Coração de campeão | Relvado

Coração de campeão

 

noko diz: "desde a saída de Mourinho que
Pinto da Costa tem insistido em determindao perfil de treinadores, e não é
preciso ser-se grande expert para reparar que todos têm uma coisa em comum.
Tanto Del Neri, Fernandez, Couceiro e Adriaanse não têm qualquer campeonato
ganho. No Sporting Peseiro é um treinador novato, está a ganhar experiência, mas
nunca ganhou qualquer título, ao contrário do perfil de treinadores que o
Benfica tem trazido para a Luz. Trappatoni e Koeman são treinadores ganhadores,
habituados a vencer e com espírito de campeão. Será que é este pequeno grande
pormenor que pode fazer a diferença? Não deveriam SCP e FCP seguir o exº do SLB
contratando treinadores campeões?"

I Liga:

Comentários [41]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

LololololoL

«Não deveriam SCP e FCP seguir o exº do SLB contratando treinadores campeões?"

Isto deveria ser: Não devia o SLB contratar treinadores sem titulos para ir à final da taça UEFA(Peseiro), ser campeão europeu e da Uefa(Mourinho) e campeão do Mundo(Fernandez)?

Re:LololololoL

este comentario diz tudo
nao podia estar mais de acordo
acho que foi um grande tiro no pe do LFV

Num clube campeão todos são campeões

Mas no Benfica mesmo quando não é campeão o clube por si é um campeão.

E Naval é o teu clube!!!

Se fosses benfiquista então nem se falava...

Nao e certo

Que um treinador que tenha titulos no curriculum tera vantagens perante um que nao os tenha. Temos que ver qual o plantel que cada treinador tem disponivel e as condicoes de trabalho.
Por exemplo os dois ultimos treinadores campeoes pelo Sporting nunca tinham ganho um campeonato antes, Boloni e Inacio. Nao entro pela lista estenssa de treinadores do Porto nessas condicoes, por que ja foram bastante divilgadas em outros posts.

E noutros tempos

Alguém te falou de John Mortimore que quando chegou à luz não tinha curriculum de títulos e foi campeão?
E Jimmy Hagan tinha antes de vir para Portugal?
Se quizeres mais exemplos eu posso dar - do SLB,SCP e FCP.
Sabes uma coisa? Para se ter "perspicácia desportiva" como tu tanto gostas de apregoar, não basta conhecer a última década ou até como neste caso o último ano - é preciso ir conhecer e dissecar o passado.
A História das Instituições têm altos e baixos, ninguém tem só glórias ou frustrações.

Não vejo a coisa necessariamente por aí...

Penso que o mais importante é a qualidade do treinador, não o facto de já ter ganho títulos ou não. É claro que se pode argumentar que um treinador se é bom deverá já ter ganho títulos, mas isto no futebol também é como a Fórmula 1, um piloto pode ser muito bom que se estiver na Minardi não ganha nada e ainda vê outros piores do que ele a darem-lhe voltas de avanço. Há uns anos tinhamos o exemplo perfeito de um treinador muito bom que nunca tinha ganho nada (Mourinho) e de um completo inútil que já tinha ganho títulos por ter um dream-team nas mãos (Toni).

Neste caso concreto, penso que o Benfica procura treinadores com currículo numa de pensar "se este gajo já ganhou isto tudo aqui e acolá, também pode ganhar coisas aqui" enquanto que o FCP pensa "este gajo, com os resultados que conseguiu nestes clubes da tanga (e não, não sei onde fica Vigo, por isso não vale a pena falarem do Celta), pegando na nossa equipa pode ganhar muita coisa". É apenas uma diferença de perspectiva, mais nada.

Bom tópico, já agora.

Re:Não vejo a coisa necessariamente por aí...

Estás a ser injusto. O toni, sem ter uma equipa de sonho, levou o SLB a uma final dos Campeões e só perdeu nos penaltys.

Re:Não vejo a coisa necessariamente por aí...

O teu comentário é que é bom, o tópico já não é tanto assim - parcial e despropositado. Se fossemos a partir dessa base, quantos treinadores teve o Benfica e o Porto que foram campeões noutros clubes e não foram cá? A história não se resume à última época apenas.
Olha: Lazlo Boloni nunca tinha sido campeão e foi no Sporting.

Re:Não vejo a coisa necessariamente por aí...

Mas é exactamente aí a que eu quis chegar quando fiz a distinção das mentalidades entre SLB e FCP no que toca à escolha de treinadores. O FCP, tal como o SCP ultimamente, procura treinadores que ache que sejam bons e que só precisem das condições ideais para conquistarem títulos. O Bölöni também nunca tinha ganho nada na vida (obviamente não fiz pesquisa nenhuma antes de escrever isto, por isso se estiver enganado peço desde já as minhas desculpas) mas o Sporting deve ter achado "OK, este gajo tem capacidade, já foi treinador de clubes médios e seleccionador nacional, conseguiu resultados interessantes, e se lhe dermos uma boa equipa é bem capaz de conseguir ganhar o campeonato por nós."

Já o Benfica prefere contratar treinadores de créditos firmados, pensando como no caso do Trapattoni que se ele já ganhou tanta coisa noutro lado então não haveria motivo para também não ganhar no SLB. Felizmente nesse caso acertou, mas não é preciso recuar muito no tempo para nos lembrarmos de um senhor chamado Jupp Heynkes que tinha sido campeão europeu recentemente mas que no Benfica não teve sucesso nenhum. Mais uma vez é o exemplo da Fórmula 1, o carro tem muita influência nos resultados, o piloto pode ajudar mas não faz milagres. Se este ano pusessem o Toni a treinar o Barcelona e o Mourinho a treinar o Getafe ou um clube desses, de certeza que o Toni acabaria à frente do Mourinho, mas não seria por isso que um deixaria de ser um incompetente e o outro o melhor treinador do mundo. Enfim, o Toni havia de ser despedido logo que passasse a bebedeira ao Laporta, mas vocês percebem o exemplo.

Acabou a festa, è tempo de acordar.

Pois com apito dourado, acoubou o sistema.

Antes qualquer treinador podia ser campeao pelo Porto, mas isto ja acabou.

Acorda man, sem corrupçao o Porto vai sofrer muito nos proximos tempos.

Este assunto nem merece resposta + off-topic

E se merece já a deu quem escreveu antes de mim.

O off-topic 1 é sobre esta "pérola" encontrada no Jornal A Bola de hoje. Se já foi "bíblia" hoje é um jornal de incultos onde nem sequer o revisor consegue detectar gralhas.
Eis aqui:
Viagens na minha terra é o título de uma das obras-primas de Eça de Queirós

Como sabem, ou deviam saber, Viagens na minha Terra é de Almeida Garrett e não de Eça de Queiróz. É básico e aprende-se na 4ªclasse!
O texto faz parte do artigo da edição de hoje - FCP - "só falta mesmo a taça".

Re:Este assunto nem merece resposta + off-topic

não entendo o despropositado.

Re:Este assunto nem merece resposta + off-topic

Que vergonha, realmente. um jornal que teve um certo perfil intelectual cometer uma gralha dessas. Vamos ver se há uma erratazinha amanhã.

Re:Este assunto nem merece resposta + off-topic

Para não falar da Maria Elisa que, ao anunciar no Telejornal o início do Festival Wagner de Bayreuth (na Alemanha), manifestou a sua admiração pelo facto de um país então destruído pela guerra, o Líbano, realizar festivais de música clássica tão importantes (a interessante criatura e futura deputada pensava que um dos maiores festivais de música clássica, juntamente com o de Salzburgo, se realizava em Beirute).

No final da época falamos

"desde a saída de Mourinho que Pinto da Costa tem insistido em determinado perfil de treinadores, e não é preciso ser-se grande expert para reparar que todos têm uma coisa em comum. Tanto Del Neri, Fernandez, Couceiro e Adriaanse não têm qualquer campeonato ganho"

Realmente não é preciso ser-se grande expert para verificar isso, mas já reparaste que Mourinho antes de vir para o FCP não tinha campeonatos ganhos e saíu do Benfica para entrar o Toni que tinha já sido campeão?
As contratações de Del Neri e Fernandéz foram realmente um fiasco (a de Couceiro foi apenas para tentar resolver um problema de momento), mas no teu clube nunca houve erros ou enganos?
Anteriormente não foi Toni despedido depois de ser campeão para entrar o Artur Jorge?
Escusavas de ouvir isto.
Sobre o Adriaanse vamos aguardar para ver, para já está a surpreender pela positiva.

Não...

Vamos continuar a achar que não!
é para continuar assim...

O Benfica vai ser campeão enquanto os outros continuam com Del Neri's, Couceiros, Adriaanse... mas o cúmulo é o Sporting manter o Peseiro!!
Mas isso é problema deles...

O Koeman é um campeão e vai continuar assim!

Noko

Noko é Nazi!

Re:Noko

Nazi? Comuna ainda vá que não vá...

eu acho que não...

porque o pinto da costa quando apostou no mourinho este treinador ainda não tinha ganho titulos nenhuns....

quem apostou em mourinho

foi o benfica...mas não são voçes que dizem que mourinho só há um? coerencia

Nem pouco mais ou menos!

Bolloni e Mourinho, para falar nos mais recentes a nível dos 3 grandes, a que poderemos juntar Pacheco. E Toni? e Artur Jorge? e tantos outros que...
Óbvio: a experiência que se ganha num clube que vence, se possível de aplicar num outro clube (e nem sempre o é), poderá resultar numa mais valia quanto a experiência e conhecimentos - mas só isso. Sem ovos não há omoletes, não é?
Observai o trajecto recente de Fábio Capello, por exemplo.
A capacidade organizativa de um treinador, mais a sua capacidade para aplicar no campo os conhecimentos que possui, aliada à qualidade dos jogadores disponíveis, pode operar maravilhas; contudo, não havendo um elemento "extra" a segurar "as pontas" nos "bastidores", será quase impossível ganhar campeonatos -tanto cá, como lá fora
(o futebol é hoje uma indústria muito poderosa (a 4ª mais poderosa?), movimentando já muitos milhares de milhões de Euros -acho que nem os mais ingénuos acreditarão que a verdade desta indústria começa e acaba naqueles 90 minutos, dentro do campo.
Já agora: "pegai" no Trapattoni e recolocai-o no SLB; retirai as "condições subjectivas" que permitiram 6 ou 7 vitórias tangenciais consecutivas, muito discutíveis - o Benfica voltará a ganhar o campeonato?
  A pergunta aqui fica!

Ou é de mim

ou vais ter o prazer de ver o Peseiro campeao, esta época. É um feeling...

Em primeiro lugar...

Este post só fazia sentido se publicado no fim da época e o Koeman fosse o treinador campeão.

Há tantos exemplos ao longo da história de tantos treinadores que não tinham ganho nada no futebol e foram campeões no FCP... enfim, não tem lógica nenhuma.

Quem ler o texto do artigo fica a pensar que o Benfica domina a seu bel-prazer o futebol em portugal e deve ser exemplo a seguir... mas só ganhou um campeonato! Nem se pode dizer que o tenha ganho à vontade! Enfim, se uma conquista faz isto, imaginem como seria um penta como o Porto já conseguiu. Acho que explidiam de tanto inchar :D

Quanto ao Peseiro

Pessoalmente acho que o Peseiro é um bom treinador, e na época passada conseguiu meter o SPORTING a jogar relativamente bem, embora um pouco tarde e sem a regularidade que teria feito falta.

Acabou por chegar à final da UEFA, embora com alguma sorte pelo caminho (também faz parte) em sorteios e jogos.

Tácticamente tem de aprender e evoluir e a época passada poderá ter servido para isso. Na UEFA foi comido tácticamente por dois treinadores, o Co do AZ e o treinador do CSKA. Em Portugal perdeu o campeonato por ter ido à Luz jogar para pontuar e aí ainda por cima foi traido pelo Ricardo e pelo árbitro.

Enim, acho-o o bom treinador que poderá melhorá consideravelmente. Quando melhorar o seu aspecto táctico e o juntar à qualidade de jogo que já consegue atingir e que também poderá melhorar. Quanto mais depressa isso acontecer, melhor.

Muitos benfiquistas estão...

...a sobrevalorizar o koeman como treinador, na minha opinião......veremos as coisas no campeonato....sinceramente , acho que o Co é o treinador ideal para o actual momento do Porto...na ultima época muito se perdeu nesta equipa...é preciso um disciplinador...assim como algumas limpezas....e ao contrario do Del neri este não esta inventando e sim implementando um sistema solido de jogo do qual já se nota alguns vislumbres nestes jogos e que começa a deixar alguns preocupados por aqui (embora usem a tentativa de ridiculizar como disfarce)...o Porto não é o Baia ou o J.Costa....eles não fazem o Porto...às vezes não é só a qualidade (ou os titulos ganhos) dum treinador que conta e sim...serem as pessoas certas na altura certa...

Só uma nota

Relativamente ao Co Adriaanse.

Nunca ganhou títulos...

Pois, só levou o AZ Alkmar à meia final da taça uefa - onde só não chegou à final porque o Sporting e o Miguel Garcia tiveram a sorte dessa mão da eliminatória.

Essa questão dos títulos é importante mas o que interessa é a qualidade do treinador.

Noko

Mourinho quando chegou ao dragão tinha ganho o quê?

2 anos no Dragão fizeram dele o melhor treinador do mundo.

Despropositado

Está a dar o exemplo da ultima temporada. Mourinho, F. Santos, Oliveira, tinham sido campeoes antes? O Porto é um berço para muitos treinadores. E os treinadores q passaram pelo Benfica Heynckes, Artur Jorge, Camacho, ect.. tinham sido campeoes antes e nao conseguiram ganhar o campeonato. Na minha humilde opiniao é completamente estupido encontrar correlações com base numa-duas temporadas, mas enfim parece q os editores do relvado acham relevante lançar estes temas para discussão.

Re:Despropositado

Camacho? o único título que ele tem é a Taça de Portugal.