Conselho Justiça mantém castigo a Vandinho do Braga | Relvado

Conselho Justiça mantém castigo a Vandinho do Braga

 


Conselho Justiça mantém castigo a Vandinho do Braga
O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) resolveu alterar os castigos da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes aplicados aos jogadores do FC Porto Hulk e Sapunaru, mas decidiu manter a punição ao atleta do Sporting de Braga Vandinho.




Uma decisão anunciada pelo Conselho de Justiça da FPF em comunicado. A argumentação para esta tomada de posição ainda não foi divulgada.

Deste modo, Vandinho, castigado em três meses de suspensão pelos incidentes no jogo contra o Benfica da jornada 9 da Liga, ainda não será opção do Braga para o embate na Luz do próximo sábado.

Os recursos apresentados pelo Braga relativamente a Ney (actualmente no Vitória de Setúbal) e Mossóro, sancionados em 2 e 3 jogos, foram também recusados.


I Liga:

Comentários [64]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Foi preciso o porto não ter extremos

para o Ricardo Costa "o benfiquista" ser solidário e reduzir a pena de 4 meses para 3 jogos. FANTÁSTICO!

Re: Foi preciso o porto não ter extremos

Que estomago...

Re: Foi preciso o porto não ter extremos

Agora é o reverso da medalha, pode-se bater em stewarts que só se leva 3 jogos. A CJ tinha feito tudo bem cumprindo os regulamentos, neste momento foi ceder a pressões e fez merda.

Re: Foi preciso o porto não ter extremos

LOL nao acredito que depois de tanto paleio sobre este assunto ainda há gente que manda estas bacoradas,enfim relê lá o que escreveste..... CUMPS......

Re: Foi preciso o porto não ter extremos

qual é o teu problema?

Re: Foi preciso o porto não ter extremos

O que é que o ricardinho BENFIQUISTA tem a ver com a decisao da FEDERAÇAO?? o meu problema é as pessoas que intrometem-se em assuntos aos quais nao tao habilitados a participar..... Qual é o teu?? CUMPS......

Re: Foi preciso o porto não ter extremos

Não sabia que o recurso tinha sido para a federação mas se assim foi podes-me dizer quem foi o portista que contrariou a decisão da liga?

As meias verdades

Que m**da de FPF é que temos? Na minha opinião é evidente qual teria de ser a solução a seguir pela FPF: repor a legalidade. É tão evidente que os jogadores precisam de ser castigados, como é evidente que os Stewards ou os Bombeiros não são agentes desportivos. A FPF tem que necessariamente manter a culpabilidade dos atletas, que ninguém nega, e sublinhe-se o ninguém, mas corrigir o castigo para a punição apropriada. Mas agora, que raio de "meio anúncio" é este? Ou anunciam a decisão, ou ficam calados. Que raio de atitude é esta, de anunciar que se vai alterar, mas não anunciar a alteração. Quanto ao timing, mais um ridículo, mas enfim, já era sabido que a decisão iria ser produzida hoje, dia do jogo, mas agora esta de anunciar a conta-gotas não percebo de que é de serve, que não seja alimentar a confusão. Deixo agora duas perguntas/provocações aos mais puristas arautos da verdade desportiva que por aqui andam: - Sendo evidente que nas condições presentes o Benfica anda a jogar o triplo do Porto, perante o convolar do castigo podemos falar de verdade desportiva nesta edição da Liga? - Sem retirar responsabilidade ao Hulk e a quem o devia refrear, este castigo agora convoluto não acabou por prejudicar o Porto mesmo nas competições não abrangidas pelo castigo? Já sei, é o discurso dos coitadinhos e dos choradinhos. Mas a realidade que muitos quiseram ocultar está aí. E clubismos à parte, esta "palhaçada" objectivamente retirou qualquer possibilidade de Hulk disputar o Mundial da África do Sul.

Re: As meias verdades

Mas que merda tem a ver o Benfica com a federação ou com a liga ou com a prossegur? o Benfica ganhou em Marselha contra 17 e voltou a ganhar no Algarve contra 14. Aguardo ainda o sumarissimo ao macaco do vosso capitão!

Respondendo às tuas perguntas

O Benfica tanto quanto eu saiba tem as seguintes relações: - Com a prossegur é patrão. Ou seja, contratou os serviços da mesma, ou os stewards estavam ao serviço do Benfica, pagos por este. - Com a Liga é um dos membros. Há um alto dirigente do Benfica que afirmou algo como "eleger pessoas na Liga é mais importante que ganhar campeonatos". Devolvendo na mesma moeda: - O que tem o Bruno Alves a ver com a Prossegur? P.S.: Por mim o Bruno Alves deveria ser alvo de um processo disciplinar interno e ficar 3 a 4 jogos sem jogar, pelas atitudes que teve, independentemente do resto P.S.2: Desculpa, mas pelo menos o Nuno jogou pelo Benfica no Algarve, e o GR do Marselha na Luz... enfim 0,5 para cada equipa... Devias por isso na tua contabilidade tb. :-P

Re: Respondendo às tuas perguntas

A FPF não ilibou os jogadores - eles agrediram. Isto mudou pq a FPF não considerou os Stewards agentes desportivos. Gostava era de saber qual é a moldura penal que enquadra uma agressão a um adepto ou a um apanha bolas. É a mesma que uma agressão a um steward?

Re: Respondendo às tuas perguntas

Le leste o meu post ao qual respondes... "A FPF tem que necessariamente manter a culpabilidade dos atletas, que ninguém nega, e sublinhe-se o ninguém, mas corrigir o castigo para a punição apropriada." Repito pela terceira vez, "ninguém nega" "a culpabilidade dos atleta" Ficou claro agora? Obviamente que um steward, um jornalista, um fotógrafo, não são agentes desportivos. Não deixa de ser grave, punível, e condenável qualquer agressão. Simplesmente a Lei diferencia e classifica como mais grave agressões a agentes desportivos.

Re: Respondendo às tuas perguntas

Eu li e talvez tenha usado o teu comentário para responder a outros comentários aqui, espero que não te importes. Mas isto tudo na verdade são tecnicalidades (se tivesse agredido o árbrito levava de 6 meses a 3 anos; um Steward não se sabe bem; e se fosse um apanha bolas ou um adepto, alguém sabe?) - infelizmente existem aos montes em tudo o que é "justiça" e regulamentos neste nosso País. Por outro lado a FPF pode (parece que) ter enquadrado esta decisão no artigo 120. Artigo 120.º - Das agressões 1. São punidos nos termos das alíneas seguintes as agressões praticadas pelos jogadores contra: Delegados ou outros intervenientes no jogo com direito de acesso ou permanncia no recinto desportivo. a) Resposta a agressão: suspensão de 2 a 6 jogos e multa de € 1.250 (mil duzentos e cinquenta euros) a € 12.500 (doze mil e quinhentos euros); O que seria (é) curioso visto que segundo o inquérito não foi resposta a agressão. Segundo http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/FEDERACAO/NOTICIA?notid=9004469 temos também isto. Nº Processo 35 09/10 Recorrente: Futebol Clube do Porto – Futebol SAD Recorrida: Comissão Disciplinar da LPFP Decisão: Negado Provimento Portanto o CJ da FPF Indeferiu o requerimento do FCP mas alterou os castigos.

Re: Respondendo às tuas perguntas

Não sei qual é o processo 35, mas os atletas é que apresentam o recurso, e é o processo 36: O processo 35 pode ser alguma multa aplicada ao clube, mas isso é especulação minha Nº Processo 36 09/10 Recorrente: Givanildo Vieira de Sousa [Hulk]; Cristian Ionut Sapunaru [Sapunaru] Recorrida: Comissão Disciplinar da LPFP Decisão: Convolada a condenação* Sobre o tal artigo 120, repara nas alíneas J e L definem penas diferentes para agressão ou resposta a agressão (no caso de um jogador agredir o público). Parece-me, e novamente é minha especulação que falta aqui uma alínea anterior à A, e que faria uma par com esta, tal como a J e L. Para acabar com a especulação só conhecendo o teor completo da decisão, mas realmente a ser aplicado um artigo seria este, sendo que a situação está omissa no texto do artigo. Agora os casos de jogadores, público, agentes desportivos, outros com direito a permanência no recinto estão devidamente diferenciados. Parece-me que há muita má fé na decisão agora "convulada", má fé que se comprova nas declarações dos responsáveis da Liga a esta decição: "funcionamento normal da justiça desportiva" Um jogador cumpre 3 meses de castigo em vez dos 4 jogos que seria o castigo correcto, e isto é "funcionamento normal"?

Re: Respondendo às tuas perguntas

O problema é que temos 3 níveis de pessoas num jogo de futebol: agentes desportivos; jogadores e; público. Os Stewards não são jogadores. Mas serão os Stewards público? Os Stewards estão lá para vêr o jogo? Os Stewards estão regulamentados pelo Estado Português e são mesmo obrigatórios para jogos com mais de 25 mil espectadores (se não estou em erro).

Tens imensos mais

Tens os fotógrafos, os jornalistas, os bombeiros, agentes de autoridade, cheerleaders, tratadores da relva, apanha-bolas, vendedores de pipocas, etc. Os regulamentos são claros a distinguir situações distintas. Para mim trata-se claramente de "delegados e outros autorizados a permanecer no recinto desportivo". Ainda que como está na outra resposta, estando autorizados no recinto desportivo, nem sequer estavam autorizados no túnel de acesso aos balneários. Contudo, para mim, o facto de estarem em zona interdita não invalida que a agressão deva ser punida. Agora agentes desportivos isso não são de certeza absoluta.

Falta-te uma pergunta muito importante!!

O que é que estava um steward a fazer numa zona interdita ao público e ao próprio? Durante um jogo de futebol o público tem espaços reservados, assim como os Agentes Desportivos! Portanto, o Steward não devia de estar nos acessos ao blaneário(desautorizado). Na conferência que ditou os castigos a Hulk e Sapunaru, Ricardo Costa afirmou que a pena dos jogadores teria sido atenuada pois ficara(as imagens) comprovada a provocação do Steward a elementos do Porto!! Portanto, o Steward além de não estar autorizado a estar nos acessos aos balneários aínda entrou em provocações!!! Talvez este regulamento/castigo que foi aplicada ao Porto visasse proteger os intervenientes do jogo, os Agentes Desportivos... É necessário perceber o contexto da situação com os factos que já conhecemos, para entender a diferença entre a pena máxima a aplicar a um jogador que agride o público ou Não Agente Desportivo(como o Steward=4 jogos), e um jogador que agride um Agente Desportivo(como um árbitro ou um médico de um clube=6 meses)! Claro que o CJ não ilibou os jogadores, considerando um facto, que os jogadores tenham cometido uma infracção grave! Mas esse facto foi desde sempre consensual, até pela massa adepta azul e branca... O que era condenado pelo Porto era o facto de tal castigo inédito e pesado basear-se na má interpretação dos regulamentos, o que mais uma vez se comprova!! Muito sinceramente, parece-me ter havido muita má fé na interpretação desta situação, até que para a maior parte dos entendidos na matéria, os regulamentos teriam sido mal interpretados, na altura do conhecimento do castigo! Agora, depois desta adversidade, o FCP deve pelas vias de direito accionar as devidas indemnizações, que me parecem que não serão assim tão leves!! Cumprimentos Desportivos

Re: Respondendo às tuas perguntas

Afinal segundo o site do FCP foi pela alínea j) do artigo 120 Comunicado da FC Porto – Futebol, SAD Tendo em apreço uma notificação do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de futebol recebida esta quarta-feira, vem a Administração da FC Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte: 1 – O CJ da FPF decidiu convolar as penas de quatro e seis meses aplicadas a Hulk e Sapunaru, pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, em consequência das ocorrências no túnel do Estádio da Luz, após o Benfica-FC Porto de 20 de Dezembro de 2009; 2 – Depois de analisar o recurso apresentado pelos atletas do FC Porto, o CJ decidiu punir Hulk com suspensão de três jogos e multa de 2.500 Euros e Sapunaru com suspensão de quatro jogos e multa de 4.500; 3 – Ao contrário da CD da LPFP, o CJ da FPF concluiu que a conduta de Hulk e Sapunaru «integra, por violação do disposto no art. 18º, nº 4 do RC, a infracção disciplinar grave» punível «pelo art. 120º, j) do RC da LPFP com suspensão de 1 a 4 jogos e multa de 750 a 3750 Euros»; 4 – Fica assim desmontada mais uma habilidade despudorada perpetrada pela CD da LPFP e exibida em praça pública por uma lamentável sede de protagonismo. Resta saber se o «acto de contrição» que agora se impõe terá o mesmo exibicionismo mediático; 5 – Desde a suspensão imposta pela CD da Liga a Hulk e Sapunaru passaram 17 jogos das competições nacionais e mais de três meses. Como teria sido o desempenho do FC Porto nestes compromissos, caso os dois atletas estivessem, como deviam ter estado, disponíveis e quais os reflexos desta aberração na classificação da Liga 2009/10? Será que a verdade desportiva foi defendida?; 6 – Fica novamente comprovada a perseguição da CD da LPFP ao FC Porto e a cegueira persecutória de Ricardo Costa, ratificada, ao melhor estilo de Pôncio Pilatos, pelo presidente da LPFP, Hermínio Loureiro. Recorde-se que, ainda recentemente, o mesmo Hermínio Loureiro afirmou que o seu papel se limitou a criar condições para que os órgãos da LPFP funcionem. Nem que seja sem rigor, de forma grosseira e com arbitrariedade…; 7 – Este, de resto, será o facto mais marcante do mandato dos actuais órgãos dirigentes da LPFP. O futebol não esquecerá o péssimo serviço que lhe prestaram nesta matéria e, por conseguinte, só lhes resta uma saída: Obviamente, demitam-se!; 8 – A FC Porto – Futebol, SAD já deu instruções aos seus advogados para intentarem as competentes acções de responsabilização e indemnização, quer dos membros da CD da LPFP, quer da própria instituição. Porto, 24 de Março de 2010 O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD

Na eventualidade dos castigos serem...

...alterados, estamos na presença de um factor de total descredibilização da Comissão Disciplinar. Começa logo numa punição do mais idiota que há, mesmo estando consignada em regulamento proposto e aprovado...mas termina com recursos apresentados à última hora, e que irão, segundo tudo indica, reduzir a pena dos atletas em questão para...3 jogos!! Meus caros, se se fez merda, que se assuma o erro...mas isto é virar o bico ao prego e lança um conjunto de suspeitas que já todos sabemos onde irão cair...mesmo que o local de queda nada tenha a ver com a rampa de lançamento. E assim vai o futebol português! Foda-se, para quando um único orgão regulamentador, livre de pressões e blindado a influências externas? Um organismo que funcione uno e isolado dos clubes, que acumule em si as funções disciplinares e regulamentares deste futebol? A permeabilidade da Federação, da Liga e da Comissão Disciplinar (e já nem entro na Comissão de Arbitragem) às pressões dos clubes é rídicula. Não há ninguém com eles no sítio, independentemente de ser adepto do clube A,B ou C, que estique o dedo do meio aos gajos colocados única e exclusivamente em posições de pressão...doa a quem doer?

Re: Na eventualidade dos castigos serem...

O problema é que nos regulamentos não está em lado nenhum que um stewart é um agente desportivo. Essa análise foi feita pela Dr.Ricardo Costa. E para isto que aconteceu, o tribunal até pode estar na Lua. Quando as pessoas não são isentas.. Dá nisto..

Re: Na eventualidade dos castigos serem...

Já ouvi as duas versões. Para uns é...para outros não é. A noção que eu tenho é que é um ponto que não está bem esclarecido. Se um bombeiro é considerado agente desportivo, um steward não? Essa não me faz muito sentido... Para não falar de que a partir desse argumento pode-se aviar fruta em quem quer que seja...desde que não seja agente desportivo?!

Re: Na eventualidade dos castigos serem...

Existe a justiça civil. Para mim existe uma pergunta óbvia para a qual a resposta nos indica qual a decisão que se devia tomar. Se um stewart agredir um jogador num tunel, que punição do Dr. Ricardo Costa pode dar a esse stweart? A justiça desportiva anda contaminada a décadas, hajo que todos os clubes já mandaram nelados 3 grandes. Mas agora muitos defendem que havia isenção e este caso veio demonstrar explicitamente a quem está a mando a presente Liga. A decosão era simples e o SLB não precisava, mas o Dr. Ricardo Costa não resistiu..

Castigos - Dúvida

Estava almoçar e vejo na TVI em rodapé que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol resolveu manter os castigos do Hulk e do Sapunaru. Vou ao Record e vejo que afinal decidiu alterar. Venho aqui e já dizem que mantiveram os ditos castigos. Vejo um comentário do art com uma notícia do JN onde se diz que os castigos foram alterados. Em que é que ficamos pah?

Re: Castigos - Dúvida

Os castigos foram reduzidos para 3 jogos para a besta quadrada do Hulk e 4 jogos para o vlad Sapunaru tepes, logo podem voltar a jogar

Federação reduz castigos a Hulk e Sapunaru

"O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decidiu hoje, quarta-feira, alterar os castigos aos jogadores do F.C. Porto Hulk e Sapunaru, na sequência dos incidentes no túnel do estádio da Luz. Ainda na mesma reunião, o recurso do Braga por Vandinho não produziu alterações à decisão inicial da Comissão Disciplinar da Liga. Ao que o JN apurou, o tempo de suspensão a Hulk e Sapunaru será reduzido. As decisões do CJ serão conhecidas depois dos clubes serem notificados oficialmente. Em análise, estava o recurso dos dois jogadores, feito pelo F. C. Porto, sobre a deliberação da Comissão Disciplinar (CD) da Liga que puniu Hulk com quatro meses de suspensão e Sapunaru com seis por, segundo o acórdão da CD, terem agredido stewards que se encontravam no túnel de acesso aos balneários do Estádio da Luz, no final do jogo entre o Benfica e o F. C. Porto, disputado a 20 de Dezembro." in JN Online Calma... Abraço, JC

Re: Federação reduz castigos a Hulk e Sapunaru

Acho que alteraram para 3 e 4 jogos de suspensão, diz o JN em ultima hora. Se assim for há-de ser Natal e ainda se vai andar a discutir o assunto.

Re: Conselho Justiça mantém castigos a Hulk, Sapunaru e Vandinho

O Record diz que os catigos vão ser alterados, mas, como portista, espero que as suspensões não sejam reduzidas. Só serviria para branquear a vergonha desta época e, mesmo assim, não seria suficiente. O que é ainda mais vergonhoso é manter-se um castigo tão pesado para um jogador que não fez absolutamente nada. No entanto, esse jogador está privado de ajudar a equipa na luta pelo título. Que conveniente. Se a equipa a que pertence já estivesse a oito pontos do líder, não tenho dúvidas de que a suspensão seria reduzida. Além disso, a divulgação desta notícia no dia de hoje só tem o intuito de destabilizar ainda mais o FCP quando tem um jogo importante para disputar, para uma competição que, ao contrário de outras, não se trata de uma liga interna de um clube.

Meia-Culpa

Fui um dos que critiquei e critico os castigos. Fui um dos que coloquei em causa a decisão do RC. Fui um dos que entendo que as decisões tiveram consequencias no desenrolar do campeonato. Aceito a decisão tomada. Estou curioso para ler os motivos da decisão mas aceito-a. Não deixo de considerar que se abriu uma porta de pandora e um caso de injustiça notória. O mesmo caso, para um dos lado pode dar 3/4 anos de suspensão e do outro dá 2500euros de multa. Considero um desiquilibrio excessivo e que excede em muito os príncipios básicos da justiça.

Re: Meia-Culpa

Só um "toquezito" numa coisa de que falaste. Se não se abrisse a porta à Pandora o Epimeteu ainda era acusado de violência doméstica. xD O que não deveria ter sido aberto era a caixa de Pandora que continha todos os males do mundo e que a curiosidade de Pandora levou a abrir. ;)

Re: Meia-Culpa

O problema é das regras... Estas só foram aplicadas. E mesmo assim levianamente!