O candidato travou o não-candidato (crónica) | Relvado

O candidato travou o não-candidato (crónica)

Segunda parte de luxo viu Bruno César ser decisivo. Grande penalidade desnecessária e um golo conced
 
Benfica-Sp. Braga (31/03/12): companheiros festejam golo de Witsel
Lusa

O Sporting de Braga chegou à 25.ª jornada no primeiro lugar e vai terminar a ronda na terceira posição. Há detalhes que podem decidir um campeonato. Uma grande penalidade desnecessária e um golo concedido no período de descontos podem ser alguns desses pormenores. O Benfica ganhou ao Sporting de Braga por 2-1, esta noite. 14 jogos depois, a turma minhota não venceu.

As duas equipas apresentaram-se no relvado da Luz com velocidade e vontade de chegar cedo ao golo. Sobretudo o Benfica, como seria de esperar, já que partia para este duelo atrás do adversário na classificação.

O primeiro remate à baliza aconteceu logo aos dois minutos, por Rodrigo, mas o Sp. Braga não tinha receio de chegar à área adversária, sobretudo em contra-ataque. E foi nesse contexto que os minhotos poderiam ter perfeitamente inaugurado o marcador logo aos seis minutos, quando quatro jogadores do Sp. Braga tinha apenas dois adversários pela frente, mas Lima esteve mal no passe decisivo.

Como seria de esperar, o ritmo "louco" baixou a partir dos 15 minutos, num encontro talvez um pouco amolecido pela chuva que caía em Lisboa (há quanto tempo não víamos um jogo da I Liga debaixo de chuva?).

Ficha do jogo:

Era o Benfica que tinha mais tempo a bola, que tentava atacar mais, sobretudo pelos flancos, com um conjunto nortenho sempre à espreita de novo contra-ataque. No entanto, os remates que os atletas iam ensaiando seguiam para as bancadas: Hélder Barbosa e Hugo Viana primeiro, Bruno César e Javi García depois - todos sem a direção desejada.

Pelo meio, o árbitro João Ferreira errou no capítulo disciplinar. Logo nos minutos iniciais Maxi Pereira atrasou propositadamente uma reposição de bola de Quim, foi avisado; mais tarde, travou Hélder Barbosa num ataque perigoso do Sp. Braga, lesionou temporariamente o português e... ouviu novo aviso. Na primeira falta que Douglão cometeu junto da sua área, foi "amarelado".

Numa primeira parte, na sua maioria, sem o espetáculo esperado, foi preciso esperar até aos 43 minutos para ver um remate à baliza. Maxi tentou, Quim agarrou à segunda.

A verdadeira - e única - oportunidade de golo antes do intervalo surgiu já no segundo e último minuto de compensação: Alan conseguiu uma bela jogada do lado direito, assistiu Mossoró e o brasileiro atirou para a baliza, permitindo a Artur uma boa defesa.

Segunda parte de luxo

O segundo tempo começou como o primeiro, com várias jogadas ofensivas, mas mais perigosas. Era Witsel e Bruno César de um lado a tentar, sem sucesso graças às intervenções complicadas de Quim; do outro lado Mossoró poderia ter ficado isolado, Miguel Vítor salvou a sua equipa.

Nos primeiros minutos foi visível que o Benfica voltava a ser a equipa com mais iniciativa, mas agora com mais espaços. E Rodrigo poderia ter aproveitado esse facto, mas Quim respondeu com mais uma defesa.

Mas, se havia mais espaços no relvado, não era só a turma caseira a criar mais perigo. Também os visitantes estiveram perto do golo, por duas vezes, e num intervalo de apenas um minuto. Alan cruzou para Lima e o avançado desviou para a bola passar a centímetros da barra; Hugo Viana, de longe, rematou forte e o esférico teve o mesmo destino: rede superior, da parte de fora.

Aos 65 minutos Mossoró, isolado, cabeceou ao lado. O cruzamento veio de Lima, que aproveitou uma queda de Miguel Vítor para constuir a jogada. O defesa português estava mesmo lesionado e, sem mais centrais no banco, Jorge Jesus colocou Javi nessa posição, fazendo entrar Matic para o meio campo.

Se na primeira parte foi perdoado um cartão amarelo a Maxi, no segundo tempo foi a vez de Douglão merecer um amarelo quando cometeu falta sobre Witsel à entrada da área. Seria o segundo para o brasileiro do Sp. Braga.

Pouco depois, novo contra-ataque perigoso dos minhotos e Lima ia passar por Javi, que empurrou ligeiramente o brasileiro dentro da área. Com um critério mais apertado teria sido assinalada grande penalidade.

Não se ouviu o apito nesse lance, ouviu-se dois minutos depois, no outro lado do campo. Elderson deu uma autêntica "cabeçada" a Bruno César e derrubou o adversário, sem necessidade. Cardozo já não estava em campo (substituído por Nelson Oliveira) e foi Witsel a inaugurar o marcador, na conversão do penálti.

A única ovação geral para um atleta do Sp. Braga decorreu aos 81 minutos, quando Nuno Gomes entrou para o lugar de Hélder Barbosa. O internacional português regressou ao relvado da Luz, correu para a área e de imediato viu - sem festejar - o golo do empate.

Livre de Hugo Viana do lado direito, Artur ainda defendeu, mas Elderson estava ao segundo poste para encostar.

O Benfica não desistia. Mesmo com uma organização e cabeça não tão controladas, tentava novo golo. Aos 88 minutos muitos adeptos terão recordado um famoso dérbi com o Sporting, no qual Luisão antecipou-se a Ricardo num livre e deu a vitória (e praticamente o campeonato) à turma da Luz. Agora não foi Ricardo, mas Quim a sair em falso; Luisão cabeceou por cima desta vez.

Bruno César havia provocado a jogada do primeiro golo e marcou o segundo. Bela jogada de Gaitán pelo lado direito, assistência para Bruno César e o brasileiro conseguiu um remate bem colocado, junto ao poste. 

Benfica:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Provamos...

...que fomos os melhores...

Grande jogo

foi o de ontem. O Braga está realmente a jogar muito e não merecia ter perdido. O empate tinha sido o resultado justo mas o Gaitán e o César não quiseram que assim fosse.

O Benfica fica com um único central disponível nesta altura crítica e isso pode deitar tudo a perder. Pessoalmente, preferia ver Javi à frente dos centrais com Emerson a central e Cap na esquerda do que Javi a central e Matic a 6. Mas vamos lá ver o que faz Jesus.

Na minha televisão o Javi fez penalty sobre o Lima. O recurso a imagens televisivas pelos árbitros está a tornar-se cada vez mais fundamental e a Uefa não vê isso. É pena, porque assim ficam as classificações todas viciados.

Quanto ao campeão, continuo a achar que vai ser o FCP. Apesar de Braga e Benfica jogarem melhor futebol.

Cumps

preferias emerson a

preferias emerson a central?não sei qual a opção de maior risco sinceramente. é um caso bicudo para resolver mas pensei que nenhum benfiquista iria querer ver emerson a central... mas tirar javi da posição 6 para por lá o matic... creio que irá ser mesmo isto ou então o witsel... esta é a chamada má dor de cabeça para um treinador.

cumps

PAH!

+1

Análise isenta e objectiva, como pouco se vê por aqui.

Só acho que o CAPDEVILLA se iria adaptar melhor a central do que o Emerson, por ter melhor jogo de cabeça, e salvo erro, já chegou a fazer alguns jogos a central na equipas em que jogou no passado.

o Capdevilla jogou meia época

o Capdevilla jogou meia época a central no Villareal logo deveria ser a melhor opção para essa vaga.....

"Pouco depois, novo

"Pouco depois, novo contra-ataque perigoso dos minhotos e Lima ia passar por Javi, que empurrou ligeiramente o brasileiro dentro da área. Com um critério mais apertado teria sido assinalada grande penalidade."

com o critério que estava a ser usado devia ter sido marcado o penalty. veja-se a falta que dá o golo do braga... para mim aquilo não +e falta, já a do javi garcia é a meu ver penalty indiscutível.mas admito que o árbitro não estivesse na melhor posição para ver, já o auxiliar...

de resto do que vi do jogo achei um jogo interessante bastante emotivo e gostei muito do 2º golo do benfica, gaitan a mostrar todo o seu potencial naquele drible sobre o ex_central do sporting e FCP e o mala aberta a meter a bola no único sítio onde podia ter entrado.

ps: alguém se importa de começar a expulsar o maxi pereira?a dar lenha assim também eu sou um grande lateral direito.

Duas coisas...

Não é o critério do árbitro que define o que é falta e sim as leis. E essas estão escritas. Não há falta no lance que origina o golo do Braga, assim como não há penalty do Javi sobre o Lima. Quanto ao Maxi, tem uma entrada fora de tempo sobre o Barbosa, salvo erro. Não vejo razão para mais do que cartão amarelo.

o lance do golo do braga para

o lance do golo do braga para mim é clarinho que não há falta nenhuma, deu para ver logo em directo, o lance do javi com o lima a primeira pareceu encosto de ombro, na repetição acho que é penalty claro, é um empurrão que em velocidade é mais que suficiente para o fazer cair. sinceramente não percebo a tua opinião mas respeito.

em relação ao maxi, foi avisado 2 vezes pelo árbitro! a primeira compreendo perfeitamente, a segunda tem que sair cartão.é muito raro ve rum árbitro avisar o mesmo jogador 2 vezes, aliás acho que nunca tinha reparado nisso mas admito que já possa ter acontecido.
acho maxi um jogador muito bom, mas a defender julgo que faz demasiadas faltas... mas quem me dera tê-lo no meu clube digo-te já.

cumps

Sim...

...o Maxi deveria ter levado cartão. Mas não vejo razão para ser expulso. Em relação ao lance na área do Benfica, o braço do Javi está lá, mas não me parece ser um lance para a queda do Lima. De qualquer forma, seria um erro grave para cada lado. Não vejo influência do árbitro no jogo de ontem, como alguns querem dar a entender.

olhe o que vi

foi o boi preto fazer com os dedos 1-2-3 e depois dizer acabou , não tem que acabar , este ano já vi um jogador do sporting ser expulso aos 4 minutos ......... é isto porque uns são candidatos até ao fim

do fundo do meu coração

antes morrer que não ganhar ao benfica , e se o luizão na sua área dér cabeçadas nos jogadores do sporting , como é seu costume , e o árbitro não marcar pénalte ,, o jogo não acaba podem tera certeza ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, a alguem que mais cabeçadas dê que o luizão nos jogos ,,,,,,,,,,,,,,,, ladrões ,,,,,,,,,,

Os meus para béns aos benfiquistas

Ganharam e bem.

Claro que houve aquele penaltyzinho do costume que não foi marcado, quando o Garcia atropela o Lima, mas isso....

ganharam e bem

viu o jogo

Ó BIANA,

TOMA!

Pois e, eu tb n vejo nenhum

Pois e, eu tb n vejo nenhum benfiquista a reclamar da arbitragem como tem feito nos ultimos tempos... Pq q sera???? talvez um penalti nao assinalado a favor do braga nao sei...

Qual é a tua opinião

no paços de ferreira-porto sobre aquele lance do luisinho na área do fcp? é penalty, não é? é que esse lance de que fales é igaulizinho ao do javi.

Morconzoada...

Falta só dizer que apesar de ninguém ter morrido ou ficado gravemente ferido, marcou-se um penaltie a favor do Benfica!!! Aguentem morcões...

sao uns fdp esses murcoes, la

sao uns fdp esses murcoes, la porque a comandam a arbitragem ja nem admitem arbitragens isentas. Sao uns porcos sem caracter nenhum, nao valem nada.

Então benfiquistas? Ninguém

Então benfiquistas? Ninguém fala do árbitro hoje?

Estou ansioso para ler os comentários de alguns anormais...

o anormal hoje es tu...

achas mesmo que o javi faz penalty sobre o lima?

so os anormais falam de

so os anormais falam de arbitragem sem razoes, pessoas tipo tu :)
bom fim de semana.

Ó palhacinho....

Monteiro (ou Montanheiro)....O Grande BENFICA ganhou sem ajudas de arbitragem. Penalty claríssimo. Estúpido, mas claro.

Qual a polémixca que queres arranjar? Hoje aconselho-te a ler/ouvir os profissionais do jornalismo desportivo para ver se aprendes alguma coisa. E mais...Tira as Palas....morcão!!!

Para a semana - creio que o

Para a semana - creio que o Braga joga com o Porto - o Braga pode voltar ao primeiro lugar, caso ganhe ao Porto e o Sporting ganhe ao Benfica. Portanto, vai voltar tudo ao mesmo. Campeonato até ao fim, e quem o decidirá será o Sporting, que joga com o Braga na última jornada.

Sporting...?????

Não estou nada de acordo com este comentário, apesar de ter uma certa lógica nos resultados apresentados contudo, dizer que o (cada vez mais) 5º classificado do campeonato Português é quem vai decidir o que quer que seja é um pouco surreal. Ainda não acabou com o Leiria enquanto escrevo este comentário, o resultado está em 0-0, e basta seguir o jogo com o Leiria, que o Sporting até pode vencer para ter uma certeza...este Sporting não decide absolutamente nada de nada...

ai tens

então espera , prepara-te para chorares

Se fosse lagarto...!!

Talvez se fosse lagarto, tivesse vontade de chorar. Mas como Lampião, vou chorar a rir...de 5 simples acontecimentos:
1º- Renovação de entrada na Champions League por parte do S.L.B.;
2º- O 5º (vergonhoso) lugar mais que provável do Sporting;
3º- A constante e crescente estabilidade financeira do Benfica;
4ª- A cada vez mais lógica decadência do Sporting;
5º- A entrada para o top 3 das equipas grandes do Braga por troca com o Sporting

...como disseste, tudo isto são razões para chorar...a rir...
Estimas melhoras para os próximos 18 anos....da primeira vez custa sempre mais, depois é um hábito...!!
...como vês, tudo razões...para chorar...a rir pois claro.