pikul questiona: "será o chip na bola o
melhor a ser usado? Sinceramente acho que não. Senão vejamos... Na semana
anterior ao golo mal anulado à Un.Leiria em Alvalade de que casos se
falaram?! Poucos ou nenhuns. Na semana seguinte a esse lance polémico em
qualquer esquina, em qualquer bar, o assunto era esse golo-fantasma. Ao
colocarmos um chip na bola, o que seria capaz de fornecer ao futebol
maior justiça, acabaríamos por retirar algo mais importante que faz do futebol o
desporto-rei: a emoção e a polémica! Não estou a dizer que o futebol deve ser
constituído de ilegalidades, mas o que é fantástico no mundo do futebol são os
casos. Não retirem a magia do futebol que é baseada na dúvida e na diversidade
de opiniões."
Ontem -vs- Hoje
Enviado por JOMAGO70 a 22 de Novembro de 2005, às 19:03.Hoje tambem o e, mas temos de entender que hoje o futebol e um negocio, e por um golo marcado porque a bola nao entrou ou por um golo em que a bola entra mas o golo nao e sancionado pode estar a diferenca em "Milhoes" ganhos ou perdidos. Especialmente quando falamos no futebol da alta roda.
Eu suporto tudo que venha para transformar o futebol para melhor. Se isso incluir por um chip na bola, esse mesmo sera bem vindo.
Cumps
Sobram penalties, fora-de-jogo e sumaríssimos
Enviado por tone a 22 de Novembro de 2005, às 18:59.Por enquanto...
Portanto, ainda há sobre o que discutir.
Para
Enviado por Leça FC a 22 de Novembro de 2005, às 18:55.Não concordo minimamente
Enviado por JohnnyD a 22 de Novembro de 2005, às 18:40.No lance com o Leiria e com o Porto não há dúvidas nem diversidades de opiniões!
O Leiria marcou e o Porto não.
Se o lance do Porto não teve o mínimo de influência na atribuição do vencedor, já não se pode dizer o mesmo do golo do Leiria.
O mesmo se pode dizer do lance na Luz o ano passado. Se a bola tivesse o Chipcaso tivesse entrado o chip avisava, se não o chip não avisava. E ficávamos por aí! E no final do jogo e dias seguintes não teria havido a palhaçada que houve!
É preciso não esquecer que o Futebol movimente milhões de pessoas e milhões de Euros!
Se uma medida tão simples quanto esta acaba com uma polémica importante no futebol actual, porquê negarmos a evolução do Desporto Rei?
É que já se provou que é impossível os árbitros auxiliares ajuizarem com certeza este tipo de lances.
O Chelsea que o diga, que foi eliminado pelo Liverpool sem sofrer nenhum golo!
Este tipo de erros não conferem nenhum tipo de magia ao futebol, que continuará a ser um desporto imprevisível, mesmo se os árbitros errarem menos, auxiliados por novas tecnologias!
Porquê? Porque são 11 para cada lado, a bola é redonda e tudo pode acontecer!
Saudações
Continuando a não concordar
Enviado por Nelson Pires a 22 de Novembro de 2005, às 20:33.Até posso concordar com a primeira parte da tua frase, atendendo a que foi o 3.º golo...
Mas, por acaso não sou rigorosamente nada taxativo em relação à segunda parte da frase, atendendo a que esse golo APENAS seria o do empate... e ainda faltava cerca de 1 hora ou 55 minutos de jogo... e tudo poderia acontecer! Se fosse no último minuto de jogo... aí sim, tinha coragem de afirmar isso!
Influência no vencedor? Mmmmmmm... não sou capaz de afirmar que o Sporting só ganhou por causa disso... nem que o Leiria só perdeu por causa disso! Que teve impacto no jogo... teve... assim como a não-expulsão do Fábio Felício a teve, pois permitiu ao Leiria "aguentar" muito mais e melhor do que tendo só 10 jogadores!...
Mas bem... para isto não há chip que valha! :)
Cumps
Não concordo e mantenho a minha opinião
Enviado por JohnnyD a 22 de Novembro de 2005, às 23:21.Nem há discussão possível neste ponto!
Relembro que já ganhava dois a zero e que depois do do terceiro ainda marcou de seguida o quarto e o quinto. Além disso é uma bola com muita força, que bate em cheio no poste e depois na linha, saindo rapidamente.
Em relação do jogo do Sporting já não se pode dizer o mesmo.
Estava um jogo dividido. O Golo era o Golo do Empate, ainda por cima é um lance bem mais claro, mas que não deixa de ser difícil de ajuízar, pois a bola entrou um metro na baliza.
Não se pode dizer que o Sporting ganhou apenas por causa disso, nem que o Leiria perdeu apenas por causa disso.
Mas pode-se claramente dizer que ajudou bastante o Sporting.
Troca a cor ás camisolas.
Imagina o Porto a jogar em casa com o Leiria a ganhar um a zero. Sofre o Golo do empate, o árbitro anula, apesar da bola estar um metro dentro. Acabando por ganhar 2-1, ou seja por um de diferença.
O Sporting por seu lado está a dominar completamente o jogo, ganha por dois a zero. Marca o terceiro, que não entra, bate em cima da linha, de seguida marca o quarto e o quinto.
Percebes a diferença?
Além de um lance ser bem mais claro que o outro.
Num jogo o golo averbado só dilatou os números da goleada.
No outro anulou o possível golo de empate, num jogo que terminaria decidido pela margem mínima.
Saudações
Re:Não concordo e mantenho a minha opinião
Enviado por Nelson Pires a 22 de Novembro de 2005, às 23:42.Ponto!
Em relação ao jogo do SCP vs Leiria, mesmo que fosse com o Porto ou com o Benfica... e já o tenho dito muitas vezes... havendo mais de uma hora para jogar eu não posso dizer que aquele lance foi determinante para o resultado. Teve influência, sim! Mas influência na atribuição do vencedor, "tout court"? Bem... aconteceu tanta coisa depois desse lance... houve tanto tempo de jogo...
Não posso garantir nada sobre o desfecho do jogo... é só isso. É a "famosa" questão temporal! Mesmo que o resultado se tenha ficado pela margem mínima, Jota...
Eu não sei se com o empate o SCP se ia "abaixo"... ou se reagia mais... assim, como em bom rigor... mesmo o Fábio Felício sendo expulso... tenho de considerar que o Sporting podia nem marcar mais golos. Mas esse também foi um importante factor para o desenrolar do jogo e da possível alrgamento - ou não - do marcador! E ninguém fala disso...
Continuo a dizer que um erro nos descontos, por exemplo (ou dois, como aconteceu em Braga) pode ter muito mais influência na atribuição do vencedor, para usar a tua expressão. Porquê? Porque não há TEMPO de acontecer mais alguma coisa... de se rectificar... de se corrigir... de haver uma substituição táctica... etc. etc.
Não dá para perceber o que quero dizer?
Cumps
É verdade
Enviado por JohnnyD a 23 de Novembro de 2005, às 00:39.Aliás não se pode garantir que o Sporting ganharia, empataria ou perderia por esse lance.
A única coisa que se pode garantir é que num jogo renhido um Golo pode fazer, ou não, toda a diferença.
Atenção que nem estou a fazer um cavalo de batalha em que o Sporting é beneficiado porque X ou que o Sporting é prejudicado porque Y. Este lance não apaga outros em que o Sporting foi prejudicado.
Simplesmente estou a responder ao artigo. Dizendo que lances como este, que poderão ter tido influência directa na decisão do vencedor, poderiam ser facilmente e correctamente avaliados.
Quanto ao método para avaliar se a bola está dentro ou não. Penso que a melhor maneira seria a seguinte. Sensores nos postes da baliza. Chip em posição nuclear na bola. Se a bola ultrapassar a linha o Fiscal de linha recebe um sinal luminoso e sonoro na bandeirinha( visível ao Público para garantir aos mais desconfiados que entrou mesmo!!) que acenderia toda para vermelho. Penso que não seria preciso complicar mais o sistema.
Saudações
Re:É verdade
Enviado por Nelson Pires a 23 de Novembro de 2005, às 01:29.Quanto ao resto... é por isso que eu "abomino" a ideia subjacente àquela rubrica do Record (ou outras idênticas) da "Liga da Verdade"... ou algo assim!
Abraço
Re:Não concordo minimamente
Enviado por Nelson Pires a 22 de Novembro de 2005, às 20:23.Também só temos a certeza disso porque o jogo foi filmado. Se não houvesse filme... daqui a 30 anos ainda estaríamos a discutir se sim ou se não... :)
E com o chip... será que nunca mais vai haver erros?
O que é que o chip acciona? Um som, uma luz visível em todo o estádio... ou apenas o árbitro é avisado?
Por acaso tens alguma informação sobre tudo isto?
Cumps
Errata
Enviado por JohnnyD a 22 de Novembro de 2005, às 19:42.Em vez disto devia estar escrito
Se a bola tivesse entrado o chip avisava.
Saudações
Re:Não concordo minimamente
Enviado por SameDifference a 22 de Novembro de 2005, às 19:33.tirando para os nossos vizinhos espanhóis que, nestas condições, consideram que os alemães ganham sempre.
De resto... muito bom comentário.
Com os meus cumprimentos,
JPS
Mais uma adenda
Enviado por blueyes a 22 de Novembro de 2005, às 18:38.O Futebol é um negócio de milhões, ningué está p/perder dinheiro a custa de lirismos ou incompetência dos que estão a apitar.
é a realidade nua e crua, desculpa de te acordei p/a mesma.
Se não se fizer nada, continuam os erros!
Enviado por ChevalierDuPas a 22 de Novembro de 2005, às 18:38.eu tb acho...
Enviado por Robin5 a 22 de Novembro de 2005, às 18:37.os jornais q iam fechar....
e a tvi como passaria as noticias do desporto?
e os dirigentes...de q e q eles iriam falar...
as conferencias de imprensa acabariam...
e quem culpariam os treinadores quando perdessem???
pq se se acaba com a polemica no futebol...nao sei de q mais se pode falar...
alias q e o futebol sem polemica???
tacticas, skills, caracteristicas de jogadores...isso e tudo ridiculo o q importa e as polemicas...
lolol
Enviado por blueyes a 22 de Novembro de 2005, às 18:36.pergunta à Alemanha se gostaram de perder o Mundial 66 num lance em que a bola poderá não ter entrado na baliza?
Acho que errar é humano, mas actualmente o futebol envolve tanto dinheiro que uma bola que entra e não é assinalada pode representar prejuízos de milhões para os clubes, cuja maioria agora é SAD.
Achas ques os accionistas gostam de perder dinheiro pk o árbitro não viu o que devia ver?
A magia do futebol
Enviado por Roberval a 22 de Novembro de 2005, às 23:04.A magia não é baseada na dúvida, até porque se a bola entra ou não todo mundo fica a saber depois, nas repetições, ou com os softwares do tipo "tira-teima", já usados em muitas emissoras de TV. Quase nunca há dúvida, depois dos jogos. Todo mundo fica a saber se a bola entrou ou não. A única dúvida é se o árbitro é fraco, cego, desatento ou corrupto. Esta não é nem pode ser a magia do futebol!
Esse chip devia ser implantado
Enviado por AzoresPlayer a 22 de Novembro de 2005, às 20:03.:)
Porco a andar de bicicleta
Enviado por frommars a 22 de Novembro de 2005, às 20:01.Desde que vi um porco andar de bicicleta aceito sempre a opinao de todas as pessoas.
Off-topic:Não acredito em milagres
Enviado por Doutor FuJiMoRi a 22 de Novembro de 2005, às 19:34.Koeman está com medo,mas do quê?Tem que ganhar!!!
Tal como no futebol..
Enviado por Doutor FuJiMoRi a 22 de Novembro de 2005, às 19:22.Abraço (posso moderar?)
Contra o chipo na bola
Enviado por B.S.P do Lís a 22 de Novembro de 2005, às 19:04.o chipo sim esse era do porto, ele dava porrada que farta, até tinha um rabo de cavalo.
depois nunca mais ouvi falar dele, se nã me engano foi para a inguelaterra, agora aparesse outra vês, mas ele já deve ser velho?
Re:Contra o chipo na bola
Enviado por frommars a 22 de Novembro de 2005, às 19:59.Fish and Chips
Enviado por vozz.off a 22 de Novembro de 2005, às 19:04.Mesmo que se perdesse alguma cota da magia atribuida ao futebol com essas benditas bolas, e não acredito ser esse o caso, trocava-a de boa vontade por mais justiça e verdade nos resultados.
Até porque de discussões estereis já ando eu farto.(julgo não ser o único)
Mas o futebol é emoção e polémica??
Enviado por Fábio_SCP a 22 de Novembro de 2005, às 18:35.Já viste o que adiantava à equipa que perdesse um jogo por 1-0 num lances desses...iriam perder os 3 pontos na mesma e poderiam reclamar semana após semana que não iria adiantar nada.
Acho que o chip na bola é essencial para o desenvolvimento do futebol.
No futebol devia-se falar mais de golos bonitos, de grandes fintas, de jogadores como Ronaldinho, e não falar disso durante uns 10 minutos e depois levar 30 minutos a falar se a bola entrou ou não...
Re:Mas o futebol é emoção e polémica??
Enviado por Daniel Correia a 25 de Novembro de 2005, às 19:44.O que deve ser mudado no futebol, não só no nosso país, é essa mentalidade de que as novas tecnologias irão desvirtuar o futebol, de que a magia do futebol deixa de existir se todas as polémicas acabarem. Como aqui já disse alguém, o futebol tem tantas outras coisas bonitas que merecem ser comentadas além dos lances polémicos.
Além do mais, nem todas as tecnologias do mundo conseguirão acabar com certas e determinadas polémicas e assim, quem gosta de depois do jogo ir até ao café discutir sobre futebol vai continuar a ter do que falar.
Mas, falem dos lances do Ronaldinho, falem da técnica suprema do "nosso" Cristiano Ronaldo, falem das tácticas de este e aquele treinador, dos incriveis golos falhados e dos inacreditaveis "frangos" dos guarda redes.
Há tanto para falar e deixem as novas tecnologias assegurarem um pouco de verdade ao desporto-rei, ele merece.
Que susto!
Enviado por Catota a 22 de Novembro de 2005, às 18:34.