Como melhorar a qualidade do futebol português... | Relvado

Como melhorar a qualidade do futebol português...

 

Julgo que o futebol em geral (desde a sua formação até à alta-competição) sairia beneficiado pela subida de nível do campeonato principal que ganharia prestígio e inovação na Europa. Para além de dar três pontos à vitória e zero pontos à derrota, julgo que os empates de 0-0 deveriam levar também zero pontos, empates de 1-1 levariam 1 ponto para cada clube e empates de 2-2 ou por mais golos dariam 2 pontos a cada clube. O resultado seria que toda a gente ia querer marcar golos para evitar a derrota ou o empate a zero!Acabaria com os programas (quer de rádio, quer de televisão) de comentadores que não estão dentro do jogo, sejam ex ou actuais dirigentes, sejam meros advogados ou empresários que se alegam fanáticos dos seus clubes e se promovem por isso, ou mesmo jornalistas que não tenham formação específica sobre o jogo, mesmo que seja empírica (volta Gabriel Alves que vales mais do que qualquer um destes teóricos da bola!). Estes programas só poderiam ser feitos com pessoal ligado ao futebol, ex ou actuais jogadores ou treinadores e ponto final (vejam os exemplos dos outros campeonatos ou mesmo do basquetebol da NBA).Nos programas de televisão promover o destaque aos grandes momentos do jogo: o drible, o passe mágico, o golo bonito. Estes lances têm que ser elogiados logo na altura (por exemplo quando um comentador faz um directo!) e depois nos resumos repetidos algumas vezes quando forem geniais. Reparem na diferença brutal dos elogios que os comentadores desportivos fazem a estes lances de génio durante e após os jogos em países como Espanha, Argentina, Brasil, entre outros, e os nossos comentadores que ficam cegos a estes pormenores de classe e só se focam nos jogadores que correm mais, que fazem mais faltas, que ocupam espaços, que chutam apenas e só!São apenas alguns exemplos, gostaria de ouvir a opinião sobre estas medidas pelos Relvas e também que apresentassem outras ainda.Dean Saunders

I Liga:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Como melhorar isto?

Camadas jovens,apostar neles? Contratações de brasileiros de qualidade duvidosa? acabar com isso e ir apenas buscar os bem referenciados (Ramires,Liedson e Hulk)

Como o dizes e bem no artigo...

o mal do futebol português é multiplo, mas sobretudo a nivel directivo, onde 'o gosto pelo jogo e pela sua beleza' não esta a frente das prioridades. A organização tem muito para melhorar, e a publicidade em torno do jogo jogado tambem. E tambem realcei ja varias vezes como nos programas que se querem desportivos so mostram lances polémicos, onde analisam até a intensidade do choque, e destas coisas ridiculas, em vez de mostrar as jogadas, os dribles... enfim aquilo que faz com que gostamos do futebol. Agora para mudar isto tudo... bem! Isso é um trabalho titanesco, mas tem que começar algum dia. Ora o que se nota é que não existe evolução nenhuma de um ano para o outro. A Federação que esta a fazer? E a Liga? E sera que são precisas estas duas instituições para um pais com 10M de habitantes e poucos licenciados em clubes? Eu ja varias vezes disse aqui a minha opinião: o futuro do futebol português passa pelo aumento de competitividade dos juniores, e tambem por um sistema de emprestimos aos clubes de II Liga dos juniores que transitam dos juniores para seniores, e sem espaço nos seniores. Um sistema tipo NBA, a tal 'draft'. Assim não se emprestava jogadores aos clubes amigos, mas sim aos clubes necessitados conforme uma lista de espera ditada pela classificação do clube no ano anterior. Apareceriam então inumeros jovens na segunda liga, que jogariam muito mais e com um nivel de exigencia que os faria crescer rapidamente. Acho que todos ganhavam a fazer isto. Os clubes que emprestam os jovens, os clubes que os recebem, e as seleções nacionais jovens. Boas festas a todos?

Simples: mais €

Um campeonato é tanto melhor quanto melhores forem os jogadores que nele actuam. Para atrair melhores jogadores é preciso €. Mais nada. Enquanto tivermos direitos televisivos a serem pagos a uma ninharia (comparativamente aos preços que se praticam pela europa fora), e 90% dos adeptos do futebol de futebol distribuídos pelos 3 grandes, não esperem milagres.

Off-Topic

Mais um para o molho, já se prefazem 20 contratações no SCP! Agora é o Asier del Horno atribuido pela Bola, que este ano já acertou 0 em 9 dos nomes lançados! E mais uma moedinha e mais uma voltinha no carrocel! Cumps