Comissão Disciplinar quer penas mais duras para jogo violento | Relvado

Comissão Disciplinar quer penas mais duras para jogo violento

 


Comissão Disciplinar quer penas mais duras para jogo violento
A Comissão Disciplinar (CD) vai propôr na próxima Assembleia-Geral (AG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) um agravamento dos castigos para a prática de jogo violento. Num comunicado a CD vem lamentar que é «notório e evidente» que o limite máximo de sanção para o jogo violento é «insuficiente», uma vez que os regulamentos prevêm de 1 a 2 jogos de castigo para estas situações. Depois das críticas vindas a público em virtude de algumas decisões tomadas, a CD vem lembrar aos clubes que é da sua responsabilidade mudar as normas actuais, realçando que é da «competência da AG da LPFP» aprovar o Regulamento Disciplinar.



A CD salienta no referido documento que a ela só lhe compete aplicar as normas votadas pelos clubes «mesmo que relativamente a elas tenha dúvidas, discordâncias e veja nelas lacunas, imprecisões e deficiências». E é certo que para os membros da actual CD as sanções previstas para o jogo violento são demasiado leves, não só por comparação com as sanções para a agressão física, que são castigadas com 1 a 5 jogos, mas também tendo em conta as regras da Federação que indicam 2 a 4 jogos de castigo, lembra a estrutura da LPFP. Perante isto a CD anuncia que vai propôr a alteração ao artigo 122 número 1 do Regulamento Disciplinar, respeitante à prática de jogo violento e a outras faltas intencionais, visando aumentar o seu limite máximo de suspensão e de multa.
Este dado surge no âmbito de algumas críticas de clubes no seguimento de decisões tomadas pela CD. O Órgão da Liga vem deste modo fazer um esclarecimento, começando por notar que para "formatar" uma análise rigorosa decidiu em reunião de Outubro passado definir que aplicaria 1 ou 2 jogos de suspensão conforme o descrito no relatório do árbitro e segundo aí se relatassem situações de menor ou maior gravidade. À luz deste conceito a CD explica que sancionou Maurício (Braga) à 8º jornada, Marcinho (Marítimo) à 11ª e Edson (Paços de Ferreira) à 14ª jornada com 2 jogos de suspensão cada «em virtude de a descrição da equipa de arbitragem ter qualificado como mais grave a conduta violenta». Do mesmo modo Nuno Gomes só mereceu 1 jogo de castigo à 12ª jornada depois do jogo em Alvalade por o relatório do árbitro enquadrar «como menos grave a conduta violenta», justifica a CD que esclarece também que no caso do avançado do Benfica não estamos perante uma situação de reincidência, notando que tal só se verificaria se Nuno Gomes tivesse sido expulso por injúrias e ofensas à equipa de arbitragem, como foi o caso aquando da sua expulsão no Bessa, o que motivou que então cumprisse 2 jogos de castigo.
A terminar a CD salienta que agirá dentro deste princípio que se baseia na análise escrita dos árbitros até ao fim do campeonato «sem olhar às camisolas», apesar da «dificuldade» que admite perante algumas descrições dos juízes. Os elementos da CD lembram por fim que a estrutura não pode recorrer às imagens televisivas para ajuizar os lances, recordando novamente que é assim que está inscrito nos Regulamentos por decisão dos clubes.

I Liga:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Isto é a gozar?!

Qual Comissão?! Aquela que dá dois jogos ao Edson e dá apenas um ao Nuno Gomes ?! Enfim, 1º sejam imparciais ao atribuirem os castigos, depois peçam o que quiserem. Cumprimentos. P.S: Não quis provocar os benfiquistas, apenas falei deste caso pois é o "escandalo" mais recente.

Re: Isto é a gozar?!

Eu acho que primeiro t~em que formar um CD... a sério, nunca pôr lá representantes dos clubes. Depois pensem nas penas. Cumps.

Castigos

Eu acho que deveriam acabar o jogo mais e menos violento e passar a haver jogo violento, ponto final. Como castigo deveria ser 5 jogos de castigo, ponto, sem recursos. Também deveria haver castigos monetários como o equivalente a 2 meses de salário do jogador em questão cobrado quer ao jogador como ao clube do jogador. Se isto não acaba com estas entradas, não estou a ver o que o faria.

Eu também...

..quero penas mais duras para a Comissão Disciplinar, sugiro pena de morte para Pedro Mourão e Frederico Cebola da ex-CD...

Jogo violento grave e menos grave

A CD da LPFP explica que a punição para a prática de jogo violento (não confundir com agressão física) vai de um a dois jogos e que tal «não é cómodo na hora de decidir», pois a diferença entre a suspensão mínima e máxima é de apenas um jogo. A CD da Liga recorda ainda que a elaboração e aprovação do Regulamento Disciplinar é da exclusiva responsabilidade da Assembleia Geral da LPFP, onde participam todos os clubes. Sendo possível aplicar «apenas um ou dois jogos de suspensão» aos atletas que infringem esta lei - isto além das multas pecuniárias -, a CD explica que se baseia nos relatórios efectuados pelas equipas de arbitragem para aplicar um jogo (em casos de menor gravidade), ou dois (em situações mais gravosas). O órgão explica ainda que aplicou dois jogos de suspensão a Maurício (Sp. Braga, na partida contra o Marítimo), Marcinho (Marítimo, em jogo frente ao Benfica), Edson (P. Ferreira, diante do F.C. Porto) por as respectivas equipas de arbitragem terem considerado que os atletas praticaram «conduta mais grave e violenta». Já Nuno Gomes, apenas foi castigado por um jogo pela expulsão frente ao Sporting porque o árbitro Jorge Sousa enquadrou como «menos grave» a conduta violenta. Fonte:MaisFutebol

e o marcinho do maritimo contra slb foi expulso

e apanhou 2 jogos castigo,nuno gomes fez aquilo que fez e apanha 1 jogo? apito vermelho ja!!!!!!!

Porra

É preciso partir as pernas,a entrada de Nuno Gomes não é jogo violento,mas que porra...

Re: Porra

Acho a entrada do nuno gomes mais violenta que a do jogagador do paços. Não consigo é perceber porque razão o edson levou dois jogos, e bem, e o nuno gomes 1. Esta situação revela um favorecimento claro...

Tudo muito lindo

... mas um jogo ou mesmo dois jogos continuam a ser poucos para muitas das situações vistas até agora.

Penas duras..

Querem penas duras e dão 1 jogo ao Nuno Gomes? Que belo exemplo.

Re: Comissão Disciplinar quer penas mais duras para jogo violent

Fala se muito no apito dourado, mas a porcaria do futebol português não acaba nos srs do apito. Para ter esta dualidade de critérios, mais valia não haver comissão disciplinar. Depois falam para atirar areia para os olhos das pessoas, a isto chamo roubo à cara podre!

explicar o inexplicavel!!!

Esta comissão vem explicar, explicar, e ficamos a saber o mesmo.......o Nuno Gomes levou cartão vermelho directo e apanhou um jogo, o João Pinto leva dois amarelos e apanhou 2. Então o Nuno Gomes não é reincidente???? então tem mais um milhão de maneiras para ser expulso, sem ser reicidente,. Bahhhhhhh......

Re: explicar o inexplicavel!!!

Nem sequer sou suspeito ao comentar isto, porque sou portista. A questao é o relatório do árbitro. O cartao vermelho mostrado ao N. Gomes foi por jogo violento, mas o sr. árbitro nao o considerou muito violento. Sançao minima, 1 jogo. O duplo cartao amarelo do N. Gomes no Bessa foi punido com 2 jogos, tal como agora o J. Pinto, porque 1 jogo vem directamente da amostragem do duplo amarelo, o outro jogo, em ambos os casos, sao uma segunda puniçao por injúrias à equipa de arbitragem. Nestes 2 casos, duplo amarelo do N. Gomes no Bessa e J. Pinto em Braga, os jogadores foram punidos por dois artigos do regulamento disciplinar - salvo erro artºs 126 e 130 - enquanto o duplo amarelo é só punivel pelo 130. Espero que tenhas ficado esclarecido, no entanto podes sempre verificar os artºs punitivos no site da LPFP.

Outra coisa

Nao ponham castigos do tipo de 5 a 10 jogos. Digam que o castigo sao 10 jogos sem espinhas, nao passivel de recursos e igual para todos. Porque senao andam aqui os relvas todos preocupados em esclarecer que o castigo eh severo (caso o jogador seja do clube do relvinha em questao) e ou caso contrario o castigo nao foi suficiente (caso o relvinha seja de clube opositor). Isto vem a preposito da velha lenga lenga de "um peso duas medidas". Jogo violento, NO THANKS Cumps.