Clubes devem apostar mais nos jogadores jovens? | Relvado

Clubes devem apostar mais nos jogadores jovens?

 

mingos questiona: "Sabendo-se que a crise financeira no futebol português é uma realidade que tende a agravar-se, sabendo-se também que as SAD's tentam "cortar" nas despesas, não seria benéfico se os clubes investissem um pouco mais nos seus jovens talentos? Será que o Sporting é o "único viveiro" de jogadores em Portugal capaz de os promover ao ponto de os vender por verbas avultadas? Não serão os casos de sucesso mais recente de jovens como Hugo Viana, Quaresma, Ronaldo, Helder Postiga, Ricardo Costa e outros tantos, demonstrativos de que Portugal pode, de facto, ter uma qualidade de formação ao nível das melhores da Europa? Será que essa viragem está já a ser feita? O que acham da formação no seu clube? Poderiam os clubes portugueses ser "quase" auto-suficientes, recorrendo ao jogador estrangeiro apenas em caso de extrema necessidade?"

I Liga:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

o porto forma mais

nao concordo quando o artigo fala em que o sporting é o unico clube a formar jovens.o fc porto,sempre formou bons jovens(baia,pinto,andre,magalhaes,gomes,etc...)e continua a forma,r.costa,helder postiga,marco almeida,etc...o sporting vendeu o viana ,e formou o quaresma e o ronaldo=3 nos ultimos anos,o porto formou o postiga,o r.costa,o candido costa,ricardo sousa,feher(sim o feher,entao o porto nao tem de receber 6 milhoes de euros pela formacao?).como veem,o porto forma melhores e mais jogadores que o sporting

Não concordo

Não concordo quando se diz que o Sporting é o único clube que lança jogadores e depois vai buscar uma fortuna com eles.Concordo sim em que o Sporting é a melhor escola de formação em Portugal,que seja o clube que lançe mais promessas no futebol,e por isso tire mais proveitos,mas não se pode esqueçer que no F.C.Porto,tambêm se têm trabalhado bem,o que se vem notando com o aparecimento de algumas promessas.Quanto aos clubes lançarem os jovens,isto têm se notado a partir da última década,um maior aproveitamento destes jovens,até como se sabe Portugal têm tido nestes últimos anos grandes selecções nas camadas jovens,o que indica que os clubes já estão a trabalhar bem a nivel da formação.

O futuro do futebol está nos jovens

Os clubes a nível mundial têm sofrido graves crises financeiras que tem feito estragos veja-se o caso da Fiorentina que devido a uma má gestão levou à sua extinção.
Este cenário de crise que se vive no futebol(e não só) é devido muitas vezes vezes aos clubes quererem ganhar a qualquer custo.
Para fazer frente a esta situação a aposta na formação de jogadores deveria ser posta em prática já que estes jogadores para além de terem um grande valor(nem todos é claro),transportam a mística do clube e muitas vezes são os mais mal pagos das respectivas equipas.
O Sporting tem sido um dos clubes que mais tem apostado na formação e o centro de Alcochete é prova disso(dou o exemplo do Sporting porque é o que tenho mais conhecimento).
O grande problema da não aposta dos jovens é os clubes preferirem muitas vezes apostarem em brasileiros vindos do Inhumense,Marilia,Alagoano,Asa,que são os chamados clubes empresa que formam jogadores para vender e muitos desses jogadores,para não dizes quase todos são desconhecidos no seu país de origem sendo muitas vezes a sua qualidade muito duvidosa e mais valia apostarem numa jovem esperança portuguesa do que num estrangeiro que muitas vezes é dispensado no final da época e que vinha rotulado de craque e recebe salários astronómicos.
Um dos exemplos que vou dar é o Nacional que a continuar assim tem mais brasileiros que portugueses no plantel dispensando jogadores de mês a mês,não apostando na formação de jogadores para o clube.
Os dirigentes para serem eleitos deveriam de apresentar projectos que dessem garantias de uma continua aposta na formação mesmo que os resultados dos clubes não fossem os melhores no principio.
Outra medida que eu penso que deveria ser tomada era os clubes serem obrigados a ter no plantel principal 35% de jogadores formados no clube.
Cumps
#relvado

Ofensivos

Os melhores que têm saido do Sporting têm todos caracteristicas ofensivas. Não chega para fazer uma equipa.