Benfica e Porto empatam a um golo no primeiro clássico da época | Relvado

Benfica e Porto empatam a um golo no primeiro clássico da época

 


Benfica e Porto empatam a um golo no primeiro clássico da época
Benfica e FC Porto não conseguiram melhor do que um empate de 1-1 no primeiro clássico da época. Em jogo da segunda jornada da Liga e na estreia do campeonato na Luz, as águias somaram o segundo empate consecutivo. Lucho González marcou de penálti logo aos 10 minutos. Óscar Cardozo empatou na segunda parte, aproveitando uma falha de Hélton, antes de Katsouranis ser expulso depois de ter visto o segundo cartão amarelo.




O clássico começou com um grande ambiente nas bancadas e um sinal de fair-play. Durante a homenagem do Benfica a Nélson Évora e Vanessa Fernandes, atletas
do clube que foram os únicos portugueses a ganhar Medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim, portistas e benfiquistas uniram-se no aplauso.

Mas à primeira vez que Cristian Rodríguez tocou na bola, soou o coro de assobios dos encarnados. No relvado o uruguaio não dava contudo mostras de ceder ao peso do momento e a equipa portista chegava ao golo num lance em que era Katsouranis quem parecia deixar-se afectar
pela pressão. A jogar como central, o internacional grego empurrou Lucho González na grande área de Quim e o árbitro Jorge Sousa assinalou o devido penálti.


Com apenas 10 minutos de jogo, os dragões punham-se em vantagem depois de o próprio Lucho ter apontado com êxito a grande penalidade.

Na defesa das águias sobrava a instabilidade e um adepto invadia o terreno de jogo para agredir o árbitro-auxiliar. Arrastado pela polícia
para fora de campo, a tensão estendeu-se às bancadas, onde as autoridades intervieram com mais força do que parecia ser necessária.

Dentro das quatro linhas o jogo corria também aguerrido e o Benfica ia equilibrando o encontro. Com meia hora contada no cronómetro, a equipa da casa reclamava penálti não assinalado por um alegado toque de Bruno Alves no pé de Di María.

Na primeira metade Lisandro ainda teve nos pés flagrante ocasião para "matar" o jogo, atirando uma bola ao poste após jogada de Lucho. E Cardozo
rematava por cima da baliza de Hélton após cruzamento de Aimar. Mas o marcador não mudaria até ao intervalo.


Na segunda parte o Benfica viria a perder três jogadores, dois por lesão e um por expulsão, mas conseguiria empatar o jogo. Cardozo aproveitava da melhor forma o desnorte de Hélton numa saída a uma bola cruzada por Yebda.

Antes do empate, Quique Flores era obrigado a substituir Aimar devido a uma aparente lesão muscular, colocando Nuno Gomes no seu lugar.
Mais tarde seria Léo a deixar o relvado com problemas físicos e Yebda também pediu para sair, mas o treinador espanhol já não tinha hipóteses de fazer mais substituições. Muitos dos jogadores encarnados acabaram o jogo exaustos.

Aos 58 minutos de jogo, e já depois de Cardozo ter marcado, Katsouranis voltaria a ser protagonista pela negativa. Após
entrada dura sobre Rodríguez, o grego via o segundo cartão amarelo e era expulso. Uma noite para esquecer do atleta helénico.

Ainda haveria tempo para uma picardia entre Rodríguez e Luisão, mas já não seria possível mudar o marcador.




+ Benfica: Quim, Luisão, Katsouranis, Maxi Pereira, Léo (69´ Rúben Amorim), Yebda, Carlos Martins, Di María, Reyes,
Aimar (50´ Nuno Gomes) e Cardozo (65´ Sidnei)



+ FC Porto: Hélton, Sapunaru, Rolando, Bruno Alves, Fucile, Fernando (62´ Hulk), Raúl Meireles (82´ Candeias),
Tomás Costa (46´ Guarín), Lucho, Cristian Rodríguez e Lisandro



GOLOS: Lucho (11´, penálti); Cardozo (56´);



Fotos: Lusa



I Liga:

Comentários [118]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Sigh....

Não vi o jogo (ainda bem) mas pelos vistos Jesualdo voltou a inventar. Rolando, Fucile e Fernando de uma só vez?! 4-4-2? Já não tenho paciência para o gajo... "um adepto invadia o terreno de jogo para agredir o árbitro-auxiliar" Ficamos à espera para ver o castigo. Um caso destes no Dragão dava no mínimo 6 meses de interdição do estádio...

Re: Sigh....

"Ficamos à espera para ver o castigo. Um caso destes no Dragão dava no mínimo 6 meses de interdição do estádio..." A frase da semana no relvado! Alguem de um divertido a este relva que eu não tenho pontos...

Re: Sigh....

Se fosse no Dragão, em primeiro lugar as imagens nem seriam transmitidas, depois nos jornais apareceria que o Juiz de linha é que agrediu o espectador!!

Re: Sigh....

Já aconteceu, no "saudoso" estádio das Antas, um adepto do Sporting ser esfaqueado. O inquérito apurou "por outro adepto do Sporting" e o estádio das Antas não foi interdito, coisa que, aliás e penso eu, nunca chegou a ser. Portanto, já nem digo nada.

Re: Sigh....

"Não vi o jogo (ainda bem) mas pelos vistos Jesualdo voltou a inventar. Rolando, Fucile e Fernando de uma só vez?! 4-4-2? Já não tenho paciência para o gajo..." FIzeste mal não ver, porque foi um bom jogo. E hoje não tens razão nenhuma para criticar o JF. A táctica inicial resultou, e o Rolando, Fernando e Fucile foram dos melhores do Porto. O Fucile é muito superior ao Benitez, é um jogador cheio de garra, à Porto e merece o lugar seja à direita ou à esquerda. Quanto ao Rolando e Fernando ganhamos 2 jogadores, era dificil pedir-lhes mais.

Re: Sigh....

Independentemente do facto da exibição individual dos jogadores mencionados ter sido positiva (acreditando nas tuas palavras), tantas mudanças de uma só vez numa equipa estragam os processo colectivos. Principalmente alterando a equipa para um 4-4-2 (que até eu defendia no inicio da época tendo em conta o número excessivo de médios no plantel). O resultado final e o facto de o Porto não ter conseguido vencer uma equipa com 10 elementos e duas substituições forçadas acaba por refletir essa análise.

Re: Sigh....

Pois, mas o por acaso o Porto até passou para 433 após a expulsão do grego, e a partir daí curiosamente desceu o seu nível de jogo. A verdade é que as mudanças não estragaram o jogo colectivo, ele provavelmente trabalhou nelas durante a semana toda. E com Mariano lesionado, Tarik recém apto pela primeira vez na época, Candeias muito jovem e a vir duma lesão, Quaresma que ainda é nosso na situação que se sabe. Com tudo isto obviamente que o 442 seria a melhor solução. Estou muito longe de ser um fân do JF, mas hoje acho que ninguém lhe pode apontar nada. Cumps

Rotos

Jogar contra a "dream team" (só se for dos rotos) e empatar é uma vergonha! Temo que o Porto ganhe o campeonato com apenas 10 pontos de avanço sobre do 2º classificado, o Braga...

Com as avestruzes do Hélton, nem a tua fé no Braga

...te vai salvar do LEÃO!!! É SÓ RIR, NO REINO DO LEÃO!!!

Do mal o menos

Jogo dificil de comentar. Primeiro porque foi demasiado nervoso. Quase frenético. O Benfica com pouca cabeça para muita vontade. O Porto calculista mas mais sabedor do que fazer em campo. Depois porque duas situações bizarras me entristeceram. Duas situações de notório descontrole emocional. Numa delas um energumeno que, a julgar pela indumentária vinha dos quintos dos infernos, ataca um fiscal de linha. Estupidez. Infelizmente quem vai pagar vai ser o Benfica. Noutra assiste-se a uma pavorosa e desproporcional carga sobre um velhote aparentemente pouco mais que indefeso. Infame. Se o bafo alcoolico exigia medidas rápidas para despistar o risco eminente de ignição, pede-se métodos inovativos e não violência... que tal um balde de água fria? E por último porque a arbitragem foi muito dificil. E dificil de avaliar. Houve casos, houve sim senhor. Mas com tantos encontrões, contactos e contactozinhos seria quase impossivel não haver. De qualquer maneira não me parece que foi por aí que o “gato foi às filhoses”. Foi a arbitragem possivel num jogo impossivel. Enfim, um mau jogo. Um jogo tipico de inicio de época. Muito trabalho para Quique. E nem tudo são Flores - preocupa-me, e muito, a facilidade com que a equipa se “parte” em duas: as transições defensivas são horriveis.

Re: Do mal o menos

Sim, ficou muito bem na fotografia, a polícia. Meia dúzia de agentes de autoridade sovar um velhote à bastonada.

quantos jogos de banição do estádio? 10? 15?

aquele ANIMAL agrediu um árbitro em pleno jogo!! tem que ser IRRADIADO para sempre de um campo de futebol e o estadio interdito por 10 jogos no mínimo! No MÍNIMO! e o luisão quantos jogos na bancada por agressão bárbara ao Sapunaru?

Re: quantos jogos de banição do estádio? 10? 15?

só tenho uma pergunta? Quantos jogos de interdição levou o porto, quando, uma famila inteira, a famosa familia silva, no porto famalicão nas antas, agrediu barbaramente com barras um jornalista? o porto foi castigado? não. o que se assitiu foi um pedido de desculpas do jornalista da rtp. talvez não seja por acaso que um ex jornalista da rtp, é hoje funcionário do fcp. os jornalistas da rtp( e em especial o senhor rui cerqueira) já nos habituaram à parcialidade e falta de profissionalismo.

Re: quantos jogos de banição do estádio? 10? 15?

que tem um jornalista a ver com um bandeirinha?

Re: quantos jogos de banição do estádio? 10? 15?

não sabia, que por ser bandeirinha era mais grave que o jornalista, mas pronto... aqui o motivo para interdição do estádio, nem seria a agressão, mas sim a invasão do campo.

Re: quantos jogos de banição do estádio? 10? 15?

Epá, o homem só foi cumprimentar o bandeirinha!:)Curti foi a descontração do bicho, entra ali na boa e sai tranquilo!!! Ca ganda cromo!

Re: quantos jogos de banição do estádio? 10? 15?

No minimo 100 jogos de interdição meu..

uma vez que se efectivou a agressão...

...penso que terá mesmo de haver interdição. Mas verdade seja dita que é impossível um clube conseguir controlar estes impulsos dos adeptos. Neste caso, ele consumou a sua "missão" em, digamos, menos de 10 segundos. Se calhar, para isso é que o Sporting fez o fosso...

Dá que pensar...

Ver o jogo entre 2 das 3 melhores equipas portuguesas e ver isto.... Muito mau jogo, uma arbitragem que não foi boa... e porque digo isto, simples... faltas que não podem nem devem ser marcadas que quebram o ritmo de jogo, o típico em Portugal, mas comparado com outros campeonatos, muito mau! Mas falando do jogo, pensava que o FCP ia ser muito melhor, e pensava que o SLB ia ser muitissimo melhor. Basicamente, vi um jogo de um FCP e um SLB que não sabia bem o que fazer com a bola. Não vi um FCP muito melhor que o SLB, nem nada que se pareça. Diria mesmo, este FCP pode ser suficiente para ser campeão nacional, bem como o SLB o poderá ser após ser bem trabalhado, mas para a UEFA, nem um nem outro... Penso que o empate acaba por ser justo, se vi um FCP mais coeso e solido, vi também que é facil ser-se solido (mas sem saber o que fazer com a bola) contra 8 (sim, porque para além da expulsão, há os coitados e aleijados do SLB que se andavam a arrastar!) Vi que são duas equipas que ainda tem muito para trabalhar se querem ser realmente algo interessante. Talvez esta paragem ajude... eu espero que sim!

Mau jogo

Para mim o melhor deste SLB-FCP, foi aquele lampiãozinho entrar dentro do campo e dar um caroulo no auxiliar, quanto ao jogo o FCP estás alguns furos abaixo da epoca passada, quanto ao Benfica não vejo grandes diferenças em relação á epoca passada, tudo muito confuso. Nuno Gomes devia ter visto o vermelho, penso que o penalty é justo como a expulsão do grego, tambem acho que o golo do Benfica a bola já estava para alem da linha de golo. Saudações desportivas

Jogo para o Fraco, fraquinho mesmo fracalhote!!!

Desculpem, mas ainda não deu para ver se esta equipa Benfas, com tanto jogador adquirido «À LA CARTE", possa vir a ser Campeã... Nenhum dos contratados deu nas vistas, para além das queixas musculares!!! Na equipa Bimba, não conseguiram colmatar a saída do Bosingwa, a fuga do Paulo Assunção e a genialidade do Ciganito... Resultado justo com duas jogadas caricatas a do "Kat" a fazer pénaltie (ainda não viram que o Grego quer-se ir embora), e os dois falhanços do Hélton, na saída a socar a bola e na defesa ao cabeceamento do Cardozo, duas falhas inadmíssiveis!!! Quanto ao «ZULKY AZULI», aquilo é mesmo craque, deve ser dos esteróides anabolizantes, só tem é peitaça e brutidade o CROMO!!! Jadscl

Re: Jogo para o Fraco, fraquinho mesmo fracalhote!!!

O CROMO AQUI ÉS TU!!!!!!!!!!!! É O CANSADO DO AIMAR QUE É MELHOR!!!!!!! AO MENOS ESTE TEM FORÇA NÃO É COMO O AIMAR YEBDA REYES LEO E OUTROS...........

Re: Jogo para o Fraco, fraquinho mesmo fracalhote!

Nem mais!!!

EU MATO O ÁRBITRO!

EU PEGO EM MIM, SOLTO A TRANCA DA PORTINHOLA QUE SEPARA AS BANCADAS DO RELVADO E PEGO NA MINHA FORQUILHA E ESPETO-A NAS COSTAS DO FISCAL DE LINHA! EU MATO-O! MATO-O! ONDE JÁ SE VIU POUPAR A EXPULSÃO AO LUISÃO, POUPAR A EXPULSÃO NA 1ª PARTE AO KACETEIRANIS E MARCAR UM GOLO QUE NÃO ENTROU? VOU ASSASSINÁ-LO! E VIVA O BENFICA

FCP sem arte para derrotar árbitro e caceteiros! 2

Só agora tenho disponibilidade para comentar o jogo de ontem, mas mesmo a frio não posso deixar de o fazer, pois o que se passou no SLB - FCP foi um verdadeiro escandâlo, uma vergonha, uma roubalheira à moda antiga!! De facto à muito tempo que não via uma arbitragem tão facciosa que levou literalmente o benfica ao colo à conquista de um ponto, embora diga-se com clareza que o Porto tinha obrigação de golear esta equipa de toscos. Vários aspectos do jogo foram NOJENTOS como diria o nosso amigo fank. ÁRBITRO LADRÃO & AGRESSÕES É incrível como o árbitro depois de ter assinalado um justíssima grande penalidade, onde podia inclusivamente expulsar o katsouranis, INCLINOU O CAMPO de forma tão ESCANDALOSA como a que vimos! Já tinha deixado passar em claro uma AGRESSÃO de Luisão e depois do golo portista, foi INVENTAR FALTAS e dar CARTÕES perfeitamente fantasistas. ROUBO à DESCARADA a favorecer o benfica! Qualquer jogador encarnado caía e tinha direito a falta. Depois vimos situações mirabolantes de jogadores que nem eram tocados e para além de arrancarem a falta ainda sacavam amarelos. Depois tivemos ENTRADAS A MATAR de katos, comprovando que é mesmo um dos grandes CACETEIROS do futebol português e de outro jogador, yebda penso, que quase punha o Porto também com 10. ... ANTI-JOGO ENCARNADO O anti-jogo benfiquista após a expulsão foi simplesmente vergonhoso e pouco digno de uma equipa que diz ser candidata sei lá bem a quê! Perdi a conta ao número de vezes que os fdp do benfiquistas se agarravam às pernas com caimbras. Se admito que num caso ou outro possam ter sido reais as queixas, noutros tipo di maria, pareceu-me claramente que foi estratégia de ANTI-ANTI-JOGO! Para o roubo ser completo o árbitro conseguiu a proeza de dar 4 minutos de desconto, quando metade da 2ª parte foi gasta a assistir os jogadores do slb! VERGONHA!!! Voltando a falar de di Maria, o novo heroi da Luz, tem de se realçar que ele até é bom jogador, mas é um verdadeiro SIMULADOR e um digno sucessor de outros mergulhadores que passaram por essas bandas. Inacreditável a forma como ele se atira para o chão para de forma desonesta ganhar faltas! ... ADEPTOS Mais uma vez o SUPER DRAGÕES abafaram e humilharam 50 mil lamps que à semelhança do que quase sempre acontece apenas sabem assobiar e de longe a longe cantar a musiquita do costume. Nem sei como alguém ousa sequer comparar as claques portistas com os projectos de claques do slb! Depois ainda o triste caso do adepto arruaceiro que agrediu o árbitro assistente que como é óbvio sofrerá as consequências. Já o slb deveria ficar com o campo interdito, mas sinceramente não conheço os regulamentos a este respeito. ... JOGO Do jogo proriamente dito faço alguns destaques: - falta de ritmo e entrosamento do meio-campo azul e branco que impossibilitou a vitória ou mesmo a goleada quer seria prevísivel a jogar frente a 10; - boa pressão alta do slb durante a 1ª parte, embora ofensivamente fosse uma lástima; - golo oferecido por Hélton (mais um); - mais uma vez muia infelicidade Lisandro; - não gostei do Meireles a apoiar Lucho; - Reyes muito muito fraco. Porque não Urreta a titular? - C Rodriguez razoavel e por pouco quase marcava; etc. Venham as moderações!!!!

Re: FCP sem arte para derrotar árbitro e caceteiros! 2

Não tenho moderações, mas se tivesse corria-te já a clubites: comentário falso como tudo, patético e de um fanatismo atroz. Simulações? se calhar também simularam com o jogo acabado; se calhar o Leo também simulou quando saiu. E quanto À arbitragem, porque é que não referes o penalty sobre o Di Maria? Estragava-te o raciocínio? Porque é que chamas caceteiro ao Katsouranis quando tens o maior assassino do campeonato na tua equipa, que se safa sempre sem cartões, mesmo amarelos? E já agora, porque é que vens com desculpas tão esfarrapadas? Será que percebeste que a tua equipa não é essa maravilha que vocÊs tanto propagam e que não teve arte nem engenho para marcar quando o poda fazer? Deixo a parte das claques (gritar mais que os outros quando se está a ganhar é tão difícil!) e dos "cepos" para não responder a meras provocações. E para a próxima tenta fazer melhor que consegues, porque este comentário é mesmo muito mau.

Re: FCP sem arte para derrotar árbitro e caceteiros! 2

Factos, meu caro.. Quanto ao "pénalti" de di maria só na tua imaginação...

Re: FCP sem arte para derrotar árbitro e caceteiros! 2

coitado, anda à procura de paz de espírito para justificar tanta entrada assassina, tanta simulação (Quim e Leo), tanto cartão vermelho poupado pelo árbitro, tudo à equipa do Benfica. E depois vem o outro atrasado mental revoltado esganar o árbitro porque aparentemente este os estava a roubar!! Quanto ao penalti que o lisboarosso tanto quer, basta ir ler o que dizem TODOS os árbitros no jornal de hoje. se anda confuso, que tome um calmante, em vez de ser ridículo nas desculpas.

Re: FCP sem arte para derrotar árbitro e caceteiros! 2

Todos os árbitros! Os do Jogo, queres tu dizer (que nem crucificaram o trbalho de ontem). Vai ver as imagens e vê lá se não é mesmo toque! Até o Rui Santos, que está longe de ser benfiquista, achou que era sem margem para dúvidas.

Re: FCP sem arte para derrotar árbitro e caceteiros! 2

Só consigo perceber o teu comentário numa circunstância: Foste ver o jogo no meio da claque do FCP e ainda não viste imagens telivisivas! Só pode ser. Não gostando nem dum clube nem do outro, penso que posso dizer que o empate é justo, mesmo que o FCP estivesse mais perto da vitória que o SLB, num jogo em que para mim o árbitro foi talvez dos melhores em campo. Teve um erro importante quando não viu a agressão de Luisão (mas que manifestamente lhe era difícil de ver). Cumprimentos!