Clássico tranquilo e sem golos (crónica) | Relvado

Clássico tranquilo e sem golos (crónica)

Alvalade viveu uma noite calma, dentro e fora do campo. Entrega e intensidade das duas equipas insuf
 
Sporting-FC Porto: Otamendi e Insúa de costas voltadas
Lusa

Sporting e FC Porto não foram além de um nulo esta noite, no "jogo grande" da 14.ª jornada da I Liga, que acabou por deixar as duas equipas separadas pelos mesmos seis pontos.

Renato Neto foi o "novato" neste encontro. Poucos dias depois de ter chegado a Lisboa, o brasileiro entrou num onze do Sporting que tinha oito reforços em relação à época passada. Um contraste em relação à turma portista, onde Djalma era a única cara nova. E por isso houve uma grande diferença na coesão e ligação entre os jogadores? Não se notou.

Os primeiros instantes foram marcados por uma visibilidade reduzida, devido ao fumo vindo das bancadas. No meio do falso nevoeiro, foi possível ver um cartão amarelo exibido a Elias, por falta sobre Cristián Rodríguez, e logo no segundo minuto. Poderia ter sido um sinal que o desafio iria ser duro... Nada disso. É raro em Portugal, especialmente num clássico, mas o jogo terminou sem que a habitual maca tivesse estado uma única vez dentro das quatro linhas.

O jogo começou por ser sobretudo rápido, intenso, mas também trapalhão. Entre transições rápidas e espaços concedidos pelas duas defesas, era de cabeça que o perigo surgia: João Moutinho, pouco importado com os assobios (desta vez não houve maçãs, aparentemente), cruzou para Maicon, que proporcionou uma boa defesa a Rui Patrício; depois Otamendi atirou ao lado e, na outra área, Ricky Van Wolfswinkel, sozinho, atirou por cima e Polga levou Helton a realizar uma grande defesa. Todos eles remates de cabeça e num espaço de tempo curto.

Ficha do jogo:

O Sporting atacava mais, muito à base da rapidez, e com diversos ressaltos e sobras de bola pelo meio. Os rasgos velozes de Carrillo (Capel foi bem tapado por Maicon) tinham resposta do outro lado, por parte de Hulk. Eram sobretudo estes dois que tentavam aproveitar os erros nos posicionamentos contrários em jogadas rápidas ou contra-ataques.

Se na primeira meia hora houve várias jogadas perigosas junto das duas áreas, os últimos 15 minutos pouco interessantes e o desafio "arrastou-se" até ao intervalo. Entrega dos jogadores via-se, mas lances bem construídos nem por isso.

Cronologia ao contrário e guardiões a brilhar

O FC Porto entrou melhor no início do segundo tempo. A equipa da casa parecia nervosa nos minutos iniciais, com várias falhas a meio-campo. Uma dessas perdas de bola originou novo rasgo perigoso de Hulk, mas Rui Patrício fez uma grande defesa.

Demorou pouco a ter início o jogo dos bancos, para tentar modificar o rumo da partida. E curiosamente - ou não - com métodos semelhantes, já que Domingos Paciência e Vítor Pereira substituíram um médio-centro e dois extremos: do lado leonino saíram Neto, Carrillo e Capel, entraram Matías, Izmailov e Evaldo; Djalma, Belluschi e Cristián deram lugar a James, Defour e Kléber, nos campeões nacionais.

Ao contrário do que aconteceu na primeira parte, nesta etapa complementar foi o último quarto de hora a despertar muito mais interesse do que a primeira meia hora.

Hulk marcou um golo. No entanto, estava fora de jogo no momento do passe de Cristián. Uma irregularidade que demorou a ser assinalada, que causou até alguma confusão, mas foi bem assinalada.

Wolfswinkel andou pouco sinspirado, mas numa jogada conseguiu ser mais rápido que Rolando, mas Helton foi superior. Novamente Wolfswinkel e depois Izmailov tiveram a baliza ao seu dispor, mas Alvaro serviu como guarda-redes e evitou o golo.

Era o Sporting que parecia mais perto de inaugurar o marcador, mas os portistas também não se esqueceram da baliza contrária e, já nos descontos, Otamendi tirou literalmente o golo a James. O colombiano aproveitou um ressalto, ia marcar, rematou, mas a bola bateu no argentino.

Resultado justo. Muita entrega, pressão mútua, disputa constante a meio campo, e quando as oportunidades surgiram os guarda-redes mostraram porque estão lá.

E Izmailov terminou o desafio com novas queixas físicas... Mais uns meses fora da competição? Ainda não há resposta concreta.

FC Porto:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ya leaovivo tens razao ,eu

ya leaovivo tens razao ,eu nao vi a entrevista e nunca pensei que as marias estivessem tao zangadas ,obrigado pela tua observaçao.

A conversa do Domingos já chateia...

Não lembra a ninguém, em semana de clássico, andar a falar em cerelacs como que a justificar desde logo um possível mau resultado em casa contra o Porto. Isso limita jogadores e, muitas vezes, os adeptos. Entra-se em jogo a medo e a probabilidade de um mau resultado é maior.

Nunca na vida o Sporting poderia ter sido Campeão este ano. Não é que a equipa tenha falta de qualidade (também não tem aquela que muita gente quis fazer crer), pois em Portugal chega para lutar pelo título. Esta incapacidade passa muito pelo discurso do seu treinador.

Teve condições como há muito não tinha um treinador do Sporting e mesmo assim tem passado o ano a falar em equipa em construção... Foram-lhe dados dois internacionais holandeses, um internacional americano com passagem por um dos campeonatos mais competitivos da Europa, um internacional argentino, um internacional brasileiro, dois internacionais espanhóis e ele vem falar em bebés? Não é normal...

Sporting cada vez mais longe

Sporting cada vez mais longe do titulo (se é que era capaz de lutar por ele) e Izmailov novamente lesionado (ao menos já consegue jogar meia hora). Resumindo: Sporting sempre em alta!

estás aqui estás a apanhar

vê lá se ganhas ao leiria merdoso dos fiquimerdas

Onde está o ponta-de-lança?

Sinceramente querem ganhar o campeonato com um Kléber, ou um Hulk ao centro, só pode ser brincadeira...

Se o Danilo valeu para a SAD o que valeu, o Leandro Damião é uma pechincha.

Será que estes tipos não conseguem ver a equipa a jogar "manca"? Porra. Apesar deste treinador ser uma nulidadade (Djalma e Maicon no onze titular?), não tem um avançado de jeito para jogar ao centro, nenhum. Hulk desenrasca mal e perde-se um ponta-de-lança e um extremo quando o VP o mete ao centro.

Dadas as circunstâncias saimos de Alvalade com um resultado justo. Tínhamos que ter feito muito mais para ganhar, principalmente no início quando saíamos sempre mal nas transições (com o Djalma a estragar jogo e o Rodriguez inconsequente) e perto do fim quando se viu que o SCP já não tinha pernas.

Campeonato entregue de bandeja... Assim custa.

Cumps

SERÁ VERDADE

Estou abismado. O senhor António Oliveira, antigo jogador do FCP e do SCP, ex treinador Portista e assumido adepto do Dragão, acaba de dizer o impensável, na RTP Informação ao jornalista Hugo Gilberto, no programa Zona Mista : " O Benfica é um Clube mais importante no Mundo do que o Futebol Clube do Porto e do que o Sporting juntos." Será que o homem está bem, ou, de facto, sabe o que diz. Responda quem souber!

simples amigo ,como ele

simples amigo ,como ele domina o monopolio das transmissoes televisivas e o benfica quer acabar com isso e dar os jogos na benfica tv acho que ele ja começou a dar graxa pois é impensavel ouvir isso de quem veio ai ai estes oliveirinhas estao a ver o negocio a andar para tras mas claro isto tudo com autorizaçao do Papa.

estás enganado

na tua observação é precisamente o contrário , há um factor que desconheces proválvelmente , o que o oliveira falou , dá a ideia do que eu já sabia por uma pessoa amiga que o conhece bem , ele oliveira segundo parece não se encontra muito bem do aspecto mental , não é maluco mas fala só disparates pelo guerra que tem com o irmão e má convivencia que tem com PC e a maioria das pessoas do porto ,, ele ontem na entrevista ataca-se a si mesmo , eu fiquei espantado , ele disse que chegou a duvidar porque estava na seleção porque só lá estava por ser da olivedesportos , ele disse isto , ele já não tem nada com a sportv recebeu do irmão 12 milhões , ele o que quer é entrar no capital da sociedade que querem fazer para a tv benfica , ele quer é destruir a oliverdesportos podes ter a certeza .