Benfica e Sporting com posições trocadas |
|
19 de Março de 2004, às 09:19 |
DowNN diz: "está mais que provado que o FC Porto é a equipa mais consistente, mais equilibrada, com melhor banco, com melhor fio de jogo, e que merece ser campeão. Sendo benfiquista tento ser o mais objectivo possível e no meu entender as posições de Sporting e Benfica estão trocadas. O SLB se fez 5/6 jogos maus foi muito, enquanto o SCP se fez 6/7 jogos bons foi igualmente muito! Este SCP não me convence. No futebol não há justiça, mas falo de justiça moral... Será que o SCP merece sequer estar em 2º no campeonato?"
49 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
I Liga:
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
Nem acredito no que acabei de ler..
Enviado por Danniboy a 19 de Março de 2004, às 16:14.Quer dizer, o Sporting está a fazer o melhor campeonato (apenas o campeonato) dos ultimos 25 anos. Ora nos ultimos 25 anos já conquistámos o campeonato 3x com menos pontos do que temos...
O único problema do Sporting é o Porto que está a fazer um campeonato notável...
Enfim, pensem as coisas antes de "falarem"...
Na sua optica estaria o Sporting em que lugar? Junto ao Guimarães?????
Isto é mesmo surreal...
Também vou dizer que o Porto não merece ser 1º
Enviado por Thy NightWolf a 19 de Março de 2004, às 16:04.Por mais que me custe admitir o Porto tem sido superior ao meu Sporting, logo justifica estar à frente dos "leões". Sobre o conjunto leonino, estes têm sido claramente superiores aos benfiquistas.
Não sei qual o problema em admitir os factos. Explicações para isto são fáceis:
1- O Porto está em 1º porque conseguiu manter o núcleo duro da equipa do ano passado. Manteve também o treinador (que mantém também a sua arrogância ehehehehe)
2- O Sporting começou muito mal o campeonato já que está em plena renovação e possuí muitos jogadores novos no plantél. Só agora é que se nota maior entronsamento e no conjunto. A isto temos de juntar a menor capacidade de FSantos (que sinceramente ainda não me convenceu mas que apoio a 100%)
3- O Benfica continua com os fantasmas do passado. Não fez uma boa pré-epóca, não se reforçou convenientemente, continua com "problemas burocráticos" (prefere contratar directores a jogadores) e mantém a teimosia de viver no passado (a história dos 6 milhões de adeptos é um bom exemplo). Assim é mesmo dificil a Camacho & Cª fazer alguma coisa.
Logo os 3 primeiros lugares da SuperLiga são justos.
Saudações leoninas
Thy NightWolf
A vida é injusta.
Enviado por Samycasanova a 19 de Março de 2004, às 14:43.Apesar do plantel do Sporting não convercer muito tem-se mostrado melhor que o plantel do Benfica ,a qualidade em termos quantitativos claramente inferior ao Sporting e Porto .
O Sporting deverá estar muito agradecido á excelente forma do seu "velho" capitão ,ao Rochemback e á florzinha do Liédson que sofreu pénaltis até enjoar ( justos ou não, não está aquí em causa ) ! Fora isso ....
Posições trocadas? Não , assim por enquanto está bem .
Na minha opinião
Enviado por NFCorreia_0 a 19 de Março de 2004, às 14:36.Não concordo...
Enviado por allezPORTOallez a 19 de Março de 2004, às 14:12.Ninguém pode tirar o mérito dos pontos conquistados a qualquer dos 3 primeiros classificados (nem mesmo com pretensos erros de arbitragem em que qualquer dos grandes fica sempre a ganhar no "deve e haver"),pelo facto de o campeonato ser uma prova de regularidade,onde o que faz a diferença pontual é o número de vitorias e empates conquistados pois só eles se traduzem nos tais pontos.
E se quanto ao goal-average,o mesmo não espelhe essa diferença pontual entre Sporting (49-23) e Benfica (49-25),em relação ao Porto (57-15) nem há discução possível,acima de tudo pelas pontuações obtidas na “Copa BES” (confrontos entre os 3 grandes) .
Quanto ao futebol,penso que o Sporting atravessou uma fase muito má que coincidiu com vários pontos perdidos no campeonato,a eleminação da Taça de Portugal e da Taça UEFA,algo que nunca aconteceria se praticasse o futebol que a partir daí evidenciou (20 jogos sem perder).O Sporting possui um excelente guarda-redes,uma defesa compacta (bons laterais,e excelentes centrais),um meio campo combativo e creativo (Custódio e Rochenback e um super-creativo Pedro Barbosa) e avançados mutio rápidos e perigosos (Liedson e Lourenço).E é orientado por um Engº,que a nível de táctica,não fica a dever a ninguém em Portugal (leiam o que diz o Deco no seu livro em relação à táctica,mesmo após a época de ouro com Mourinho).
O Benfica,em termos de futebol jogado (e futebol não é só jogo de ataque),é de todos os 3 o que mais quebras tem demonstrado,seja por falhas na defesa (só ao fim de 26 jogos para o campeonato parece ter encontrado um quarteto defensivo à altura) ou falhanços no ataque (em termos de concretização se Simão e Sokota têm sido preponderantes,já o Nuno Gomes é a grande nódoa).O Benfica até tem um grande treinador e excelentes jogadores (Simão,Tiago,Petit,Miguel,Sokota),e jovens que prometem imenso (refiro-me ao João Pereira e ao Manuel Fernandes).Mas acima de tudo tem um gravíssimo problema financeiro que embora tentem omitir,a falta de infra-estruturas desportivas (leia-se: campos de treinos,para não falar num centro de estágio,que afecta não só o futebol profissional como também as camadas jovens),torna-o demasiado evidente.Não peçam mais a este Benfica,pois está no 3º lugar da Superliga,na final da Taça de Portugal (com 50% de hipóteses de a conqistar) e nos oitavos de final da Taça UEFA.Há quantos anos não conseguiam uma “performance” assim?
Relativamente ao Porto,para além da estrutura da equipa que não se alterou desde a época passada,até se reforçou como e quando quis.Se há um ano jogava mais bonito,hoje faz uma circulação de bola que põe um Milan,Real de Madrid ou Manchester Utd. a vê-los jogar (muito por culpa do trabalho técnico de Mourinho,que para além disso é um motivador nato).E lá vai o Porto a caminho do “bi”,com possibilidades de fazer mais uma “dobradinha” e com esperanças de cometer uma gracinha na Liga dos Campeões (onde já nada tem a perder).
Saudações portistas
Re:Não concordo...
Enviado por Nuno Ferreira a 19 de Março de 2004, às 14:44.?!
Enviado por MRPP a 19 de Março de 2004, às 12:51.O Sporting iniciou uma transformação esta temporada, deixou sair dois promissores atletas(Quaresma e Ronaldo), porque o rigor financeiro "oblige", apostou num treinador de sucesso, e enveredou pela reconstrucção da equipa (isso englobou sistema de jogo, titulares da equipa e rejuvenescimento)um pouco à semelhança do que ocorreu no ano de estreia de Mourinho nas Antas. Efectivamente o ínicio da temporada foi muito penoso, os jogadores pareciam que não se adptavam ao que Fernando Santos pretendia, os reforços tardavam a impôr-se e a "infelicidade" de alguns àrbitros provocou uma perda de pontos escusada, mais as eliminações por sobranceria dos atletas leoninos que facilitaram na Taça UEFA e na Taça de Portugal... Entretanto Fernando Santos adoptou a fórmula do 4-4-2 em losângulo (que Mourinho implantou no F.C. Porto no ano transacto) e com essa estratégia veio um incremento da capacidade competitiva da equipa e consequentemente regularidade exibicional no Campeonato (infelizmente o treinador leonino optou por este sistema tarde de mais, mas a responsabilidade também foi da SAD porque lhe retirou o Ronaldo numa altura em que o treinador construia uma equipa em torno da actual estrela do Man Utd).
O Benfica tem sido um permanente equivoco táctico, e aqui as responsabilidades recaem claramente no treinador. Quem se lembra da insistencia de colocar o Ricardo Rocha a lateral esquerdo?! Com os resultados evidentes de colocarem a consistência do jogador em claro risco como central, de tal forma que hoje ele nem é opção para a selecção...
De que serviu ao Benfica contratar Alex, Luisão ou Fyssas? Será que o Zahovic justifica um lugar de 1º plano numa equipa com as aspirações do clube da Luz?
É certo que o treinador teve infelicidade com algumas lesões, contudo na construcção do plantel em ,primeira análise, poderia ter evitado os problemas que criou a si próprio( porque não aposta em mais jovens de valor da equipa B como fez com Manuel José e João Pereira, nomeadamente para a esquerda da defesa?) e depois no desenho táctico poderia ter desenvolvido um sistema que equilibrasse a equipa e a torna-se num bloco competitivo forte e com a regularidade exigida a um campeonato.
Apesar de tudo o percurso na Taça de Portugal e na Taça UEFA são de elogiar, e o mérito nesse aspecto é mais do esforço dos jogadores em campo do que propriamente da genialidade do treinador(que não é melhor que os Nacionais para justificar a chefia da equipa técnica do Benfica, há em Portugal treinadores que me parecem bem mais competentes do que o espanhol, benfiquistas como o Humberto Coelho, ou outros como Cajuda, Casimiro Mior, (etc) poderiam desempenhar um papel mais adequado a um clube como o Benfica).
-MRPP
Camacho não é treinador para o Benfica.
Enviado por MRPP a 19 de Março de 2004, às 19:51.1-O trajecto do Nacional não é de admirar? Não terá mérito o treinador brasileiro? Não estruturou ele o plantel do Nacional de uma forma equilibrada e a equipa não pratica bom futebol(O Benfica ainda se lembra disso, ou não?! Não foram por eles vulgarizados?)
2-Manuel Cajuda tem um trajecto no futebol Português que já merecia um clube grande. Porquê? Pela capacidade na formação de atletas profissionais competentissimos, pelo futebol em bloco que as suas equipas costumam praticar, pelas crónicas dificuldades que provoca aos grandes, sejam os jogos em casa ou fora.(O Benfica bem deve estar recordado!)
3-Bom eu considero que o Benfica tem uma das melhores escolas de futebolistas de Portugal, se vocês, Benfiquistas,não acham o problema é vosso, pois então persistam no erro, e deixem fugir mais Maniche`s, José Ribeiro`s, Deco`s,Rui`s Baião`s, etc. Prefiram grandes vedetas como Cristiano`s, Roger`s, Alex`s, Luisão`s, Fyssas,etc. Não é responsabilidade do treinador principal estar atento aos jovens que o clube forma, se a equipa não tem dinheiro para contratações sem vender uma das estrelas (que Camacho não permitiu que saissem para lutar pelo campeonato)então que vá à formação buscar um jovem e que o lance.
4-Quando alguém lança a reflexão de que as posições do Sporting e do Benfica deviam estar invertidas na Super Liga, quando estão a sete(7), será que ouviram bem, pontos, eu respondi conforme considerei adequado. De facto considero as contratações do Clayton e do Mário Sérgio dois fracassos( pela relação utilização/produtividade/qualidade exibicional) quanto aos outros nomes que referes discordo em absoluto, pelo mesmo motivo.
5-O Benfica foi uma equipa muito irregular no campeonato, mesmo no capítulo exibicional, não vi essa superioridade exibicional em relação ao Sporting e quanto a "Batatas", 4 ou 5 eram as que vocês mereciam ter levado no jogo em que receberam o Sporting!
Tenho dito
-MRPP
Muitos erros no comentario
Enviado por g0ga a 19 de Março de 2004, às 15:01.Centremo-nos no Benfica:
"O Benfica tem sido um permanente equivoco táctico, e aqui as responsabilidades recaem claramente no treinador."
Pois. Camacho só recebeu 2 jogadores - luisão e fyssas (infelizmente estiveram constantemente lesionados) e é o principal responsavel... Mas a culpa do insucesso leonino não passa pelo treinador.. porque apesar de ter tido polga, ricardo, clayton, silva, rochemback, tinga, m. sergio... não tem culpa porque não teve ronaldo. Extremamente coerente.
É uma nova maxima: Quem não faz omoletes sem ovos é incompetente... quem não faz omoletes com ovos é competente porque a culpa é dos ovos :)
"Quem se lembra da insistencia de colocar o Ricardo Rocha a lateral esquerdo?! Com os resultados evidentes de colocarem a consistência do jogador em claro risco como central, de tal forma que hoje ele nem é opção para a selecção..."
O Benfica na altura pura e simplesmente não tinha defesa esquerdo. E até foi o camacho a adaptar o Armando a essa posição (com resultados muito satisfatorios) para poder libertar o Ricardo para a sua posição de origem.
E alguma vez isso é um "equivoco tactico"?
Alem de que desde que o ricardo rocha voltou à sua posição original, só houve mais 1 convocatoria para a selecção nacional.
"De que serviu ao Benfica contratar Alex, Luisão ou Fyssas?
Porque não fizeste também a pergunta: De que serviu ao Sporting contratar M. Sergio, Clayton, Silva ou Tinga?
Alem de que esses jogadores ainda não tiveram muitas oportunidade de provar o seu valor.
"Será que o Zahovic justifica um lugar de 1º plano numa equipa com as aspirações do clube da Luz? "
A pergunta é pertinente e a resposta é dada quando os adeptos do benfica não o criticam como o faziam em anos anteriores. Alias aplaudem-no pelo seu trabalho em campo. E são esses que de mais perto seguem as suas exibições.
"É certo que o treinador teve infelicidade com algumas lesões, contudo na construcção do plantel em ,primeira análise, poderia ter evitado os problemas que criou a si próprio"
Ele não criou nenhum problema a si proprio, porque os jogadores que ele tem e não rendem.. não foi ele que os contratou.. Como fez F.Santos nos casos do Silva, Tinga (ainda a ver), M. Sergio ou Clayton...
Alem de que te estás a esquecer de um dado super importante: O Benfica e o Sporting não partram para este campeonato nas mesmas condições logisticas, financeiras ou de estabilização. 7 pontos para essas diferenças é meritorio (14 para o porto é que já é muito)
"(porque não aposta em mais jovens de valor da equipa B como fez com Manuel José e João Pereira, nomeadamente para a esquerda da defesa?)"
Tu lá saberás melhor que ele. Conta-nos lá, sff... Quem são, que experiencia tem, quais as suas caracteristicas para poderem render mais que jogadores com 4/5 anos de SuperLiga?
"e depois no desenho táctico poderia ter desenvolvido um sistema que equilibrasse a equipa e a torna-se num bloco competitivo forte e com a regularidade exigida a um campeonato. "
sim, sim.. Está bonita a frase. Só podes tê-la escrita para ser bonita porque de concreto é muito pouco?
Espera aí! Já percebi!
Estás a falar em sofrer golos em todas os jogos fora de casa (sporting) ou ter o melhor registo de jogos sem sofrer golos (Benfica)... Será ter 5 exibições mediocres seguidas - so para falar nas ultimas (Sporting) ou nos jogos em que não ganha ter sido a melhor equipa (Benfica)?
"Apesar de tudo o percurso na Taça de Portugal e na Taça UEFA são de elogiar, e o mérito nesse aspecto é mais do esforço dos jogadores em campo do que propriamente da genialidade do treinador"
Mais coerencias. Com que então a excelente exibição "tactica" contra ao inter (ou maritimo, ou moreirense, ou estrela, ou nacional, ou belenenses ou fc porto, etc..) foi merito da genialidade dos jogadores. Ó MRPP, se assim fosse tinhamos ganho por 3 ou 4 batatas! :)
(De notar que esta epoca, IMHO, o sporting ainda não conseguiu uma exibição tão bem conseguida como as supracitadas)
(Camacho)"(não é melhor que os Nacionais para justificar a chefia da equipa técnica do Benfica, há em Portugal treinadores que me parecem bem mais competentes do que o espanhol, benfiquistas como o Humberto Coelho, ou outros como Cajuda, Casimiro Mior, (etc) poderiam desempenhar um papel mais adequado a um clube como o Benfica). "
Eu só posso achar isto anedotico. Casimiro Mior? :) Cajuda? Cá para mim és mais um daqueles sportinguistas que querem ve-lo sair do clube... pois faz sentido :)
cumps,
.g0ga
Continuação apartir de metade (Bolt)
Enviado por g0ga a 19 de Março de 2004, às 15:02."Apesar de tudo o percurso na Taça de Portugal e na Taça UEFA são de elogiar, e o mérito nesse aspecto é mais do esforço dos jogadores em campo do que propriamente da genialidade do treinador"
Mais coerencias. Com que então a excelente exibição "tactica" contra ao inter (ou maritimo, ou moreirense, ou estrela, ou nacional, ou belenenses ou fc porto, etc..) foi merito da genialidade dos jogadores. Ó MRPP, se assim fosse tinhamos ganho por 3 ou 4 batatas! :)
(De notar que esta epoca, IMHO, o sporting ainda não conseguiu uma exibição tão bem conseguida como as supracitadas)
(Camacho)"(não é melhor que os Nacionais para justificar a chefia da equipa técnica do Benfica, há em Portugal treinadores que me parecem bem mais competentes do que o espanhol, benfiquistas como o Humberto Coelho, ou outros como Cajuda, Casimiro Mior, (etc) poderiam desempenhar um papel mais adequado a um clube como o Benfica). "
Eu só posso achar isto anedotico. Casimiro Mior? :) Cajuda? Cá para mim és mais um daqueles sportinguistas que querem ve-lo sair do clube... pois faz sentido :)
cumps,
.g0ga
Dificilmente
Enviado por SameDifference a 19 de Março de 2004, às 13:35.Também dificilmente se poderia estar mais equivocado.
Humberto Coelho, Cajuda ??????
Enfim....
JPS
Ai meu Deus, não aguento mais de me rir
Enviado por Fausto X9 a 19 de Março de 2004, às 12:46.Ainda não acabou mas...
Enviado por oceano a 19 de Março de 2004, às 12:39.No entanto isso não significa ter uma melhor equipa, até porque o Sporting este ano partiu da estaca zero, com um novo treinador que levou algum tempo a encontrar o modelo de jogo adequado aos jogadores disponíveis, também muitos deles novos, enquanto o Benfica praticamente manteve a sua equipa da temporada passada.
Apesar disso o Sporting depois dum começo hesitante ultrapassou facilmente um Benfica que como equipa regrediu em relação ao que Camacho tinha feito no final da temporada passada, revelando-se uma equipa pouco consistente e muito irregular, pelo que neste momento a classificação reflete o que eu tenho visto durante este campeonato.
No entanto ainda há um derby por disputar e a questão do 2º lugar não está encerrada
nem...
Enviado por leão eterno a 19 de Março de 2004, às 11:36.(triste sina- a de se ser lampião...)
Como diria o Cassete Cunhal
Enviado por estrelado a 19 de Março de 2004, às 12:25.Abraços...
Saudações Benfiquistas.
Re:Como diria o Cassete Cunhal
Enviado por leão eterno a 19 de Março de 2004, às 14:20.(abraço...)
ai ai ai...
Enviado por j_eagle a 19 de Março de 2004, às 09:25.Não vamos entrar por aí este artigo é daqueles do «puxa a brasa...» mas tempos de ser realistas, jogos como o Benfica - Belenses em casa empate nos descontos, Benfica - Beira Mar primeira derrota em casa, entre outros pagam-se caro e como tal o 3º lugar acenta bem. MAS ainda acho possível o 2º posto.
Cumprimentos
Re:ai ai ai...
Enviado por 007 a 19 de Março de 2004, às 11:11.Cumps
É tão bom começar o dia a rir ...
Enviado por AsHeS a 19 de Março de 2004, às 09:23.Eu acho que tens que sintonizar melhor a tua televisão !!