Comentadores puxam sempre pelos grandes... |
|
18 de Agosto de 2003, às 14:15 |
Bruno_T continua questionando: "o trabalho de um jornalista não é divulgar factos com o máximo de imparcialidade?
Certo é que
estes comentários tendenciosos são facilmente explicáveis. Como
existem muitos adeptos desses 3 clubes, há que fazer uma transmissão que agrade
esses adeptos, os outros não interessam. E coincidência ou não, foi a partir do
momento em que só 3/5 clubes passaram a ter interesse mediático que os estádios
começaram a esvaziar-se.
Convém não se esquecerem que o campeonato tem 18 clubes (agora são 17, não é?),
e todos eles merecem o mesmo respeito. Como se não bastasse já serem
prejudicados
nas arbitragens, também passaram a ser prejudicados nos comentários durante os
jogos. Basta ver o tratamento do Braga no jogo de ontem, quando estava 1-0, foi
anulada uma jogada ao Braga por fora-de-jogo, quando esses jogadores estavam em
jogo por mais de um metro; os comentadores reconheceram o erro do árbitro, mas
ficou-se por aí. E se fosse o Braga que estivesse a ganhar, e fosse assinalado
aquele fora-de-jogo ao Porto? O árbitro tinha sido crucificado em praça pública
pelos comentadores!
Já não há desporto, apenas existem interesses comerciais e económicos
em que certas edilidades vençam, e se atire de vez em quando uns trocos aos
restantes
clubes,
pois um campeonato não pode ter só 3/5 clubes! Assim vai o futebol(?)
português!"
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
o exemplo tinha que ser o Porto
Enviado por compri a 18 de Agosto de 2003, às 15:55.Adoro estes escrivas que quando podem caem em cima do unico clube que temos europeu.Enfim já tamos habituados...enquanto falam nós ganhamos.
Re:o exemplo tinha que ser o Porto
Enviado por Bruno_T a 18 de Agosto de 2003, às 16:05.E já agora, acerca do Porto eu falei daquele erro que foi tratado de forma muito suave pelos comentadores, mas quando foi aquele lance da bola cruzada ainda dentro das 4 linhas foi o Carmo e a Trindade!
Saudações Vitorianas!
Re:o exemplo tinha que ser o Porto
Enviado por compri a 19 de Agosto de 2003, às 15:04.Perseguição?talvez?Mas a verdade é que as vitorias do Porto fazem mossa em muita gente e sempre que podem dizem logo que fomos levados ao colo.
Façam como eu vou fazer
Enviado por Aguia Real 10 a 18 de Agosto de 2003, às 15:54.Já não tenho paciencia para tanta parvoice e apartir de agora vou começar a tirar o som da televisão e ligar o radio. Se isto não melhorar meto mas é uma musiquinha de fundo e fico com as minhas opinioes. Tou farto daqueles comentarios despropositados, facciosos e das grandes secas que o Gabriel Alves prega qd começa a descrever o que é o futebol. Por um lado por vezes fazem-me dar gargalhadas e outras deixam-me estupefacto por tamanhas baboseiras que dizem, ainda ontem no jogo do boavista, o F. aguiar a ser agarrado pela camisola, a forçar, o do boavista a puxar ainda mais até que rasgou. O parvo do comentador (que não tem outro nome) diz que a culpa é da camisola ser de pessima qualidade que não resiste á força do Robocop. O que é que ele queria? Camisolas de Malha de aço de 15 kilos? Bastava dizer que tava a ser agarrado, bastava isso, mas não têm de inventar!
Outras vezes a estupidez é tanta que até dá para rir, mas não é essa a função deles, para isso prefiro ver os Malucos do Riso.
Principalmente o Benfica
Enviado por PHFS a 18 de Agosto de 2003, às 15:21.Agora se me disserem que o "glorioso" (não sei em quê), que têm seis milhões de adeptos onde se incluiu estes comentadores,aí sim , eu acredito.
Saudacções Verdes e Brancas
Re:Principalmente o Benfica
Enviado por postmaster a 20 de Agosto de 2003, às 14:10.Tenta ser criativo e volta a tentar :)
1minutoe3segundos...mais coisa,menos coisa.
Enviado por domjohny a 18 de Agosto de 2003, às 15:14.30 segundos,40,53,1minuto e 3 segundos para marcar um livre.Isto não pode ser.
O facto da barreira do Sporting não estar á distancia regulamentar não interessava.A culpa era da Académica que perdia tempo.
E fizeram bem!
Enviado por Nelson Pires a 18 de Agosto de 2003, às 15:23.E isso é um problema... ou não?
Tudo isso interfere (ou devia) com o tempo de compensação que é dado no fim e que os adptos (e os relvas) costumam criticar!
Aliás, tanto assim é que no Mundial de Sub-17 está a ser experimentada uma nova regra: o árbitro pode mandar recuar a barreira outros 9,15 m sempre que a equipa não respeitar a distância que o árbitro indicar!
Cumps
Avestruzes :)
Enviado por Piki a 18 de Agosto de 2003, às 22:18.Pareciam dois retardados mentais.
Então, não tinha o cronómetro no ecrân ,mesmo á frente do meu "pequeno" cérebro para vêr o que se estava a passar.
Possa, irritante no mínimo, parecia aqueles tipos das feiras : "não por 150, mas sim por 135, não , como estou de bom humor 100 + umas ceroulas transmontanas, bla bla bla...
Eu estou mais ou menos como o Artur Jorje: Turn off the sound volume, e toca pôr uma pitada de Bach de fundo, um Bacardi Lemon, e esperar que o espectáculo seja interessante...
Haja paciência, para estas avestruzes... :).
Cheers
Miguel Menezes
Rugby
Enviado por Luke a 18 de Agosto de 2003, às 16:29.1º-se é marcada falta,a bola fica no chão e não anda a correr meia equipa antes de voltar uns bons 2 ou 3 metros a frente do local onde a falta foi cometida.O árbitro apita e a bola fica no chão.Não vejo qual é a dificuldade de aplicar isto ao futebol.2º-a equipa contra quem é assinalada falta recua 10 metros (é o mesmo que a barreira).Se a falta é marcada e a distância não é respeitada a equipa recua mais 10 metros.E mais nada.
Essas coisas acontecem por 2 motivos.Porque os jogadores portugueses têm uma cultura mediocre e porque os árbitros são uns bananas que permitem que estas situações aconteçam.
Também não concordo, porque....
Enviado por PLO a 18 de Agosto de 2003, às 15:40.A barreira já não tem de estar à distância regulamentar por faltarem poucos minutos? Tem, não tem?
É culpa do árbitro que os jogadores (neste caso do Sporting) tenham atrasado a marcação do livre? Não é pois não?
Mas a acreditar nos comentários, o futebol está mal porque os árbitros são picuinhas sem necessidade!!
Gimme a break :)
* PLO *
Re:E fizeram bem!
Enviado por Bruno_T a 18 de Agosto de 2003, às 15:34.Saudações Vitorianas!
Re:E fizeram bem!
Enviado por Ao_Leo a 18 de Agosto de 2003, às 15:45.Se estavas atento aos comentários, hás-de ter reparado que houve outras referências à influência do árbitro na forma como o jogo estava a ter paragens excessivas. Nomeadamente na mostragem dos cartões. Observação que me pareceu bastante pertinente, visto ser um ponto exemplificativo de como a maioria dos árbitros não priveligia o espectáculo, acabando por ser eles os responsáveis por muitas das quebras que os jogos têm.
Re:E fizeram bem!
Enviado por Bruno_T a 18 de Agosto de 2003, às 16:01.Se fosse como em Inglaterra, um jogador atiravasse ao soalho para sacar a falta e os seus adeptos assobiavam-lhe!
Saudações Vitorianas!
Re:E fizeram bem!
Enviado por Ao_Leo a 18 de Agosto de 2003, às 16:17.Mas, voltando aos árbitros, o que às vezes assistes cá em Portugal é a um excesso de protagonismo que os próprios árbitros parecem querer ter. Em vez de estarem ali para servir um espectáculo, acabam por mostrar que querem ser eles o espectáculo. A tal demora na mostragem dos cartões, ou a longa paragem para que seja marcada uma falta. Dá ideia de que falta uma certa sensibilidade para perceberem qual é realmente o seu papel dentro de campo.
Jornalistas vs comentadores
Enviado por Nelson Pires a 18 de Agosto de 2003, às 14:59.Normalmente, para um jogo do SCP "convidam" um ex-jogador leonino (como Manuel Fernandes no caso do recente Académica vs SCP), para um jogo do SLB "convidam" um ex-jogador benfiquista e para um jogo do FCP "convidam" um ex-jogador portista.
O que esperar daqui? A resposta é óbvia... e não me parece muito grave que se note a inclinação clubística do comentador!
Para mim, grave é que o jornalista não seja isento e imparcial, pois - esse sim -, por definição deontológica, devia sê-lo!
Mas eu deixava uma sugestão às TV's:
para um jogo do SCP "convidem" um ex-jogador benfiquista, para um jogo do SLB "convidem" um ex-jogador portista e para um jogo do FCP "convidem" um ex-jogador leonino. Depois... esperavámos pelo que ia sair daí! :)
Saudações
Re:Jornalistas vs comentadores
Enviado por Ao_Leo a 18 de Agosto de 2003, às 15:31.Para mim o problema nem é o clube dos comentadores. O problema mesmo é que geralmente os comentadores são francamente maus. Acabam por dizer banalidades, constatando o óbvio. Para isso não preciso de comentadores. A lógica de existirem comentadores deveria ser a de nos trazerem algo de novo em relação ao que estamos a assistir e não é isso que acontece.
Além de que acho uma opção bastante discutível a de se colocar como comentador um ex-jogador do clube que disputa o desafio. Sou sportinguista e os comentários do Manuel Fernandes parecem-me extremamente fracos. Acredito que não seja fácil, mas procurem comentadores que nos tragam alguma mais valia. Lembro-me do António Tadeia, por exemplo. O próprio Rui Santos poderia dar um bom comentador durante os jogos. Dos actuais, para além do Jorge Baptista (serei talvez o único membro deste espaço que gosta de o ouvir), não há um único comentador que me chame a atenção pela positiva.
Re:Jornalistas vs comentadores
Enviado por Nelson Pires a 18 de Agosto de 2003, às 15:40.Concordo com o que dizes, mas eu geralmente resolvo esse problema tirando o som da TV e ligando o rádio, geralmente na TSF. Sempre vou ouvindo outras notícias... :)
Cumps
Re:Jornalistas vs comentadores
Enviado por Ao_Leo a 18 de Agosto de 2003, às 15:55.Re:Jornalistas vs comentadores
Enviado por Barao Das Couves a 18 de Agosto de 2003, às 16:17.Depois os comentadores são quase todos também de meia tigela.
Os comentários são quase todos em função do resultado...ou seja...se uma equipe ganha é sempre justo e a outra jogou sempre mal.
O caso mais gritante é o Manuel de Oliveira ( penso que é este o nome) que foi uma nulidade como treinador e passa a vida a criticar tudo e todos...dizendo verdades de La Palice ao longo de todo um relato.
O Rosado da RR ainda escapa, parece-me ser o mais racional...
Mas aliar um relato à transmissão televisiva é a melhor ideia, pois diverte-me algumas situações e não se tem de ouvir a moléstia dos comentadores televisivos.
A ideia que me fica é que qualquer Zé da Trincha sem formação especifica de comunicação e audiovisuais pode comentar um jogo e depois é o que se vê...
Re:Jornalistas vs comentadores
Enviado por Ao_Leo a 18 de Agosto de 2003, às 16:30.E hás-de reparar no medo que ele, e muitos outros, demonstram na análise de certos lances. Raramente são capazes de fazer uma crítica que seja sem darem logo o outro lado da questão. Ou seja, querem ficar bem com toda a gente.
Acaba por ter piada é assistir à metamorfose dessas mesmas pessoas quando comentam um jogo da Selecção. Aí já se sentem à vontade para criticar as arbitragens e os jogadores da equipa adversária numa total impunidade. É como se os adversários fossem os maus a combater os bons.
p.s.: tinhas razão no que dizias sobre a moderação negativa que eu iria levar por umas tantas semanas. Ainda no meu comentário ao jogo com a Académica terei levado com uma, já entretanto corrigida.
Público é que decide!
Enviado por Daredevilpt a 18 de Agosto de 2003, às 14:43.No entanto, não me parece que seja possivel, começar a escolher os comentadores em função dos clubes que gostam, pois tornaria-se um bocado ridiculo...."É do clube X? Então não pode, só queremos alguém dos clubes pequenos para comentar!"
Acho que o público é que tem que tomar atenção a isso e distinguir o bom jornalismo, aquele que mesmo não escondendo as suas preferências, consegue ser isento e honesto, do mau jornalismo, aquele que defende as suas cores para o bem e para o mal!
Vê lá tu...
Enviado por nunosribeiro a 18 de Agosto de 2003, às 14:33.Como vi o jogo do FCP no estádio não sei o que disseram os comentadores das faltas para amarelo do Barroso que em 3 só levou numa, não sei o que disseram no lance mal anulado ao FCP, não sei o que disseram em muitas ocasiões... mas sei o que disseram na semana passada, e o que passaram a semana toda a dizer... chegando ao cúmulo de certos "artiguistas" quase exigirem saber a opinião do Mourinho sobre o lance do golo frente ao Leiria.
O que é que fez capa dos jornais e aberturas de TV?? A vitória do FCP, ou o golo irregular??
Há muitas falhas, demasiadas, nessa tua teoria...
É certo que há muitos comentadores (não jornalistas) que não sabem ser isentos, mas acontece para todos os lados... Olha ainda ontem ouvi inúmeras barbaridades dum senhor que agora presta serviço na RTP, mas é a ele que lhe pagam e como nem sequer é jornalista, está à vontade para emitir a sua opinião.
Re:Vê lá tu...
Enviado por Bruno_T a 18 de Agosto de 2003, às 14:58.E sobre o caso que mencionei do Porto, que aconteceu ao árbitro do célebre Campomaiorense-Porto? Que teria acontecido se fosse o Porto o beneficiado?
Saudações Vitorianas!
Re:Vê lá tu...
Enviado por Eandre a 18 de Agosto de 2003, às 15:04.pudera, sempre que faz um jogo do Porto acaba por influenciar o resultado!
É muito mau ele.........
Re:Vê lá tu...
Enviado por compri a 18 de Agosto de 2003, às 16:02.Re:Vê lá tu...
Enviado por Bruno_T a 18 de Agosto de 2003, às 15:31.Saudações Vitorianas!
Ah, e para a próxima...
Enviado por nunosribeiro a 18 de Agosto de 2003, às 14:35.Re:Ah, e para a próxima...
Enviado por Barao Das Couves a 18 de Agosto de 2003, às 14:43.Que pujança!
Re:Ah, e para a próxima...
Enviado por nunosribeiro a 19 de Agosto de 2003, às 07:06.