigo...

"Ou a melhor solução seria a fusão dos clubes do Algarve num só"

Frase bonita para se dizer...

Se te dissessem o mesmo em relação ao teu clube? gostavas? é muito bonito falar quando não é nada comnosco!

não é só dizer, por dizer...

No Algarve ainda há pouco se assistiu ao nascer de um novo clube.. o Algarve United... porque não compraram o Farense e aproveitavam o facto de este estar num escalão superior? Porque os dirigentes do Farense não quiseram...

OFF TOPIC: Resultados da sondagem do noko

Resultados finais da sondagem acerca da idade do noko no Galinha Infeliz

Questão de mentalidade

E porque é que os clubes estão a falir? Porque não ganham dinheiro.
Tudo gira em torno de 3 clubes. A maioria dos algarvios são do Benfica. Os próprio adeptos do Alverca (deviam ser 7 ou 8) tornavam-se benfiquistas quando o Benfica lá ia jogar.
E tudo contribui para que esta situação se mantenha.
A comunicação social nem sabe que existem outros clubes.
Constroem-se casas do Porto, Benfica e Sporting por esse país fora com total naturalidade. Eu que me opus a que a casa do Porto fosse construída em Guimarães quase fui fuzilado aqui no relvado.

Vai-se a uma loja de desporto e há camisolas do Porto, Benfica e Sporting. Vai-se a uma loja de prendas e há isqueiros, peluches, t-shirts dos "3 estarolas".

Como é que os outros clubes podem sobreviver?

O fim do futebol Português

O futebol Português é assim:
Três clubes que repartem entre si mais de 90% dos adeptos do futebol em Portugal. Têm milhares de euros em cotas de sócios, bilheteiras e merchandising. Mesmo assim, por claras más gestões, têm problemas financeiros. Mas esses problemas financeiros são facilmente ultrapassados por variadissimas formas que nem interessa chamar à discussão.

Depois vem um lote de meia dúzia de equipas que já têm uma massa de adeptos aceitavel, mas que é pequena para o clube como é o caso do Sp. Braga que para quem conhece a cidade e têm olhos na cara para ver a dimensão do clube (independentemente de ganhar titulos ou não) vê que mesmo assim a quantidade de adeptos é reduzida. Mesmo assim estas equipas ou por arranjar patrocinadores ou por outros motivos vão, com mais ou menos dificuldades, sobrevivendo.

Passadas estas equipas aparecem as outras todas, que são no fundo as desgraçadas que lutam com as restantes gastam dinheiro em barda para ter planteis competitivos e depois não têm retorno, porque não têm socios, não têm vendas de merchandising, e não têm bilheteiras. E ainda mais grave do que isso é o facto de como têm menos adeptos é mais dificil aparecer pessoas com dinheiro e dinamismo para pegar nesses clubes.

Ou seja aos poucos estas equipas vão todas dar o estouro, para os ditos adeptos dos futebol em Portugal isto é pouco importante porque para eles as restantes equipas são mobilia que serve para fazer um campeonato em que eles andam a passear para discutir a três um titulo que por tão vulgar já se torna chato. Cá para mim em Portugal não se devia encolher o campeonato para 16 mas sim para 6, que era para ver se tinha graça.

Ainda para mais quando eu vejo, e porque eu tenho este terrivel defeito que é olhar para o bom dos outros paises, que em França, em Inglaterra, na Alemanha, na Itália e até na Holanda todos os clubes têm adeptos a sério. Estamos errados em tanta coisa, será que é nesta que estamos correctos? Logicamente que não.

Re:O fim do futebol Português

Bem escrito, com toque num ponto essencial do futebol português e que raramente é abordado como tal, a concentração de adeptos em três clubes.

E nós, os que somos adeptos dos clubes "não grandes" ainda somos vistos como estranhos, ao ponto de me perguntarem sempre "sim, é do Covilhã, mas dos outros é de qual?"

Força Covilhã!!!

Re:O fim do futebol Português

No caso da Naval é giro porque estamos a falar num clube formado em 1893 com 112 anos e que antes da esmagadora maioria dos clubes se formarem já cá andava.

O que eu acho estranho é que pelo que tenho ouvido antigamente as equipas pequenas eram menos competitivas e tinham mais adeptos, por estranho que pareça a situação tem vindo a piorar e isso é que eu não percebo.

Em relação ao Rui Miguel (acho que foste tu que me fizeste a pergunta da outra vez) fica no plantel da Naval.
Fiquei admirado ao ver que ele em pouco mais de 11 jogos marcou 9 golos a época passada.

Re: Rui Miguel

Realmente, o Rui Miguel deixou marca no Covilhã nos poucos meses que cá esteve, ao ponto dos sócios serranos pedirem ao Cajuda para o colocar em campo no Covilhã - Naval que serviu de apresentação da nossa equipa, claro está que foi brindado com uma bela salva de palmas.

Força Covilhã!!!

Entã está na hora

de demonstrar o que vale na Liga Betadine, quem sabe ainda vai sair uma estrela.

Só o vi jogar no jogo Naval x Académica e achei que ele tinha potencial, não sei a que posição jogava ele aí, aqui dá ideia de ir ser opcção para extremo direito. Estou curioso para ver o homem em acção!

Abraço

Re:O fim do futebol Português

não podes mudar as pessoas (infelizmente).

Re:O fim do futebol Português

concordo com boa parte do que escreveste. Mas existem algumas ressalvas a fazer:

Existem algumas equipas que conseguiram criar uma estrutura à volta do futebol, que lhes tem permitido ter de forma regular, presenças de qualidade e com resultados na primeira liga:

Pensemos no Boavista que foi campeão, e que hoje está dotado de uma capacidade organizativa que lhe tem permitido ombrear com os grandes e ter vindo sempre a crescer...

Outros casos há, cujos clubes têm muitos adeptos.

Por exemplo, temos o Vitória Sport Club, que é a imagem de Guimarães e daquela zona, que tem uma massa adepta como há poucas em Portugal.

O mesmo se passa um bocado com o Vitória de Setúbal (pese um certo afastamento nos últimos anos) e com o Leixões, ou mesmo a Académica...

Mas isso, é insuficiente para gerar as receitas necessárias para fazer face às exigências profissionais...

Re:O fim do futebol Português

"Depois vem um lote de meia dúzia de equipas que já têm uma massa de adeptos aceitavel... Mesmo assim estas equipas ou por arranjar patrocinadores ou por outros motivos vão, com mais ou menos dificuldades, sobrevivendo."

Esta passagem do texto refere-se a todas essas equipas que enumeraste, eu falei no Sp. Braga porque calhou mas tb porque dentro dessas equipas é a que acaba por ter menos adeptos. Mas eu também sei que existe bons exemplos mas são a minoria.

mais apoios!?

para quê? para os dirigentes fazerem outra vez porcaria? Durante anos estes clubes vivem acima das suas possibilidades e depois é isto.

Contratam-se treinadores e depois de 2 resultados menos bons são logo passados à alheta com respectiva indemenizações.

Isto acontece devido às gestões danosas. E nos próximos anos ainda vamos ver mais clubes a seguir este caminho! Só espero que quem está agora na superliga (e por isso não tem falta de apoios) se lembre destes exemplos em todos os seus actos de gestão, para não darem passos mais largos que as pernas.

Re:mais apoios!?

Viver dentro das possibilidades: É ter uma equipa para disputara a 2º B.
Não fales do que não sabes.

Re:mais apoios!?

olha, eu prefiro ter a equipa da minha terra a jogar com jovens da formação, com os ordenados em dia na 2ªB, do que vê-lo na 2ºHonra ou Superliga, a dever a toda a gente inclusivé aos seus próprios jogadores. Com respectivos dirigentes sempre a chularem as autarquias e empresários para andarem aí a assobiar para o lado quando o clube se enterra da maneira que se enterrou o Farense e o Salgueiros, devido a essa gestão acima das possibilidades!

E digo-te mais, viste a entrevista do presidente do Alverca a explicar onde gastou os 5milhões que recebeu do Benfica? Então lê e pasma-te! 1milhão de contos!!!!

Re:mais apoios!?

É óbvio que não existe só um Vale Azevedo em Portugal e que têm havido má gestões em vários clubes, nomeadamente no Salgueiros e noutros.
Agora não há nenhum clube na Liga Betandwin.com que viva dentro das suas possibilidades, quem achar que é o contrario não é deste mundo. Para a maioria dos clubes das ligas profissionais Portuguesas para viverem dentro das possibilidades tinham equipas fracas, so é possivel o contrario através de uma acção concertada entre todos os emblemas de forma a baixar a qualidade em todos ao planteis ao mesmo tempo e tornar o futebol Português muito mais fraco.

Assim vivia-se dentro das possibilidades. Mas não me parece uma grande solução, já para não dizer que não é credivel que isto venha a acontecer.

Outra há clubes em que a bilheteira mal dá para pagar a segurança dos jogos, ambulancias etc.

off topic estala a bomba

academica-benfica, com helio santos

porto-amadora, com lucilio baptista

sporting-belenenses, com paulo paraty

ok, tou a gozar, mas elas estão quase a sair... será que vamos ter uma thread com 1000 comentários?

Re:off topic estala a bomba

aposto o elamano santos po fcp

Re:off topic estala a bomba

Elmano Santos? Lá ia o McCarthy expulso outra vez...

Re:off topic estala a bomba

Eu estou aqui...

E tu estarás aqui...

Parece que quem não sabe cumprir compromissos és tu!!!

OFF TOPIC » Hungria 1 X Argentina 2

A Argentina acabou de vencer a Hungria por duas bolas a um num jogo em que Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez foram titulares pela selecção argentina.

Viram a estreia do Messi pela selecção ?

LOL

Mal entrou a substituir o Lisandro, foi logo expulso passado pouco de 30 segundos...

Pior estreia n podia ter tido este jovem de 18 anos.

cumps

Ghost

Re:OFF TOPIC » Hungria 1 X Argentina 2

LOL

Por acaso, entrou no campo e deu logo uma chapada a um jogador da Hungria.

Lucho Gonzalez- fez um excelente jogo, ao seu nivel. Correu muito, tanto no apoio ofensivo como no apoio defensivo. Fez belos desarmes e bons passes em desmarcação.
É titular indiscutivel neste momento na Selecção Argentina.

Lisandro Lopez- Muito lutador como tem sido habito no FC Porto, mas um pouco apagado, alias como todo o ataque Argentino na 1ª parte. Foi rendido por Messi, aquele de quem se esperava muito neste jogo e acabou por ser o fiasco do encontro, com a expulsão.

o farense...

não é um nacional nem um maritimo...

nem um camacha, machico, pontassolense (estes perderam apoios lol)...

apoios estatais é mais aí e no norte caciquista.

e no entanto movem muito mais gente que os acima referidos

Re:o farense...

Apoios estatais na Madeira quando alguns dos dirigentes e adeptos dos clubes citados estão de costas voltadas para o Governo Regional?

Apoios estatais no norte caciquista? O norte é caciquista? Apoios estatais?!

Tudo isso me parece muito estranho... Não devia ser dito de ânimo leve...
Cheira-me a fraca política e não a futebol.

Re:o farense...

política... escusavas de ofender :P

mas mantenho

Re:o farense...

Não quero, nem penso estar a ofender, Lup51, simplesmente a palavra cacique tem uma forte carga política... Estamos a extrapolar para o futebol exatamente aquilo que deveria ser deixado fora dele. Eu gosto do meu clube, tal como o Lup51, e gosto da minha terra, tal como o Lup51. E irei conciliar as duas coisas enquanto me restarem forças para tal.

Se ficar provado que ofendi alguém com as minhas palavras, façam o favor... Eu não mais voltarei a este lugar de debate com muita pena minha.

Re:o farense...

então man... ofender... não viste o ";P" ... brincadeira...

foi uma maneira de dizer que tudo o que tem a ver com política me dá umas certas náuseas... no problem!

ao que vejo, até te agradeço que comentes mais vezes

e a camara municipal de lisboa?!

estás a esquecer o apoio da camara de lisboa para a contruçao da nova luz. Nós norte temos apoios sim mas não é exclusivo do Norte,certo?

Re:e a camara municipal de lisboa?!

estou a falar de clubes de pequena/media dimensao

sejam os gondomares e marcos de canaveses a custa de caciques que dao ao povo o que quer... os felgueiras, etc etc etc

em lisboa... vao sendo poucos. casos desses? o barreirense subiu agora, o alverca esteve na 1ª um bocado à custa de alianças com poderosos e mecenas...

Por falar em Pontassolense

Lembrei-me agora de uma noticia posta a lume para aí à uma semana por um jornal cá da Madeira - o treinador do Pontassolense foi despedido do cargo por se ter( não me lembro a que propósito)associado ao PS madeirense.

Viva a Democracia!!!
Viva o Alberto!!!

Re:Por falar em Pontassolense

A Notícia não saiu apenas nos jornais da Madeira. Teve muito destaque em Portugal inteiro. É uma pena que o futebol seja também um jogo político quando deveria ser encarado como um desporto e ser alvo de uma política desportiva séria.

O caso do Farense, como de outras equipas, e não só no que se refere ao futebol, é o sintoma evidente que a política desportiva em Portugal nem sempre é correcta.

Eu falo de política desportiva e não da política que se aproveita do desporto e do êxito desportivo das equipas; não falo de apoios a equipas para depois se tirarem dividendos políticos vários do sucesso dessas equipas...

Mas, tal como vós, estou a desviar-me do assunto que está em discussão: o problema financeiro do Farense.

Só digo o seguinte: é uma pena que o Algarve possa vir a perder a sua equipa mais representativa: o S.C.Farense... E, claro, acho impensável "um" Algarve inteiro estar a apostar numa única equipa de futebol, quando regiões muito mais pequenas (e até países mais pequenos que o Algarve)) têm uma vitalidade desportiva muito superior. Só há desporto se houver competição e, para haver competição, tem de haver vários ou mesmo muitos clubes que a alimentem.

Se eu tivesse uma resposta para resolver o problema que é a perda de clubes desportivos inteiros e de secções de modalidades em clubes muito importantes era porque tinha aqui uma varinha mágica. Mas alguém tem?