Benfica tem o plantel menos português da I LigaMercado fechado, vamos às contas das nações. Por vezes é preciso procurar bem para encontrar portugu |
|
01 de Setembro de 2012, às 16:30 |

Com o fecho do mercado de transferências em Portugal, será interessante analisar o número de portugueses que tem cada uma das principais equipas do nosso campeonato.
Nestas contas das nações, por vezes é preciso procurar bem para encontrar portugueses num plantel. Revelador da fase que o futebol nacional atravessa, no que diz respeito aos clubes.
Desde logo, um facto que há uns anos quase ninguém imaginava: a equipa que conta com mais internacionais portugueses não é o FC Porto, não é o Benfica, não é o Sporting. O Sporting de Braga ocupa essa liderança virtual.
Quim, Beto, Custódio, Hugo Viana, Ruben Amorim, Ruben Micael - seis jogadores (quatro deles médios) que já representaram Portugal, aos quais se pode juntar em breve Nuno André Coelho. Apenas Quim não é opção regular de Paulo Bento nos dias que correm. Cristiano, Hélder Barbosa, Éder e Yazalde aumentam para 11 o número de atletas lusos à disposição de José Peseiro.
Depois chegam os três "grandes". E lá vamos aos números, para alguns, vergonhosos: FC Porto e Sporting têm seis jogadores portugueses cada, no plantel inteiro.
A norte jogam Miguel Lopes, Rolando, Emídio Rafael, Castro, João Moutinho e Varela. Quatro deles internacionais. Em Lisboa moram Rui Patrício, Cédric, Pereirinha, Carriço, Adrien e André Martins - todos eles formados em Alcochete. Apenas o primeiro é incluído na seleção nacional sénior.
Quando chegamos à Luz, convém levar uma lupa. Em 24 jogadores encontramos... quatro portugueses. Com as saídas nas últimas semanas de Roderick, Nélson Oliveira, Hugo Vieira e Yannick Djaló, ficaram na equipa principal da Luz os resistentes Paulo Lopes, Luisinho, Miguel Vítor e Carlos Martins. Uma fartura. E somente um deles deverá ser utilizado (em princípio) com frequência.
No caso destas quatro equipas, tal como Vitória de Guimarães e Marítimo, há também os atletas das respetivas equipas B. Mas nesta contabilidade incluímos os jogadores que treinam habitualmente com o plantel principal.
No resto das formações da I Liga, destaque para o Vitória de Setúbal que, com 19 portugueses, é a equipa mais nacional do primeiro escalão. A média nos restantes conjuntos ronda os 12 lusos - alguns um pouco mais, outros um pouco menos - e o plantel menos português é mesmo o do Benfica.
Nota importante: estes números ainda podem sofrer alterações. Ontem o mercado fechou em Portugal e em vários países europeus, mas há outros locais, como França, Rússia ou Turquia, nos quais as negociações ainda são permitidas. Sem esquecer os jogadores livres que, por não estarem ligados a qualquer clube, podem assinar um novo contrato a qualquer altura.
Mas, para já, as contas são estas. Que soluções se retiram?
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
Benfica...vende a alma para ficar em 2º lugar
Enviado por Utilizador2012 a 03 de Setembro de 2012, às 00:57.Enfim....Benfica, um Clube capaz de vender a alma para (tentar) ficar à frente do Sporting, que foi o unico Clube capaz de fazer algo pelo País, ao construir jogadores (nacionais) capazes de elevar o nome de Portugal o mais alto possivel!!!
loool!
Enviado por S L Benfica a 03 de Setembro de 2012, às 00:59.mas tu és do sporting, afinal? lol, tentar ficar à frente? vê lá em que lugar na liga ficou a tua equipa nas últimas épocas e depois vê onde ficou a nossa! já agora, o teu clube tem cada vez mais estrangeiros, hipócrita!
Vou tentar novamente...
Enviado por Utilizador2012 a 03 de Setembro de 2012, às 01:08....nas ultimas 10 epocas???quantos titulos???....faz as contas!!!...quantos jogadores produziu o teu Benfica nesse periodo para dignificar o País???
mas
Enviado por S L Benfica a 03 de Setembro de 2012, às 01:20.o que interessa isso de dignificar o país? lool, e depois sou eu que mudo de assunto! olha, nos últimos anos ficámos à vossa frente no campeonato e ganhámos mais títulos que vocês!!!
Miséria
Enviado por Caprandanda a 02 de Setembro de 2012, às 23:29.Os regulamentos são assim e temos que aceitá-los e cumpri-los. A meu ver deveriam ser mudados e não permitir que durante o jogo as equipas intervenienientes que estivessem em campo, fosse constituida apenas por estrangeiros. Pelo menos 3 ou 4 portugueses deveriam fazer parte do plantel durante toda a partida. Isto na defesa e integração dos futebolistas nacionais, que assim teriam mais possibilidades de evoluir e oportunidades de singrar. Infelizmente não é o que se vê. Os times são altamente constituidos por mercenários que não têm amor à terra e tal como os mercenários de guerra vão para aonde lhes pagam mais. Depois de sairem dizem que levam o clube no coração. Qual quê e qual coração. O que eles levam é o clube nos bolsos bem cheios de notas que o triste zé povinho vai pagando para isso, com os seus fanatismos satânicos. Para mim o verdadeiro espirito do futebol está morto. Nada é como em tempos não muito remotos em que os jogadores defendiam as cores do clube com amor e devoção. Clubes que trabalhavam para bem do desporto e não como agora que só interessa o lucro fácil beneficiando a empresa futebol e até muitos dos seus derigentes que se aproveitam disso como trampolim para expansão dos seus negócios. Muito mais haveria a apontar sobre esta miséria, mas eu não vou perder mais tempo com isto porque sei que não vale a pena. Mas não desesperem porque isto ainda vai ficar PIOR. obrigado
é tudo negócio
Enviado por manuel lopes 123 a 03 de Setembro de 2012, às 11:58.só por estarmos aqui na netecaro srº até ser pobre é um negócio, sabe qual é o negócio do pobre , é trabalhar para o rico , sabe o mercenário pegava em armas agora é em chuteiras- o zé povinho só paga porque continua burro , vale sempre a pena opinar,,, não vale a pena é ser burro , só o simples facto de estarmos aqui na net , já estamos a ser burros ,
"times"?
Enviado por S L Benfica a 02 de Setembro de 2012, às 23:30.boa, zuca!
Uma realidade
Enviado por FilipeCosta a 02 de Setembro de 2012, às 18:31.Preocupante.
pois.
Enviado por S L Benfica a 02 de Setembro de 2012, às 18:49.principalmente para vocês!
Isso não é assim tão
Enviado por cadj a 02 de Setembro de 2012, às 00:45.Isso não é assim tão relevante, pois muitos estrangeiros tem saído. E alguns Portugueses estão nas equipas B. Pelo menos existe um ponto de partida para uma mudança seria.
https://www.facebook.com/academia.futebol
Pareces o JJ
Enviado por Utilizador2012 a 03 de Setembro de 2012, às 00:43....Caro Cadj, espero que entenda que a comparação que fiz, não é simpatica...até acho que deveria ter vergonha na cara em falar assim...Benfica....a equipa menos Portuguesa de Portugal!!!!
Que comparação?
Enviado por cadj a 03 de Setembro de 2012, às 08:58.Não sei de que comparação se esta a referir, mas o que eu quis dizer é muito simples.
Atualmente o panorama tende a melhorar uma vez que as equipas B, com as "regras" que tem vão permitir formar seniores para as equipas principais. E a tendência será os Portugueses substituírem os estrangeiros a medida que forem vendendo, dou o exemplo do Javi Garcia que vai permitir a chamada de algum português que esta na equipa B.
Os jogadores do Benfica que sairam não eram estrangeiros? O carlos martins não ficou no plantel? Para que é que se esta a trabalhar com as equipas B?
Mais do que o numero de Portugueses atual, devemos olhar para o que se esta a fazer, ou seja o que interessava incluir no plantel principal 5 jogadores Portugueses da B, se não estão com "rodagem"? O trabalho esta a ser feito e tem de se dar tempo, na próxima época o objetivo é ter alguns desses jovens no plantel principal até porque como bem sabemos mais saídas vão acontecer.
...a ver vamos
Enviado por Utilizador2012 a 03 de Setembro de 2012, às 09:17.Vejo que tem uma ideia formada sobre algo que não acredito...a aposta de JJ e do SLB em jogadores Portugueses, no futuro....Nelson Oliveira foi um exemplo claro, de um jovem com grande potencial...daquelas descobertas que se faz sem saber ler nem escrever....que não teve lugar no plantel, havendo, ainda por cima, a ajuda em termos de Seleção Nacional, na pessoa do Paulo Bento, que o tem chamado, no sentido de lhe dar confiança, algo que nunca aconteceu, nos mesmos moldes, com jovens de outros clubes. O SLB, quanto a mim, tem sido nos últimos anos, tudo de mau no que se refere ao desenvolvimento e lançamento de valores nacionais, sendo o Sporting aquele que paga actualmente a factura, em termos de resultados desportivos e financeiros por ter sido essa instituição que algo fez pelo País em termos futebolisticos....é uma vergonha permitir-se que haja Clubes como o Benfica a ter tantos jogadores estrangeiros a jogarem na primeira equipa....falou no Carlos Martins, não foi?...mais um jovem lançado pelo Sporting...lamentável a postura de JJ e do SLB
lol,
Enviado por S L Benfica a 03 de Setembro de 2012, às 13:02.e a dos teus dirigentes? lol, o teu clube tem cada vez mais estrangeiros, hipócrita! loool! porra, mas tu só dormiste 4 horas (nem chegou a isso) ou fizeste uma directa aqui? loool!
É verdade, o problema é da pressão de ter de vencer
Enviado por cadj a 03 de Setembro de 2012, às 11:33.Pois não deixo de concordar quanto as apostas do Benfica em jogadores nacionais.
Mas quando refere que o Sporting esta a pagar a factura é precisamente ai que reside a questão. Pois o Sporting vai lançando jogadores em equipas na equipa principal que infelizmente quase nunca é uma seria candidata ao titulo. E no final da época as culpas vão para alguns "miúdos" que são "verdes".
O Sporting lançou muitos jogadores um pouco por força da falta de disponibilidade financeira e o problema é que a equipa não conquista titulos para poder valorizar os passes dos atletas. ex: o Moutinho foi para o porto e ja triplicou o valor do seu passe.
Mas voltando um pouco ao assunto em si, os clubes são hoje em dia empresas, que vivem de lucros, de vendas. E de infelizmente vão surgindo os Oasis temporais de jovens jogadores (Sul americanos) e parece que vêem mais facilidade em investir neste tipo de jogadores.
Eu inclusive deixei um cargo de observador no Benfica precisamente porque durante 2 anos de observação para o Benfica nunca vi lançamento de jogadores na Equipa principal e via todos os anos compras. Isto desmotiva!!!
Mas vejo e acredito, neste momento que a situação possa mudar progressivamente não por acreditar em Jorge Jesus, mas porque ele será "forçado" a lançar mais atletas da B uma vez que o investimento será cada vez inferior. Mas isto não é nenhuma novidade, vejamos:
Sporting fez grandes lançamentos de jovens nos ultimos anos mas não tem tido equipas vencedoras.
Real Madrid com grande poder para escolher jovens atletas e formar, quantos atletas lança todos os anos das suas "canteras"? Prefere comprar, é mau? Sim claro que sim, parece que andam a formar atletas so porque tem de ter formação.
Ajax lança muitos jovens todos os anos, mas a quanto tempo o Ajax não se afirma na Europa? Tem equipa de muitos e bons jovens, mas tem de os vender com regularidade e nunca consegue criar uma boa equipa.
O Sporting resolveu fazer o mesmo quando começou a vender, Moutinho, veloso, djalo, tantos...
Mas agora esta a procura de vitorias, estabilidade com jogadores mais velhos e ao mesmo tempo alguns mais jovens, mesmo que estrangeiros, André Carrillo, Diego Capel, Zakaria Labyad, Marcos Rojo etc, como pode ver também o Sporting mudou porque esta pressionado para vencer.
Ja vi que gosta de debater sobre futebol, deixo-lhe este link de um projecto que em breve vai abrir e será interessante reunir pessoas que gostem precisamente de discutir este tipo de questões:
www.facebook.com/academia.futebol
e
Enviado por S L Benfica a 03 de Setembro de 2012, às 00:57.o porto que aparecia no topo da europa naquela lista dos clubes com mais estrangeiros da europa? pareces o vitó!
Que falta de noção do crlh
Enviado por Maltese Falcon a 01 de Setembro de 2012, às 20:47.Têm mais 2 portuguses na equipa e criticam o benfica.
Realmente a politica de contratções do porto é muito diferente da do benfica, palmas para vocês. Que ridiculos...
...
Enviado por Hell Pibe a 02 de Setembro de 2012, às 00:35.Que falta de inteligência a fazer contas.
4 mais 50% é 6
Tanto FCP como SCP têm mais 50% de portugueses que o SLB.
Achas pouco?
Se fosse uma diferença de 2 mas um clube tivesse 20 e outro 22, ainda era coisa pouca, sem dúvida. Mas de 4 para 6 a diferença é "só" 50%...
E não te preocupes que o Carlos Martins ainda lá anda mas o Jesus vai tentar despachá-lo assim que possível, joga bem demais para ele o deixar de fora e depois é uma chatice, com os adeptos a criticá-lo com razão. Resta-te Paulo Lopes, esse crack, Luisinho e Miguel Vitor, tudo internacionais portugueses de qualidade superior, no mercado por valores acima de 30 milhões de euros cada um...
-
é isso criança do inferno
Enviado por Maltese Falcon a 02 de Setembro de 2012, às 10:48.continua a convencer-te que em matéria de aposta em jogadores portugueses o porto e o sporting são muito diferentes do benfica.
se isso te deixa satisfeito, engana-te lá a ti próprio.
e
Enviado por S L Benfica a 02 de Setembro de 2012, às 00:46.o craque rolando? looool!
...
Enviado por Hell Pibe a 02 de Setembro de 2012, às 03:14.Sim...
O problema é que dos 6 portugueses do FCP, 4 estiveram no Euro 2012. Dos quais 3 jogaram e um só fez banco.
Dos 4 portugueses do Benfica, nenhum lá esteve. Nem no banco.
-
e
Enviado por S L Benfica a 02 de Setembro de 2012, às 03:15.o nélson oliveira?
...
Enviado por Hell Pibe a 02 de Setembro de 2012, às 04:42.Está no Deportivo :)
Esta notícia é sobre o plantel do benfica
"Benfica tem o plantel menos português da I Liga"
-
lol,
Enviado por S L Benfica a 02 de Setembro de 2012, às 23:36.eu sei, mas tu estavas a falar nos jogadores que representaram o benfica no euro e ele na altura jogava no benfica!
Coitado do Nolito
Enviado por TRUE BLUE a 01 de Setembro de 2012, às 20:33.No meio disto tudo tive pena foi do Nolito... que não conseguiu fugir a tempo do galinheiro quando abriram a portinhola.
Mas de uma coisa nos livramos. De um Javali Carniceiro. O futebol português ficou mais limpo.
Agora coitado é do escurinho Balotelli, vai-se ver negro para aturar com o Bull Dogue espanhol.
Que Ablas conho?
Enviado por FilipeCosta a 01 de Setembro de 2012, às 22:41.Preto.
Isto com a mão à frente da boca.
não
Enviado por S L Benfica a 01 de Setembro de 2012, às 22:43.percebo, mitra!
tal
Enviado por S L Benfica a 01 de Setembro de 2012, às 21:09.como o álvaro pereira. infelizmente não nos livrámos do hulki caceteiro! tadinhos dos jogadores do nosso campeonato!
Soy un jugador de fútbol
Enviado por FilipeCosta a 01 de Setembro de 2012, às 20:01.Jugar bien en el marcado, yo soy diestro y zurdo, Cock metas hito. Dónde hay que firmar?
não
Enviado por S L Benfica a 01 de Setembro de 2012, às 20:01.sei, burro.