Com medo da verdade | Relvado

Com medo da verdade

Enquanto estamos concentrados nesta parábola entre o Sporting e os árbitros, desvia-se a atenção de
 

O que se passa hoje no nosso futebol e no sector da arbitragem é o resultado de anos de anarquia absoluta, onde se procurou sempre viciar o jogo e nunca procurar conquistar por mérito desportivo.

Já se leu e se ouviu de tudo neste meio, desde negócios diretos com os árbitros, a jogos com resultados combinados, a favores pagos com vários tipos de valores, incluindo o serviço de mulheres, a jogadores pagos para falharem ou um valor acrescentado para dar o máximo, se necessário até a relva deveriam comer, verificado domingo, após domingo e agora neste mundo do quadradinho, fim-de-semana, após fim-de-semana.

Todo mundo assiste, todo mundo fala, por entre corredores deste antro, viram a cara para o lado, fazem de conta que nada sabem, todos parecem que estão comprometidos com este poder oculto. Há restaurantes já marcados, há lugares próprios, há códigos de diálogo, há encontros marcados descaradamente, é o constante, e citando, Octávio Machado, "vocês sabem do que estou a falar", do "eu sei e assisti", "estive lá", "eu até sei quais são os restaurantes", "eu sei que você sabe o que eu sei", se vai passado descaradamente, à vista e aos ouvidos de todos.

Não só nada acontece, como as investigações, algo de muito misterioso, vão sempre parar a um saco roto, como por magia tudo desaparece, não se fala mais no assunto, tudo se perde. Justiça, jornalistas, comentadores, dirigentes, árbitros, parece que estão todos no mesmo meio, parece que se relacionam numa simbiose perfeita neste antro promíscuo, descarado com duas frentes de poder, os vermelhos e os azuis.

A cena de João Ferreira não tem lógica, não faz qualquer sentido dentro de padrões simples naturais. Um árbitro não vai recusar arbitrar um jogo, só porque um jornal mandou uma dica, que “alguém” estranhava a nomeação, “alguém” estava muito surpreendido com a nomeação, não tem qualquer cabimento dentro dos padrões da normalidade. Há algo mais por detrás desta fantochada.

E podemos começar por expor aqui várias questões que poderão dar algum sentido a este aparato de uma novela franciscana de segunda categoria. Enquanto estamos concentrados nesta parábola, Sporting e alguns, nota-se quem são, árbitros, se desvia a atenção dos outros jogos deste início de campeonato. O Porto e o Benfica nestes dois primeiros jogos foram descaradamente empurrados para as vitórias pelos amigos de preto e nos outros jogos da primeira categoria foi um festival de erros tendenciosos com objectivo claro de prejudicar uns e beneficiar outros.

Outra das questões a analisar é o rol de declarações, feitas num passado muito recente, muitas, antes dos jogos, referente a árbitros, que só faltou o insulto directo. Nesta altura não houve nenhum boicote ou algo similar, nem tão pouco a APAF apareceu para dar mais um festival de protagonismo com frases descabidas, idiotas, nitidamente a desviar as atenções.

Enquanto a justiça, os jornalistas e todos ligados ao mundo do futebol continuarem a olhar para o lado fazendo de conta que nada se está a passar, colaborando nesta nojeira, vamos tendo o futebol viciado, falso ao jeito de meia dúzia de crápulas que gozam a belo prazer e de todas as formas, com os amantes deste desporto-rei.

Para alguns sportinguistas, a culpa está nas direcções deste clube, que nunca conseguiu entrar nesse meio obscuro e mafioso, conquistando também parcela deste poder e como não estamos lá, é exactamente o clube que serve para desviar as atenções e serve para dar imagem de credibilidade, tipo bengala, para estas cenas, e serve, claro, para retirar este clube das vitórias. Não podemos também nós ir por esse campo, entrar neste reino das trevas futebolísticas, estaríamos a contribuir e a  tornar este jogo ainda mais nojento, completamente falso.

Depois aparecem alguns jornalistas e comentadores iluminados a contribuírem literalmente para este sistema, com comentários e análises, do "a jogar desta forma, querem ganhar", pois é, mas os outros a jogar pior. O Benfica x Gil Vicente mais parecia um jogo da segunda divisão, no entanto se não fosse o camarada de preto, estariam hoje em pior situação pontual que o Sporting, mas como empatou e depois ganhou, com mais umas ajudas, já não se interpela o tipo de futebol deste clube, e o cenário repete-se com o Porto. Pois! Enquanto houver estes capatazes do sistema, isto nunca vai mudar.

I Liga:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

...

Vá lá até que enfim!apesar de não concordar em muitos aspectos com este comentario, nomeadamente com algumas generalizações e relações causa efeito, relativo ao FCP, porque quando se faz generalizações e cria-se relações de causa efeito directas e simplistas relativo ao sucesso do FCP a nivel das arbritagens, teremos de entender 2 ou 3 coisas isto se quisermos ser objectivos:
a) O FCP em 27 anos vence 5 titulos europeus(2 champions/TCCE;2Uefas/liga europa;1 supertaça europeia)e 2 mundiais(2 intercontinentais) logo se o FCP vence estes titulos todos em tão poucos anos nas maiores montras mundiais e os outros não vencem titulos europeus e mundiais há mais de 49 anos é porque este sucesso não se deve a erros de arbritagens;
b) dos 19 campeonatos q o FCP venceu em 27 anos, contamos pelos dedos de uma mão aqueles que foram vencidos com 1,2,3,4 de vantagem, logo a maioria dos campeonatos que o FCP venceu foram vencidos com margens confortaveis pontuais o que explica uma grande diferença face aos rivais logo não se deve so erros de arbritagens;
c) quando os arbritos erram a favor do Porto isso não signfica que os arbritos os cidadãos PESSOAS chefes de familia etc sejam automaticamente corruptos, permiscuos, vendidos etc, podem errar porque sei lá! os seres humanos erram!

Estes são os pontos essenciais que não concordo neste comentario.
Mas noto aqui alguma Inovação,coragem e algo que não vejo nenhum comentador jornalista Media em geral e em particular fazerem.... Porque toca no ponto essencial que é Ninguem discute sozinho! Ou seja é que desde dos anos 80 para cá eu como adepto do FCP passei a vida a Ouvir Pelos jornalistas comentadores logo Povão em Geral que os males do Mundo eram provocados pelos seres dominiacos do FCP e os seus dirigentes... inclusive que os males do futebol eram todos provocados pela reacarnação do Conde Dracula á portuguesa de nome Jorge Nuno Pinto da Costa e essa tendencia subiu e inflamou-se cada vez mais com a exposição das escutas de forma ilegal e promovida por meios de comunicação que pactuaram cobardamente com um acto criminoso de segredo de justiça na divulgação de escutas que deveriam estar em segredo de justiça, claro que qualquer portista sabe que o Pinto da Costa não é santo sabe que o Mundo do futebol não é um meio de seres ingenuos e bem intecninados logo essa divulgação das escutas so fez que os portistas se unissem ainda mais em redor do seu Presidente pois sabem que a verdade desportiva posta nestes moldes na diabolização de so um lado é uma Fraude!
Portanto o que eu noto é que pela 1ª vez vejo um comentador nos Media ter a coragem de dizer que Não é so o FCP e o seu presidente que são os culpados deste ambiente doentio em redor das arbritagens.... pela 1ª vez oiço alguem dizerem: Perem os Bermelhos tambem comem do mesmo prato tambem se seguem pelos mesmos esquemas logo aqui não existe so um clube culpado ou um presidente culpado existem varios.... e quem realmente quer um futebol saudavel normal tem de denunciar de facto os podres do futebol mas em todos os sectores em todos os lados e não só em um lado numa lavagem cerebral sem precedentes em Portugal.
a verdade é que de todos os campeonatos europeus de futebol o ambiente mais doentio mais pesado mais perigoso é em Portugal a verdade é que a rivalidade entre Barça e real entre catalunha e castela é enorme muito maior até que entre Lisboa e Porto ou Norte Sul, mas a verdade é que vemos t presidentes a falarem em conjunto a darem conferencias de imprensa juntos a ver os jogos juntos, Portugal é o unico pais em que assistimos a um ambiente de guerra entre direcções que comem as 2 do mesmo prato, de um lado temos um clube que dominou entre 1994-2000 os meandros do futebol , por outro lado temos um clube que manda e controla os Media os jornais as tvs os jornalistas comentadores e que faz uma campanha de terror ao estilo TieParty á portuguesa contra o Inimigo Publico maior em Portugal desde do Ant. Oliveira Salazar atiçando assim 6 Milhões de almas penadas mergulhadas em milhares de frustações.
A verdade é que esta treta toda so se resolvia de uma forma as 2 direcções destes 2 clubes sairem, e sairem a bem e era isto que os verdadeiros defensores da verdade desportiva deveriam defender.... em vez de uma direcção querer passar-se por santinha e querer correr com a outra á Paulada para poder assim controlar os meadros de futebol da mesma forma como os outros controlavam ! essa estrategia não ira resultar e se resultar vai resultar com consequencias muito mas muito graves pois é obvio que a massa associativa do FCP não vai nessa conversa.Portanto a solução passa por estas 2 direcções sairem e estes 2 senhores Pinto da Costa e o LFV resolverem as suas divergencias pessoais entre eles e não meterem os adeptos e socios ao barulho numa guerra que ve-se que tem muito de pessoal! Mas o problema é que os defensores da verdade desportiva não querem essa solução, os defensores da verdade desportiva ao estilo TieParty querem-nos convencer que o murro que todos vimos na TV dado por JJ na cara do jogador do Nacional não foi um murro mas sim um empurrão, ou que as coteveladas do Javi garcia ou do Maxi pereira na cara dos adversarios em todos os jogos não são cotevaldas mas sim disfunções da propria cordenação motora dos jogadores.... e enquanto eu vir tipos na TV ou nos jornais a querem-me convencer a mim como telespectador leitor destas anormalidades e enquanto vir gente em canais de TV a desejarem a Morte a seres humanos enquanto vir estadios cheios onde as luzes são apagadas e tentarem-me convencer que isto é normal e que isto é que é verdade desportiva.... eu direi Força Pinto da Costa força apito dourado estais perdoado....

a verdade verdadinha

aqui um besouro disse quando o sporting é beneficiado fica caladinho como o porto e benfica ,,, pois fica . Fica calado de raiva porque quando isso aconte-se , já foi espoliado em 10 ou 12 pontos , e ao mesmo tempo são dados ao porto e benfica 10 ou 13 pontos o que fáz 24-5-6 do primeiro e segundo lugar ,, esse favor fáz com que ficamos é com raiva , porque nunca nos dão esses favores para deixar porto e benfica a comer pasteis ,,, porque será favores depois de estar morto ........ um bom fato . bom caixão ---------------------- terminando ---------------- vós do porto . e benfica ., não é por ganharem e serem campeões fabricados mas por setremm hipócritas sabem que são ajudados e desmentes com todos os DENTES , POR ISSO DIREI SEMPRE ,,,,,,,,,,,,,,,,,, DESEJO A VOSSA MORTE , E SÃO GRANDES FILHOS DA P.U.T.A. ,,,,,,, PORQUE QUEM NÃO ADMITE OS BENEFICIOS SÓ MERECEM ESTE ÓDIO QUE NUTRO POR VÓS DO PORTO E BENFICA ,,,,,,,,,,,,, QUE MORRAM TODOS ,,,,,,, QUANDO MORREM UM CÃO DO VOSSO VCLUBE MANDO SEMPRE UM FOGUETE

Um artigo tipicamente sportinguista!

Muitas acusações, muitas conversas pouco claras, mas nada de concreto! Creio que seria bom que já fosse o tempo de, todos os que têm algo a ver com o futebol e isto inclui os que são apenas adeptos, se deixassem destas conversas à "Octávio Malvado", bem citado no texto que o dito poderia assinar, e apenas falássemos do que temos em concreto e com provas! É que este clima de maledicência não serve o futebol!
Fantástico é o autor do artigo, logo aplaudido por tantos correlegionários, vir dizer que o mal do Sporting são as arbitragens! O futebol da equipa está excelente e o único verdadeiro problema são as alterações ditadas pelos homens do apito!
Para azar do articulista, que aliás disso não fala, as prestações internacionais dos clubes seguem, direitinho, as performances nas provas nacionais matando um dos argumentos mais fortes! Eu diria mesmo: enquanto nos sportingustas for dominante este opinião, o clube de Alvalade será sempre um perdedor!

Parabens Nlpereira pelo

Parabens Nlpereira pelo festival de verdades que menciona,pura verdade nas suas linhas ,mas estamos em Portugal meu amigo!!!!! daqui a uns anos estamos a ver outra vez as mesmas linhas escritas pois nunca nada vai mudar .

O futuro é que vai dizer o que o SCP quer verdadeiramente..

Sou totalmente contra a atual greve dos árbitros ao SCP. Como qualquer outra pessoa que ganha a vida a fazer algo, está sujeita a criticas e deve ter a capacidade de encaixe para avaliar racionalmente as criticas, filtrá-las e aproveitar para melhorar.

A arbitragem, como qualquer outra classe, fechou-se sobre si mesma para defender os poderes, interesses de alguns. Quem lá anda quer continuar a ter o seu lugar e para alguns o objectivo é deixá-lo para um familiar, amigo ou conhecido. Obviamente que esta situação é absolutamente lamentável.. Exige-se transparência nas avaliações, nas promoções e nas nomeções, algo que actualmente não acontece..

Relação entre arbitros e dirigentes, alguma vez não houveram??? Como ultrapassar este problema??

O profissionalismo vai ajudar em algo? Dúvido.. Vai é acentuar a permanência das pessoas nos cargos e duvido que a qualidade aumente significativamente. Temos um futebol profissional que consiga suportar árbitros profissionais? Dúvido..

Quanto ao SCP, com Luis Duque está a efectuar o caminho que considera mais adequado.. Está a seguir o melhor caminho? Não..

Em termos gerais, o SCP não é diferente do FCP ou SLB.. Quando existem erros contra si, falta um barulho descomunal, mas quando é ao contrário, fica caladinho- exactamente igual a SLB e FCP.

No ano passado tivemos o exemplo dos jogos contra o FCP, em casa foi beneficiado, logo nem uma palavra, no Dragão foi prejudicado, ja era o sistema!!!

Carlos xistra, já teve jogos em que beneficiou o SCP, reacção do SCP? Nenhuma.. caladinho..
Na primeira jornada, qual a reação? O árbitro é Incompetente, isto e aquilo..

Conclusão, aguardo para ver futuras reacções dos actuais dirigentes do SCP e espero sinceramente que reclamem com a mesma intensidade quer quando são beneficiados ou prejudicados, até lá, o SCP está a efectuar exactamente o que o FCP e o SLB costumam fazer..

Ou seja...

...no teu ver o Porto ainda foi o prejudicado. LOL.

Mas acho bem, és portista e tens de puchar a brasa para a tua sardinha.

Pela forma como escreves, não

Pela forma como escreves, não precisas de dizer qual o teu clube... !

Posso subscrever tudo o que vem neste artigo?...

Isto, sim, é colocar o dedo na ferida...

Bem-vindo!

Ao Relvado e nada mais tenho a comentar, porque concordo integralmente com o que foi escrito!
Falta apenas dizer que, caso houvesse verdade desportiva o SCP tinha 4 pontos e, provavelmente e no minimo, estaria igualado com os rivais. Como não está, está em crise e os rivais apanham logo aquela embalagem.

resumo das 2 jornadas

SCP

O sporting tem razões de queixa de 1 pénalti e 1 golo anulado na 1ª jornada.

Beneficiou de um expulsão poupada a jeffren nesse mesmo jogo.

SLB

Beneficiado nas 2 jornadas.

Golo em fora-de-jogo na primeira e pénalti escandaloso não assinalado na segunda que daria o empate ao Feirense. Há quem fale ainda (a bolha por exemplo) em agressões de maxi e javi.

FCP

Na 1ª jornada o "crime" foi o árbitro ter assinalado um pénalti que existiu e foi mais do que evidente. Temos ainda uma expulsao poupada a um jogador do vitória por entrada a matar sobre joao moutinho.

Na 2ª jornada beneficiou de um vermelho que ficou no bolso (otamendi) e de um pénalti poupado nos minutos finais. Há ainda um lance na área do gil vicente sobre Varela que poderia ter assinalado pénalto favoravel ao Porto.

...

A nível de futebol jogado, verdade seja dita que Porto, Benfica e Sporting mostraram muito pouco até ao momento.

O Saviola não ia isolado para

O Saviola não ia isolado para a baliza num fora de jogo mal tirado?

A expulsão do Jeffrén é tão inequívoca como

inexplicável, mas a verdade é que Olhanense, por essa altura, já estava a dever um jogador ao banho. E, no final, até ficou a dever pelo menos dois. E isso não tem sido referido nas razões de queixa do Sporting.

por acaso tenho a ideia..

..que um gajo da olhanense tb deveria ter sido expulso, mas penso que foi depois do lance do jeffren.

O do Penalty, por exemplo

, que já tinha amarelo, é bem antes.

se ja tinha amarelo..

..então nesse caso não havia dúvidas.

Aos 85 minutos

entrada dura de Caue sobre Rubio, merecedora de amarelo, que seria o segundo porque o jogador do Olhanense já tinha sido admoestado.

Isso era para aí

o 4º amarelo do Cauê no jogo...